sábado, 6 de novembro de 2010

LIÇÃO 4 – UM POR TODOS E TODOS POR UM

Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza

Texto Bíblico: Atos 4.32-37-5.1-10

Objetivo´

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se da importância de termos união com nossos irmãos, e que Deus é Verdade, e a mentira é abominável aos olhos Dele..


Exercitando a memória 

“Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!” (Sl 133.1 – NTLH).


Crescendo no conhecimento

Todos os que aceitaram a Jesus e creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.

Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.


Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”.

Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”.


Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. 

Então Pedro disse a Ananias:

— Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos — mentiu para Deus!


Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram.

A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido.

Aí Pedro perguntou a ela:
— Me diga! Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno? 
—Foi! —respondeu ela.
Então Pedro disse: 
—Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também.


No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido. E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados. Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas entre o povo, e os seguidores de Jesus se reuniam no Alpendre de Salomão. Ninguém de fora tinha coragem de se juntar ao grupo deles, mas o povo falava muito bem deles. Uma multidão de homens e mulheres também creu no Senhor e veio aumentar ainda mais o grupo


Aplicação da Lição

Enfatize aos pequenos que a comunhão é uma das mais belas características da igreja de Cristo. Os primeiros cristãos se destacaram nela de maneira tão evidente que o povo ao redor se admirava e simpatizava com eles. O resultado era o crescimento do número de salvos (At 2.47). Na verdadeira comunhão dos salvos há amor mútuo e a alegria de compartilhar bênçãos e experiências. 

Comunhão é promover o bem estar dos irmãos e também receber o carinho nos momentos oportunos. Há uma marcante reciprocidade na comunhão. É participar da dor e do sofrimento do irmão. É “levar as cargas uns dos outros e assim cumprir a lei de Cristo” que é o amor. É estar juntos no culto sincero em adoração a Deus, cantando, orando, estudando a Palavra. 

Comunhão é servir uns aos outros com dons e habilidades dados pelo Senhor, e deste modo promover a edificação e aperfeiçoamento do corpo de Cristo. É chorar com os que choram e participar da alegria dos que se alegram. É promover a paz com todos. É ter paciência com os mais fracos e ajuda-los a crescer no conhecimento de Jesus.


 Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
  • Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
  • Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009
Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...