segunda-feira, 21 de março de 2011

LIÇÃO 11 – O FIM DO MUNDO


Comentaristas: Niedja de Mello

Texto Biblico  Lc 21.11,25-27; Mt  24.13;  Jr 4.24,26

E haverá, em vários lugares, grandes terremotos, e fomes, e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu. E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirá ao mundo, porquanto os  poderes do céu serão abalados. E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória. (Lc 21.11,25-27) Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. ( Mt 24.13) Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros 
estremeciam. Vi também que a terra fértil era um deserto e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira. (Jr 4.24,26)

Objetivos

Após a aula seus alunos deveram:  saber descrever as crescentes catástrofes ocorridas no mundo nos últimos anos, bem como entender as maneiras de se posicionar diante destes fatos apocalípticos.

Introdução

Na lição anterior iniciamos falando acerca da destruição do meio ambiente causado pelo homem, nesta lição daremos prosseguimento no assunto, mas agora sob um novo prisma; toda destruição a natureza causada pelo homem, é uma decorrência do pecado e do “desenvolvimento cientifico” dos últimos tempos, mas devemos ter essa destruição como algo que vai muito mais além do que dificuldades futura de sobrevivência na terra, ela representa indícios de que o próprio mundo esta perto de chegar ao fim!!!

A crença do fim do mundo é antiga, há alguns anos atrás muitos temiam a passagem para o ano 2000, ano que os antigos mencionavam como sendo o provável dia do fim do mundo mas o próprio tempo se encarregou de desmentir esta superstição dos antigos, visto que nada aconteceu. E nem poderia, primeiro porque a nossa maior referencia da verdade, a Bíblia não menciona data, segundo; um analise na historia veremos que o suposto ano do fim (2000) já havia passado.

Isto ocorre porque temos no calendário oficial um erro de calculo, pois não sabemos o tempo certo do nascimento de Cristo, supõe-se que poderia ter ocorrido a pelos menos seis anos antes do ano 1 do marco divisor da historia, ou seja, a.C e d.C, portanto quando chegou o ano 2000 d.C já estávamos em 2006 supostamente.

Nos últimos dias outra data tem sido mencionada por supersticiosos, 2012.

Mas a Bíblia nos da uma noção de que a realidade do fim era algo constante, o próprio Senhor Jesus mencionou:

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt 24.14).

Ao ouvir o Senhor, os discípulos não entendiam plenamente, por essa razão questionavam acerca de como iriam saber o tempo do fim.

E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?(Mt 24.3)

Após a ressurreição do Senhor, os discípulos puderam compreender melhor esta realidade, observe o que Pedro afirma.

E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração. (1 Pe 4.7)

A principio observamos que o fim de todas as coisas, mencionados a cima estão relacionados ao termino do sistema pecaminoso que impera no mundo, mas em conseqüência disto o mundo também sofrerá pois passará por uma séries de transformações. Porém essa fase de transição se dará em um ambiente apocalíptico.

I- As catástrofes da natureza

Durante muitos anos da historia humana alguns acontecimentos chamam a atenção pela gravidade do ocorrido, é que chamamos de uma catástrofes.

Catástrofe é um acontecimento súbito de conseqüências trágicas e calamitosas, grande desastre ou desgraça; calamidade.

Podemos definir a ocorrência da catástrofe em três situações:

a) Por uma intervenção divina

Por causa do pecado e da injustiça dos homens Deus intervem, e envia seu juízo; temos como exemplo disto o dilúvio.

b) De causas naturais

A própria natureza esta sujeita a manifestações naturais, que podem ocorrer de modo trágico e inesperado. A exemplo disto temos em alguns paises, vulcões, furacões, inundações, terremotos.

c) Conseqüência da destruição ambiental

O homem de forma implacável usa os recursos da natureza, mas sem nenhuma consciência de preservação. Por essa razão a natureza reage contra essa agressão.

O resultado é uma cadeia de tragédias.

Vejamos algumas catástrofes que tem atingido o mundo:

1- Erupções (atividade vulcânica)

Estimase que existam atualmente 1.500 vulcões ativos no mundo, 550 em terra e o restante no oceano. 

Algumas regiões do planeta estão sendo monitoradas continuamente em relação à atividade vulcânica, como o Alasca, a Islândia, a Indonésia, o Equador, o Japão, a Itália e, mais recentemente, o México. Na Itália há cinco vulcões "preocupantes"; no Japão, oitenta e seis. E o número de erupções no mundo vem aumentando já há tempos.

2- Inundações

As inundações aumentam continuamente em todos os países da Terra, a cada ano elas surgem com ímpeto redobrado, acarretando a destruição de cidades e vilas, perdas agrícolas, doenças e mortes.

De acordo com uma pesquisa, em todo o século XIX foram registradas três grandes inundações, onde pereceram cerca de 938 mil pessoas. No século XX, até agosto de 1996, haviam ocorrido 82 grandes inundações em diversos pontos do globo, as quais mataram aproximadamente 4 milhões e 72 mil pessoas.

O desgelo das regiões polares tem contribuído em muito para a elevação do novel do mar, estima-se que muitas cidades poderão desaparecer inundadas pela água.

Nestes últimos dias, temos visto que essas calamidades tem atingido o Brasil, a exemplo as freqüentes inundações em São Paulo,  as inundações no Rio de Janeiro, e cidades do Nordeste. 

3-Terremotos

Sismo ou terremoto é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros.

Entre os efeitos dos terremotos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos destrutivos em construções, resultandoem  perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc).

4- Tsunamis

O termo "tsunami" vem do japonês significando tsu (porto) e nami (onda). O termo foi criado por pescadores que, vindo da pesca, encontraram o porto devastado, ainda que não tenham visto nem observado a onda no alto mar.

Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água.

Tivemos um triste exemplo disto recentemente, O Terremoto do Índico de 2004 ocorreu a 26 de Dezembro de 2004, cerca das oito da manhã (hora local). O terremoto teve epicentro no mar a oeste da ilha de Sumatra no Oceano Índico. O abalo teve magnitude sísmica estimada primeiramente em 8,9 na Escala de Richter, posteriormente elevada para 9,0 sendo o sismo mais violento registado desde 1960 e um dos cinco maiores dos últimos cem anos. Ao tremor de terra seguiu-se um Tsunami de cerca de 30 metros de altura que devastou as zonas costeiras de vários paises. Sendo totalizados mais de 228.000 vitimas fatais.

II- O fim está perto?

Todos estes acontecimentos que mencionamos acima, tanto no passado como nos dias atuais, são sinais preditos por Cristo. Quando o Senhor respondeu a seus discípulos acerca do fim, não lhe disse um dia especifico, mas lhe declara alguns acontecimentos que poderiam indicar que o tempo do fim estava próximo.

As catástrofes da natureza são mais do que conseqüências da destruição causada pelo homem, elas são sinais do fim de todas as coisas e da volta de Jesus.

Quando Deus fez o mundo, o fez para que durasse para sempre, pois criou todas as condições para isso, o homem viveria harmoniosamente na Terra, mas a queda modificou todas as coisas. O que vemos é ação predatória do homem, que acelera o processo de destruição do mundo.

III- Você esta preparado?

Embora tenha relatado aos discípulos os sinais que identificariam sua volta, o Senhor não revelou o dia de sua volta, mas aconselhou os discípulos a vigiarem porque eles não sabiam o dia e nem hora:

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor(Mt 24.42)

O Senhor também aconselhou a vigilância por meios de algumas parábolas:

Em Mateus capítulo 25, do versículo 1 ao 13, é relatado uma das parábolas de Jesus. Neste texto Jesus fala de dez moças, cinco tinham juízo e cinco não. 

Todas estavam esperando para irem a um casamento. As cinco moças ajuizadas estavam preparadas, com óleo de reserva para colocar em suas lamparinas. As outras não tinham pegado óleo de reserva. Jesus costumava usar comparações para explicar os planos de Deus e as coisas que estavam para vir. O povo precisava que Jesus ensinasse dessa forma, pois se não fosse assim, eles não entenderiam o quê Jesus queria dizer. Para entender melhor esta passagem, é necessário explicar o contexto da história. De acordo com a tradição daquela época, enquanto o noivo estava indo para a casa da noiva a fim de trazê-la para sua casa, as moças ficavam esperando à porta da casa do pai dele, onde seria realizada a festa. 

Neste texto, Jesus faz uma advertência sobre os últimos dias. Algo que muitos cristãos têm esquecido: preparar-se para a volta de Cristo. No meio destes que "esperam", existem muitos que não estão preparados para o encontro com o Rei Jesus. Mas por que não estão preparados? Vou citar, seguindo o texto de Mateus 25, três causas do despreparo de alguns cristãos.

1) Se esqueceram de pegar óleo de reserva.

No versículo três de Mateus 25 diz que as moças sem juízo não pegaram óleo de reserva. Hoje em dia é comum encontrarmos as pessoas buscando a Deus só diante de problemas. Quando querem alcançar alguma coisa, correm para Deus pedindo ajuda e graça para sua vida. Dessa maneira a igreja não pega óleo, a unção de Deus, de reserva, só o necessário para o momento. Quando aparece uma doença, as orações são intensificadas. Depois da cura, não continua buscando a presença de Deus para sua vida. E assim, não pega óleo, a unção de Deus, de reserva, só o necessário para o momento.

Na maioria dos problemas que enfrentamos, temos tempo de ir a Deus pedir ajuda. Mas em relação a volta de Cristo não teremos tempo se deixarmos para a última hora. Por isso você tem que estar preparado, com o óleo de Deus na sua vida, para não ser pego de surpresa no grande dia da arrebatamento.

2) Dormiram quando não podiam dormir.

O segundo motivo do despreparo dos cristãos está no versículo 5. O noivo estava demorando e elas dormiram. Esperar alguma coisa ou alguém, quando há demora, pode levar as pessoas ao cansaço e até mesmo a desistência.

Aquelas moças dormiram na hora que não podiam dormir, ainda mais sem óleo de reserva. Elas tiveram mais uma chance de buscar óleo, mas em vez disto, dormiram.

Pode ser encontradas, nas igrejas, pessoas que dormem e não percebem que a volta de Cristo está próxima. A Bíblia diz que nos últimos dias haveriam guerras, rumores de guerras, terremotos...

3) Foram buscar óleo tarde demais

O terceiro ponto que analisaremos está no versículo 10. Depois do grito que indicava a chegada do noivo, as moças sem juízo foram buscar óleo. Uma coisa é certa: quem não despertar e buscar a ajuda do Espírito Santo enquanto há tempo, um dia vai despertar com o grito de "Ele veio". Neste momento não adianta pedir ajuda ao irmão ou para um amigo. A consagração de uma pessoa não vale para outra. Tua comunhão com Deus é individual e não depende dos outros. Se você não tiver a unção de Deus sobre tua vida, quando o momento do encontro com Cristo chegar, não adiantará correr para buscar.

Prepare-se enquanto há tempo pois em I Coríntios 15:19 diz :

"Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo".

Se estamos procurando a graça Deus só para vivermos bem aqui nesta vida, a Bíblia é clara quando afirma que somos infelizes. Lembre-se que Deus pode nos abençoar material, sentimental e espiritualmente. 

Mas lembre-se, principalmente, que Cristo voltará para buscar o seu povo e só irá com Ele quem estiver vigilante e preparado, com óleo de reserva e não estiver dormindo espiritualmente.

IV - Como devo me posicionar?

Diante do conhecimento na palavra de Deus em relação a essas catástrofes da natureza, devemos como cristãos agir de forma contraria aos incrédulos, pois eles se espantam com esses casos, contudo não possuem o conhecimento do tempo final que estamos vivendo, assim mesmo espantados não conseguem fazer nada em beneficio de sua vida, pois apenas lamentam e temem, pois não tem a Deus e nem a uma esperança.

Seguindo o bom conselho da moças prudentes da parábola acima, devemos estar vigilantes, porque se assim o fizermos seremos bem aventurados.

Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. (Mt 24.46)

Devemos estar atentos a todos os acontecimentos, quer sejam sociais ou naturais, pois eles indicaram a proximidade do completo cumprimento da palavra do Senhor.

Esta também é uma ocasião em que podemos falar de Cristo a outras pessoas, pois certamente muitos ficam perplexos e assustados com os casos de violência, tragédias naturais, é neste momento que podemos falar da Palavra, pois ela já há muito tempo havia previsto que estes acontecimentos caracterizariam os últimos dias.

Portanto devemos, no preparar, servindo e aguardando a sua volta.

Conclusão

Terminamos nossa lição com as palavras do Senhor Jesus:

Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima. (Lc 21.28)

Ele se referia as “essas coisas” pelos sinais que se cumpririam no final dos tempos. Com isto entendemos que mesmo em circunstâncias difíceis há esperança quando estamos confiando em Deus.

Que Deus possa vos abençoe.

Colaboração para EBDnet– Prof. Jair César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...