sábado, 6 de outubro de 2012

LIÇÃO 11 - CARNE X ESPÍRITO

COMENTARISTA:Verônica Araujo

TEXTO BÍBLICO (EF 4.17-25; Gl 5.16-21)

ENFOQUE BIBLICO
“Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (2 Co 4.16)

OBJETIVOS:
Apontar a luta entre a carne e o espírito.
Explicar o significado de cada obra da carne.
Enfatizar que é possível vencer a luta entre a carne e o espírito.

INTRODUÇÃO
E o mesmo Deus de Paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23 ARC). O mesmo apostolo disse sem a “SANTIFICAÇÂO”, ninguém verá o Senhor, santificar é sufocar os desejos da carne, significa vencê-la e só conseguiremos com a ajuda de Deus através do Espírito Santo. 

A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPIRITO
Certa vez ouvi um pregador dizer: “a carne e o espírito pode bem ilustrar por uma porca e uma ovelha atrelada uma a outra de um lado um lamaçal malcheiroso e do outro uma bela pastagem e águas límpidas. A ovelha puxara para a pastagem e a porca para o lamaçal, aquela que for mais forte ganhará a batalha, dizia ele que o porco não gosta de pastagem limpa pouco ele aproveita e a ovelha sendo arrastada ao lamaçal causa lhe profunda tristeza e lagrimas, mas caso ela seja a mais fraca nada pode fazer.” Bem por este relato podemos afirmar que aquele a quem você mais alimentar será o mais forte, se a carne, ela vencera o espírito, caso o espírito seja mais alimentado ele vencerá a carne. O crente carnal é aquele que se alimenta com as obras da carne, a vida espiritual desse crente quase não aprece, ele esta sempre exalando cheiro do lamaçal.
A carne é a parte da natureza humana que é fraca e voltada para o pecado, sujeita a tentação. O apelo da carne é: “isso parece tão bom” e é levado a um forte desejo como o de uma grávida (Gl 5.17), no Éden o primeiro ataque de Satanás, foi apelar para o desejo da carne (Gn 3.6). A vontade da carne levou a mulher a ver que a arvore era boa para se comer é aquela vontade de gozar das coisas, satanás procura organizar seus ataques de modo que traga “gozo” “alegria”, porém tudo passageiro. Quando uma pessoa se rende a tentação, perde sua identidade com Cristo, passa ser uma vitima de Satanás e a conseqüência disso é a destruição (Os 4.6). Quantos não resistiram à tentação, foram nos embalo “isso é tão bom para mim” dominado pelo desejo da carne, apresentaram suas obras (Gl 5. 16-20).
      “O homem espiritual é aquele que vence a carne é o que a Bíblia chama de novo nascimento. O novo nascimento não é um feito executado pelo próprio homem, mas, sim, uma mudança sobrenatural efetuada exclusivamente pelo Espírito Santo. Naturalmente que o homem não fica inativo nisso, já que ele deve escolher se aceita ou rejeita este dom de Deus” (GIBBS, Carl Boyd). O homem nascido de novo vive o sobrenatural de Deus, ao aceitar a Cristo ele passa a ser uma nova criatura ter vida exemplar de modo que o mundo não possa negar que ele é filho de Deus (Fp 2.1-4). O homem espiritual vive despojado do velho homem, que antes andava no pecado e agora tem vida controlada pelo Espírito. O crente cheio do Espírito Santo  é um exemplo:
a) Para a família – sendo esposa é submissa ao marido, sendo marido sabe amar a sua esposa, sendo pais aconselham seus filhos e sendo filhos obedecem a seus pais (Ef 5.22 a 6.4)
b) Na empresa – sendo patrão tratara bem a seus empregados, sendo empregados servira bem a seus patrões (Ef 6.5-9)
Há uma luta constante entre a carne e o espírito um se opõe ao outro, pois tem vontades opostas. Para vencer a carne é preciso mergulhar no Espírito Santo, andar e viver por ele é impossível vencer essa guerra carnal sozinho (Jr 13.23), mas existe um meio que deve ser adotado por todos os cristãos.
a) Ouvir a Palavra de Deus (Tg 1.18)
b) Crer na Palavra de Deus (1Jo 5.11-13)
c) A comunicação com o Espírito Santo (Jo 3.5,6)
O crente que não se portar assim diante de Deus será carnal vendido ao pecado, sempre estará envolvido em pequenos pecados, até que se chegue a um escândalo, como adultério, fornicação, furtos, roubos etc.

AS OBRAS DA CARNE E SEUS SIGNIFICADOS
São muitas as obras infrutuosas da carne aos Gálatas o apostolo Paulo listou algumas, assim como em outras cartas também, mas de vez em quando somos surpreendidos com algumas que na estão listadas nas Sagradas Escrituras e ouvimos – “mas isso não esta escrito na Bíblia”. O pastor Russel Shedd, afirma em seu livro “O mundo, a Carne e o Diabo”, que essa natureza carnal e caída impede que o espelho de Deus revele quem somos (Tg 1.23-25). Ele ainda mostra alguns pontos que nos é peculiar agindo pela carne:
a) Auto-justificação – é inegável que desde o principio o homem tenta sair do pecado com suas desculpas
b) Prazer nas falhas dos irmãos – temos um gosto perverso ao sabermos do pecado de um irmão
c) Independência – somos individualistas fazemos auto-avaliação, andamos de cabeça levantada revestidos de presunção (Mt 26.33,35)
d) Fuga da culpa – a carne apronta, mas não gosta de passar por humilhação, a carne não vê com bons olhos as próprias falhas.
e) Rebelião contra Deus – essa inimizade cria um desgosto profundo pelo culto a Deus, pela oração e comunhão prolongada com o Senhor (Rm 8.7)
f) Podridão e corrupção – a carne esta sujeita a decomposição, por mais que amamos uma pessoa algumas horas, após a morte não o aceitamos mais em nossa companhia (Jo 4.39). No sentido moral a carne também apodrece, segundo o Pr Russel, ela se torna uma espécie de fossa negra emanado idéias, atitudes, palavras e ações perversas.
O apostolo Paulo ao listar as obras da carne o faz harmoniosamente com a lista de Jesus (Gl 5.19-21 e Mc 7.21-23; Mt 15.19,20).
1- A prostituição (porneia) – nesta manifestação carnal o amor é substituído pelo egoísmo, sabemos que a palavra é abrangente, tanto serve para prostituição religiosa quanto na área sexual, incluindo ai o adultério (moicheia) e a fornicação (sexo entre pessoas solteiras). Famílias continuam sendo dilaceradas pelo adultério, pessoas vivem num submundo miserável por se aderir ao desejo da prostituição.
2- Impureza e lascívia – os pecados sexuais não só se limitam em atos pensamentos e desejos. Jesus falou sobre o olhar para uma mulher com intenção impura, ao fazer isso já esta cometendo pecado (Mt 5.28). A Bíblia de Estudos Pentecostal diz que a pessoa que pratica a lascívia perde a vergonha e a decência (2Co 12.21). A corrupção da mente profana o santo dos santos da personalidade humana.
3- Idolatria e feitiçaria – Deus tem aversão pelos ídolos e qualquer pratica de magia negra, a natureza humana tem uma vontade cega de mudar a gloria de Deus (Rm 1.23). Qualquer culto nessa natureza invoca os demônios e leva o ser humano a se rebelar contra Deus (1Co 10.19,20)
4- Inimizades, porfias, ciúmes, iras discórdias dissensões, facções, invejas – é uma vida de verdadeiro anti-amor, criamos ressentimentos quando não somos tratados com a devida honra que achamos merecedores, sofremos com as injustiças e logo nos sentimos no dever de praticar a vingança. Sentimos inveja e agimos soberbamente ao cumprimentar o companheiro beneficiado, quando na verdade esperamos seu tropeço e La no intimo nos maravilhamos. É nesse vai e vem que o carnal vive, precisamos da Palavra de Deus todos os dias para nos mantermos espirituais de verdade.
5- Bebedices e glutonarias – o Pr Russel, disse que a bebida transforma o homem em animal os primeiro goles ele fala demais e pouco sentido, seria semelhante ao macaco. Depois ele quer despedaçar a qualquer um que vem em sua direção para lhe contrariar – é um leão, continua bebendo e torna-se um porco, jogado na sarjeta. Quanto ao glutão pouco se fala dele, principalmente nos dias em que vivemos, mas em tempos passados havia competições onde as pessoas comiam sem precisar, bem comer demais é indisciplina e falta de cuidado com o corpo.
A carne quando dada a sexualidade antibiblica, se torna perversa um verdadeiro instrumento para pecar. Quando ela é egoísta tem autoconsideração é arrogante, desconhece o amor de Deus e não comunga com os demais. A carne da à impressão de que não necessitamos de Deus. Não esqueçamos nunca que os desejos da carne são contra o Espírito. Lutamos então para vencê-la.

VENCENDO A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPIRITO
Quais são as armas? Uma vez que há luta precisamos e armamentos ou coisa semelhante, alguns acham que por ser batizados com o Espírito Santo, já venceram a carne e não mais pecarão. Não é verdade essa é uma luta constante, outro dia ouvi uma crônica com Daniel Iensen e procurei copiá-la na integra, veja:

Visão Divina

Outro dia entrei numa loja, vi um anjo por trás do balcão.
Maravilhado com aquela Visão Divina perguntei-lhe:
Anjo do Senhor o que vendes?
Ele respondeu-me:
Todos os dons de Deus!
Custam muito caro, perguntei?
Não, é tudo de graça.
É só escolher, respondeu... Contemplei então a loja, vi jarros e vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação e sabedoria.
Tomei coragem e pedi:
Por favor, eu quero muito Amor de Deus, todo perdão dele, um
punhado de fé, bastante felicidade e salvação eterna para mim e
para toda a minha família.
O Anjo do Senhor anotou o meu pedido, separou os ítens e
acondicionou tudo num pequeno embrulho que cabia na palma
de minha mão.
Surpreso perguntei-lhe:
Como é possível caber tudo isso aqui nesse pacotinho?
O anjo do Senhor respondeu-me sorrindo:
" Na loja de Deus, não vendemos frutos apenas sementes! "

Falamos até então em frutos a ser gerados em nós, só podemos vencer a carne com o crescimento desses frutos em nós, isso significa que só vencerá a carne que conseguir uma vida cheia do Espírito de Deus. Mas você não consegue tudo sobre amor, paz, longanimidade, bondade etc.., é um crescimento até chegar a maturidade. Como vencer a carne e viver cheio do Espírito?
a) Partindo do principio que a carne é fraca – você poderá dizer: há que bom? Parece, mas deixe-me te informar, o fraco nunca enfrenta o forte cara a cara, eis a razão de Jesus nos pedir para vigiar. Jesus era carne, mas não participou da contaminação moral, por essa razão enfrentou o inimigo cara a cara (Mt 4.1; Hb 4.15). O orgulho não permite dizer que a carne é fraca, mas Jesus advertiu que Pedro seria traído pela sua fraqueza e mandou-os a vigiar (Mt 26.41). Só vigia quem sabe que o seu inimigo age traiçoeiramente e é o que a carne faz, quando menos a esperamos ela nos golpeia. Seu desejo só é vencido pela santidade.
b) Podemos vencê-la com a boa consciência – nós temos por costume ficar quieto diante de circunstancias que desagrada a Deus, só agimos quando não dá mais e às vezes já enfraquecidos, somos votos vencidos. Se colocarmos um sapo em uma panela com água a ferver ele só se dará conta do perigo quando a água esquentar de vez, assim agimos também, se tudo esta bem da nossa parte, não há opinião. Mas ter uma boa consciência não é ficar se intrometendo em assuntos alheios, mas não concordar com aquilo que desagrada a Deus, não ser conivente com o erro. É muito comum agirmos como Safira que concordou com os argumentos errados do marido.
c) Buscando auxilio divino – o enchimento do Espírito é indispensável, os discípulos antes do pentecostes eram de naturezas variáveis, depois são como fagulhas de rochas imutáveis em suas decisões de servirem a Deus. Nada do que fosse relativo à carne para eles era colocado em primeiro lugar. Sem a ajuda do Espírito Santo nada se poderá fazer.
Finalizando colocaremos aqui quatro estratégias para a luta.
1- A destruição das fontes de sustento – é sufocá-la privando-a de seu sustento (Rm 13.14; Gl 5.13)
2- A mortificação da carne – matar a natureza terrena (Cl 3.5). Esmagar os desejos carnais.
3- O afastamento das paixões – literalmente fugir (1Tm 6.11), andar em direção oposta a prostituição, a lascívia, a bebedice, a mentira etc..
4- O despojamento da carne -  a palavra despojar é o mesmo que o deletar  que conhecemos hoje, ou desvestir de algo, Paulo esta mandado tirar a roupa da velha natureza, apagar as condutas antigas (Ef 4.22, 24; Cl 3.8).

CONCLUSÃO
Vencer a carne não é tarefa fácil, a arma mais poderosa e afastar se do mal, fugir, andar em direção contraria aos desejos e apelos da carne. Os apelos são como comerciais, colocados a toda hora ao nosso alcance, você não esta pensando derrepente o comercial aparece e chama atenção, mostrando os caminhos de como adquirir, aparentemente não há dificuldades alguma para possuir o objeto mostrado. Assim as obras da carne são nos oferecidas constantemente nos intervalos do dia a dia. São alguns deles que parecem nos facilitar: mentira, orgulho, lascívia, sentimento faccioso etc..., que Deus nos guarde debaixo de sua infinita misericórdia e graça, nos fazendo vencedores das obras da carne.

OBRAS CONSULTADAS
·         SHELL, Russel P – O mundo, a carne e o Diabo – Reimpressões 2005- VIDA NOVA

Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...