quinta-feira, 7 de junho de 2012

LIÇÃO 11- A VOCAÇÃO MINISTERIAL

Comentaristas: Esdras Bento, Miriam Reiche, Telma Bueno e Vera Garcez.

ENFOQUE BIBLICO:
“E disse a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.” (Cl 4.17)

OBJETIVOS:

Explicar a expressão “ministério cristão”
Classificar os dons em suas categorias principais.
Descobrir a vocação ministerial.

INTRODUÇÃO

Vamos estudar uma lição falando sobre o ministério cristão, a Bíblia diz: “há diversidades de ministérios”, mas o Senhor é o mesmo e assim há também uma diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Tanto o ministério quanto os dons é dado visando um fim proveitoso e Deus opera chamando e vocacionando as pessoas (1Co 12.1-11)


O MINISTERIO CRISTÃO

A expressão “ministério” tem confundido a muitos, ser ministro, para alguns é ser bem sucedido, ter um bom carro, cargo de expressão no ministério, ser rico. Estava eu em uma loja de calçados e ouvi um vendedor dizendo em tom de zombaria – “vou abrir uma igreja de crente e deixar de trabalhar, viver numa boa”. Na verdade é isso que alguns “ministros” passam para o povo que o ministério cristão é um negocio rendoso. Mas o que é? Ministério cristão é toda a atividade desenvolvida na igreja, tesoureiros, secretários, professores da escola dominical, zeladores que trabalham de modo voluntario, pastor, evangelistas, presbíteros, diáconos etc..

O pastor Elizeu Queiroz de Souza em seu livro: “O Ministério Pastoral” fala das varias terminologia usada na Bíblia para destacar o ministério cristão são eles:
  • Pastor (Ef 4.11; Jr 3.15; Hb 13.7,17);
  • Cooperador de Deus (1Co 3.9);
  • Discípulo (Mt 9.9; Jo 1.35-51);
  • Despenseiro (1Co 4.1; Tt 1.7; 1Pe 4.10);
  • Embaixador (2Co 5.20; Ef 6.20);
  • Evangelista (At 21.8; 2Tm 4.5);
  • Homem de Deus (1Tm 6.11; 2Tm 3.17; 2Rs 5.8);
  • Mensageiro (Is 44.26);
  • Ministro da Palavra (Lc 1.2;At 6.4);
  • Ministro do Evangelho (Ef 3.6,7; Cl 1.23);
  • Missionário (At 13.1-5; 15.40; 16.1,2);
  • Obreiro (Mt 9.38; Lc 10.2; 2Tm 2.15);
  • Servo (Rm 1.1; 2Tm 2.24; 1Pe 2.16);
  • Soldado (2Tm 2.3,4).
Todavia devemos entender que alguns serão chamados para exercer um ministério em especifico, na passagem de Ef 4.11, por exemplo, pessoas que receberão de Deus através do Espírito Santo capacitação especial para exercer o pastorado, por exemplo, uma pessoa que recebe de Deus a capacidade de apascentar, alimentar e guiar o rebanho de Deus. O significado da palavra cooperador: “aquele que trabalha com alguém”, em primeiro lugar trabalhamos com Deus, mas fomos chamados por alguém para exercer alguma função na igreja. Logo há outras passagens na Bíblia em que as funções não são ofícios como em Efésios, mas ministérios que podem ser desenvolvido por todo aquele que se dispor a trabalhar, não esquecendo que somos discípulos – cujo significado é aprendiz e servo. O apostolo gostava muito de evocar esse titulo de servo.

A principal essência que trás resultado ao cristão é exercer seu ministério com prazer e ser participante ativo. Analisando a parábola dos talentos não há sequer um crente chamado para ficar criticando ou olhando as coisas acontecerem, logo todos receberam talentos da parte de Deus e um dia iremos à prestação de contas. Todos nós iremos comparecer ante o tribunal de Cristo, não nos restam duvidas que os negligentes, aqueles que realizam a obra de Deus relaxadamente, não receberão galardão. Muitos adolescentes e jovens são músicos, algumas meninas nessa faixa de idade cuidam de crianças são ministérios importantes que devem ser levados a serio. (Mt 25.14-30).
Exerçam com prazer o ministério, pode ser que para você seja insignificante pela sua capacidade, mas seja fiel no pouco que sobre o muito serás colocado tenha certeza disso. Existem alguns fundamentos para que o ministério seja bem desenvolvido dentre eles destacaremos alguns:
  • humildade (2Co 12.18);
  • Coragem (At 20.22,23);
  • Valor (2Tm 2.3); 
  • Persistência (2Tm 2.5);
  • Paciência (2Tm 2.6);
  • Determinação (Js 24.15);
  • Autoridade (1Sm 3.19,20);
  • Segurança (Ex 13.14);
  • Cordialidade (1Jo 2.1,2; 2Tm 2.1; Rm 1.6);
  • Fé (Hb 11.6);
  • Visão (Ex 3.2; Is 6.1; Jr 1.12; Jo 8.56);
  • Integridade (At 24.16). 
OS DONS EM SUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS

DONS DE REALIZAÇÕES
  • Fé (1Co 12.9) – Não é a fé natural e nem a comum para a salvação, trata-se de uma fé sobrenatural e especial é quando o homem desaparece (Hb11), os heróis da fé tiveram fé na hora do impossível.
  • Curas (1Co 12.9) – Pode ser gradualmente ou  instantâneo trata também de uma fé para curar, de modo especial.
  • Milagres (1Co 12.10,28) – É um efeito no mundo físico, distinto das leis da natureza ou que sobrepuja ao nosso conhecimento dessas leis. Ex:. Multiplicação dos pães, abriu os olhos dos cegos de nascença, andar em cima da água, mandar que o vento se aquietasse, o paralitico da porta chamada formosa etc..
DONS DE GOVERNO
  • Presidir (Rm 12.7) – Pessoas que tem diligência, que sabem contestar, discutir sem sair do natural. 
  • Administrar (1Co 12.28) – Aquele que exerce o governo, trabalha na administração, ajuda manter a igreja viva.

DONS DE SOCORRO
  • Ministérios (Rm 12.7) – Pessoas chamadas para ministrar, ensinar, exortar, repartir com liberalidade,  presidir com cuidado, exercer misericórdia com alegria, honrar os demais membros do corpo de Cristo, compartilhar com os santos nas suas necessidades, seguir a hospitalidade e chorar com os que choram.
  • Socorros (1Co 12.28) – Prestar atendimento aos pobres, fracos e doentes
  • Misericórdia (Rm 12.8)

DONS MINISTERIAIS
  • Apóstolos (Ef 4.11) – Enviado com uma missão especifica, Oe enviados por Jesus e depois disso teriam que apresentar provas de terem conhecido Jesus ou ser enviado por um dos apóstolos. 
  • Profetas (Ef 4.11) – Homens de declarações inspiradas, que se distinguia dos pregadores normais.
  • Evangelistas (Ef 4.11) – Mensageiros de boas novas recebem a mensagem do Espírito Santo.
  • Pastores (Ef 4.11) – Apascentador, guarda é o que conduz o rebanho ao pasto (Sl 23)
  • Mestres (Ef 4.11) – Chamado para tirar duvidas doutrinarias

DONS DE REVELAÇÃO
  • Palavra de Sabedoria (1Co 12.8) – É a participação parcial da infinita sabedoria de Deus, dada a conhecer através da instrumentalidade de um crente, para a solução de problemas. É diferente da sabedoria natural ou adquirida nos livros (At 6.10).
  • Palavra do Conhecimento (1Co 12.8) – É a revelação de ações e fatos, que se baseiam no perfeito conhecimento de Deus (At 5.3,4)
  • Discernimento do Espírito (1Co 12.10) – É um atributo de Deus pelo qual ele conhece absolutamente todas as coisas e tem autoridade para julgar (1Cr 28.9), e compreender aquilo que o entendimento humano jamais pode alcançar (1Co 2.9,10).
DONS DE ELOCUÇÃO
  • Profecia (1Co 12.10) – Falar na própria língua e na unção do Espírito Santo. É a voz do Espírito Santo, a profecia edifica, exorta, consola, prediz. Profecia não é fonte de consulta, ou meio de obter direção, seja material ou espiritual. Jesus é o mediador entre Deus e o homem.
  • Variedades de línguas (1Co 12.10) – É uma língua nunca estudada por aquele que fala. É uma mensagem do Espírito Santo em línguas estranhas à igreja.
  • Interpretação de línguas (1Co 12.10) – É feita sobrenaturalmente as palavras são dadas por revelação sem esse dom a mensagem em línguas não teria utilidade (1Co 14.13)
DONS DIDATICOS
  • Ensino (Rm 12.7) – Dever especial de ensinar aos membros as doutrinas praticas (professores da escola dominical, dirigentes de igrejas ou ponto de pregações)
  • Exortação (Rm 12.8) – Ensinar de modo pratico sem gritar, ser exemplo, falar segundo a doutrina e rebater os contradizentes (Tt 1.9). trazer animo.
QUAL A SUA VOCAÇÃO MINISTERIAL? 

Uma pergunta fácil de responder e ao mesmo tempo ela se torna difícil por algumas razões, primeiro por que em alguns é muito visível, o mesmo se destaca na pregação, na musica ou em algum serviço prestado na igreja. Enquanto que outros parecem ser isso tão escondido que só se revelara mais tarde.  Davi era pastor de ovelhas e penso eu que ele jamais esperava ser o rei de Israel, não levava jeito nem para soldado de tão jovem que era. Jeremias o profeta foi chamado para exercer o ministério e ele nem queria.
Moises tentou ajudar seu povo estando no Egito não foi compreendido e quarenta anos mais tarde Deus o convocou para libertar o povo. Nesse caso Moisés tentou se escusar, mas não conseguiu, mesmo mostrando falta de habilidades. O que aprendemos aqui é que as nossas habilidades são muito pequenas e de nada adianta se não formos vocacionados por Deus e cheios de sua graça. 

A chama que arde no vocacionado muitas vezes só Deus e ele sabem, não pode agir antes da hora de Deus, o que aconteceu com Moises. Quem chama o obreiro é Deus esse é um fator exclusivo dele e independe se o candidato tem um diploma ou não, nem mesmo o homem tem participação embora todos os chamados precisem estar em uma igreja e ser visto pelo ministério da mesma. Quem chamou Davi foi Deus, mas quem ungiu foi Samuel, portanto não despreze sua liderança. Como uma pessoa pode ser chamada?
  • Por meio de visão – Moises e Paulo
  • De modo subjetivo – direto ao coração da pessoa que passa a ter desejos de realizar determinada obra.
  • Usando o ministério para convocá-los – alguns nem sabe ou nem entende o que esta acontecendo, só depois entenderão. (Mt 13.7)
Identifique sua vocação ministerial, pode ser que seja por visões, pode Deus falar ao seu coração e aguarde o tempo certo. Pode ser que seja agora, mas pode demorar ainda um tempo, alguns têm errado por sair ou procurar fazer antes do tempo. Moisés demorou quarenta anos, Josué foi preparado no ardor da batalha, quem poderia imaginar ser ele o próximo líder de Israel?

CONCLUSÃO

O ministério cristão é coisa séria, não deveria ser tratado como o é por muitos que ignoram a responsabilidade de ser um ministro na igreja em que serve. Dentro desse critério são observados também os dons em suas categorias, alguns serão chamados para exercer ministério especifico. Para isso serão vocacionados, preparados para a obra em que Deus tem chamado.  

BIBLIOGRAFIA
  • SOUZA, Elyzeu Queiroz – O Ministério Cristão- 2ª Ed, 1982 – CPAD
  • ESTAPS, Donald C. – Anotações Bíblia de Estudos Pentecostal _ CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...