terça-feira, 7 de dezembro de 2010

LIÇÃO 10 - PÉ NA ESTRADA

Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza 

Texto Bíblico: Atos 15.396-41 à 18.1-28

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a Igreja é um corpo e como  os membros de nosso corpo físico precisam de cuidados assim devemos cuidar uns dos outros, visitando, consolando.

Exercitando a memória 

“E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” (Rm 10.15 – NTLH).

Crescendo no conhecimento

Paulo e Barnabé anunciaram o evangelho por onde passaram e muitos creram no Senhor Jesus e o aceitaram como Salvador. Mas, havia forte oposição por parte de alguns cristãos judeus a batizar os gentios sem que fossem primeiro circuncidados. Note que este conflito não veio de fontes externas, mas de dentro da própria igreja.

Estes são judeus que haviam aceito o evangelho de Cristo. O problema é que eles pensam que as bênçãos de Deus só podem ser dadas a judeus, e que eles são o único povo escolhido de Deus. Portanto, estão dizendo que os gentios precisam primeiro se tornar parte da aliança com Deus (isto é, através do sinal da circuncisão) antes que tenham o direito de ser salvos.

Este era um assunto muito importante. Poderia ter dificultado intensamente o progresso do evangelho. Foi a fonte de muitos conflitos nos anos que se seguiram. Paulo trata desta questão freqüentemente em seus escritos. Gálatas 2 acrescenta bastante ao estudo de Atos 15.

Enquanto Paulo e Barnabé ainda estavam em Antioquia, depois de sua primeira viagem de pregação, certos homens vieram da Judéia para Antioquia e ensinaram os irmãos dizendo: “A menos que vocês sejam circuncidados como Moisés ordenou, não poderão ser salvos.”

Os homens da Judéia conferiam grande importância a qualquer mensagem que pudessem trazer, porque Jerusalém, na província da Judéia, foi onde o evangelho havia começado a ser pregado. Por um longo tempo depois que outros discípulos foram dispersados, os apóstolos permaneceram em Jerusalém. Alguns ainda estavam lá (At 15:4,6,22). Por isso, Jerusalém era ainda considerada a fonte da informação bem valiosa para os cristãos primitivos.

Paulo e Barnabé tiveram extensos debates e muitas discussões com esses homens. Depois de algum tempo, ficou determinado que Paulo, Barnabé e alguns outros iriam aos apóstolos e anciãos de Jerusalém para discutir o assunto com eles. Paulo não sentia necessidade de ir a Jerusalém para aprender nada. A resposta já lhe havia sido dada pelo Espírito Santo.

Mas, o Espírito revelou que ele deveria ir com os homens a Jerusalém (Gl 2:2). Em sua viagem para Jerusalém, Paulo e Barnabé visitaram as igrejas na Fenícia e Samaria. Em cada lugar, eles contavam como os gentios haviam sido convertidos. A mensagem deles trazia grande alegria a todos os irmãos.

Quando chegaram a Jerusalém, receberam as boas vindas da igreja, dos apóstolos e dos anciãos (At 15:4). O primeiro encontro de Paulo foi com Tiago, Pedro e João, para que ele pudesse lhes dizer o que ele esteve pregando entre os gentios (Gl 2:2,9).

O resultado deste encontro foi o pleno acordo, que é exatamente o que esperaríamos de homens inspirados. Pedro, Tiago e João entenderam plenamente que, como Deus tinha dado a Pedro a responsabilidade de pregar aos judeus, ele tinha dado a Paulo a responsabilidade de pregar aos gentios.

Após algum tempo da comunicação à igreja de Antioquia, Paulo convidou Barnabé para visitarem os irmãos em todas as cidades em que pregaram, para verem como eles estavam. 
Barnabé queria levar seu primo João, chamado Marcos; mas Paulo opôs-se porque ele os tinha deixado na Panfília, na primeira Viagem. Não chegando a um acordo, Barnabé embarcou para Chipre com Marcos; e Paulo, levando Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.

Atravessaram a Siria, rumo noroeste. De Antioquia (da Síria) partia uma estrada que levava a Tarso e à Asia Menor. Passaram por Tarso e seguiram para Derbe. Listra, lcônio e Antioquia (da Psisídia). Em Listra conheceram um discípulo chamado Tímóteo, filho de judia convertida e pai grego: dele, os irmãos davam bom testemunho. Paulo levou-o, mas antes circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares. Todavia, ao passarem pelas cidades entregavam aos irmãos as decisões tomadas pelos Apóstolos e presbíteros na Assembléia de Jerusalém. As igrejas aumentavam em número dia a dia.

Aplicação da Lição 

Nós, os Cristãos nascidos de novo cuidaram e tomaram conta uns dos outros.

Todos os cristãos na Bíblia precisavam uns dos outros e serviam à justiça de Deus juntos. 
Esta vida de fé é a vida real dos justos.

 Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
  • Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
  • Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8ª  Edição/2009
  • Stotti – John, - A Mensagem de Atos – Editora São Paulo

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva - jaciara.dasilva@ebdnet.com.br
www.ebdnet.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...