segunda-feira, 16 de abril de 2012

LIÇÃO 3 - PORQUE TRABALHAR?

Comentaristas: Esdras Bento, Miriam Reiche, Telma Bueno e Vera Garcez.

ENFOQUE BIBLICO
“E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gn 2.15)

OBJETIVOS
Definir trabalho
Apresentar as razões pelas quais devemos trabalhar
Explicar a finalidade do trabalho


INTRODUÇÃO

A pobreza é muitas vezes atribuída aos vícios, ao atraso devido à falta de políticas básicas, a opressão, tudo isso é verdade. Mas a Bíblia afirma que a preguiça é também a causa da pobreza (Pv 6.6-11). Nesta lição o aluno vai se inteirar sobre o trabalho, uma essência que esta no ser humano. Sempre ouvimos a seguinte expressão; Ah! Se eu encontrasse quem inventou o trabalho! Bem acabou de encontrar  (Gn 2.4-16).


O QUE É TRABALHO

A física define trabalho quando uma força se desloca numa certa distância e num certo sentido. Há trabalho sempre que uma forma de energia se transforma em outra forma de energia. Essas atividades que forma a energia que determina o trabalho pode ser física ou intelectual. É impossível pensar o ser humano sem trabalho, pois ao ser criado foi imputado lhe essa essência. Portanto o trabalho é algo bom, Deus ao criar o homem não o fez para a ociosidade, mas para o trabalho, plantou um jardim no Éden e, pôs nele o homem para lavrá-lo. A Biblia diz que Deus trabalha, Jesus dignificou o trabalho, sendo ele o filho de Deus foi carpinteiro. Os judeus consideravam o trabalho um mandamento de Deus, principalmente o trabalho braçal.

É bem provável que nem todos levavam o trabalho a serio, mas o dever de trabalhar esta no consciente do ser humano e é  honroso. Paulo ensina trabalhar com todo o coração para seus patrões (Cl 3.22,23). Havia muitos que não queriam responsabilidades, outros procuravam viver na esperteza. Nos dias de Jesus a Palestina tinha cerca de 500.000, habitantes e já eram populações divididas em grupos urbanos e rurais. Numa sociedade assim é exigido muitos tipos de serviços, indivíduos com habilidades profissionais, por essa razão as corporações organizadas não eram um protótipo dos sindicatos atuais, mas já era necessário organizar as categorias. A idéia de organizar o trabalho por categorias não é dos dias de Jesus, já vem de mais de vinte séculos antes de Cristo. A história diz que em Sumer já se organizava por categorias e muitas existiam nos dias de Jesus.

A história diz que os trabalhadores tinham orgulho de pertencer a uma categoria de trabalho, pois muitos eram conhecidos pelo oficio ou pela profissão (Ne 3.31; Ed 2.42; 1RS 20.35; Mt 13.55; Mc 6.3). As corporações eram tantas que o governo romano resolveu controlá-las para que elas não se tornassem forças políticas. Os filiados a uma corporação de trabalho gozavam de alguns privilégios como: seguro contra roubos de ferramentas, serviço funerário e até uma espécie de seguro desemprego.

A dignidade do trabalho estava também estampada nos ensinos de Jesus, a maioria de seus seguidores eram trabalhadores.  O mestre dos mestres ensinava que todo trabalhador honesto é digno de seu salário (Lc 10.7). Com o passar dos tempos o conceito sobre trabalho tem mudado e muito, hoje há os sindicatos que regulamentam as categorias e corrige as questões salariais.

O trabalho esta dividido em categorias como, por exemplo:
  1. Trabalho em equipe – quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.
  2. Trabalho informal – trabalho sem vínculos ou benefícios fornecidos por uma empresa, sem carteira assinada, sem renda fixa e férias pagas (camelos, feirantes)
  3. Autônomo – trabalhador autônimo é pessoa física que exerce por conta própria atividades econômicas com ou sem fins lucrativos. É o prestador de serviços que não tem vinculo empregatício porque falta o requisito da subordinação (médicos, pedreiros, taxistas)
  4. Trabalho formal – é o que tem benefícios e carteira profissional assinada. É o trabalho fornecido por uma empresa.
Há ainda o trabalho feminino, que é pujante, alguns elementos têm feito que as mulheres cada vez mais convirjam ao mercado de trabalho de forma competitiva. Primeiro ponto a ser observado é a emancipação feminina, segundo a opção por um projeto profissional, terceiro a perda de renda do cônjuge e em quarto lugar o crescimento do numero de mulheres chefes de famílias.

Todos os homens precisam trabalhar, mas de forma digna e honrosa, deve ser repugnado qualquer tipo de trabalho escravo e a exploração do trabalho infantil. O trabalho infantil ainda é uma vergonha em nosso país, segundo as estatísticas não há um estado da federação que 
o tenha eliminado. Mesmo sendo proibido por lei que nenhum menor de catorze anos deva exercer qualquer função a não ser trabalhar como aprendiz de uma profissão. Somente depois dos dezesseis anos pode trabalhar em períodos diurnos, não sendo exposta a condição de perigos e insalubridades e nem ser atrapalhado suas funções escolares. Caso um adolescente trabalhe sem carteira assinada como manda a lei ele entra na lista dos trabalhadores ilegais. Infelizmente no Brasil são cerca de 1,2 milhões de crianças vitimas da exploração.

RAZÕES PELAS QUAIS DEVEMOS TRABALHAR

O primeiro motivo é que ao criar o homem, Deus o deu o privilegio de ter a sua imagem e semelhança, Jesus disse: “o meu Pai trabalha...”, logo não há lugar para ociosidade. O apostolo Paulo disse que quem não trabalha é bom que não coma, enquanto que o poeta mandou que os preguiçosos fossem ter com as formigas para aprender a trabalhar. Portanto trabalhar como já vimos no primeiro ponto para os judeus era um mandamento, mas na verdade é uma essência do ser humano, que não há nos animais, por exemplo, nem a vontade e nem a necessidade de trabalhar.

Devemos trabalhar para sermos dignos diante da sociedade, não sermos pesados como alguns o são. Os povos dos dias de Jesus trabalhavam pelo comer, beber e o vestir, não há muitas mudanças, hoje trabalhamos para as mesmas coisas. Talvez os conceitos tenham mudados um pouco, a corrida para adquirir bens moveis e veículos entram na disputa dos trabalhadores de hoje com mais entusiasmo que antes. Trabalhamos para o mantimento de nossas famílias e para ajudar alguns mais necessitados com aquilo que estiver em nosso alcance (Gn 30.30).

Ao atingir seus catorze anos o jovem já deve se interessar por fazer alguma coisa, uma vez que a lei permite ele aprender uma profissão. Hoje há escolas técnicas que ajudam muito, o próprio governo tem incentivado as instituições que prestam serviços na área do aprendizado técnico. Alguns que não querem trabalhar colocam obstáculos, mas há como se preparar para o mercado de trabalho. O problema maior é que nossos jovens têm cada vez mais abandonado a escola secular, é muito comum passarmos pelas ruas das grandes cidades e vermos bloquinhos de adolescentes se drogando, prostituindo e praticando atividades de crianças como o empinar pipa, por exemplo. 

É bem verdade que há uma proteção estatutária, mas ele permite que após os catorze anos aprendam uma profissão e após os dezesseis trabalhem no período diurno. Em momento algum proíbe estudar e se preparar para o futuro. Um jovem que não aprende a trabalhar e nem se interessa por isso terá muitas dificuldades na vida, quando Jacó ficou só devido à fuga que ele teve que empreender, imagine se ele fosse um preguiçoso? Por ser um moço trabalhador ele venceu na vida material, mesmo sendo enganado e trapaceado por dez vezes, mesmo assim conseguiu enriquecer muito, alguns podem dizer: “mas Deus o ajudou”, que bom! Sinal que não há lugar para o preguiçoso, mesmo ele não estando correto como Deus queria não houve desistência da parte de Deus, o moço era esforçado e trabalhador.
Bem ao finalizar este ponto observamos o seguinte: a semana tem 168 horas se você dorme oito horas por dia, restam 112 horas por semana disponíveis para todas as suas atividades. Se você trabalha 50 horas por semana, este tempo é quase metade de todo tempo que você tem disponível. Alem do dinheiro há outras razões para trabalhar, muitos bilionários, gastam uma porção significativa de seu tempo trabalhando, talvez mais que a maioria das pessoas. O trabalho desenvolve o caráter, e é no trabalho que lidamos com as pessoas e suas personalidades, egos, crenças, culturas, políticas, hábitos e todas as lutas e prazeres que fazem parte da existência humana.

A FINALIDADE DO TRABALHO

Bem já vimos que o trabalho tem por finalidade prover o sustento do ser humano, tanto no comer, no vestir, no cuidado com o corpo e ainda nos empreendimentos como veículos, bens móveis etc..  Pela vontade divina o ser humano viveria sempre de modo digno, bom salário, moradia digna, tudo de bom lhe seria provido. Mas o pecado o fez distanciar de Deus, então hoje temos as desigualdades sociais. 

Alguns pelo seu egocentrismo têm enriquecido até mesmo de modo injusto, aproveitando de outros menos favorecidos. É ai que surge o trabalho escravo, a exploração infantil, mulheres tem seus salários reduzidos, enquanto que outros são beneficiados. As riquezas são divididas de modo insatisfatório, as ações cruéis não importando assim como vira o enriquecimento.

Não há sequer vontade política para solução do problema, embora fale tanto sobre o assunto, mas de vez em quando é pego um político envolvido com praticas ilegal. A corrupção tem alcançado os poderes do mundo, o dinheiro que passa pelas mãos corruptas assusta a classe trabalhadora que sofre. E cada vez mais as portas de emprego se fecham por não haver políticas básicas como saúde, educação, segurança etc. Então surge sempre aquele pensamento: será que vale a pena trabalhar?

Para finalizar esse ponto, gostaria de analisar o ensino de Jesus em (Mt 6.25-34  e Lc 12.22-34), ele se volta para aqueles que trabalham com certa ansiedade. Não implica com o cuidado que devemos ter, mas com a ansiedade, existe diferença entre o cuidar e o preocupar-se demasiadamente. Jesus os leva a pensar na insignificância da posse, entre os judeus a gloria e a riqueza de Salomão era citada para ilustrar uma vida bem sucedida. Jesus toma uma plantinha insignificante e uma ave imunda para dizê-los que o Deus que cuida da planta para exuberar a beleza e do pássaro para que não morra de fome é o Deus que cuida dos homens, sua imagem e semelhança. O trabalho na lavoura era o forte, muitos judeus se esforçavam tanto para ter estoque de alimentos e comprar roupas e aparatos para o corpo, preocupavam-se com a reserva a ponto de ficarem ansiosos. Mas esqueceram que em tudo dependiam da chuva, por exemplo, e eles não tinham poderes para mandar chover. Tudo depende de Deus.

CONCLUSÃO

O trabalho alem de dignificar o homem é bíblico, a preguiça é um pecado diante de Deus, porém o homem não deve perder sua saúde trabalhando demasiadamente. A Bíblia ensina-nos a contentarmos como básico, Deus pode dar muitas riquezas como fez com o Rei Salomão. Ele não pediu, foi dádiva de Deus. O homem rico havia trabalhado tanto que seus celeiros já estavam cheios, sua ganância o fazia pensar num aumento de trabalho para enriquecer mais ainda, não teve tempo e nada fez para Deus.

BIBLIOGRAFIA 
Sites – trabalho infantil m.blogspot.com
WWW. Sucess.com. blog
COLEMAN William – Manual dos tempos e costumes bíblicos – Editora Betânia

Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...