sexta-feira, 5 de abril de 2013

LIÇÃO 9 – ARMAGEDOM

COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

TEXTO BÍBLICO (Ap 19.11-20)
 
ENFOQUE BÍBLICO
 
“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mt 24.30)
 
OBJETIVOS
 
Nesta Lição estudaremos um evento que acontecerá sete anos depois do arrebatamento da Igreja: “A vinda de Jesus em Glória”. Será no momento mais dificil da Tribulação, Israel estará cercado e sem saída extrategica, quando o mundo presenciará o maior evento de todos os tempos. O céu se abrirá literalmente e todos verão Jesus acompanhado de um exército incontavel para livrar Israel, julgar as nações, prender o Anticristo e o Falso Profeta, acorrentar Satanás e prende-lo. E em seguida estabelecer o Milenio.
 
Diferençar com clareza as duas fases da Segunda Vinda do Senhor: o arrebatamento da igreja e a Manifestação de Cristo em poder e grande glória.
Definir a manifestação de Cristo de modo abrangente, mencionado todos os eventos que serão desencadeados com esse conhecimento.
Destacar a batalha do Armagedom e o julgamento das Nações, principais acontecimentos que antecedem o Milenio.
 
 
ARREBATAMENTO X MANIFESTAÇÃO DE CRISTO EM PODER E GRANDE GLORIA.
 
Já vimos que o arrebatamento será de forma secreta e somente para a Igreja de Cristo, tambem entendemos pelas Escrituras que no arrebatamento o tratamento será em especial aos crentes que subirão e de certa forma aos que ficarem. No arrebatamento a participação está entre o Senhor que virá até as nuvens, terá a voz do Arcanjo, som de trombetas, ressurreição dos mortos em Cristo, transformação dos crentes que estiverem vivos e a prestação de contas e a reunião dos santos com o Senhor. (1Ts 4.16; 1Co 15.51,52; 1Ts 4.17)
 
A vinda de Jesus em glória terá objetivos diferentes do arrebatamento, nada tem a tratar com a igreja, antes será o contrario, a igreja virá junto com Cristo e por ocasião Jesus pisará novamente com os seus pés na terra. O lugar já está descrito, será no monte das Oliveiras. Segundo a Bíblia Israel estará cercado prestes a ser dizimado pelo Anti-Cristo, quando o céu se abrirá e o Rei dos Judeus aparecerá para trazer lhes livramento.
 
Esse evento como já falamos em lições anteriores é cercado de sinais, segundo o pastor Eurico Bergstén, alem dos sinais, será um momento impar quando o Senhor, o Rei da Glória, o Único Senhor, será apresentado ao mundo. A Bíblia diz: “Todo olho o verá” Com certeza, o maior eveto da história (Ap 1.7; Mt 24.30; Jd 14), os eventos geofisicos, o monte se fenderá (Zc 14.4), as águas do mar Morto, ficarão saudaveis devido a um rio que passará no meio dele e o mais interessante, hoje o Mar morto é conhecido como um lago sem vida marinha alguma, mas vai ter peixes nele (Ez 47.8-12).
 
ENTENDENDO A MANIFESTAÇÃO DE CRISTO DE MODO ABRANGENTE
 
Como será a recepção não sabemos porem o fato é que todo o verão não se pode imaginar qua apenas os Judeus serão alvo deste evento. Na verdade ele abrangerá a todos, está escrito no livro do profeta Daniel que os governos da terra perderão seus poderes (Dn 2.34,35, 44,45). A volta de Jesus em Glória está mais relacionada aos Judeus que devido a Tribulação e Gde Tribulação estarão em maior aflição, pois as fazes da Tribulação tem mais a ver com eles. Eles por essa ocasião reconhecerão a Jesus como o Messias certamente lembrará que ele já esteve aqui, mas foi rejeitado por eles.
 
Mas reconhecerão seus pecados e chorarão arrependidos, imagine a consciencia deles? Certamente um peso terrivel, por terem feito amizade com o Anticristo e se aliado como se fosse o Cristo. A eles será revelada a fonte da purificação (Zc 13.1,2; Ez 36.24-27; Jr 50.20). Cumprindo assim a segunda parte do que esta escrita em Ezequiel 37, o espírito entra nos corpos mortos e eles ficam em pé. No primeiro momento eles recuperam a vida nacional e no segundo a vida espiritual.
 
Uma nova aliança será estabelecida, a salvação virá em sua propria terra em um só dia, serão regenerados e crerão em definitivo no Senhor (Is 66.7,8; Hb 8.8-10; 10.16-17; Rm 1.26,27). Para quem imagina que o fim virá com a pregação do Evangelho que hoje pregamos logo já esta entendendo que não. As coisas tambem não terminarão de modo pacifico e tranquilo, mas com catástrofes mundiais e sobrenaturais, como afirma o pastor Antonio Gilberto em seu livro “Escatologia Biblica”. Cristo a Rocha dos Seculos virá esmiuçando tudo (Dn 2.34).
 
O ARMAGEDOM
 
Olha aqui está uma palavra muito comentada entre os cristãos, mas o que de fato é o Armagedom? Não dá para pensar como os “Testemunhas de Jeová”, não é mesmo? Há muitos outros que tambem pensam errados quanto ao assunto, mas nós tentaremos explicar de forma clara e esperamos ser compreendidos. O que diz a Bíblia a esse respeito? (Zc 12.3,9; 14.3). O termo Armagedom significa “Monte Megido”, um local ao norte de Israel onde o Senhor enfrentara os inimigos do povo Judeu. Você pode imaginar que neste dia as nações vão lutar literalmente contra Deus?
 
Uma idéa absurda e assustadora, mas real, algumas nações se atreverá a fazer guerra contra Deus. (Ap 16. 13-16). O Diabo sabe que os planos de Deus em relação ao mundo são com o povo Judeu e a intenção maligna é acabar com Israel. O exército da Besta se organizará para tal ataque, será devastador, porem os judeus lutará de forma heróica (Zc 14.14), será incalculavel o numero de mortos por essa ocasião. É exatamente na intencificação da batalha que aparece Jesus e seu exército, seum anjo matou numa noite 185.000 (2Rs 19.35), eliminando assim um reino. Imagine um exército?
 
Após esse evento Jesus, lançará no inferno, aqueles que serão os seus primeiros habitantes, o Anticristo e o Falso Profeta (Ap 19.20), Satanás, o perseguidor será acorrentado e preso (Ap 20.1- 3). Jesus terá aceitação nacional entre os judeus, então haverá a preparação para o estabelecimento do Milenio. Mas quem reinará no milenio e como ele será? A proxima lição tratará disso, mas é importante que analizemos por hora, sobre o julgamento das nações.
 
Pode ser que ao ouvir alguma pregação sobre Mateus 25. 31 a 34, você tenham ouvido a seguinte interpletação: as ovelhas são os crentes bons da igreja, que serão colocados à direita de Jesus e os bodes os ruins que serão colocados a esquerda. Vamos ver o que isto significa?
 
a) Ovelhas – Nações que fizeram bem aos Judeus
b) Bodes – Nações que fizeram mal aos Judeus
c) Irmãos – o povo Judeu (Mt 25.40)
 
O julgamento das Nações se dará no Vale de Josafá (Jl 3.1,12), lugar esconhecido da geografia atual. Jesus só reinará com as ovelhas, aquelas nações que ajudam a Israel, que naquele momento estarão dando apoio aos Judeus. Quanto aos bodes terão um tragico destino (Mt 13.40 -42).
 
CONCLUSÃO
 
Termino com o verso do hino 442 da HC, “Breve no céu, Jesus há de aprecer Em gloriosa Luz; todos o hão de ver” - Na verdade a Igreja já galardoada virá com o Senhor e será vista nas nuvens de Glória.
 
OBRAS CONSULTADAS
 
BERGSTEN, Eurico – A Doutrina da Ultimas Coisas – CAD - 1986
SILVA, Antonio Gilberto da – Escatologia Bíblica– Adaptado a EETAD, 2ª Edição 1997 – Campinas -SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...