sábado, 6 de outubro de 2012

LIÇÃO 10 - CONTRA O FRUTO, NÃO HÁ LEI.

COMENTARISTA:Verônica Araujo
TEXTO BIBLICO; (Jo 15.1-8)

ENFOQUE BIBLICO
“Contra essas coisas não há lei.” (Gl 5.23)

OBJETIVOS;
Apresentar as razões pelas quais devemos frutificar.
Explicar como deve se dar a frutificação espiritual em nossa vida.
INTRODUÇÃO
A Bíblia diz que Jesus ao passar perto de uma figueira tendo procurado nela fruto e não encontrando, ordenou que ela morresse e que nunca mais alguém comesse dela fruto algum. Em outra ocasião narrou uma parábola, contando de uma figueira que passou do tempo de frutificar e o agricultor o queria arrancar e o zelador não deixou, pedindo mais tempo, esperando que a figueira produzisse fruto. Jesus nos nomeou para a produção de fruto, se não estamos produzindo, corremos um serio risco, uma vez que o agricultor é Deus. (Jo 15). Não é só produzir é necessário que o fruto permaneça.

RAZÕES PELAS QUAIS DEVEMOS FRUTIFICAR
Não há lei que restringe ao cristão que produz o fruto, é o antídoto contra as concupiscências da carne. O cristão que produz fruto não é dominado pelo pecado, pelo contrario ele consegue graça e sempre vence a natureza pecaminosa. Ele vive no Espírito e é guiado pelo Espírito Santo, portanto vive em santidade (Rm 6.22    “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”). A vontade de Deus é que todos os crentes produzam fruto e como já vimos o fruto é nônuplo (amor, paz, gozo, fé, paciência, mansidão, benignidade, bondade e temperança). Não os confundam como os dons, os dons habilita o crente, a saber, falar e agir com poder - o fruto habilita a falar, agir e ser como Cristo. Os dons devem ser exercidos com o fruto – o fruto disciplina os dons. Os dons atestam o batismo no Espírito Santo – o fruto evidencia a habitação do Espírito no crente. Os dons não transformam o caráter a semelhança de Cristo – o fruto transforma o caráter a semelhança de Cristo.
O Espírito Santo habilita o crente a testemunhar e servir com eficácia possibilita os dons aos crentes, confirma o recebimento dos dons e a habitação do Espírito e concede ao crente o mesmo poder que habitava em Cristo. Os dons estão na esfera do fazer, com eles o crente é capacitado pela graça a agir, enquanto que o fruto dá ao crente a capacidade de ser e não há como exercitar os dons sem o fruto. Para que frutificar? Eis a razão, o crente não foi chamado somente para fazer, antes de fazer ele precisa ser e para ser ele precisa do fruto. Os dons são capacidades que vem do alto, enquanto que o fruto é gerado dentro do crente, os dons acompanham o batismo com o Espírito Santo, o fruto inicia-se com o novo nascimento. O fruto leva o crente a uma vida de experiência e testemunho ele tem prazer em parecer com Cristo. O fruto é a essência da arvore, em Jo 15, Jesus falou sobre a frutificação, ele é a arvore principal, nós os ramos e através da seiva os ramos produzem os frutos, uns mais outros menos, mas produz. O lavrador que é Deus cuida de cada galho da arvore, aquele que produz ele limpa para que dê mais fruto e os que não produz ele os corta. Que oportunidade tem o jovem de produzir numa sociedade tão sedenta como a nossa. Que tipo de fruto está produzindo? Ou não estamos produzindo nada, nesse caso ele corta e lança fora. Podemos testemunhar de Cristo através do Orkut, MSN, e tantos outros sites, podemos com isso alcançar milhares de vidas que estão nas drogas na prostituição, uma vez que os computadores estão ligados a noite toda, porque não mandar uma mensagem falando do amor de Cristo, isso é produção de fruto.

COMO SE DEVE DAR A FRUTIFICAÇÃO ESPIRITUAL EM NOSSA VIDA.
É quase que impossível uma arvore abandonada produzir bons frutos, é necessário zelo da parte do agricultor, que antes prepara a terra e depois planta. É importante que antes de plantar o agricultor cuide de analisar se aquele tipo de planta produz bem naquele terreno, naquela época do ano. Agora quem nos colocou no lugar em que estamos foi Deus, o agricultor (Jo 15.1), será que ele se enganou? Ou somos nós que estamos fazendo corpo mole, dizendo: “eu não posso, aqui é tão difícil ser crente”. A rainha Ester estava numa boa, mas o lugar era hostil e quem a colocou naquele posto foi Deus. Mardoqueu disse a ela: “Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Et 4.13,14)
O crente cheio do Espírito Santo frutifica em todos os tempos no lugar em que Deus o colocar. Arvore alguma começa com abundantes frutos, antes pelo contrario, começa com poucos frutos e o tempo vai passando ele vai aumentando a produção de frutos.
O fruto serve exatamente para mostrar quem somos se o fruto é bom, serve para testemunhar de Cristo, Glorificar a Cristo. Toda arvore quando produzindo frutos é vista de longe e também se discerne pelos frutos. Conforme o caráter de Jesus vai se desenvolvendo no crente ele vai produzindo, com isso alcançando a maturidade espiritual, ele se torna conhecido na região pelos frutos.
Ser conhecedor do evangelho, pregador, cantor, não significa estar cheio de fruto, pode até ser que não haja fruto algum. Para que haja fruto em nós é preciso dedicação total a Deus, doarmos a ele nossa vida e cada dia mais ser parecido com ele. Como assim? Comportando como ele se comportou diante dos homens, dedicando como ele se dedicou aos homens ao ponto de doar sua vida por nós. Nunca devemos pensar que os nossos dotes naturais nos farão crescer diante de Deus e dos homens, ou seja, nunca chegaremos a maturidade sem a ajuda dos céus, o preço da maturidade está na rejeição de conceitos e praticas que nos leva ao pecado ou ao seu domínio.  A dieta espiritual para que haja uma frutificação correta, é exatamente se abstendo das coisas que entristeça ao Senhor. Agindo assim haverá ação total do Espírito Santo e a produção será de trinta, sessenta e cem por um.

CONCLUSÃO
Terminaremos com as palavras de Jesus que disse:
“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.     Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.  Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”  (Mt 7.16-20)
BIBLIOGRAFIA
SILVA, Antonio Gilberto da, - O fruto do Espírito - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...