quarta-feira, 9 de março de 2011

LIÇÃO 09 – A MULTIPLICAÇÃO DA CIÊNCIA


Comentaristas: Niedja de Mello


Introdução

A lição 09 é uma lição a qual usaremos como uma breve introdução para as lições seguintes; isto porque quando falamos de ciência, precisamos expor os lados positivos e negativos que ela produz.

De certa forma ate aqui falamos dos aspectos positivos que a ciência produziu, como na lição 07 (Doença, to fora) lá vimos a importância da medicina para cura de muitas doenças, algo que é fruto da ciência.

Agora veremos nas lições seguintes a esta os aspectos negativos da ciência; o que é importante notar que a ciência por meio da tecnologia traz um certo desenvolvimento para a humanidade, mas ao mesmo tempo também produz alguns males, males estes que não estão somente associados a vida material; mas a vida espiritual, por essa razão a muito a Bíblia nos alerta sobre estes dias, onde a ciência se multiplicaria. De imediato a frase nos parece ser de sucesso, contudo era uma predição que caracterizaria os últimos dias da historia da humanidade.

I - E A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ

O texto que pegamos para estudo da lição é Daniel 12:4

E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

O profeta Daniel profetizou essas palavras a muitos séculos atrás, a Bíblia relata que nem mesmo o profeta entendia o sentido, mas sem duvida era uma palavra escatológica, que se cumpriria futuramente; nos últimos dias, dias estes que estamos vivendo.

Na Bíblia aparece muitas vezes a palavra “ciência” onde tem o significado de conhecimento, ou seja, uma sabedoria mediante o acumulo de conhecimentos.

Quando trazemos esta palavra para o contexto atual e pratico, logo temos a idéia de todo o sistema de conhecimento humano e tecnológico.

Portanto podemos tomar ambas interpretações ao que escreveu Daniel, porque vemos nestes últimos dias como isto tem se cumprido. Mas essa multiplicação não ocorreu de imediato, mas foi se desenvolvendo ao longo da historia, observe:

Na Idade Média a ciência, encontrava se sob forte influência da Igreja Católica. A autoridade da Igreja impunha sua doutrina como verdade que não podia ser discutida. Por isso, muito pouco conhecimento a ciência acumulou neste período.

A esta ciência foi dado o nome de escolástica e, sua finalidade principal era demonstrar a (suposta) verdade da doutrina da Igreja Católica.

Em geral, as noções verídicas encontradas nos escritores antigos eram tidas por estes sábios como idéias fantásticas. A Igreja, temendo perder sua autoridade, reprimia toda idéia que poderia traçar novos caminhos para a ciência, impedindo seu livre desenvolvimento. Mesmo assim, houve alguns sábios na Idade Média que ousaram com algumas idéias e descobertas novas. Durante esse período a Igreja Católica foi o principal impedimento para o progresso da ciência.

A ciência passou se desenvolver melhor a partir de grandes mudanças ocorridas na sociedade, como o “Renascimento” e outros movimentos que se libertaram do domínio da igreja. Assim a ciência teve seu desenvolvimento total nos últimos séculos de nossa historia, a qual podemos afirmar que, a cada ano a ciência se multiplica rapidamente superando em muito os muitos séculos de atraso.

Vale lembrar que a Igreja Católica que detinha o poder já estava corrompida, nos dias de hoje muitos estudiosos culpam o catolicismo pelo atraso do desenvolvimento da ciência. Mas podemos analisar o fato positivamente.

Primeiro Deus é o Senhor da historia, se tudo ocorreu desta forma é porque o Senhor tem seus planos e tudo esta ao seu controle, mas podemos imaginar o seguinte, que o mundo tem pouco menos de dois séculos que vem se desenvolvendo aceleradamente o que é já suficiente para causar sua autodestruição; como seria se não houvesse na historia esse bloqueio? Este mundo já estaria completamente destruído há muito tempo.

A Bíblia afirma que a verdadeira ciência vem de Deus, concluímos assim que a verdadeira ciência tem uma relação com a religião. A multiplicação da ciência dos últimos dias tem essa característica de romper essa ligação com a religião, isto aconteceu porque o ser humano volta-se para si mesmo, e se auto proclama o centro do universo.

II - COMUNICA-SE

Este tópico trata de um lado positivo da multiplicação da ciência dos últimos dias, a comunicação. A comunicação humana se desenvolve em diversos campos de diferentes naturezas, A tecnologia passou a fazer parte da comunicação. Com o desenvolvimento da ciência logo surgiram as telecomunicações, que dizem respeito às distintas tecnologias de comunicação à distância, como telegrafia, telefonia, radiodifusão, teledifusão e internet, entre outras, envolvendo transmissão de áudio (som), vídeo (imagens) e dados. Sendo a internet uma das tecnologias mais fluentes na atualidade.

Internet

Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

Para entendermos o conceito do que vem a ser a Internet, a Rede Mundial de Computadores, devemos regressar às décadas de 60/70 para saber como ela se tornou um dos meios de comunicação mais populares. Tudo surgiu no período em que a guerra fria pairava no ar entre as duas maiores potências da época, os Estados Unidos e a ex União Soviética.

O governo americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet, um projeto iniciado pelo Departamento de Defesa Americano que realizou então a interconexão de computadores.

O sucesso do sistema criado pela ARPANET foi tanto que as redes agora também eram voltadas para a área de pesquisas científicas das universidades.

Contudo, a Internet como hoje conhecemos, com sua interatividade, como arcabouço de redes interligadas de computadores e seus conteúdos multimídia, só se tornou possível pela contribuição do Cientista Tim BernersLee e ao CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que criaram a World Wide Web A World Wide Web "a Web" ou "WWW" para encurtar rede de alcance mundial, (traduzindo literalmente) é uma rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hipermídia, como vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para ver a informação, pode-se usar um software chamado navegador (browser) para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores de internet (ou "sites") e mostra-os na tela do usuário. O usuário pode então seguir os links na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir links é comumente chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.

No Brasil, a Internet chegou por volta de 1988, para auxiliar nas pesquisas universitárias, e sua operação estava subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Mas foi somente a partir de 1995, que a Embratel, por meio de uma autorização do Ministério das Telecomunicações, disponibilizou seu acesso para o uso comercial. Alguns dos serviços disponíveis na Internet, além da Web, são o acesso remoto a outras máquinas, transferência de arquivos, correio eletrônico (email), boletins eletrônicos bate-papo online (chat), mensagens instantâneas (MSN Messenger, Blogs), etc.

III - PROBLEMAS A VISTA...

Quando iniciamos o trimestre afirmamos que tudo quanto Deus fez é bom, mas o homem destituído da graça de Deus, transformou todo o bem em mal, isto se aplica em muito a ciência, porque a ciência que poderia ser usada para o beneficio de toda humanidade também tem produzidos diversos males, isto em todas as esferas da vida humana; o meio ambiente, a saúde, o relações humanas, etc.

a) Meio ambiente

Sem duvida o pecado é mola propulsora que leva o homem usar de todos os meios e formas para obter lucro financeiro, dessa forma explora os recursos naturais sem a menor preocupação de preservação, visto que são recursos finitos.

A ciência trouxe a tecnologia com suas maquinas, indústrias e técnicas de exploração, contudo vemos os seus resultados claramente.

A contaminação do ar, das águas e do solo, seja pela queimada de florestas, pela emissão de gases tóxicos das indústrias químicas e de beneficiamento de minerais, ou pelas toxinas geradas na decomposição do lixo urbano, todos afetam profundamente os ecossistemas e o estado de saúde das populações, mormente as pessoas idosas e as crianças.

O estudo recentemente divulgado por um instituto de pesquisas apontou para um cenário apocalíptico em conseqüência do aquecimento global. O efeito estufa estaria estreitamente ligado ao aumento da ocorrência e intensidade de inundações e secas, ambas resultando em redução das reservas de água potável.

b) Saúde

Embora a Ciência dera uma contribuição positiva com a medicina, porem negativamente; a ciência tem produzido uma serie de doenças em decorrência desse desenvolvimento desenfreado, isto no aspecto físico e mental.

A exemplo disto temos a morte prematura de velhos e crianças que são cometidos de doenças pulmonares em decorrência da contaminação do ar e do aquecimento global, doenças do aparelho digestivo em decorrência de alimentos contaminados.

Na atualidade também tem surgido doenças de natureza mental como stresse e outros.

c) Relações humanas

Deus criou o homem para ser um ser social, viver numa sociedade fraternal onde o amor ao próximo seria o ideal, mas vimos ao contrario disto; a ciência com todo o seu aparato de tecnologia não é disponível a todas as pessoas, grande parte da humanidade ainda vive como no principio das civilizações.

Cada dia mais as pessoas, que tem condições de usufruir de todos esses benefícios da ciência, se tornam materialistas, egoístas. A busca pelas riquezas e bens matérias os faz passar por cima do próximo.

Vivemos diante de uma realidade assustadora onde a violência tornou-se rotineira, e os direitos humanos banalizados em todos os níveis, inclusive nas instituições mais importantes da sociedade: na política, na economia, na família, na religião, etc. Isto é, distorcendo as práticas morais e dos mais consagrados princípios éticos da vida e isto ocorre apesar do avanço tecnológico e do desenvolvimento da ciência.

Em todos esses aspectos vemos que a mesma ciência que traz por lado benefícios e desenvolvimentos também causa problemas irreversíveis.

Um outro aspecto afetado é o espiritual, sempre houve uma aparente discordância entre a ciência e a Palavra de Deus, embora não seja assim, alguns preferem crer piamente na ciência e tela como resposta para todas questões e soluções do problemas, desta forma todo desenvolvimento que ela traz no sentido tecnológico motiva ao homem se afastar ainda mais de seu Criador.

Porque supõe que a ciência lhe podem dar tudo quanto eles precisam. A situação chega a tal maneira que muitas filosofias mundanas afirmam que Deus é apenas uma criação humana, e que agora torna se desnecessário porque o homem pode produzir tudo para o seu viver. Por fim, muitos dos avanços da ciência, repito pelo lado negativo, também tem afetado a Igreja, pois são muitos os cristãos que se deixam envolver, devemos sim usar de todos benefícios da ciência, contudo sabermos os limites.

A exemplo, a televisão, é um excelente forma de comunicação, através delas temos noticias, informações, ate programas evangélicos, mas contudo devemos estar atentos a outras programações que ferem a fé e os princípios bíblicos, a isto devemos evitar. O mesmo se da com Internet, embora seja um excelente instrumento de comunicação, também pode trazer muitos males, isto ocorre porque:

a) Qualquer pessoa pode colocar suas idéias na Internet.

No passado, a comunicação de idéias ao público era privilégio das poucas pessoas com influência ou recursos para imprimir suas publicações ou produzir programas de televisão ou rádio. Hoje, qualquer pessoa pode comunicar pela Internet, mesmo as pessoas que não têm nenhum conhecimento dos assuntos tratados, deste modo muitas informações podem ser falsas e mentirosas.

b) A censura da Internet é praticamente impossível.

Com mais de 3,5 milhões de sites (locais onde pessoas podem procurar informações) e 200 milhões de usuários no mundo inteiro, cada um capaz de colocar suas idéias na frente de outras pessoas, não existe governo capaz de controlar o conteúdo da Internet. Esse fato tem seu lado bom, em saber que ninguém pode censurar artigos como genuinamente cristãos. 

Mas, ao mesmo tempo, há muitas coisas erradas facilmente disponíveis na rede. Há milhares de sites que incentivam inimizade, pornografia, violência, imoralidade, rebelião, adoração ao Diabo, etc. Correio eletrônico (email) e sites de bate-papo podem ser usados por pessoas maldosas com intenções impuras ou criminosas.

c) Disponibilidade de muitas informações

Boa parte de informações da internet é quase de graça, convida o usuário a ficar viciado na rede. Tempo que deveria ser usado para orar, estudar a Bíblia, louvar ao Senhor, estar com a família e com outras pessoas acaba sendo gasto na frente de um computador

d) A Internet pode contribuir à solidão e desajuste social

Parece um paradoxo, engraçado! Uma ferramenta que abre portas de comunicação com o mundo inteiro acaba, muitas vezes, criando mais isolação e solidão. Na segurança do próprio lar, uma pessoa pode se comunicar com muitos sem ter contato pessoal com ninguém. Deus nos criou como seres sociais, precisando de contato com outras pessoas, por isso, ele nos deu o casamento, a família e a igreja; nós precisamos de outras pessoas.

O uso descontrolado da Internet rouba as pessoas deste contato essencial com a família e outros.

Conclusão

Todo cristão deve se manter informado e atualizado com todas as novidades do mundo moderno, ao contrario do que muitos pensam; o cristão não pode estar alienado dos assuntos atuais, ao contrario a boa informação lhe dara condições de identificar o momento que estamos vivendo. Por meio dessas informações percebemos os sinais da vinda de Cristo se cumprindo.

Mas enquanto a volta de Cristo não é concluída, continuamos no mundo e precisamos conviver com tudo isso, desta forma o melhor é seguir o conselho do apostolo Paulo:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1Co 6.12)

Podemos usufruir do desenvolvimento da ciência, contudo de forma cautelosa, procurando remover o mal e sua influencia.

Que Deus os abençoe.

Colaboração para EBDnet - Jair César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...