sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O JUÍZO FINAL




O JUÍZO FINAL.

A LEITURA BÍBLICA - (APOCALIPSE 20.11).

11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
Apocalipse 20.11
•          O julgamento aqui descrito é chamado o "Julgamento do Grande Trono Branco", abrangendo os perdidos de todas as épocas.

 I – BATALHA FINAL DE GOGUE E MAGOGUE.


7 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
9 E subiram sobre ia largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou.
10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.   Ap 20.7-10
•  A obra mais comum de Satanás é enganar.
• Depois dos mil anos, ele será solto por pouco tempo para enganar aqueles que se rebelarem contra o domínio de Deus.
•  (1) O próprio Satanás, enganando-se ao ponto de supor que ainda poderá derrotar a Deus, sairá a enganar aqueles que quiserem rebelar-se contra o reino de Cristo, e ajuntará uma multidão de semelhantes rebeldes.
•  (2) "Gogue e Magogue" (Ap 20.8; expressão oriunda de Ez 38,39), representa as nações do mundo rebeladas contra Deus e a sua justiça.
• Esta é a última rebelião contra Deus. Muitos dos que nascem durante o milênio, optam manifestamente pela rejeição do senhorio visível de Cristo, e escolhem Satanás e a sua mentira. O julgamento divino é a sua destruição e ruína total (Ap 20.9).

II – TODOS OS IMPIOS SERÃO RESSUSCITADOS DENTRE OS MORTOS PARA ENFRENTAR O JUIZO.

19 Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.
20 Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira.
21 Porque eis que o SENHOR sairá do seu lugar para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade; e a terra descobrirá o seu sangue e não encobrirá mais aqueles que foram mortos. Is 26.19-21

• Convictos de que Deus cumprirá o seu propósito redentor, os santos irrompem em louvor e oração. O cântico deles diz respeito à completa aniquilação por Deus, de todo o mal, e ao estabelecimento do seu reino.
• Esta é uma das declarações de maior peso, do AT, sobre a ressurreição do corpo (Jó 19.26; Sl 16.10; Dn 12.2).
• Durante a grande tribulação, quando Deus castigar os habitantes da terra (Mq 1.3), os que permanecerem fiéis estarão escondidos, esperando no Senhor em oração, até que Ele cumpra os seus propósitos e a redenção final vier.
• A ressurreição dos ímpios ocorrerá no fim do milênio.

 III – O JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO.

11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.   Ap 20.11-15
• O julgamento aqui descrito é chamado o "Julgamento do Grande Trono Branco", abrangendo os perdidos de todas as épocas.
• Alguns entendem que os que foram salvos durante o reino milenar de Cristo na terra, serão incluídos nesse julgamento.
• A Bíblia descreve um quadro terrível do destino dos perdidos.
• (1) Fala de "tribulação e angústia" (Rm 2.9), "pranto e ranger de dentes" (Mt 22.13; 25.30), "eterna perdição" (2 Ts 1.9) e "fornalha de fogo" (Mt 13.42,50). Fala das "cadeias da escuridão" (2 Pe 2.4), do "tormento eterno" (Mt 25.46), de um "inferno" e de um "fogo que nunca se apaga" (Mc 9.43), de um "ardente lago de fogo e de enxofre" (Ap 19.20) e onde "a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite" (Ap 14.11). Realmente, "horrenda coisa é cair nas mãos de Deus vivo" (Hb 10.31); "bom seria para esse homem se não houvera nascido" (Mt 26.24; Mt 10.28).
• (2) Os crentes do NT tinham nítida consciência do destino de quem vive no pecado. Por essa razão eles pregavam com lágrimas (Mc 9.24; At 20.19) e defendiam a Palavra infalível de Deus e o evangelho da salvação contra todas as distorções e as falsas doutrinas (Fp 1.17; 2 Tm 1.14).
• (3) O sinistro fato do castigo eterno para os ímpios é a maior razão para levar o evangelho a todo o mundo, e fazer o máximo possível para persuadir as pessoas a arrependerem-se e a aceitarem a Cristo antes que seja tarde demais (Jo 3.16).
 5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.  Ap 3.5,6
• Fica claro que qualquer pessoa que experimenta o novo nascimento, mas que posteriormente deixa de  perseverar na fé e de viver vitoriosamente, terá seu nome tirado do livro da vida (Ap 2.7).
• Ter o nome apagado do livro da vida é perder a própria vida eterna (Ap 2.7,10,11) e ser finalmente lançado no lago de fogo (Ap 20.15).
• É isso que o Espírito diz às igrejas (Ap 3.6; 13.8; 17.8; 20.12; 21.17; Ex 32.32).

 CONCLUSÃO – TODOS INIMIGOS DE DEUS SERÃO LANÇADOS NO LAGO DE FOGO.   (APOCALIPSE 21.8).

8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte. Ap 21.8 ( )

• Deus menciona oito classes de pessoas que terão sua parte no lago que arde com fogo e enxofre.
• (1) Os "tímidos" são os que temem a desaprovação e as ameaças do povo a ponto de darem menos valor à lealdade a Cristo e à verdade da sua Palavra. Sua segurança e status pessoais em relação aos outros valem mais para eles do que a fidelidade a Cristo. Entre os tais, estão os crentes acomodados que desistem da luta espiritual e se deixam vencer (Mc 8.35; 1 Ts 2.4; 2 Tm 2.12,13).
• (2) Entre os "incrédulos" estão incluídos os que já foram crentes em Cristo, mas que foram vencidos por vários pecados como os já citados. Ser crente em Cristo e viver praticando tais iniqüidades é uma abominação para Deus.
• (3) Há igrejas, hoje, anunciando que é possível alguém ser a um só tempo verdadeiro filho de Deus e também imoral, mentiroso, adúltero, homossexual e homicida. Tais pessoas contradizem as claras palavras de Deus, aqui registradas (1 Co 6.9,10; Gl 5.19-21; Ef 5.5-7).
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. 


Gl 5.19-21
• Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus.
• (1) “Prostituição” (gr. pornéia), imoralidade sexual de todas as formas.
(2) “Impureza” (gr. akatharsia), pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos
e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5).
(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).
• (4) “Idolatria” (gr. eidololatria), a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos.
(5) “Feitiçarias” (gr. pharmakeia), espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
(6) “Inimizades” (gr. echthra), intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.
(7) “Porfias” (gr. eris), brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).
(8) “Emulações” (gr. zelos), ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).
(9) “Iras” (gr. thumos), ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).
(10) “Pelejas” (gr. eritheia), ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17).
(11) “Dissensões” (gr. dichostasia), introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).
(12) “Heresias” (gr. hairesis), grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).
(13) “Invejas” (gr. fthonos), antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e  queremos.
(14) “Homicídios” (gr. phonos), matar o próximo por perversidade.
(15) “Bebedices” (gr. methe), descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
(16) “Glutonarias” (gr. komos), diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...