terça-feira, 19 de março de 2013

LIÇÃO 2 - SINAIS

Comentarista: Ciro Sanches Zibordi

TEXTO BIBLICO (Mt 24.1-12)

ENFOQUE BIBLICO

“E estando assentados no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mt 24.3)

OBJETIVOS

Enumerar os principais sinais indicadores do Arrebatamento da igreja.
Abordar, de modo amplo, os sinais escatológicos, os quais abrangem não apenas os dias que antecedem o Arrebatamento, mas também os anteriores ao fim do planeta Terra (e seu recomeço), como, por exemplo, a evangelização total do mundo (Mt 24.14).
Enfatizar a importância de estar vigilante contra os falsos mestres.


INTRODUÇÃO

O que falta mais acontecer para Jesus arrebatar a igreja? Na verdade o arrebatamento não depende de acontecimentos ou sinais para acontecer, os sinais estão mais relacionados a vinda de Cristo em gloria. A qualquer momento a igreja será raptada daqui para ir morar no céu com Jesus. O hino 401 da Harpa Cristã na sua segunda estrofe nos diz:

“Cristão acorda, Sua vinda é certa: Breve Jesus voltará! Para recebê-lo estás bem alerta? Breve Jesus voltará.”

SINAIS INDICADORES DO ARREBATAMENTO

Terremotos

Estima-se que ocorram cerca de 500 mil tremores em todo o globo, apenas 100 mil são percebidos pelas pessoas e pelo menos 1000 causam danos. As figuras abaixo mostradas por pesquisadores russos Dennis Mischin e Alex Chulkov, que mostram os terremotos com magnitude superior a 4 graus na escala Richter

Os terremotos são constantes as manchetes no Google, por exemplo, mostra os mais recentes como no Taiwan, nas ilhas da indonésia da Sumatra, onde cerca de 4 mil pessoas estão soterradas e tantos outros que recentemente tem abalado o mundo asiático.

Fome

A ONU estima que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofre com fome, cerca de 11 mil crianças morrem de fome por dia, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual devido a desnutrição. Cerca de 1,3 bilhões de pessoas no mundo não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete padece de fome no mundo (Revista Mundo e Missões – Alberto Garuti – Pine.org.br/fome)

Epidemias

Devido ao avanço da ciência, muitas epidemias desapareceram, algumas só conhecemos por relatos históricos, mas de vez enquanto o mundo é surpreendido por epidemias e que às vezes se tornam assustadoras, a gripe suína é um exemplo. Os acontecimentos já demonstram que este não é um sinal desconhecido, veja:

a) Lepra na Europa Medieval entre 1000 a 1350 – cerca de 14000 pessoas morreram.
b) Peste negra – maior epidemia mundial aconteceu na Europa 1340 a 1360, matou um terço da população européia, em torno de 230 milhões de pessoas.
c) Cólera – atingiu os operários pobres das grandes indústrias devido ao cheiro dos produtos químicos, na Índia e Inglaterra, matando mais de 100 mil pessoas.
d) Gripe espanhola – evoluiu nas trincheiras da primeira guerra mundial, soldados infectados passaram para a população, os mais eram os espanhóis, por isso o nome. Mais de 50 milhões morreram na Espanha, EUA, Brasil e África (WWW.blogers.com.br/.../epidemias- humanidades) .

Guerras
(HTTP: PT.wikipedia.org/wiki/ficheiro:)

Guerra é um conflito armado entre dois países ou mais, todas elas deixaram seqüelas, a bomba lançada em Hiroshima, que drástica historia. Mas guerras não é coisa do passado, o professor de historia moderna e contemporânea, Francisco Teixeira da Silva, num artigo intitulado: “Uma ética para a guerra do futuro” , fala dos conflitos armados que se desenvolve hoje no planeta.

São eles:

- Conflitos no Oriente Médio

a) guerra entre Israel e o Hizbollah.
b) a guerra no Iraque – cerca de 600 mil mortos
c) a guerra “esquecida” do Afeganistão

- A guerra civil na Colômbia – 3000 civis seqüestrados
- A guerra genocidiaria em Dafur, no Sudão
- Guerra civil em diversos países da África ( www.comciencia.br.)

Grandes sinais no céu

Embora haja tantas especulações, não há ainda fato comprovado sobre o que seriam estes sinais, concordo com o comentarista, não vamos ficar no capo do achismo ou da especulação.

Falsos Mestres

Acredito que esse sinal seja o mais contundente e o menos observado, um mundo em que as pessoas gostam de ouvir o que lhes convém é fácil ser enganado. São os maiores provocadores de escândalos, seus ensinos levam a apostasia.

EXPLICANDO OS SINAIS

Os sinais podem se dividir em Históricos e Atuais:

a) Histórico: (Mt 24.1-14)

· Proliferação de religiões falsas
· Aparecimento de falsos Messias
· O renascimento e avanço generalizado do ocultismo – O pastor Antonio Gilberto em estudos sobre o assunto, fala sobre o disfarce do espiritismo com nomes modernos: paranormalogia, parapsicologia, chamanismo = “antigo médium”, neorolinguista = sublimar placas escritas na cidade, método em que a pessoa vai dormir e deixa o aparelho ligado; biorritmo, psicobérnetica, cromoterapia, psicografia, compultura, floral de baka, exoterismo e ONGs = “organização não governamental”

· Sinais materiais e físicos – guerras, rumores de guerras, pestes, terremotos etc...

b) Atuais:

· Angustia na terra (Lc 21.25; Rm 8.20-22; Dn 12.4)
· Ameaça de uma igreja mista (Mt 24.10-13)
· Ecumenismo – reunião em que todos participam o padre, o pastor, o monge etc...
· Multiplicação da iniqüidade (Mt 24.10) – idéias de coisas ilegais, liberdade sem lei, violação dos princípios divinos.

Quando analisamos os sinais não podemos nos esquecer de Israel, esta nação é a revelação dos desígnios de Deus para o final da historia humana. A programação escatológica esta centrada em Israel (Lc 21.27-30).

a) Dispersão e regresso (Gn 12.1,2,7; Dt 32.9-11; Ez 36.24-28)
b) Reunião progressiva de Israel em 1897, por Teodoro Herzl, pró-movimento sionista (Jr 24.6; Ez 36. 24-28).
c) Proclamação da ONU, em 1948 (Is 66.8)
d) A próxima será o Armagedom (Lição 9)
e) As guerras que envolverão Israel.

· Nação do Norte e seus satélites (Ez 38 e 39; Jl 2) – a expressão “no fim dos anos” (Ez 38.8), significa que a guerra terá inicio no começo da septuagésima semana de anos (Dn 9.27) – inicio da grande tribulação ou pouco antes. O motivo da invação são as riquezas de Israel e sua posição geográfica (Ez 38.11,12).

· Aramagedom – (Lição 9)

A igreja do Senhor vendo todos estes e outros sinais se cumprindo, não lhe resta outra coisa a não ser dizer “Ora vem Senhor Jesus”.

OS FALSOS MESTRES

O cuidado com essa gente deve ser constante, devido a dormência dos homens que deveriam estar na trincheira do ensino o inimigo tem semeado o joio com rapidez e em grande quantidade (Mt 13.25). Nos dias do Apostolo Paulo, o ensino sobre a volta de Cristo foi bombardeado por ensinos falsos, ensinavam os falsos Doutores que Cristo já havia voltado e estava derramando a ira sobre a terra. Precisou do atento apostolo escrever uma carta explicando a vinda de Cristo (1Ts 2.1-17; 4.16). o movimento foi tão devastador que muitos abandonaram seus afazeres e ficaram dependentes da igreja, outros se apostataram da fé.

Hoje temos vários bem conhecidos oferecem Paraíso na terra, outros dizem que Jesus passou de um lugar para outro La no céu, há quem diga ser a encarnação do próprio Cristo, já há que diz que Jesus falhou por não ter casado então ele esta com a missão de cumprir a determinação de Deus para com a raça humana. Estes e outros têm centenas, milhares de adeptos, são pessoas das mais variadas igrejas que abandonaram a fé e passaram a seguir tais mestres. Ainda há aqueles que são muito parecidos com a verdade, oferecem felicidades, riquezas, curas, revelações, milagres da mais diversa ordem.

Como a igreja deve esperar a gloriosa vinda de Jesus?

a) Não alarmada com barulhos de guerras e seus rumores (Mt 24.6)
b) Não perturbada ou duvidosa do poder de Deus (Mt 24.38)
c) Não turbar o coração (Jo 14.1)
d) Cumprindo o seu ministério (At 20.24)
e) Não temendo a nenhum tipo de ameaças (1Pe 3.14)
f) Apartando-se dos desordenados (2Ts 3.6)
g) Sendo imitadores de verdadeiros servos de Deus (2Ts 3.7)

CONCLUSÃO

Os sinais são evidentes: Tsunami; Katrina; Katarina são nomes dados aos furacões americanos. Mas as corrupções no meio político, empresariais também são sinais que o homem está cada vez mais distante de Deus.

Esperamos Jesus:

Vigiando...
...Santificando
...Trabalhando (secularmente e espiritualmente)

OBRAS CONSULTADAS

· LAHAYE, Tim – O final dos tempos – Abba Press Editora Ltda – 2004
· SILVA, Antonio Gilberto – Escatologia Bíblica – 2ª Edição adp a EETAD- 1997
· Pesquisas feitas no Google conforme anotações de rodapé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...