sábado, 6 de novembro de 2010

LIÇÃO 1 - MISSÃO IMPOSSIVEL

Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza

Ao Mestre

Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, é imprescindível que o façamos com nosso espírito renovado na Presença e Unção do Senhor Jesus. Dedique todos os dias um tempo para estar orando e meditando na Palavra de Deus, é a única forma de nos mantermos vivos espiritualmente. Hoje me nossas igrejas, há muitos que “que têm nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1), exatamente porquê não se alimentam da Palavra de Deus.


Nós, que fomos chamados para sermos professores de EBD (Escola Bíblica Dominical) não devemos ser assim. Como ensinaremos o que não sabemos. Como iremos conduzir nossos pequenos à Cristo se nós mesmos não O conhecemos?

Lembremo-nos do conselho paulino: “... O que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Rm 12.7- ARA).

Deus continue a abençoar o seu ministério.

Texto Bíblico: Atos 1.1-11

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que todos os que aceitam a Jesus como Salvador deve anunciá-lo as demais pessoas para que venham a conhecê-Lo e e serem salvas.


Exercitando a memória 

“... Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as pessoas” (Mc 16.15 – NTLH).

Leia o versículo com os pequenos no mínimo três vezes, enfatizando que muitas pessoas vivem tristes por não conhecer a alegria de ter o Senhor Jesus em seus corações, e nós que O conhecemos devemos contar a elas, que Ele nos dá grande alegria e paz.


Crescendo no conhecimento

Após a ressurreição de Jesus, os seus discípulos ficaram um tanto frustrados. Os que eram pescadores, por exemplo, voltaram ao velho ofício e, esse abandono pela causa do Mestre foi generalizado.

Mas com o advento da aparição do Senhor aos mesmos, o quadro foi mudado: eles voltaram a alimentar aqueles sonhos acalentados por cerca de três anos e meio.

No capítulo primeiro do Livro de Atos dos Apóstolos, o Mestre já estava se despedindo deles, visto que precisava retornar à sua casa celestial. Mas o Senhor teve o cuidado de lhes recomendar que não se ausentassem de Jerusalém, antes de receberem a concretização da promessa do Pai, ou seja, serem revestido de poder.

Naquele momento, os que estavam reunidos não perderam a oportunidade e o interrogaram se a promessa do Pai seria acompanhada do restabelecimento do Reino de Israel, uma vez que a nação continuava sendo dominada pelo Império Romano.

Jesus, por sua vez, retrucou-lhes que não estivessem preocupados com "os tempos e as estações que o Pai estabeleceu pelo próprio poder", ou seja, não deviam se preocupar com as questões políticas e temporais. Eles estavam fundando uma comunidade voltada para os interesses espirituais.

Logo em seguida, retomou sua linha de pensamento: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8).

Jesus Cristo deixou bem claro qual deve ser o objetivo principal de sua Igreja: ser testemunha de Cristo. A Igreja é a Embaixada do Céu na terra. Nenhuma outra instituição tem autorização para falar em nome da Pátria Celestial. Não se pode desviar a Igreja desse seu alvo, que é propagar o Reino de Deus entre os homens, em todos os povos e nações.


Aplicação da Lição

Enfatize aos pequenos que cada Cristão deve testemunhar de Cristo tanto em sua comunidade, como também, avançando até atingirmos os mais longínquos lugares da terra. (At 1.8)

Fontes Consultadas:

  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
  • Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
  • Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009
Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva - jaciara.dasilva@ebdnet.com.br
www.ebdnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...