sábado, 2 de junho de 2012

LIÇÃO 9 - CHAMADO PARA SERVIR

Comentaristas: Esdras Bento, Miriam Reiche, Telma Bueno e Vera Garcez.

ENFOQUE BIBLICO:

“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24.1)

OBJETIVOS:

Explicar o significado de mordomia
Enfatizar a necessidade de servir a Deus com o corpo e com a adoração
Esclarecer à administração das finanças e do tempo
  

INTRODUÇÃO



 “Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto” (Sl 100.2 ARC)


O QUE É MORDOMIA?


Quem já não ouviu ou até já disse: “essa mordomia vai acabar”, a frase surge porque há um conceito que viver na mordomia é ser rico, esquecer-se dos afazeres ou nada ter para fazer, assim como também viver na boemia. Mordomia não é viver como se nada tivesse para fazer ou prestar contas a alguém, pelo contrario viver em mordomia é viver uma vida de alta responsabilidade. Ser mordomo é ser responsável, administrador de bens de outrem.
O mordomo é um servo que recebe responsabilidades de guardar os bens a ele entregue, mordomia é administração de uma casa, um palácio e biblicamente de nossas vidas em particular. O homem é o mordomo de Deus na terra, tudo o que por aqui existe está sob o domínio do homem, reconhecendo assim que nada temos (Gn 1.26-28; Sl 8.6-8). Devemos nos conscientizar que o nosso papel aqui é de grandes responsabilidades, portanto sejamos fieis (1Co 4.2).

Ser mordomo é praticar a mordomia é administrar nossa vida tanto no sentido físico, no espiritual, no material e moral. O cristão tem um grande privilegio administrar bens e poderes que pertence a Deus, não esquecendo que Ele é o Senhor de tudo, exerce sobre o homem o senhorio. Não há como esquecer que Ele é o criador, na criação está revelado a sua grandeza, seu poder, a sabedoria, não há duvida, tudo é de Deus. Portanto exerçamos a mordomia com zelo, fidelidade e diligencia.

SERVINDO A DEUS COM O CORPO       

O homem é um ser tríplice, espírito, alma e corpo, mordomia cristã é ter responsabilidade com a vida, um dia teremos que prestar contas de tudo o que fizemos por meio do corpo. Muitos dizem que o corpo é pó e não presta para nada o prejudicam, imaginando que não haverá prestação de contas. O apostolo Paulo disse que temos que ser irrepreensível, tanto no espírito, na alma e no corpo (1Ts 5.23).

Vamos nesta oportunidade falar do corpo, servir a Deus com o corpo, é ele quem nos carrega e sinaliza se estamos vivos ou não. O corpo humano é feito do pó da terra (Gn 2.7) e cientificamente comprovado vários elementos químicos faz parte do mesmo como cálcio, carbono, cloro, fósforo etc.. É tipologicamente conhecido na Bíblia como: Tabernáculo vem do verbo tabernacular, morada ou habitação; Templo de Deus, no caso do crente, a morada de Deus é o corpo de uma pessoa santa; Vaso de barro, lugar em que Deus guarda seus dons, tesouros preciosos.

A mordomia do corpo implica em guardar esse corpo do pecado, os pecados cometidos contra o corpo são manifestos através dos sentidos:

a) Visão - nesse caso a Bíblia chama de “concupiscência dos olhos” é a força do desejo impuro despertado através daquilo que se vê.

b) Audição – cada vez mais os jovens são explorados por aquilo que ouve, almas são perturbadas quando se busca o preenchimento do vazio interior através daquilo que ouve tanto os sons estridentes do rock ou as mensagens ocultas de satanás é uma blasfêmia contra Deus.

c) Olfato e paladar – faculdades relacionadas aos instintos naturais da fome e sede, pecados como glutonarias, embriaguez. Cuidado! Os alcoólatras começaram bebendo socialmente as bebidas mais fracas.

d) Tato – é o sentido corporal manifestado através do contato físico das mãos, dos pés ou de outra parte do corpo.

Os pecados trás terríveis conseqüências para o corpo alem do amargor interior, doenças como: DST – as relações sexuais ilícitas produzem males contra o corpo há uma corrida desenfreada no mundo contra a AIDS.  Porque não é contido tal vírus? As doenças crônicas como toximania, alcoolismo e tabagismo trazem sérios prejuízos a sociedade e aos cofres públicos, milhões são gastos no mundo todo com propaganda, programas de contenção desses vícios e pouco ou quase nada se consegue. Enquanto isso o corpo humano vem sendo dilacerado.

Como exercer a mordomia? O corpo por si mesmo não peca, seus membros não exercem poder algum sem a alma. Quando o homem se submete a Cristo e é regenerado, consegue exercer controle sobre o mesmo e se apresentar puro perante Cristo e a sociedade. Ele é mordomo de seu corpo.

SERVINDO A DEUS COM A ADORAÇÃO

Adorar é reconhecer a soberania de Deus e lhe dar a gloria devida, isso de modo espontâneo e reverente. Adoração é um privilegio concedido ao povo salvo, cujo objetivo é servir a Deus, não há espaço na teologia bíblica para adoração de objetos. Tanto a palavra hebraica “histhawah” quanto à grega “proskyneo”, tem como significado curvar-se ou prostrar-se humildemente diante de alguém maior e render lhe homenagens. Não é comum ver tantos adoradores hoje, uma onda de exaltação tomou conta da vida de muitos crentes. Alguns querem ser adorados por serem cantores, pregadores, querem sempre pessoas humilhadas aos seus pés lhe reverenciando, falam sim em adoração, dizem até que são humildes, mas basta alguém dizer que não gostou do seu cântico ou de sua pregação ele se manifesta em ira.

O primeiro papel a ser desempenhado pelo crente salvo deve ser o de adorador não como vê alguns imaginando que adoração é a expressão do corpo físico. O ato de adorar é demonstrado por um quebrantamento de coração (Sl 51.17), reconhecendo que o homem foi criado para adorar ao Criador de modo livre e espontâneo. O cristão deve exercer a mordomia do culto que ele oferece a Deus, no momento da leitura da Palavra, muitos nem a Bíblia trás aos cultos e ainda se diz adoradores. Alguns no momento da leitura bíblica ligam seus celulares, mandam mensagens, conversam com o amigo ao lado, mascam chicletes, ao terminar a leitura de um texto bíblico pergunte a classe ou a igreja que texto foi lido, muitos para vergonha nossa não saberá responder. E ainda se dizem adoradores, adorar é reverenciar a uma autoridade, se eu não ouço o que essa autoridade fala?

O momento do cântico congregacional e cânticos avulsos também é momento de adoração, deveria haver maior reverencia. Essa é uma área que esta banalizada a começar das letras que ouvimos por ai. É interessante os protocolos usados com as autoridades  deve causar um transtorno nas hostes celestiais, ao ver o nosso Deus, Criador do Universo ser tratado com tamanho desrespeito em nossas musicas, ditas evangélicas. Há algumas musicas românticas com sentido duplo, canta-se para o namorado (a) e também para Deus e o mais interessante tem mais sentido para o namorado (a).

Nossos cânticos devem ser inspirados tanto a musica quanto a letra e ter como objetivo único elevar o povo a presença de Deus (Ex 15.1-21). E os crentes deveriam no momento de cantar elevar os pensamentos a Deus e não ficar alheio, alguns cantores avulsos, fica nervoso quando não se apresentam nas igrejas, acham que não louvaram, ou estão enterrando o seu ministério. Esses tipos de gente estão longe de ser adoradores, deveria ir embora envergonhado por tal atitude de grandeza diante de Deus e humildemente pedir um quebrantamento de coração e aprender a adorar a Deus reverentemente.

Outro elemento importante na adoração é a oração, alguém disse que orar é o respirar da alma, mas também é o falar com Deus. É interessante que não há protocolo, ele atende a todos e em qualquer horário, madrugada, meio dia, noite, a pessoa pode estar em alto mar, em terra, no palácio ou em uma simples casinha, não importa Ele ouve a todos. No entanto poucos valorizam o momento da oração, alguns aproveitam para ir ao banheiro, outros para dar aquele recadinho  difícil  é entender esses “adoradores”.

ADMINISTRANDO AS FINANÇAS

Vivemos em um mundo capitalista e egoísta, parece até que o homem foi feito para o dinheiro, quando o inverso que é verdadeiro “o dinheiro foi feito para o homem”. Portanto cabe ao crente como mordomo administrar as finanças com sabedoria e desprendimento. Dizer que o dinheiro não é importante é ter um procedimento no mínimo insensato, pois as necessidades essenciais do ser humano são satisfeitas com valores. O perigo é essa busca insaciável pelo dinheiro, as loucuras cometidas, crentes se desviando devido a falta de sabedoria em administrar as suas finanças.

Dentre as coisas que movem o mundo está o dinheiro e ele se destaca como algo eticamente difícil de ser administrado. Exercer controle sobre as finanças seja ela pouco ou muito são complicados, alguns imaginam que tirando seus dízimos o restante pode ser gastos de qualquer jeito. O cristão deve ter critérios e fidelidade no uso de seu dinheiro haverá prestação de contas, Deus deu e cabe a quem recebeu administrar. Na lição passada citei o exemplo de Colgate, a felicidade dele foi por suas finanças nas mãos do Senhor, façamos o mesmo seja pouco ou muito o melhor é nas mãos do Senhor.

O amor ao dinheiro tem derrotado muita gente (1Tm 6.10), o mordomo deve entender que o dinheiro é um meio e não um fim. Todavia não há pecado algum em ganhar muito dinheiro desde que de modo justo e honesto, agora ao ganhar esse dinheiro como será a aplicação? Essa é a parte mais importante, João Wesley, deu três regras: primeira: “Ganharmos o máximo que pudermos” de modo honesto é claro; segunda: “Economizar o máximo que pudermos” cuidado para não se tornar um avarento e privar a família de certas regalias; terceira: “Doarmos o máximo que pudermos” o jovem rico não gostou dessa idéia.

ADMINISTRANDO O TEMPO

Moises disse: “ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 92.12 ARC), todos nós vivemos aqui neste mundo um determinado tempo. Assim que nasce o ser humano tem a probabilidade de viver aqui até uns 80 ou mais de anos, isso diante da idade do planeta segundo a ciência significa alguns minutos e em relação à eternidade frações de segundos. Qual o tempo que  temos? Davi foi corajoso quando quis saber seu tempo (Sl 39.4), baseado no que o Apostolo Pedro disse temos pouco tempo (2Pe 3.8,9). Segundo ele mil anos são como um dia, logo uma pessoa vivendo setenta anos, isso equivale à uma hora e quarenta minutos, não esta relacionado à eternidade o que seria frações de segundos como já disse.

A maneira que vivermos aqui esse pouco tempo é que vai determinar o nosso futuro na eternidade. O rei Davi impressionado com a brevidade da vida vê a necessidade de administrar esse pouco tempo com sabedoria, embora tenha descoberto que é mais fácil falar do que fazer. Existe três coisas que podem ajudar uma pessoa a administrar o tempo:

Não comece a organizar pela tarefa, Comece por organizar o tempo

a) Direcione o tempo (Sl 39.4)

b) Elimine as coisas não produtivas que tomam o nosso tempo

Consolidem o tempo sobre o qual tem o controle

Liste as atividades as quais devemos dedicar o nosso tempo

a) O que aconteceria se eu não realizasse essa obra? Caso a resposta for: nada, interrompa- a imediatamente.

b) Qual atividade os outros podem fazer para mim? Igual, ou melhor?

c) O que esta desperdiçando o meu tempo? Pode haver algo que não esteja contribuindo para nada.

Bem já sabemos que a vida aqui é breve, passa muito rápido, então ore a Deus e aprenda a administrar bem o seu tempo. Programe seu devocional, seus dias de cultos, seus trabalhos e seu momento de lazer, faça isso sem que haja conflitos. Você é o mordomo administre.

CONCLUSÃO

Ser mordomo não é ficar de braços cruzados, pelo contrario é ser servo administrador, com cautela e fidelidade ao seu Senhor. Li em um livro que não o tenho mais essa é a razão da não citação da fonte, um historia interessante conta aquele escritor que um mordomo recebeu a incumbência de construir uma casa, o seu senhor lhe disponibilizou o dinheiro e os empregados, logo aquele mordomo foi à tarefa e construiu a casa. Quando ele terminou prestou conta ao seu senhor de tudo o que gastara, chegou então  momento da inauguração, muitos presentes e aquele senhor fez um discurso bonito e no final entregou a chave ao mordomo e disse: “esta casa é um presente para você”. o mordomo se pois a chorar desesperadamente, alguém quis saber o motivo de tanto desespero e o mordomo disse: “eu economizei o máximo, deveria ter feito tudo de modo especial”

BIBLIOGRAFIA


CABRAL, Elienai – Mordomia Cristão – CPAD – 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...