segunda-feira, 16 de abril de 2012

LIÇÃO 2 - QUAL É O MEU DOM

Comentaristas: Esdras Bento, Miriam Reiche, Telma Bueno e Vera Garcez.

ENFOQUE BÍBLICO:

“Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera em todos.” (1Co 12.4-6)

OBJETIVOS: 

Descrever os dons espirituais.
Distinguir talentos naturais dos dons espirituais.
Buscar os dons espirituais através da oração.

INTRODUÇÃO

Nesta lição aprenderemos a diferença entre os talentos naturais e os dons espirituais. Não há duvida que muitos se confundem pensando que os talentos naturais podem ser considerados espirituais, eles podem sim ser usados na igreja. Por exemplo: um irmão construtor pode construir grandes igrejas, o medico pode atender a classe carente da igreja, o professor pode oferecer sua habilidade e dar aulas nas varias escolas espalhadas em nossas igrejas etc...Todavia tais irmãos podem ser usados também com os dons espirituais, mas não confundir os dons com os talentos naturais. Qual é o meu Dom? esta pergunta vale tanto para o natural, como também para o espiritual.


OS DONS ESPIRITUAIS

Na lição anterior mostramos de forma geral, agora pretendemos de forma mais especifica analisar os dons espirituais. Os dons do Espírito Santo têm sido banalizados, infelizmente há muitos que se aproveitam de algo tão sublime e santo para o comercio. A Bíblia é determinante quanto ao uso dos dons, não podemos sair por ai dizendo que somos usados nesse ou naquele dom, eles tem utilidade na igreja (1Co 12.7).



A Bíblia de Estudo Pentecostal trás um estudo na pg 1756, nesse estudo cujo tema é: “Dons Espirituais para o crente” da uma visão geral do assunto, mostrando a maneira que o Espírito Santo se manifesta através da variedade de dons. O objetivo é a edificação e a santificação da igreja.

Dom é uma dádiva que alguém recebe e é exigido do crente que o use na proporção da fé de modo especifico, não é a mesma coisa que o poder recebido para execução em conjunto. O Espírito Santo se manifesta com os dons de acordo com sua vontade (1Co 12.11), e é preciso ter uma necessidade para tal, assim como o crente também deve buscar e anelar pelos dons.

Os dons não são de uso exclusivo, nomear uma pessoa como profeta, curador ou fazedor de milagres, não é correto. Pode sim uma pessoa receber mais de um dom de acordo com a necessidade. Algumas pessoas querem ser respeitadas como possuidoras de um determinado dom, principalmente o de profetizar. Há muitos anos atrás uma pessoa de minha família que não é evangélica, depois de andar por muitos lugares a procura de solução para um determinado problema. Foi levada a uma profetiza segundo ela, que me cobra isso até hoje a profeta recebia em sua casa algumas pessoas e para todos tinha uma mensagem, inclusive para a minha parenta.

O resultado é que tudo o que foi profetizado nunca aconteceu o assunto era grave e aconteceu tudo diferente da “profecia”.

O nosso Deus jamais mandará falar algo que ele mesmo não cumpra, a Bíblia diz que tanto o diabo, quanto ao falso crente podem imitar. O crente tem o dever de analisar se os espíritos procedem de Deus ou não (1Jo 4.1).

O Apostolo Paulo focaliza a ativação dos dons, mostrando assim a edificação do corpo de Cristo. Para o apostolo a igreja é um organismo interdependente e interativo, nesse corpo Cristo é a cabeça, os demais membros do corpo são os homens e mulheres espalhado em toda a terra. Cada crente tem por dever desempenhar um papel importante no uso dos dons, eis a razão do porque Paulo ensina a igreja em Roma a apresentar um culto racional (Rm 12.1-3). Adverte a igreja em Corinto a não perder o controle do corpo  (1Co 12.1-3), recomenda a  igreja em Efeso a viver de modo digno da vocação divina (Ef 4.1-3). 

A unidade do corpo é feita através da conservação da unidade do Espírito, os dons do Espírito, são totalmente sobrenaturais, mas Deus opera através dos seres humanos. Não significa que o crente não tenha nenhum envolvimento, alguns ensinam que o Espírito ignora a mente humana, para que as profecias, por exemplo, não sejam distorcidas. Na verdade o crente  submete a Deus sua mente, seu coração, sua alma, e sua força, de modo consciente e deliberado. Entendemos que capacidade, o ser humano por si só não tem, é o Espírito Santo quem o  capacita de modo sobrenatural, permitindo ainda que os dons sejam avaliados, sem diminuir a eficácia, dando a congregação à oportunidade de testar pela Bíblia, sua veracidade.
  1. Dom da Palavra da Sabedoria
  2. Dom da Palavra do Conhecimento
  3. Dom da Fé
  4. Dons de Curar
  5. Dom de Operação de Milagres
  6. Dom da Profecia
  7. Dom do Discernimento do Espírito
  8. Dom de Variedades de Línguas
  9. Dom de Interpretação de Línguas
OS MINISTERIOS

O ministério também é um corpo formado por obreiros com chamadas especificas como tratamos na lição anterior. Encontramos cinco diferentes ministérios em Ef 4.11, os mesmos visam o aperfeiçoamento da igreja, quanto aos dons do Espírito todos na igreja podem ser usados, todos podem profetizar, falar línguas. É claro que a Bíblia pede que os dons sejam usado com inteligência (1Co 14. 26-31), os dons ministeriais são mais restritos, são conhecidos como dons de Cristo. Portanto eles estão mais relacionados ao ministério cristão.
  1. Apostolo – a maioria dos eruditos concorda que essa palavra tem dois significados, primeiro se refere ao membro de um grupo muito distinto, os discípulos e Paulo a posição desses homens estava acima da igreja. Este tipo de Apostolo não existe hoje, eles exerceram função impar na fundação da igreja (Ef 2.20). Este grupo é peculiar e limitado,  ignorar este fato é expor a igreja do Senhor ao erro. Em segundo lugar o significado de Apostolo como esta em algumas passagens da Bíblia é outro, ou seja, em português significa mensageiro ou embaixador (Rm 16.7; 2Co 8.23).  Trata-se de homens enviados pela igreja local a campos de trabalho. Aqueles pioneiros enviados a regiões onde não havia ainda pregadores do evangelho podem ser considerado apostolo, não como ministério, mas como consideração.  
  2. Profeta – aqui também há dois sentidos com tríplice propósito: exortar, edificar e consolar, primeiro significa predizer, mostrando de forma extraordinária o futuro (At 11.28). O segundo significado é proclamar a vontade divina pelo Espírito em tempo presente sem prever o futuro.

    3- Evangelista – o termo significa “boas novas”, este ministério é dado aos proclamadores de boas novas da salvação aos perdidos, dois homens na Bíblia são chamados de evangelista, Filipe e Timóteo (At 21.8; 2Tm 4.5). A diferença entre o evangelista e o apostolo é que o primeiro tem a missão de simplificar o evangelho e persuadir os homens a fé. O apostolo chegava primeiro (Rm 15.20) e o evangelista depois (2Tm4.5), Filipe em Cezareia e Samaria, Timóteo em Efeso, onde Paulo já havia pregado.
4- Pastor – este tem a responsabilidade de pastorear o rebanho de Deus; o alimento das ovelhas é de responsabilidade do pastor (Jo 21.15-17). O campo pastoral é mais vasto que os outros, é uma chamada especifica que inclui qualificações (1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9

5- Mestre – infelizmente este é um dos mais negligenciado, não é muito popular entre a igreja. Eis a razão do crescimento assustador das seitas e heresias, falta de ouvir os doutores que estão isolados em algum cantinho na igreja. Que pena! Este ministério existe para tirar as duvidas, os grandes avivamentos vieram por grandes expositores da Palavra, veja a historia. 

AS OPERAÇOES

Deus não nos chamou para ficarmos de braços cruzados, dizem que em todos os ajuntamentos de pessoas existem três grupos. Primeiro aqueles que estão fazendo, segundo aqueles que estão de braços cruzados e terceiro os que estão ali só para criticar. Qual o seu dom?

Ninguém recebeu os dons para ficar em casa dormindo, eles foram dados para ser útil a igreja. Como haverá a operação?  Primeiro é necessário a produção de fruto (Gl 5.22,23), ou seja, o crente precisa ser cheio do Espírito depois  ser usado por Deus, cada qual conforme o Senhor quiser, pode ser de forma especifica ou geral (Rm 12.3-8).

A DIFERENÇA ENTRE TALENTOS NATURAIS E OS DONS ESPIRITUAIS

Existe diferença entre os talentos naturais e os dons espirituais, o primeiro será tratado com mais detalhes neste ponto, pois se trata de uma aptidão natural, enquanto que os dons são de natureza sobrenatural como já vimos. Os talentos naturais dotam a pessoa em algo que o torna especial, por exemplo: um cantor com voz aprimorada, um instrumentista que nunca estudou a musica, um orador. 

Hoje já é possível descobrir a vocação ou aptidão de uma pessoa através de teste vocacional elaborado por orientadores vocacionais, pedagogos, professores e psicólogos. Eles fazem isto através de entrevistas individuais, dinâmicas de grupos, testes psicotécnicos e questões especificas é possível determinar a vocação de uma pessoa. 

Na adolescência tudo é muito confuso, o jovem precisa, se preparar para a vida, mas como? Como cristão primeiro devemos orar, mas precisamos de decisão, o que fazer? Pode ser que na igreja tudo já esteja definido, já se conhece o dom recebido de Deus, mas na vida secular a nossa vocação é muito diferente. Há irmãos agrônomos, médicos, pedreiros, lavradores etc., alguns destes são grandes pregadores, ensinadores, cantores em corais, dirigentes de círculos de orações.

Outros têm essas funções e são diáconos, presbíteros e dirigentes de grandes congregações. Os talentos naturais não devem ser confundidos com os dons espirituais, um não atrapalha o outro no exercício das funções, deve ai observar o seguinte: os talentos naturais devem ser usados no escritório, na lavoura, no campo de trabalho aonde é exigido. Enquanto que os dons do Espírito devem ser utilizados na igreja. Já ouvi falar de crente que foi profetizar para o patrão, imagine o que pode acontecer não sendo ele crente, assim como é difícil um profissional em todos os cultos falar de suas funções materiais.

BUSCANDO OS DONS ESPIRITUAIS ATRAVES DA ORAÇÃO

Não há duvidas que para usar os talentos naturais seja preciso aprimoramento por um mestre, não basta gostar de animais e dizer que é veterinário. É preciso ir a uma faculdade e se habilitar para tal. A faculdade da igreja é a oração, é claro que precisa fazer cursos de teologia, não há como fugir dessa realidade hoje, mas entenda que os dons não são recebidos pelo curso, assim como os talentos também não vem pela faculdade. O vocacionado vai para a faculdade para fazer o que ele já gosta, quem vai para uma escola teológica também são os vocacionados ao ministério e ao serviço cristão.

Não há como receber os dons de Deus sem a oração, alguns tentam de maneira errônea fazer uso dos dons sem tê-los antes recebidos. Estava eu em uma determinada região do país onde havia um culto semanal, ouvia sempre dizer tal pessoa foi revelada no culto. Quando o pregador chegava ia a sua casa e ele então dizia: “hoje visitei tal pessoa e o convidei para o culto”, ele aproveitava e contava os problemas e as doenças das pessoas ao pregador. No horário do culto a pessoa chegava, e pronto era revelado.

A pergunta é: pode Deus estar operando em situações como essas e outras semelhantes? A resposta é não, para Deus usar uma pessoa com os dons espirituais primeiro ele precisa estar em oração e em atitude de submissão total a Deus.

No passado os homens que atingiram os objetivos espirituais foram através da oração, ao ler o AT, lemos de Abraão, Moises, Elias e outros grandes homens. No NT, também encontramos no livro de Atos, que a igreja vivia sempre em oração. Pedro foi solto da prisão milagrosamente, Paulo recebeu direções para fundar igrejas e operações de milagres. A história da igreja é recheada de milagres, o pastor Orlando Boyer relata a historia de vinte homens que incendiaram o mundo através da oração (Os heróis da fé).

E AI JÁ DESCOBRIU O SEU DOM!

CONCLUSÃO

Os dons do céu prometidos, Pai esperamos aqui; Em santo amor reunido, Nos suplicamos a ti”.

Obras consultadas:

ROYER, Gary L. – Missiologia – EETAD 2ª Edição
HORTON, Stanley M. – Teologia Sistematica – CPAD
Biblia de Estudos Pentecostal
Novo manual didático de pesquisas – Rimotan Guia do Vestilbulando
Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...