terça-feira, 12 de março de 2013

LIÇÃO 1 - ESCATOLO... O que?

Comentarista:Ciro Sanches Zibordi

TEXTO BIBLICO- (Lc 21.24-36)
 
ENFOQUE BIBLICO

“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21.36)
 
INTRODUÇÃO
Saudação: “Da parte daquele que é, que era e que há de vir, ...” (Ap 1.4 ARC, gifo meu)
 
UMA VISÃO PANORAMICA DA ESCATOLOGIA BIBLICA
 
Há um assunto que aguça os ouvidos de todos: “o futuro”, falar sobre ele é complicado, pois é desconhecido de todos nós, mas quando ouvimos alguém falar sobre assuntos futurísticos, vem sempre uma pergunta. Será que vai mesmo acontecer? Alguns nem sequer da importância ao que ouvem, outros ficam apreensível, conheci uma jovem que tinha muito medo de chegar o fim das coisas e ela solteira, pois gostaria de casar-se antes dos acontecimentos apocalípticos.
 
O que é ESCATOLOGIA? Vamos analisar da seguinte forma, o que é Historia? Bem todos conhecem, são fatos já acontecidos e contados posteriormente por um historiador e você pode ir pesquisar. Agora Escatologia é a doutrina que diz respeito ao fim do mundo presente e ao vindouro. É o estudo das ultimas coisas, ou a revelação dos eventos futuros. Como são palavras gregas não são tão conhecidas, logo escatologia é um termo assim definido: Escathos = últimos + Logia = tratado, estudo = “estudos das ultimas coisas”. Não é narrado por historiador, mas por profetas, profeta é aquele que fala em nome de outro. A profecia é a historia contada e escrita com antecedência.

Mas como assim? É! Para Deus o fim já é historia futuro somente para nós, porem um futuro já conhecido em partes. O próprio apostolo João, usa expressões tal como: “semelhante”, “como que”, não que não fosse real, porem a mente do apostolo não pode descrevê-los, uma vez que eram celestiais. Os eventos históricos podem ser pesquisados e encontrados vestígios, como por exemplo: O dilúvio existe provas suficientes para crer que houve, até restos da arca já foram encontrados. A destruição de Sodoma e Gomorra, também há vestígios etc.. Mas como podemos afirmar que haverá fim? E que ele se seguira conforme a ordem bíblica? E quais são esses eventos? Bem a ultima pergunta relacionaremos aqui e a primeira será respondida no terceiro tópico.
 
Os eventos seguirão segundo a sua ordem:
 
 a) O arrebatamento da igreja – tem três correntes de interpretação, nós acreditamos que a igreja sairá daqui antes da tribulação, portanto somo pré-tribulacionista (1Ts 5.9). O arrebatamento não é precedido de sinais, pode acontecer a qualquer momento.
b) O tribunal de Cristo – assim que a igreja for arrebatada se deparará com esse tribunal. Tribunal é onde se faz juízo, onde se recebe por aquilo que fez. Os santos e remidos por Cristo serão julgados nesse tribunal (2Co 5.1-10; 2Co 5.10).
c) A grande Tribulação – a palavra grega usada ai, significa colocar uma carga no espírito da pessoa, é como aquela maquina de debulhar o trigo, que o aperta até o separar da casca. (Mt 24.21; Is 63. 1-4)
d) As bodas do cordeiro – é a expressão máxima da relação entre Cristo e a Igreja (Ap 19.1; 21.9)
e) A volta de Jesus em gloria – com certeza esse será o maior evento da historia, revolucionará a geofísica, a política global, o mundo será outro.
f) O fim do Império do Anticristo – serão sete anos de maldades e corrupção, Jesus porá um fim.
g) O julgamento das nações – Mt 25. 31,34,41,46 – ovelhas = nações que fizeram bem aos judeus – bodes = nações que trataram os judeus com hostilidades e irmãos = o povo judeu.
h) O milênio – um evento guardado por toda criação (Rm 8.19-23), para quem não acredita, vem o milênio. Eu disse que os profetas, são historiadores das coisas que hão de acontecer da parte de Deus.
i) A ultima revolta do diabo – quem disse que cadeia corrige? Pois o diabo ficará preso por mil anos e quando vencer a sua pena, sairá de lá furioso. Jesus então o vencerá para sempre, jogando-o no lago de fogo, ele e suas hostes (Ap 20.11-15)
j) O juízo final – os mortos ímpios agora vão ressuscitar e todos comparecerão diante do grande Trono Branco.
k) Novos céus e nova terra – “nesse tempo céu e terra hão de ser a mesma grei, entoando aleluias ao meu Rei” (HC 3)
 
O FUTURO GLORIOSO DA IGREJA
 
A igreja tem sido o maior alvo de Satanás, ela surgiu entre a 69ª e a 70ª semanas de anos conforme a profecia de Daniel (9.24-27), no período chamado graça. A igreja é composta de judeus e gentias (Ef 2.14-18), o maior evento esperado é o arrebatamento. Mas qual o propósito de Deus para com a igreja? A igreja terá algum privilegio futuro? Respondendo essas perguntas, entendemos que no âmbito das profecias há promessas para aqueles que reconheceram a Cristo como seu Salvador e Senhor, tiveram seus pecados perdoados. A partir do dia do pentecostes os crentes em Jesus passaram a fazer parte do corpo de Cristo, conseqüentemente as bênçãos celestiais os tem alcançados (Ef 1.3).
 
A igreja aguarda o arrebatamento, aqui na terra somos abençoados como igreja, mas também perseguidos passamos por perseguições e lutas. Algumas até não entendemos muito bem o porquê, mas é assim. Em contra partida enquanto a igreja semeia a boa mensagem há também os falsos que andam no paralelo, e isto entristecem, alguns até param. Não devemos parar continuemos com esta verdade a Bíblia diz que nossa obra sendo ela verdadeira recebera recompensa (1Co 15.58). Os eventos que levará a igreja ao futuro glorioso ocorrerão na seguinte ordem:

a) É promessa de Jesus levar a igreja ao céu (Jo 14.1-3; 2Ts 4.16)
b) Ele Jesus virá nos receber (Jo 14.1-3)
c) Ressuscitará os irmãos que foram antes de nós, através da morte (1Ts 4.14,15)
d) O próprio Senhor dará a sua Palavra de ordem ao descer, tão rápido que somente os preparados ouvirão (1Ts 4.16; 1Co 15.52)
e) Ao ouvir a voz do Arcanjo e o soar da trombeta de Deus, a igreja será raptada de forma rápida da terra (1Ts 4.16; 1Co 15.51,53)
f) Nos ares os irmãos que estavam mortos se encontrarão com o que aqui estavam vivos e se reunirão com Cristo (1Ts 4.17; Jo 14.3)
g) Os crentes passarão pelo Tribunal de Cristo (2Co 5.10; 1Co 3.11-15)
h) A igreja participara das Bodas do Cordeiro
i) A igreja virá com Jesus, após a Grande Tribulação em sua vinda gloriosa (Jd 14 – destaque a palavra “santos” - igreja)
j) A igreja reinará com Jesus durante o milênio
k) A igreja gozara para sempre com Jesus, quando ele estabelecer o Estado Eterno (Ap 22)
 
E ai? Você faz parte desta igreja?
 
NÃO TENHA DUVIDA, TODOS OS EVENTOS ESCATOLÓGICOS OCORRERÃO CONFORME ESTÁ PRESCRITO NAS ESCRITURAS.
 
Quando falamos em futuro, temos que entender o seguinte: esses prognosticadores que aparecem nos programas de televisões são aproveitadores, mentirosos que se aproveitam dos fracos. A Bíblia diz que os jovens são fortes e já venceram o maligno, portanto não podem crer nessas coisas. É muito simples dizer que no ano de 2010, que se próxima vai morrer famosos e cair avião e que vai haver guerra etc.. Primeiro o papel do diabo é: matar, roubar e destruir, eis a razão de prever ruínas de casamentos e desgraças, é o que ele sabe fazer e tendo a permissão, jamais fará o bem a alguém.
 
Deus estabeleceu planos para cada era e nos deu pela sua Palavra conhecimentos destes fatos, e é por isso que a Bíblia é o seu livro, nele encontramos alento momentâneo para a nossa alma e no mesmo assunto uma historia ou algo que ainda vai acontecer. Não há duvida que já chegamos ao final da atual dispensação, conhecida como “Dispensação da Graça”. 
 
Veja a tabela:

a) Dispensação da Inocência – não sabemos quanto tempo durou, ela termina com a queda (Gn 3.6)
b) Dispensação da Consciência – durou 1656 anos, da queda ao dilúvio.
c) Dispensação do Governo humano ou civil – durou 427 anos, do dilúvio a torre de Babel (Gn 11)
d) Dispensação da Promessa – 430 anos, vai da chamada de Abraão até a instituição da lei.
e) A lei – 1524 anos, vai desde a saída do povo do Egito até a crucificação e ressurreição de Cristo.
f) A Graça – da crucificação e ressurreição de Cristo até o arrebatamento da Igreja (?)
g) O reino milenar de Cristo –
 
Mas será que vai acontecer no período da Graça como nas demais dispensações? Sim. Temos provas bíblicas suficientes para tal afirmação, as profecias estão tendo seu fiel cumprimento, nada escapara cada detalhe são esclarecidos, mediante os acontecimentos. Os grandes pensadores da atualidade, quando falam eles se preocupam com a formação de um governo único, um sistema financeiro que seja único, moeda única. A Bíblia fala do governo do anticristo, tudo converge para o cumprimento das profecias bíblicas. Essa inquietação é sinal que o período já esta no limiar, estejamos preparados como igreja para o arrebatamento.
 
CONCLUSÃO
Quero terminar com as palavras do Mestre; “Certamente, cedo venho.” (Ap 22.20 – ARC)
 
BIBLIOLOGIA
LAHAYE, Tim – O Final dos tempos – Abba, 2004
SILVA, Severino Pedro – Escatologia, Doutrina das Ultimas Coisas – CPAD, 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...