sábado, 6 de novembro de 2010

LIÇÃO 5 – SETE HOMENS E UM TRABALHO

Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza

Texto Bíblico: Atos 6.1-7

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que devemos servir a Deus fazendo algo com a capacidade que Ele nos deu


Exercitando a memória 
“Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! (1 Pe 4.10  – NTLH).


Dom é Dádiva, presente; capacidade recebida como um favor divino.

Dons são concedidos por Deus não para vantagem pessoal, mas para cumprir Sua Vonatde no beneficio de todos.


Crescendo no conhecimento

Hoje aprenderemos acerca da instituição dos primeiros diáconos na Igreja.

A palavra diácono tem um significado muito simples. Veio transliterada da língua grega diretamente para a portuguesa. Na língua original, quer dizer "servo".



Há toda uma história por trás da instituição do diaconato. Está relacionada com o evento registrado em Atos 6.1-6 (seleção e consagração dos sete para ajudar os doze apóstolos na distribuição de ajuda às viúvas gregas. Há quem se pergunte porque Lucas, o escritor dos Atos, não usa a palavra diácono. Talvez porque não percebam que ele usou o verbo "diaconizar", "fazer o trabalho de diácono" = servir,  no verso 2, e a palavra diakonia nos versos 1 e 4, traduzida por "distribuição" e "ministério", respectivamente. Portanto, a ênfase sobre o serviço social na Igreja apostólica tornou a palavra diácono um termo especialmente adequado a tais pessoas.

Além disso, era prática dos antigos crentes a chamada "festa do amor" (ágape) que envolvia dois fatos: a celebração da Ceia do Senhor, e o ministério de distribuição de alimento e ajuda financeira. Relatos antigos dão conta de que os diáconos recebiam as ofertas e ajudavam na administração dos elementos da Ceia.

Hipólito, um dos teólogos da Igreja antiga, fala de diáconos trabalhando com o seu pastor em funções litúrgicas (culto) e pastorais. Diáconos, diz ele, visitavam os enfermos, os pobres e os indigentes. Visitavam especialmente viúvas, órfãos e prisioneiros. Informavam ao pastor, e levavam aos visitados a ajuda da igreja. 

Sem dúvida, há uma tocante e extraordinária história de fé e serviço na instituição da função diaconal, homens e mulheres ordenados a servir. Por isso, o diaconato, a diaconia, é o alicerce de todo o ministério da igreja, e a marca da Igreja como Corpo de Cristo.


O servo de Deus deve estar apto para auxiliar na Igreja, ajudando a ensinar a Palavra de Deus e auxiliar os necessitados.  Para isso precisamos ser uma pessoa confiável. Isso significa ser alguém em cujos olhos as pessoas possam ver caráter, honestidade e olhar sincero. Uma pessoa em quem não há falsidade. Mesmo em meio aos cristãos há pessoas a quem falta essa abençoada qualidade. Um servo ou serva de Deus deve ser uma pessoa de altíssima confiança, e que compreende o alto relevo de sua função no ministério entre o povo de Deus.

Todos nós como servos de Deus devemos demonstrar qualidades que nos tornem aptos para representar a Deus na terra:
  • Andar prudentemente (v. 15);
  • Não ser insensato (v. 17);
  • Falar a modo de louvor (v.19)
  • Dar graças a Deus por tudo, mesmo as amargas lições da vida (v.20)
  • Sujeitar-se em amor e no temor de Jesus Cristo a outras pessoas (v.21).
  • Ser imitador de Deus (v.1);
  • Andar em amor (v.2). Entregar-se como sacrifício a Deus (v.2), porque tudo isso, e mais se poderia dizer, é ser controlado pelo Espírito Santo.

Isso é ser uma pessoa em quem habita a plenitude do Espírito de Deus, é assim que servimos a Deus, sendo dia a dia capacitados pelo Espírito Santo para realizarmos a vontade de Deus, anunciando a Sua Palavra através de nosso viver.  


Aplicação da Lição

Prezado (a) enfatize aos pequenos que Evangelizem, preguem, anunciem o amor e as promessas do Senhor… as pessoas precisam ouví-las, precisam conhecer as muitas obras que Jesus pode realizar na vida delas, desde curas, libertações, milagres e bênçãos. Tudo para a glória de Jesus Cristo!

Fazendo assim, estamos servindo a Deus! 
Sirvamos-O e amemos-O de todo o nosso coração!


Reproduza o desenho abaixo para os pequenos colorir, enfatizando que somente através da união conseguimos trabalhar para o SENHOR, reunindo o melhor de cada pessoa é que a Igreja se torna perfeita como Corpo de Cristo.
Fonte: www.blogeducafeliz.blogspot.com

 Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
  • Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
  • Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...