domingo, 5 de setembro de 2010

O PLANO DE SALVAÇÃO NASCEU NO CORAÇÃO DE DEUS


I – DEUS É A ORIGEM DA NOSSA SALVAÇÃO

A) - A SALVAÇÃO NASCEU NO CORAÇÃO DE DEUS.
A Salvação preparada para o mundo perdido nasceu no coração amoroso de Deus, por isso a multidão Salva, vestidas de vestes brancas, Cantará nos Céus: “Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro”, Ap.7:10.
No dia da queda do homem, Deus prometeu enviar um Salvador. Ele disse a respeito da semente da mulher: “esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”, Gn. 3:15.


Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, Gl. 4:4. A promessa se cumpriu literalmente, foi uma expressão do seu amor: “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna”.João. 3:16.
“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” II Co. 5:19. Se a morte na cruz foi tremenda para Jesus, também foi para Deus. Foi o seu grande amor que pagou o Sacrifício, e foi a sua justiça que recebeu o preço de sangue pago por Jesus. Hb. 9:24-26. Na cruz foram provadas e mantidas quatro coisas importantes:
A - O amor de Deus. Rm. 5:8-10.
B - A Sabedoria de Deus que se revelou na cruz. I Co. 1:18-25, com uma profundidade insondável, Rm. 11:33-35.
C –O poder de Deus, I Co. 1:24-25.
D – A Justiça de Deus. Diante dos Céus, do inferno e de todo o mundo, a sua palavra foi cumprida! I Co. 1.
B) – JESUS DADO PÔR DEUS COMO ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO.
“Chamarás o seu nome Jesus, porque Ele Salvará o seu povo dos pecados deles”, Mt. 1:21.
Jesus foi, desde o seu nascimento, chamado SALVADOR, Lc. 2:11, porque ele veio para Salvar. Mt. 1:21. Ele realmente veio “buscar e Salvar o que se havia perdido”.Lc. 19:10.
Jesus ganhou a Salvação, pela sua morte na cruz! “Havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz”, Cl. 1:20. E pela cruz reconciliar ambos com Deus. Ef. 2:16. Pois que “pelo sangue de Cristo chegaste perto”, Ef. 2:16. Rude cruz se erigiu e a sua mensagem se tornou ETERNA. Como uma cruz aponta para várias direções, isto é, para cima, para baixo e para os lados, e assim a mensagem da Vitória de Cristo. Que Ele ganhou na cruz, é dirigida para todos os lados:
A - A Cruz aponta para baixo e proclama a vitória de Jesus sobre o diabo. Realmente, a “cabeça da serpente” foi ferida, Gn. 3:15, satanás foi despojado da sua posição, quando Jesus triunfou sobre ele, Cl. 2:14 – 15. Jesus disse antes da cruz: ”Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo”, Jo. 12:31.
B – A Cruz para cima. É a mensagem de Deus dizendo que, agora, o mundo está reconciliado com Ele, ou seja, com Jesus, II co. 5:19, e que a obra de Cristo veio para realizar está consumada, Jo. 19:30. Agora Deus pode esta conosco, pôr causa de Jesus, Ele é o EMANUEL, “Deus conosco”, Mt. 1:23.
C – A Cruz estende os seus braços como um sinal de parar: pare! O que deve parar diante da Cruz? A Bíblia diz: “ O fim da lei é Cristo”, Rm.10:4. “ A lei nos serviu de aio para conduzir a Cristo”, Gl.3:24. a lei jamais teve poder para salvar alguém, mas pela cruz entrou “ A Dispensação da Graça”, Ef.3:2, pois “ a lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus”, Lc.16:16. porque João foi o ultimo a profetizar sobre Jesus; e naqueles dias apareceu Jesus a João no rio Jordão. Mt. 3.
D – Os braços da Cruz se abrem representando os braços do perdão de Deus, que agora estão abertos para receber a todos, Rm. 10:21. “Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda os vossos pecados sejam como escarlata, eles se tornarão brancos como a neve”, Is. 1:18.
C) JESUS É O SINÔNIMO DA SALVAÇÃO.
Quando o velho Simeão tomou Jesus nos braços, disse cheio do Espírito Santo: “Agora, Senhor, despede o teu servo em Paz, pois já os meus olhos viram a TUA SALVAÇÂO”, Lc. 2:27-30. a Bíblia diz que “ A Salvação em Cristo Jesus”, II Tm.2:10.
1. Ele é a PROPICIAÇÃO, I Jo. 2:1-2. Temos, assim, na própria pessoa de Jesus a Propiciação, e não somente uma doutrina na Bíblia sobre ela, I Jo. 4:10; Rm. 5:11; Ef. 2:16; Cl. 1:22.
2. Jesus é o CAMINHO, Jo. 14:6.
3. Jesus é o FUNDAMENTO, I Co. 3:11; Ef. 2:20-21; I Pe.2:4-5; Mt. 7:24.
4. Jesus é Vida, Jo. 1:4 Ele é o tronco da videira, do qual os crentes são as varas que, pelo tronco, participam da raiz e da seiva, Rm. 11:17; Cl. 3:3-4.
5. para ser Salvo, importa somente ir a Jesus, aceitando-o como o seu Salvador, Jo. 1:12-13; Cl. 2:13; I Tm. 1:5. Assim o homem se identifica com Jesus e com a sua palavra e, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez Novo, II Co.5:17. Esta aceitação de Jesus independe de um amplo conhecimento das doutrinas da Bíblia. Aquele que, de coração, crer que Jesus é o filho de Deus e o aceita. Experimenta logo o contato com CRISTO VIVO, e é, Salvo e identificado com a nova vida, At.8:37; At.16:31. Neste contato com Jesus o Crente;
A – Fica crucificado com Cristo, Gl. 2:20.
B – Esta morto com Cristo, Cl. 2:20.
C – Fica sepultado com Cristo, Rm. 6:4.
D – É vivificado com Cristo, Ef. 2:5.
E – É ressuscitado com Cristo, Cl. 3:1.
F – Fica disposto até a sofrer com Cristo, Rm. 8:17.
G – Tem a esperança de ser glorificado com Cristo, Rm. 8:17.
A Salvação e uma obra exclusiva de Jesus onde nada é feito pêlos nossos méritos. Quando o pecador abre o seu coração e recebe Jesus como Salvador é que chega a uma maravilhosa união com Ele e, pôr meio dessa união entra na rica experiência da Salvação. A doutrina da Salvação, que com este estudo iniciamos, vamos dividir – lá em três grandes partes, e, em cada uma delas, veremos que Jesus é a pessoa central, aquele que faz tudo em todos:
A – A experiência inicial da Salvação.
B – Continuação da Salvação.
C – A preservação da Salvação.
Que Deus neste estudo abra os nossos olhos para que vejamos as maravilhas da sua lei, e venhamos a obter o conhecimento de todo o bem que em vós há pôr Cristo Jesus. Fm. 1:6.
D) TODOS SÃO PREDESTINADOS EM CRISTO PARA SALVAÇÃO.
Todo o povo é convidado a procurar a Salvação, Is. 55:1. Jesus morreu pôr todos. II Co.5: 14-15; Rm.5: 8; Rm.8: 34; Rm.14: 19. Deus predestinou Jesus para ser o meio de Salvação. Ef.1: 11; I Pe.1: 20.
II – A SALVAÇÃO.
De todas as palavras empregadas para definir a experiência transformadora do encontro do homem com Deus, Salvação é a mais usada.
A) - O QUE SIGNIFICA SALVAÇÃO?
1. A palavra Salvação significa, em primeiro lugar, ser tirado de um perigo, livrar-se, escapar. A Bíblia fala da Salvação como a libertação do tremendo perigo de uma vida sem Deus. At.26:18; Cl. 1:13.
2. Traduzida do texto grego, tem o significado de tornar ao estado perfeito, ou restaurar o que a queda causou, a Salvação desfaz, assim, as obras do diabo. I Jo. 3:8.
3. A Salvação é uma expressão do poder de Deus.
Jesus, o autor da Salvação, tem por nome O SALVADOR, Lc. 2:11; II Tm. 1: 10. Quando Simeão o viu no Templo, disse: “os meus olhos viram a tua Salvação”. Lc. 2:30. Jesus é a Salvação de Deus, no aspecto de Salvar o homem. Porque Ele, pela sua morte na cruz, ganhou uma eterna Salvação, Hb. 5:9, sendo – lhe dado todo poder para perdoar. Mc. 2:10. A todos os que o recebem Ele dá PODER, para serem feitos filhos de Deus. Jo. 1:11-12.
4. O Evangelho, At.13:26, é poder de Deus para Salvação de todo aquele que nele crer, Rm. 1:16. Os homens estão sendo chamados para sua Glória e VIRTUDE. II Pe.1:3.
5. O poder do Espírito Santo opera para Salvação dos pecados. Jo.16: 8-9; Ap.22: 17; I Ts.1: 5-6.
B) – O RECEBIMENTO DA SALVAÇÃO.
1. A Salvação é um DOM DE DEUS, Ef. 2:8, Rm. 6:23, dado pela Graça de Deus, Rm. 5:15, e, como tal, deve ser recebido. Não vem das obras. Ef. 2:8.
2. O Espírito Santo, Jo. 16:8-9, e a palavra de Deus, Rm. 10:8; Rm. 14:17, operam o despertamento no homem, fazendo a sua vontade inclinar – se para buscar e aceitar a Salvação.
3. Receber a Salvação, e crer em Jesus são expressões sinônimas, Jo. 1:12-13. A fé Salvadora se expressa pela Oração a Deus em nome de Jesus. Todo aquele que invoca o nome do Senhor será Salvo. At.2:21; Rm. 10:13.
4. com a boca se confessa para a Salvação, Rm. 10:10. No momento em que a pessoa se entrega a Jesus, com a sua boca começa a confessar sua alegria e gratidão. A certeza de ser Salvo se manifesta. Rm. 10:9; Sl. 51:12.
C) – AS BENÇÃOS QUE ACOMPANHAM A SALVAÇÃO.
Muitas coisas acontecem na vida do homem que recebe a Jesus como seu Salvador. Vejamos:
1 – Ele é salvo dos seus pecados. Mt.1:21; Lc.7:50, que lhe são perdoados, Lc.7:48; Tg.5:20.
A Salvação também livra da CULPA do pecado, Ef.1:7; Cl.1:14, e do poder do pecado, Rm.7:17-25.
2 – Ele é salvo do juízo, I Tm.5:24; Rm.8:1, da ira de Deus. Rm.5:9, e da morte eterna, Tg.5:20; Ap.20:6.
3 – Ele entra em comunhão com Deus, Ef.2:13-18; Lc.1:74-75, recebe entrada na sua graça, Rm.5:1, e se torna cidadão do Céu. Ef.2:19.
4 – Ele é salvo desta geração perversa, At.2:40, isto é, recebeu uma nova posição em relação ao mundo, Fp.2:15.
5 – Ele é salvo do poder de satanás, At.26:18; Cl.1:13-15; Hb.2:14.
6 – Pôr ser salvo, ele tem um lugar para o Espírito Santo de Deus agir em sua vida. Ef.1:13; Ef.2:16-18.
7 – A Salvação lhe dá viva esperança. I Pe.1:3, e direito à Gloria Eterna, II Tm.2:10; II Tm.4:18 e assim, é salvo da ira de Deus, I Ts.1:10; I Ts.5:9; II Pe.2:9.
8 – A Salvação abrange a nossa vida em todos os seus aspectos. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram, eis que TUDO SE FEZ NOVO”, II Co.5:17. a salvação provoca uma transformação total em nossa vida e em nossa posição no mundo e diante do nosso inimigo.
D) – A CERTEZA DE SALVAÇÃO
Eis a questão: é possível um homem aqui na terra, conseguir certeza da sua salvação? As respostas são muitas e mui diferentes.
Alguns afirmam que isso não é possível, porque o homem é fraco e jamais se libertará do seu pecado! Outros ainda, dizem que isto é coisa que só no céu se saberá, se chegou lá ou não! E já outros afirmam que é orgulho ter a certeza de Salvação ou dizer que está salvo.
Porem a Bíblia joga por terra esse tipo de ignorância e define com exatidão este assunto, coisa que iremos estuda agora.
1 – A BÍBLIA DECLARA que é possível alcançar a certeza de Salvação vejamos alguns pronunciamentos autorizados: o próprio Jesus foi quem afirmou sobre a certeza de Salvação.
A) Jesus afirma que se pode receber esta certeza! Ele disse a Zaqueu: “hoje veio Salvação a esta casa”, Lc.19:9, á mulher pecadora Ele disse: a tua fé te Salvou; vai-te em paz. Lc.7:50 e, ao malfeitor que se converteu na cruz: “hoje estarás comigo no Paraíso” Lc.23:43.
B) Paulo experimentou esta certeza! Ele disse: “eu sei em QUEM tenho crido, e eu estou certo de que Ele é Poderoso para guardar...” II Tm.1:12, diz “o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Rm.8:16.
C) Pedro também declara que é possível receber esta certeza! Bendito seja Deus... que nos gerou de novo. I Pe.1:3, a este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que Nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome At.10:43.
D) João testifica que é possível obter a certeza: “ Amados, agora SOMOS filhos de Deus...” I João.3:2; “nós sabemos que passamos da morte para vida...” I João.3:14, e estas coisas vos escrevi para que SAIBAIS QUE TENDES a vida eterna. I João. I Jo.5:13.
2 – QUAL É O SEGREDO DA MANIFESTAÇÃO DA SALVAÇÃO?
A) O próprio Deus se encarrega de dar a certeza àqueles que, confiando nele, aceitam o seu convite, toda Trindade esta diretamente envolvida na chamada do pecador! Deus, Is.1:18; Jesus, Mt.11:28; e o Espírito Santo. Ap.22:17, dizem “VEM !” quando o pecador vem a Jesus, é recebido, Jo.6:37, Deus, então, como confirmação, envia o seu Espírito ao coração do penitente que começa a chamar: ABA, Pai. Gl. 4:6. Testificando com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Rm. 8:16. Assim a certeza da Salvação nasce dentro do coração!
B) A própria experiência da Salvação é tão marcante e revolucionante que, pôr si própria, gera uma certeza absoluta, vejamos algumas expressões que salientam o que significa ser Salvo: Das trevas os converterdes a luz. At.26:18; do poder de satanás a Deus, At.26:18; nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do filho do seu amor..., Cl.1:13. é impossível ter uma experiência emocionante e penetrante, sem que ela deixe em nós uma certeza absoluta de que a experimentamos, após a experiência, poderemos dizer como o moço que Jesus curou de cegueira: uma coisa sei é que havendo eu sido cego, agora vejo! Jo.9:25. ninguém podia duvidar de que ele tivesse certeza do que lhe acontecera.
3 – DE QUE MANEIRA SE MANIFESTA A CERTEZA DA SALVAÇÃO?
Existem várias evidências reais da Salvação recebida. Podemos falar de evidências internas e externas, porém todas são aspectos que provam sermos filhos de Deus.
AS EVIDÊNCIAS INTERNAS DA SALVAÇÃO:
A) O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO em nós evidencia o recebimento da Salvação! Já observamos que Deus envia o seu Espírito para testificar na alma do que se converteu. Gl. 4:6. Quando Deus escreve o nome no livro da Vida, Lc. 10:20. Ele nos manda “o protocolo” pelo testemunho do Espírito Santo, Rm. 8:16; I Jo. 3:24; I Jo. 4:13. Devemos tomar cuidado para que este testemunho em nós jamais silencie. Ef. 4:30.
B) O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS proporciona uma certeza em nossos corações pela Salvação recebemos o Espírito Santo, Rm. 8:9-16 I Jo. 3:24, que inspirou a palavra de Deus, II Pe.1:21; II Tm. 3:16 quando o crente lê a Bíblia, o Espírito Santo vivifica a palavra.(vivifica significa dar a vida), aplicando-a a nossa experiência, gera a certeza! “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”. I Jo. 5:13. Pela palavra, tomamos conhecimento da verdade, e a verdade nos libertará e nos dará certeza. Jo.8:32.
C) A PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DA SALVAÇÃO Traz também uma evidência interna: é o fato de entrarmos numa comunhão interna com Deus, I Jo.1:3; Ef.2:13; I Co.1:9. pôr meio desta comunhão chegamos a presença do Senhor, onde há abundância de alegria, e delicias perpetuamente, Sl.16:11. esta sensação palpável da presença do Senhor, a paz e a tranqüilidade recebida, são evidências convincentes de que somos filhos de Deus.
D) A EXTINÇÃO DO MEDO DA MORTE E DA ETERNIDADE, que a Salvação proporciona, é uma evidência palpável da Salvação. Porque a experiência da Salvação faz cessar o medo da morte: pois para os Salvos não existe mais condenação, Rm. 8:1; Jo. 5:24.
AS EVIDÊNCIAS EXTERNAS DA SALVAÇÃO:
Evidências externas são as que acompanham cada vida transformada. Elas podem ser vistas pêlos que “estão de fora”, Cl.4:5; I Co.5:12; I Ts.4:12; I Tm.3:7. quando Saulo se converteu, o povo falava: “Aquele que já nos perseguiu, anuncia agora a Fé que antes destruía” . Gl.1:23,24.
As evidências externas são chamadas “frutos do arrependimento”, produzí pois frutos dignos de arrependimento. Mt.3:8. são indispensáveis, pois a Bíblia diz: “por seus frutos os conhecereis” Mt.7:16-19, isto é, aquele que não possui o fruto do arrependimento, é porque ainda não se arrependeu, ou seja não ouve ainda uma transformação, e um lobo no meio das ovelhas e nunca se converteu de verdade. Mt.7:15; Rm.16:17-20; Ef.5:1-21; At.20:28-33, é como o Joio no meio do trigo. Mt.13:24-43; medite I Jo.3 veja quais são as evidências externas.
A). O CRENTE SALVO, TEM UMA MANEIRA DE VIVER, porque a Bíblia diz: “TUDO SE FEZ NOVO” II Co.5:17. Ele agora procede a com justiça. I Jo. 2:29 e não vive mais dissoluta, (vida torta errada) I Pe.4:2, 3. o crente pode errar,(esta sujeito a errar mas tem que lutar para não errar) porque aquele que disser que não tem pecado e que nunca peca esse e mentirosos e não há verdade nele; I Jo.1:8-10, o crente pode até errar, mas não pode viver no erro, ou seja; não poder permanecer no erro, e igual os maus pensamentos, eles vem mais não podemos deixar nos alimentar por eles,(veja que não estamos livres que um pássaro voando no alto, e do alto solte sua caca, cocô, em nossas cabeças, às vezes não podemos evitar que isso aconteça; mais podemos impedir que o pássaro pouse e faça ninho em nossa cabeça, assim e os maus pensamentos e o pecado não podem permanecer em nossas vidas). A Bíblia diz: qualquer que Nele permanece NÃO PECA I Jo.3:6, mais se pecar temos um Advogado para com o Pai, Jesus o Justo. I Jo.2:1,2. qualquer que é nascido de Deus não comete pecado I Jo.3:9, trata-se de uma ação contínua! Se o crente errar, não pode viver no erro. Tem que deixar o pecado, a falta, para receber o perdão de Deus e vencer o mal, vencer o maligno, se assim não o fizer, o pecado toma conta dele, e ele perde a Salvação.
B) O QUE É NASCIDO DE DEUS GUARDA A PALAVRA DO SENHOR. I Jo.2:3-5, pois está escrita no seu coração a lei de Deus. Hb.8:10-13.
O amor de Deus se expressa no guardar a sua palavra, Jo.14:15-24.
C) O QUE NASCE DE NOVO AMA SEUS IRMÃOS. I Jo.2:10; I Jo.3:14; I Jo.4:1-21, esta evidência e tão séria que a Bíblia afirma, que aquele que não ama seu irmão não conhece a Deus, I Jo.4:8, e está em trevas. I Jo.2:9-11; I Jo.3:14-17. na confunda amar seu irmão, com aceitar o engano de seu irmão.
D) OUTRA EVIDÊNCIA IMPORTANTE NO CRENTE é que ele confessa o nome do Senhor, I Jo.2:23; I Jo.4:15, isto acontece porque o Espírito Santo está nele e testifica de Jesus no seu coração, I Jo.2:20-24, pôr isso o crente sente prazer, e fica impulsionado a confessar o nome de Senhor,(ele não nega Jesus no trabalho, na rua etc ele sempre confessa o nome Santo de Jesus) Mt.10:32,33; I JO. 3:2.
III – O ARREPENDIMENTO
INTRODUÇÃO
O arrependimento consiste, enfim, no abandono do pecado: há um elemento intelectual no arrependimento. A palavra Grega para arrependimento (Metanóia), que significa “Mudança de Mente” .
Não é uma transformação superficial, ou temporária, mas uma mudança fundamental de atitudes, principalmente com relação ao pecado, o pecado não é mais negligenciado, desculpado ou chamado de estilo de vida.
O pecador arrependido reconhece ser culpado diante de Deus, e abandona seus pecados para agradar a Deus.
Há igualmente, uma mudança de atitude para com Deus. Não se pode esquecer o elemento emocional do arrependimento. A tristeza genuína, causada pelo pecado, implícita Sl.51:1; Mt.21:29,30; II Cor.7:8; Hb.7:21.
Há ainda o elemento Volitivo, “um ato definido da vontade para tomar e receber o que Deus oferece”.
A palavra Grega Metanóia sugere, fortemente, que o pecador mergulhe para além da mera consciência intelectual quanto a pecaminosidade. Mas que o faça com tal ímpeto e repulsa, que o leve a rejeitar o mal e seguir a Cristo, desejando aprender cada vez, mas do Salvador Mt. 3:8; At.5:31; At.20:21; Rm. 2:4; II Cor. 7:9-10; II Pe.3:9.
ARREPENDIMENTO E REMORSO
Paulo, em II Co. 7:9-10 mostra a diferencia, entre REMORSO e ARREPENDIMENTO. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a Salvação da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Através da vida de Pedro e Judas encontramos o exemplo real de arrependimento e remorso.
Ambos eram discípulos de Jesus, ambos erraram diante do Mestre, ou seja, Pedro negou a Jesus e Judas traiu a Jesus, Ambos ficaram tristes, depois do fato Pedro saio e chorou amargamente.
Judas ficou só, depois se retirou e enforcou-se.
Através da vida de Pedro, vemos uma tristeza que operou Salvação.
Já em Judas vemos uma tristeza que operou morte. Mateus. 29:69-75 e João. 21:15-18; Mateus. 26:14-16; Mateus. 27:1-10.
A Bíblia nos mostra que o arrependimento inicia o Caminho da Salvação.
João Batista e Jesus davam ênfase a esta mensagem Mt. 3, Pedro no pentecostes, volta a destaca-la At.2.
Na parábola da ovelha perdida, Cristo mostra a alegria que há no céu quando um pecador se arrepende. Lc. 15:1-7.
O pecador precisa saber que a primeira coisa que fazer é buscar a Deus, a quem ofendeu pelo seu pecado. É preciso, pois, reconhecer o pecado diante do Pai Celestial, como fazia o publicano da parábola Lc. 18:13. Sem essa atitude, não pode começar o caminho da Salvação.
O Crente, quando, pôr infelicidade pecar, ou seja, quando o crente pecar, ele só poderá ser restaurado diante de Deus, novamente, com o reconhecimento do seu pecado e sua confissão a Deus. I Jo.1:8-10; I Jo.2:1,2; Sl.51; Pv.28:13,14.
A Igreja precisa pregar, constantemente, a mensagem do arrependimento, que é o ato que inicia a caminhada para Salvação.
A) – ARREPENDIMENTO ERA O TEMA DA PREGAÇÃO NO INICIO DO CRISTIANISMO
1 – João Batista pregou o arrependimento. Mt. 3:2.
2 – Jesus pregou o arrependimento. Lc. 24:47
3 – Os Apóstolos pregaram arrependimento. At.2:38; At.13:38-51; At.3:19 e Deus anunciam agora a todos os homens em todo o lugar, que se arrependa At.17:30.
B) – O ARREPENDIMENTO SURGE COMO RESULTADO DE UM DESPERTAMENTO
1 – O Espírito Santo opera o arrependimento, aplicando-o á obra de Cristo na vida do homem, a quem convence do pecado, da Justiça de Cristo e do Juízo Vindouro. Jo. 16:7-14, o arrependimento também vem como resultado da pregação da palavra de Deus. Mt. 12:41; Jn. 3. Quando Deus manifesta diante dos homens, eles se sentem humilhados, quebrantados prontos a se arrependerem, Jó. 42:5, 6; Ed.9:6-15; II Sm.12.
2 – O arrependimento opera uma verdadeira reviravolta na vida do homem. Aquele cuja mente, sentido e vontade estavam totalmente voltados para o mundo e para o pecado, II Co. 3:14-16; Ef.4:17-32; I Tm.6:10, Lc.19:1-10, de repente vira-se para Deus. Essa mudança é total, pois abrange tudo em sua vida.
a) O seu entendimento, antes obscurecido, sente o mal que praticou e compreende que Deus é o único Caminho para a Salvação por meio de Jesus Cristo: Jo. 14:6; II Co. 4:4. A sua consciência acorda e lembra-lhe o mal que praticou no passado.
b) No seu sentido há agora remorso e tristeza. O arrependimento faz o homem mudar de atitude. Assim aconteceu com o filho cujo pai pediu que fosse trabalhar na vinha, primeiro ele não quis, mas depois, arrependendo-se, foi. Mt.21:28-32 medite: Rm.6.
3 – O arrependimento abre agora a porta para a manifestação da Fé no coração do homem, Rm.10:8-10.”arrependei-vos e crede no evangelho”,Mc.1:15. a fé é uma coisa que vem do homem, mas é uma operação de Jesus, que é o autor e consumador da fé pela palavra de Deus,(a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus) Rm.10:17, e pelo Espírito Santo, que também é no coração do homem, pois sem fé é impossível agradar a Deus, Hb.11:6. é necessário que aquele que se aproxime de Deus creia que Ele existe. Hb.11:6 Deus,embora invisível e desconhecido do homem, torna-se real e presente quando a fé é implantada no coração do penitente.”Ora, A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem”. Hb.11:1.
4 – Pela fé o homem arrependido tem um encontro com Deus, encontro que procura um milagre: o penitente é recebido pôr Deus, que o restaura perdoando-lhe os pecados pêlos méritos de Jesus. É realmente um grande milagre! E o caso de Zaqueu o Publicano. Lc.19.
IV – A CONVERSÃO
A conversão e o arrependimento andam juntos, At.3:19; At.26:20. enquanto o arrependimento se refere á mudança total do sentimento do homem e á sua atitude para com Deus, a conversão expressa a nova posição para com o mundo, e representa, nesse sentido, uma mudança da situação: o homem que vinha andando no caminho largo para a perdição, muda repentinamente a direção e passa a andar no caminho estreito que o leva para o céu, Mt.7:13,14; Lc.13:22-30.
A. ACONVERSÃO É A PORTA PARA O REINO DE DEUS.
A Bíblia diz: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus, portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus”. Mt.18, Jesus disse que aqueles que não entrarem pela porta são ladrões. Jo.10, Jesus é a porta das ovelhas.Jo.10:7, a conversão é indispensável, porque ninguém pode servir a dois senhores, a dois deuses, ao mundo e a Deus ao mesmo tempo, ou ama o mundo de vez; ou ama a Deus de vez tem que haver uma escolha não se pode servir a Deus e ao mesmo tempo as riquezas.Mt.6:24; Js.24:15.
B. AS QUATRO FASES DA CONVERSÃO
E Deus que opera a conversão. Lm.5:21; Jr.31:18, mas Ele opera de acordo com a aceitação da parte do homem. Estudando a doutrina da conversão, usaremos como modelo a parábola do filho pródigo, usada pôr Jesus no seu ensino. Lc.15:11-32.
1 . A PRIMEIRA FASE.
Despertado pelas circunstâncias tristes e cruéis na terra estranha, o filho pródigo começou a refletir sobre a sua própria situação. Lembrou-se de que na casa de seu pai tudo era bom e sentiu vivamente a miséria em que vivia, Lc.15:14-17. foi nesta reflexão que começou a sua conversão. É assim que o Espírito Santo opera quando desperta o homem para refletir e a considerar a sua situação. A palavra de Deus também faz o homem reconsiderar. Sl.119:59, o seu caminho e seus atos maus. Sl.64:9. os seus olhos começaram a ver coisas que antes não viam.
No mundo não têm mais prazer, sente vazio... é Deus que o chama, que chama o pecador.
2. A SEGUNDA FASE.
Enquanto o filho pródigo refletia sobre a sua situação em terra estranha, surgiram-lhe pensamentos sobre a necessidade de tornar a seu pai, á casa paterna, ele começou a meditar sobre as vantagens que teria se voltasse... no seu pensamento, já via a si mesmo voltando ao pai e pedindo-lhe perdão, Lc.15:18. é essa obra do Espírito Santo para a conversão do pecador.
Os pensamentos, que no inicio estavam voltados só para a miséria em que vivia, começam a elevar-se as coisas de Deus: ele meditava na palavra e nas coisas que de cima tem ouvido... Depois de ter esquadrinhado os seus caminhos, um desejo começa a forma-se: “Voltamos para o Senhor”, Lm. 3:40.
3. A TERCEIRA FASE.
Esta fase representa a própria decisão, depois que o filho pródigo havia meditado, sobre a sua miséria, como sobre a sua necessidade de voltar, resolveu, “IREI!” “E LEVANTOU-SE, FOI PARA SEU PAI”, Lc.15:18-20. agora vira a costa para a terra estranha, para a sua miséria, e olha o caminho em direção á casa do pai. É isto que é a conversão! É esta decisão que cada pecador deve chegar. Os pensamentos que antes do tempo do despertamento que o dominava , devem, agora, transformar-se em ação! Ação é a decisão que leva á conversão. Isto é possível quando o pecador expressa o seu desejo, a sua vontade, numa oração a Deus em nome de Jesus. At.2:21, então Deus lhe dá poder para deixar o mundo e voltar para Deus. Vejamos como a Bíblia expressa este processo:
A – os convertidos á luz. At.26:18.
B – do poder de satanás a Deus. At.26:18.
C – vos convertais dessa vaidade ao Deus vivo.
D – dos ídolos converteste a Deus. I Ts.1:9.
E – o que fizer conter do erro um pecador, salvará da morte uma alma. Tg.5:20.
4. A QUARTA FASE.
O filho pródigo, de volta da terra estranha, encontrou o que é essencial na conversão.
O pai que correu ao seu encontro para perdoar-lhe abraça-lo, restaura-lo, Lc. 15:20-24. Tudo voltou à normalidade! Esta é a experiência de todos os que se convertem a Deus. Diz a palavra de Deus assim: “Chegai-vos a Deus e Ele se chagará a vós, limpai-vos as mãos, pecadores; e vós de duplo ânimo. Purificai o coração” Tg. 4:8. E quando Deus chega “todas as coisas são possíveis”, Mc. 10:27. Vejamos o que acontece no encontro do convertido com Deus:
A – Todos os seus pecados são perdoados, Mc. 4:12; At.3:19.
B – Jesus cura as feridas da alma causada pelo pecado, Mt. 13:15.
C – Recebe um novo coração, Ez. 18:30-32.
D – O Véu que impede a visão espiritual é tirado, II Co. 3:16. A Bíblia diz: Bem – aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus, Mt. 5:8.
E – OS RESULTADOS DA CONVERSÃO.
1 – Um novo testemunho, Gl.1:22-24; Mt.5:16; I Pe.4:1-5.
2 – Novas Bênçãos, At.3:19. os tempos do refrigério chegaram. Tudo aquilo que antes impedia as Bênçãos, foi tirado, II Co.3:16.
3 – Uma Nova incumbência: “Quando te converterdes, confirma teus irmãos!” Lc.22:32.
4 – Um Novo alvo: O CÉU! Os convertidos poderão entrar no reino de Deus, Mt.18:3; Lc.23:43 ser menino na malicia e não no entendimento. I Co.14:20; I Pe.2:1-3.
V – A REGENERAÇÃO
INTRODUÇÃO
A regeneração expressa a experiência do recebimento da nova vida, da vida eterna. Isso acontece quando o homem se encontra com Deus na busca da Salvação. Este assunto é muito profundo e contém ensinos substanciais.
A – QUE SIGNIFICA A REGENERAÇÃO?
1 – Definição: o novo nascimento significa o ato sobrenatural em que o homem é gerado pôr Deus. I Jo.5:18, para ser filho de Deus. Jo.1:12, e participante da natureza divina, II Pe.1:4.
2 – O Novo Nascimento significa a entrada do homem no reino de Deus, Jo.3:3. Ninguém pode ser contado, como cidadão antes de nascer de novo. Do mesmo modo; “O Senhor, ao fazer descrição dos povos, dirá: Este é Nascido ali” Sl.87:6. São os nascido de novo que são inscritos no livro da vida, Lc.10:20; Ap.20:11-15.
3 – O novo nascimento é um milagre.
a) – Nenhum homem pode, pelas suas faculdades mentais, compreender o novo nascimento; I Co.2:14 só o homem espiritual entende as coisas do Espírito o carnal já mas irá entender. I Co.2:1-16. Até Nicodemos, sendo Príncipe dos Judeus Jo.3:1, sendo também Mestre de Israel, Jo.3:10, não entendeu a significação dessa afirmativa. Pôr isso perguntou a Jesus: “porventura pode torna a entrar no ventre de sua mãe?”... Jo.3:4.
b) – É por meio de um milagre que o homem pode passar de um estado inferior, o terreal (terrestre), para estado superior, o Celestial! (Cidadão do Céu) foi por meio de um milagre, Lc.1:31-35, que Jesus, no seu estado superior no Céu, Aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de homem, Fp.2:6-11, um estado inferior, pois foi feito “um pouco menor do que os Anjos”, Hb.2:9. É um verdadeiro milagre quando o homem pela regeneração, passa do estado de pecado miserável e condenável ao estado Celestial, pertencer ao Reino de Deus, pôr ter sido tornado uma nova Criatura, II Co.5:17, que se assentará nos lugares Celestiais em Cristo Ef.2:6.
c) – O Novo Nascimento é um milagre porque se trata da vivificação de um homem morto no pecado, Ef.2:1-10; Cl.2:13, I Tm.5:6, e separado da vida de Deus pela ignorância, pela dureza de coração. Ef.4:17-20, que, agora, regenerado, ressuscita juntamente com Cristo para uma nova vida, Ef.2:5,6.
4 – Esta experiência aparece na Bíblia sob diferentes nomes:
a) – Nascer de novo. Jo.3:3.
b) – nascer da água e do Espírito, Jo.3:5.
c) – Criado em Jesus Cristo, Ef.4:24; Cl.3:10; “se alguém esta em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo” II Co.5:17.
d) – Sendo de novo gerados, I Pe.1:23-25.
e) – Nascido de Deus, I Jo.3:9; I Jo.4:7, de Deus é gerado, I Jo.5:18: Dele nascido I Jo.2:29.
B – COMO SE PROCESSA A REGENERAÇÃO DO HOMEM?
1 – O novo nascimento não é realmente pelo batismo nas águas. Quando Jesus falou de nascer de novo da água e do Espírito, Jo.3:5, Ef.4:22-32 Ele não se referiu ao batismo nas águas, mas usou a “água” como uma figura da operação de Deus pela sua palavra. Veja a expressão em Ef.5:26: “pela lavagem da água, pela palavra” Ez.36:25; Hb.10:22,compare com Tt.3:5: pela lavagem da regeneração .Diz: como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.I Pe.3:21. aqui se vê que o batismo é apresentado como uma boa verdadeira figura mas o que opera a salvação é a consciência que clama a Deus. Na Bíblia, observamos que só foram batizados aqueles que já eram regenerados.
Veja alguns tópicos sobre regeneração:
A palavra regeneração significa:
1- Torna a gerar, reproduzir (o que estava destruído).
2- Reorganizar aquilo que estava desorganizado concertar.
3- Corrigir moralmente.
4- Emendar-se, corrigir-se, reformar-se, regenerar-se.
Observe que em João. 3:1-8 Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da Fé Cristã: a regeneração Tt. 3:5 ou o nascimento espiritual. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, e receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo. Apresentamos a seguir, importantes fatos a respeito do novo nascimento.
A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa Rm.12:2; Ef.4:23-25 efetuadas por Deus e o Espírito Santo Jo.3:6, Tt.3:5 por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao Crente. Jo.3:16; II Pe.1:4; I Jo.5:11, e este se torna um filho de Deus. Jo.1:12; Rm.8:14-17; Gl.3:26 e uma nova criatura II Co.5:17; Cl.3:8-10. e já não se conforma com este mundo Rm.12:2, porque e criado segundo Deus “em verdadeira Justiça e Santidade” Ef.4:24.
A regeneração é necessária porque, á parte de Cristo, ou seja sem Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente (inerente significa: que está por natureza inseparavelmente ligado a alguma coisa ou pessoa inerência) e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe Sl.51:5; Sl.58:3; Rm.8:7,8; Rm.5:12; II Co.2:14,15.
A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus. Mt.3:2 e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua alma. Jo.1:12; At.10.
A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo II Co.5:17; Ef.4:23-32; At.9; At.16:27-34; Cl.3:10. aquele que realmente nasceu de novo esta liberto da escravidão do pecado Jo.8:36; Rm.6:13-23, e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito Santo Rm.8:13,14, vive uma vida de retidão I Jo.3:6-10; I Jo.2:29, ama aos demais crentes I Jo.3:14-16; I Jo.4:7, evita uma vida de pecado I Jo.3:9; I Jo.5:18 e não ama o mundo I Jo.2:15-17. porque quem é nascido de Deus não pode fazer do ´pecado uma prática habitual na sua vida I Jo.3:9. não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal I Jo.2:3-29; I Jo.3:6-24; I Jo.4:7-21; I Jo.5:1-13 mediante uma comunhão profunda com cristo Jo.15 e a dependência do Espírito Santo Rm.8:2-14.
Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo,seja qual for religião que professam, demonstram que ainda não nasceram de novo I Jo.3:6-10, a Bíblia afirma: “se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” Rm.8:13; veja as obras da carne quais são! Gl.5:19-21.
O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do Espírito e não da carne Jo.3:6. logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra Rm.8:13 nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo durante nossa vida terrena; fé esta demonstrada numa vida de obediência e amor sinceros. Hb.5:9; II Tm.2:12; Mt.10:22; Mt.24:13.
2 – o novo nascimento também não é operado pela vontade do homem Jo.1:13. aqui se vê que são inúteis todos os esforços, idéias e sistemas que os homens possam inventar para a sua própria salvação. Existe doutrinas que ensinam autocontrole, meditação e esforços mentais para alcançar um estado superior, porem nada disso tem valor para fazer o homem nascer de novo. Jesus disse: “não da vontade do homem, mas da vontade de Deus”, I Jo.1:13.
3 – o novo nascimento é operado pela vontade de Deus, Jo.1:13. é Deus que realiza a obra, conforme a sua vontade, e isto pelo poder do Espírito Santo. Toda a Trindade opera na realização do novo nascimento:
a) O Espírito Santo é o agente que leva o homem à experiência, ao novo nascimento. Ele faz isso convencendo o homem do pecado, da Justiça e do Juízo, Jo.16:8,9. abre-lhe a mente e o entendimento para compreender a vontade de Deus, II Co.4:6; I Tm.2:4 e desperta-lhe o desejo de ser salvo.
b) O Espírito Santo usa como instrumento a palavra de Deus, a qual vivifica, Jo.6:63. a palavra em si tem poder regenerador, Jo.1:23-25; Tg.1:18, porque Ela é a palavra da cruz, I Co.2:1-5. pôr isto, a pregação do Evangelho tem uma grande significação. Paulo disse: “Eu pelo Evangelho,vos gerei em Jesus Cristo!” I Co.4:15
c) O Espírito Santo leva o homem à decisão de receber a Jesus, que, pela morte e ressurreição, I Pe.1:3, ganhou salvação para todos. É quando o homem recebe Jesus que lhe é dado o PODER DE SER FEITO FILHO DE DEUS, I Jo.1:12. O receber a Jesus e a Fé são sinônimos, Jo.1:12,13.
Quando Jesus quis explicar como esta fé regeneradora no homem se expressa, usou como figura o levantamento no deserto, pôr Moisés, da serpente produzia-lhe cura da mordedura venenosa. Este olhar corresponde à fé salvadora que leva o homem a aceitar Jesus como seu Salvador; pôr ela, ele recebe o poder que vence o veneno do pecado e traz nova vida para o Salvo. O milagre acontece! Os homens nascem de novo! ALELUIA!
C – QUE ACONTECE NA VIDA DO HOMEM QUANDO É REGENERADO?
Já observamos que recebemos pela regeneração uma NOVA VIDA. Vejamos de que maneira esta vida se manifesta e como reage:
1 – Pelo Novo Nascimento o homem recebe Nova Vida, Nova Natureza. Essa Nova Natureza é Cristo em nós. Cl.3:4; Jo.11:25; Fp.3:21. Qualquer que é de novo gerado, é gerado de “uma semente incorruptível” I Jo.3:9. o crente nasceu de novo pela semente Divina e, pôr isso, é participante da Divina Natureza, II Pe.1:4; II Co.3:18, e também participa da Santidade de Deus. Hb. 12:10. Cumpre-se o milagre que o profeta Ezequiel predisse “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne, e porei dentro de vós o me Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus Juízos, e os observeis”. Ezequiel. 36:26, 27. Quando a vara é enxertada na árvore, ela se torna participante, não só da raiz e da seiva, Rm. 11:17, mas também da natureza da árvore, o que se verifica na qualidade do fruto que essa vara agora produz, pelo novo nascimento operou a influência Divina. Essa influência os impulsiona a andar nos caminhos do Senhor: “farei árvore boa, e o seu fruto bom”, Mt. 12:33-37 que milagre! Que maravilha é o novo nascimento! Pôr meio desta operação da Graça Divina, Deus restaura a imagem da sua Semelhança moral no homem, pois para que a tivesse, Deus o Criou. Gn. 1:26, 27.
2 – A Nova Vida executa um domínio transformador sobre o homem, ele antes estava escravizado pela própria carne. Agora, pelo novo nascimento, tornou-se um filho de Deus. Jo. 1:12, um ser livre, um Súdito do Reino de Deus, Jo. 3:5; Ef. 2:19 (Súdito significa: homem submetido a vontade de outrem, é o mesmo que vassalo, vassalo quer dizer: alguém que depende de um senhor, súdito de um soberano). Tudo aconteceu porque o Espírito Santo, agora habita nele, I Co. 3:16; I Co.6:19; Rm.8:9, e exerce domínio sobre ele de modo total, o que deu origem á transformação da sua personalidade. O homem recebe, pois, pela regeneração, tanto uma nova direção sobre sua vida, como Poder de Deus para seguir essa direção. O homem regenerado sente que, agora:
a). Seu pensamento mudou: ele pensa diferentemente, de conformidade com a vontade de Deus, Cl.3:10; Fp.4:7(conformidade significa: de acordo,conforme).
b). Seu entendimento se abriu para as coisas de Deus (antes não as entendia), I Co.2:15; II Co.4:6. e Deus o renova para o conhecimento Cl.3:10.
c). O seu sentimento registra o gozo pela presença de Deus, Sl.16:1: agora ele ama a Deus, I Jo.4:19, e aos irmãos, I Jo.3:14.
d). A sua vontade, que era escravizada pela carne, Ef. 2:1-3; Is. 53:6, conforma-se com a vontade de Deus, Mt. 6:10, I Pe.1:22; I Pe.4:2; At.13:22.
e). A sua consciência, agora purificada, Hb. 9:14, torna-se sensível á direção de Deus, Rm. 2:15.
f). Não está mais debaixo da carne, mas do Espírito. Rm. 8:9. A sua velha natureza, não foi aniquilada, pois ele a possui ainda, porém, está dominada pela Nova Natureza e foi entregue a morte, Gl. 5:16, 17; Rm. 8:12, 13, a cruz, Gl. 2:20.
3 – O Novo Nascimento proporciona também uma lavagem de regeneração, Tt.3:5. onde o pecado abundou e manchou a vida do homem, agora transborda a graça manifestada pela regeneração. Há uma lavagem completa, que torna o homem, diante de Deus, “Alvo mais do que a Neve” Sl.51:7; Is.1:18, é sem mácula, Ef.5:25-27. “oh! Que precioso sangue, Sangue de Jesus!”
4 – Pela regeneração, o crente entra em comunhão com Jesus, comunhão que lhe proporciona vitória sobre o mudo: o que é nascido de Deus, vence o mundo, quem é que vence o mundo se não aquele que crê que Jesus é Filho de Deus? I Jo.5:4,5. o que nasceu de novo vive e se move em Jesus, At.17:28. Jesus disse: “Estai em e eu em vós” Jo.15:4. pôr Jesus estar em nós, o homem velho, a nossa natureza caída, que, antes, atendia as tentações do mundo, Ef.2:2,3 agora esta crucificada, Rm.6:8; Despida Ef.4:22; com o que ficamos livres da lei da morte, Rm.8:2. Cristo está em nós, é a nossa força, Fp.4:13. pôr isso, aquele que é nascido de Deus vence o mundo. Essa transformação interna que a regeneração nos oferece pôr viver Cristo em nós, também opera uma transformação radical na nossa vida externa: não mais nos conformamos com o mundo, Rm.12:2. a Bíblia diz: “o que é nascido de Deus não comete pecado” I Jo.3:9. Isto significa que não mais podemos viver em pecado, isto é, continuamente pecando. Se surgir algum problema, se chegarmos a pecar, a nossa nova natureza imediatamente, nos impulsiona a buscar perdão (o perdão de Deus), restauração, renovação da íntima comunhão com Deus, que o pecado interrompeu(ou seja, que o pecado fez divisão)Is.59; I Jo.2:1,2. todos estamos sujeitos a pecar mas o pecado não pode permanecer na vida daqueles que é nascido de Deus.Se dissermos que não pecamos somos mentirosos e não há verdade em nós, mais se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar. I Jo. 1:8-10; I Jo. 2:1, 2. Assim poderemos continuar vencendo o mundo. ALELUIA! GLORIAS A DEUS!.
5 – O Novo Nascimento proporciona comunhão aos que Nascerem de Novo, I Jo.5:1 o crente agora ama os irmãos, I Jo.3:14; I Jo.4:7. esta é à base da comunhão que os crentes gozam andando na luz, I Jo.1:7. Se não amar e porque perdeu o seu “Documento” a sua identidade como crente, I Jo.2:11.
6 – Aquele que nasceu de novo é herdeiro de Deus e Co-herdeiro de Cristo, Rm.8:16,17, e pode entrar no Reino de Deus, Jo.3:5, onde verá a Jesus, assim como ele é, I Co.13:12, I Jo.3:1-3. ALELUIA!
VI – A JUSTIFICAÇÃO
A doutrina da Justificação e uma das mas importantes da Bíblia. Esta Doutrina – a Justificação pela Fé – foi o grito de liberdade quando, no escuro século 16. iniciou-se a abençoada Reforma, na qual Deus usou Martinho Lutero!
Martinho Lutero foi o grande reformador ele era um Monge do convento chamado O mosteiro dos agostinianos era o melhor convento dos claustros de Erfurt. Ele nasceu em Eisleben, Alemanha e foi batizado na Igreja de São Pedro e São Paulo. Sendo o dia de São Martinho, por isso recebeu o nome de Martinho Lutero. Em outubro de 1517, Lutero afixou à porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, as suas 95 teses. Para saber mais sobre a convenção e vida de Lutero leia o livro Heróis da Fé de Orlando Boyer da editora CPAD Casa Publicadora das Assembléias de Deus.
a) Definição da palavra “Justificação”
Justificação é um ato da graça de Deus, pelo qual Ele imputa a pessoa que crê em Jesus a justiça de Cristo, e a declara justa! Deus, na Justificação, trata o homem arrependido conforme os méritos da pessoa do seu mediador, Jesus Cristo. Enquanto “regeneração” expressa nova natureza que o homem recebe pela salvação. JUSTIFICAÇÃO se refere á sua posição jurídica diante da justiça Divina.
b) A posição do homem pecador diante da justiça de Deus
1 – A Bíblia afirma: “Todos pecaram e destituído estão da Glória de Deus” Rm. 3:23. Todos são culpados, Rm. 3:9, ninguém é justo, Rm. 3:10; Jo. 25:4; todos os pecados estão escritos nos Livros, Ap.20:12, e também registrados na sua consciência. Jr.17:1.
2 – Todos estão debaixo da condenação, Rm. 3:19; Rm.2:2,3; I Tm.5:24.
3 – Nenhum homem tem condições próprias para livrar-se da sua culpa. Adão e Eva procuraram fazer vestes, mas isso não resolveu o seu problema diante de Deus, Gn.3:7-10. nem o sacrifício inventado por Caim foi eficiente, Gn.4:3; Is.64:6. boas obras não justificam o homem diante de Deus, Gl.2:16; Ef.2:8,9. Jesus disse que “se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino de Céus”. Mt. 5:20. E a justiça dos fariseus se baseava em obras próprias, Lc. 18:14.
4 – Não existe ser algum em todo o universo que tenha condições de justificar o homem diante de Deus, pôr isso todas as religiões, em todo o mundo, que procuram justificar o homem diante de Deus pôr obras são falhas; não produzem justificação. Diante desta situação triste e desesperadora, o homem pergunta: “Quem me salvará?” Rm. 7:24. “Como se justificará o homem para com Deus?” Jo.9:2. A Bíblia responde: “A sua justiça vem de mim, diz o Senhor” , Is.54:17.
c) Cristo é a nossa Justiça
1 – A Justiça de Deus é perfeita e imutável, Deus jamais pode usar duas medidas e dois pesos Ele feriria a sua justiça, se perdoasse ao pecador, sem um meio eficaz de perdão onde estaria sua justiça? Porque disse: “Salário do pecado é a morte, RM. 6:23, e no dia que dele comeres, certamente morrerás, Gn. 2:17”.
2 – Deus então, no seu grande amor, providenciou o sacrifício do seu próprio Filho para, pôr esse ato, SATISFAZER A JUSTA EXIGÊNCIA DA JUSTIÇA DIVINA, Jo. 3:16. Isso foi possível porque:
a). Jesus, para ser mediador entre Deus e os homens, tinha de ser semelhante aos os homens. Fp.2:6-8; Hb.2:14-18.
b). Jesus tinha de tomar sobre si a culpa dos homens. A tremenda divida na conta humana diante de Deus tinha de ser transferida para a conta de Jesus. A Bíblia diz. Que Ele foi feito pecador por nós, II Co.5:21, e até maldito pôr nós, Gl.3:13. Isto aconteceu quando Ele em Getsêmane tomou o Cálice que continha a culpa, Lc.22:42.
c). Jesus morreu cumprindo a sentença que nossos pecados mereciam. O JUSTO morreu pêlos injustos, I Pe.3:18. Ele levou as nossas transgressões, Is.53:1-12. Aniquilou o nosso pecado pelo seu sacrifício, de si mesmo. Hb. 9:26; Ef.5:2, e proporcionou, assim, condições para a remissão dos nossos pecados e para a nossa justificação.
3 – Jesus tornou-se a nossa Justiça, Jr.23:5, 6; Rm.10:4; Gl.2:16-21; Ele é a nossa Justiça porque tudo o que fez, fez pôr nós, em nosso favor, como o nosso substituto diante de Deus e da lei. A Bíblia diz que pôr nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para a nossa justificação, Rm. 4:24, 25. Quando Jesus verteu o sangue nesse sacrifício inigualável, abriu-se à frente da graça para a justificação de todo aquele que nele crer, Rm. 5:9; I Pe.1:18, 19; Cl.1:20.
d). DEUS SE TORNA JUSTIFICADOR PÔR MEIO DO SACRIFICIO DE CRISTO
Cristo é a nossa Justiça, Jr.23:5, 6; Rm.10:4; Gl.2:16-21. Abriu-se a porta da absolvição e do perdão!
1 – Quando Jesus morreu pêlos pecados de todo mundo, I Jo.2:2, cumpriu-se a afirmação de João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” Jo.1:29. na cruz estavam incluídos os pecados de todos os crentes que, no tempo do Velho Testamento, havia crido em Deus e oferecido sacrifício pêlos seus pecados, conforme o mandado de Deus. Hb.9:15. Estes haviam sido perdoados pôr Deus, mas os pecados deles não foram tirados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados, Hb.10:4. o perdão que receberam ficou debitado na conta de Jesus, sob a paciência de Deus, Rm.3:25, aguardando o verdadeiro sacrifício que Ele, na consumação dos séculos, irá cumprir. Gl.4:4,5. todos eles morreram sem ver o prometido, Hb.11:13; Jo.8:56; Lc.10:24, exceto Simeão e Ana, esses viram a Consolação de Israel. Lc.2:1-38, os espíritos de todos os crentes que partiram no tempo dos profetas estão aguardando no seio de Abraão, Lc.16:23; At.7:59 no paraíso Lc.23:43, onde agora aguardam a ressurreição dos justos na vinda de Jesus.I Co.15:51-56; Jo.5:25-29.
2 – Todos os que, agora, aceitam a Jesus como seu Salvador, “Estão em Cristo”, Rm.8:1; II Co.5:17, é são declarados Justos pôr essa aceitação, porque Jesus é a sua Justiça, Jr.23:6. quando Deus olha para o crente, Ele vê o crente através da Pessoa de Jesus na qual todos somos feitos justiça de Deus, II Co.5:21. Pela conta credora de Jesus (que não se esgota), foi feito o pagamento de nosso débito, que agora já não existe. Assim, o crente pode, vestindo do manto da Justiça de Jesus, Is. 61:10, apresentar-se diante de Deus justificado, Aleluia!
e) – DE QUE MANEIRA É JUSTIFICADO O HOMEM?
1 – A Bíblia mostra o caminho da justificação ao afirmar: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus”, Rm.3:24,25. Vemos assim que a justificação é oferecida pôr Deus gratuitamente pela sua graça (Favor imerecido), que Ele agora pode mostrar, pôr causa da redenção efetuada pôr Jesus que, para remir o homem, verteu o seu Sangue, Deus agora apresenta Jesus como meio da justificação a todo aquele que crer no seu sangue, isto é, quem aceitar o sacrifício feito pôr Jesus em seu próprio favor é justificado, isto é, declarado Justo diante de Deus.
2 – O CAMINHO DA JUSTIÇA É UM SÓ: Para grandes e pequenos; para ricos ou pobres; para dirigentes ou dirigidos! A todos quantos queiram ser justificados, lhes é imposta uma só condição: crer no valor do sangue de Jesus para perdoar, para justificar, Rm.3:25!
3 – A FÉ COM A QUAL O HOMEM CRÊ NO SANGUE JUSTIFICADOR DE JESUS não constitui nenhum mérito.
Representa, apenas, a aceitação da graça, isto é, do meio que Deus oferece para a nossa justificação, Rm.4:5-25; At.13:39, A fé exclui as obras e, assim, não deixa nenhum lugar para a Jactância (Vanglória), Rm.3:27, porque o homem é justificado pela fé sem obras para que ninguém se glorie. Porque se a nossa justificação dependesse das obras, ninguém se salvaria, pois nenhum homem conseguiu cumprir toda a lei, assim permaneceríamos todos debaixo da maldição, Gl.3:10,11, quando Tiago escreveu que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé, Tg.2:24-26, Tiago não estava contradizendo Paulo, mais ele estava completando o pensamento de Paulo.
Tiago mostra que a verdadeira Fé sempre é, acompanhada de obras (as obras são um resultado da fé), é que a Fé sem obras é morta e, conseqüentemente, não obtém nada de Deus. Tg.2:14-26; as obras que acompanham a fé são chamadas “fruto da Justiça” II Co.9:10, constituem evidência de que uma fé viva daqueles que as praticam.
4 – FÉ E OBRAS. O versículo 14 é 26 de Tiago capitulo 2 tratam do problema, sempre presente na igreja, daqueles que professam ter fé salvífica no Senhor Jesus Cristo, mas que, ao mesmo tempo, não demonstram pelas obras nenhuma evidência de devoção sincera a Ele e á sua palavra.
a) – A Fé Salvífica é sempre uma fé viva que não se limita á mera confissão de Cristo como Salvador, mas que também nos leva a obedece-lo como Senhor, portanto, a obediência é um aspecto fundamental da fé. Somente quem obedece pode de fato crer, e somente aqueles que Crêem podem de fato obedecer ao Senhor Tg.2:24; Rm.1:5, sobre a “obediência da fé” ; notem que não há nenhuma contradição entre Paulo e Tiago no tocante á questão da Fé Salvífica. No sentido geral, Paulo enfatiza a fé como meio pelo qual aceitamos a Cristo como Salvador. Rm.3:22.
Tiago enfatiza o fato de que a verdadeira Fé ativa, duradoura e que molde nossa própria existência.
b) – A Fé sem as obras é morta. A verdadeira Fé Salvífica é tão vital que não poderá deixar de expressar por ações, e pela devoção a Jesus Cristo. As obras sem fé são obras mortas. A fé sem obras é fé morta, a fé verdadeira sempre se manifesta em obediência para com Deus e atos compassivos para com os necessitados. Tg.2:22 ; Am.5:12-14,veja Atos.10 sobre Cornélio. Tiago objetiva seus ensinos contra os que na igreja professam fé em Cristo e expiação pelo seu sangue, crendo que isso por si só bastava para a salvação. Para que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salva-lo? Tg.2:14, Tiago diz que semelhante fé é morta e que não resultará em salvação, nem em qualquer outra coisa boa, Tg.2:14-24. o único tipo de fé que salva é “a Fé que opera por caridade” Gl.5:6.
c) Não devemos, por outro lado pensar que mantemos uma fé viva, exclusivamente por nossos próprios esforços.
A graça de Deus, o Espírito Santo que em nós habita e a intercessão Sacerdotal de Cristo, Hb.7:25;Rm.8:34; I Tm.2:5, operam em nossa vida, capacitando-nos a obedecer a Deus pela fé, do começo ao fim, Rm.1:17; Rm.8:12,13; Gl.3:11; Hb.10:38,39; Hb.11, se deixarmos de sermos constantes na graça de Deus e na direção do Espírito Santo a nossa fé sucumbirá.
5 – ABRAÂO... Foi Justificado pelas obras. As obras pelas quais Abraão foi
justificado, não eram obras da lei. Rm.3:28, mas da fé e do Amor.
Sua disposição de sacrificar Isaque foi uma expressão da sua fé em Deus
e da sua dedicação a Ele ver Gn.15:6, Gn.22:1, Tiago usa o exemplo de
Abraão para refutar a crença de que pode haver fé sem dedicação e amor a Deus. O Apostolo Paulo usa o exemplo da fé de Abraão para anular o conceito errôneo de que a Salvação depende do mérito das nossas próprias obras e não da graça de Deus. Rm.4:3; Gl.3:6.
6 – A FÉ COOPEROU com suas obras.
Tiago não esta dizendo que a fé e as obras salvam, isso seria separar a fé das obras. Tiago argumenta, pelo contrário, sobre a fé em ação. Isto é, a Fé e as obras nunca poderão esta separada uma vez que as obras procedem naturalmente da fé Gl.5:6.
7 – O HOMEM É JUSTIFICADO PELAS OBRAS.
O termo grego ergon, aqui traduzido por obras, é empregado por Tiago com sentido diferente daquele que Paulo usou em Rm. 3:28. Note tanto Paulo como Tiago declaram enfaticamente que a verdadeira fé Salvífica produzirá infalivelmente obras de amor. Tg.1: 27; Tg.2: 8; Gl.5: 6; I Co.13; medite: Jo.14: 15.
F – OS RESULTADOS DA JUSTIFICAÇÃO NA VIDA DO HOMEM.
São muitos e maravilhosos. Devemos avançar para desfrutarmos de tudo o que Deus preparou para os Justificados pela sua graça, porque:
1- “Sendo justificado pela fé, temos paz com Deus”, Rm. 5:1. Esta paz, não é somente um sentimento agradável de sossego e tranqüilidade, mas é como um estado de após – guerra quando a beligerância cessa (beligerância que faz guerra ou esta em guerra) e as relações interrompidas são reatadas. O homem que vive em pecado está separado de Deus, Is. 59:2, e debaixo da ira de Deus, Ef.2:3. quando é declarado justo, entra num estado de paz com Deus e as suas relações com a divindade se tornam harmoniosas; passa a ter acesso a Deus, Ef.2:18; Rm.5:2.
2- Temos entrada, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes, Rm. 5:2. As bênçãos que acompanham a permanência na graça são grande. Os crentes crescem na graça, II Pe.3:18, e a graça se manifesta de muitas maneiras para o enriquecimento na vida espiritual dos Servos do Senhor. Vejamos algumas dessas bênçãos:
a) – Glóriamo – nos na esperança da Glória de Deus, Rm. 5:2. Para os que são “declarados justos” Deus da a alegria de participar da sua Glória. É uma benção que eleva aos nossos corações ás coisas que são de cima, Cl. 3:1-3; I Ts. 1:9, 10; Tt. 2:13.
b) Glóriamo – nos nas tribulações. Rm. 3:5. Os sofrimentos que apareceram na vida não abaterão o crente, pois a alegria que Deus lhe deu com a justificação opera nele e é a sua força, Ne. 8:10, em lugar de gemer, se alegra, porque, para o crente a tribulação produz paciência, experiência e esperança. Rm. 5:3-5.
c) A graça na vida do justo constitui também uma certeza da presença do Espírito Santo que derrama o amor de Deus em seu coração, Rm. 5:5. Assim, com a fé e o amor que há em cristo, a graça transborda, I Tm. 1:14. É bem verdade que há benção sobre a cabeça do justo, Pv. 10:6. Assim todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça, e graça pôr graça. Jo. 1:16.
3 – A justiça enche o crente da ousadia que o torna inabalável. Rm. 8:20, 21. A graça de Deus opera nele, manifestando o seguinte:
a) – “que se Deus e por nós quem será contra nós?”. Rm. 8:31.
b) Que se Deus, que não poupou a seu próprio filho, como não nos dará também com ele todas as coisas?. Rm. 8:32.
c) Que não precisamos aceitar acusações acerca daquele que Deus declarou justo. Rm. 8:33.
d) Que, diante de tudo isso, NADA NOS SEPARA do amor de Jesus Cristo. Rm. 8:35, 36; mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, pôr aquele que nos amou! Rm. 8:37, porque, pela graça de Deus, a justiça é, para nós, como couraça. Ef. 6:14.
4 – A Justiça é acompanhada de frutos, Fp. 1:11; Pv. 12:17, isto é, ela é posta em pratica e opera na maneira de viver do crente. Hb. 11:33; I Jo.2: 29; I Ts.2: 10. As obras justas que o crente pratica, estão diante dos olhos do povo, Mt. 5:16; I Pe.2:12, 15, elas são provas de que “CRISTO VIVE EM MIM”.Gl. 2:20; II Co. 4:10, 11.
5 – A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, Pv. 4:18, pois o justo tem um perpétuo fundamento, Pv. 10:25. E pôr isto não se abala, Pv. 10:30, pois tem segurança, Is.32:17. O reino de Deus é justiça, Rm. 14:17, pelo que o crente é vestido das vestes da Justiça dos Santos. Ap.19:7, 8; alegra – se esperando a vinda de Jesus. Ele, que há de vir, é a NOSSA JUSTIÇA, Jr.23:6, e, pelo seu sangue que nos purificou, entraremos na sua Glória, Ap.7:14. Ap.22:14, e seremos coroados com a coroa da Justiça, II Tm. 4:8.

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