quinta-feira, 28 de outubro de 2010

LIÇÃO 5 - INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NA MÍDIA

COMENTARISTA: Jamiel de Oliveira Lopes


TEXTO BÍBLICO:  Dt 18.10-12; Ap 21.8; 22.15; Sl 1.1,2

ENFOQUE BIBLICO
“Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gl 1.9b)

OBJETIVOS

Conhecer os meios que a mídia utiliza para propagar o espiritismo.
Entender porque a Bíblia condena o espiritismo.
Saber discernir os extremos que precisamos evitar a respeito do espiritismo.

INTRODUÇÃO

“A mídia encarrega-se de propagar, através da literatura, dos filmes, novelas e, até mesmo, desenhos animados, praticas místicas, doutrinas de religiões orientais e espíritas. O espiritismo está presente no radio, no cinema, na TV  e na internet.”

DO ANTIGO AO MODERNO ESPIRITISMO

Conta-se a história que a família João Fox, alugou uma casa assombrada na região de Condato de Wayne, mais propriamente no sitio de Hydesville, NY – EUA. O casal Fox, de origem Metodista, logo percebeu algo anormal na casa. Ouviram bater nas portas e quando atendiam não havia ninguém. As estranhas movimentações fenomenais se intensificaram a ponto da família não conseguir dormir.

Os moveis eram arrastados, mesas e cadeiras giravam, a vizinhança testemunhou os fatos, todos os meios de vigilância montada não foram capazes de detectar os fenômenos, nem podiam imaginar de onde surgiam as batidas e nem quem faziam girar os moveis da casa. Foi quando Katie, filha do casal, começou a imitá-los e foi correspondida. A senhora Fox, procurou contato com o misterioso para que lhe desse alguma resposta. Ficou surpresa ao ser correspondida, com o numero de batidas que indicava a idade das crianças e assim por diante.

Não demorou muito para que fossem informadas que o espírito misterioso tratava-se da alma de Carlos Ryan, assassinado e enterrado num dos compartimentos da casa. Então correu pela vizinhança que era possível falar com os mortos. A investigação conclui a principio que o fenômeno só se dá com Katie Fox, tal poder foi chamado de mediunidade. Assim as senhoras Fox, propõe buscar outros espíritos, fato que se multiplicou em toda a America do Norte. As irmãs Fox, exerceram durante trinta anos a mediunidade, fazendo com que o fenômeno fosse conhecido em várias partes do mundo.

O inicio deste acontecimento se deu entre 1847 e 1848, já a modernidade tem sua origem em 1925, quando houve o Congresso Internacional de Espiritismo, em Paris. No congresso ficou aprovado em proposta de erigir um monumento comemorativo em Hydesville, nos EUA, para comemorar as aparições espíritas, que ocorreram em 31 de março de 1848, sob a mediunidade das meninas Katie e Margareth Fox. Procurando demonstrar que a morte não existe e que não há barreiras entre vivos e mortos.   

O ESPIRITISMO NA EUROPA

O primeiro país a receber a novidade foi à Alemanha, através de uma carta foram informados do fenômeno. Ao por a novidade em pratica foi infalível, mesas giravam, ruídos podiam ser ouvidos, o que levou diversos pesquisadores a estudar o fenômeno. Ate que em 1869, é fundada a Bibliothek dês Spiritualismus fur Deutschland y Spirite Studien. Na Alemanha vários adeptos se destacaram dentre eles Zoellner que era astrônomo e professor de Física na Universidade de Leipzig (1877 a 1881). Na mesma época o espiritismo se expande na Escócia, depois na Inglaterra, Rússia e França. Entre os franceses a curiosidade é maior, a principio as manifestações como movimentações de moveis eram tidos como entretenimento. Os jornais as revistas da época ridicularizavam o fenômeno que quase se extinguiu na França.

O ESPIRITISMO NO BRASIL

No Brasil a movimentação de mesas inicia-se em 1853, O Jornal do Comercio, do Rio de Janeiro, foi o primeiro a comentar sobre o fenômeno acontecido nos EUA, (14/06/1853). No dia 2 de julho de 1953, o Jornal Diário de Pernambuco, também cometa sobre os fatos fenomenais em Paris. Em maio de 1954, o Jornal Cearense, comenta sobre a invocação das almas em mesas gigantes.

Estas informações conquistaram adeptos, que passaram a se reunirem em volta de mesas esperando pelos seus mortos, ou algo relativo ao interesse. Até que em 17 de setembro de 1865, se deu a primeira sessão espírita sob a direção de Luis Olimpio Teles de Meneses, em Salvador na Bahia. Funda se então o primeiro Centro Espírita, com o nome de Grupo Familiar de Espiritismo.  

Em 1869, surge o primeiro jornal espírita do Brasil, intitulado: “Eco do além Túmulo” , tinha 56 paginas, circulava pelo Brasil todo e em capitais, como Londres, Paris, Madri e Nova York. Em 1873, o centro tem seu nome mudado para Associação Espírita Brasileira, cujo presidente continuava a ser Luis de Menezes. Ainda no ano de 1873, o movimento espírita se organiza no Rio de Janeiro. A Sociedade fundada no RJ, tem por lema: “a caridade”, surge daí no ano 1875, a Revista Espírita, que passa a ser um segundo periódico no Brasil. A revista tinha varias obras de Kardec.

A partir daí várias outras Sociedades espíritas surgiram, assim como jornais, revistas e vários boletins informativos sobre a doutrina. O médium mais conhecido no Brasil foi sem duvida Francisco Candido Xavier (Chico Xavier). O Brasil é o maior país espírita do mundo, a França que disseminou a doutrina, quase que desapareceu, mas por aqui cresce a cada dia. 

O Espiritismo no Brasil se divide em ortodoxo, aquele que está filiado à Federação Espírita Brasileira, neste grupo Alan Kardec é o “mestre divino”, é o maior grupo.

Legião da Boa Vontade – fundador Alziro Elias Davi Abraão Zarur, considerava-se a reencarnação de Alan Kardec.

Racionalismo Cristão – fundador Luiz de Mattos, um Português panteísta, para ele Deus é o grande foco da inteligência.

Cultura Racional – fundador Manoel Jacintho Coelho, divulgador da metempsicose.

Umbanda – cultura afro-brasileira, mais ligada ao folclore brasileiro do que a religião.

Circulo esotérico da comunhão do pensamento – fundador Antonio Olívio Rodrigues, é reencarnacionista.

Ordem de Rosa-Cruz – é um tipo de misticismo egípcio

E varias seitas orientais já existentes no Brasil, são de origem espírita ou dada ao espiritismo.

A DIFUSÃO DO ESPÍRITISMO

Qual a razão de tanto crescimento? Uma das razões é que ao perceber uma pessoa com problemas de aparecias espirituais como insônia, tristeza, arrepios e etc., se algum espírita, vem a ter conhecimento, lhe orienta a desenvolver sua mediunidade. As indagações inexplicáveis levam ao oprimido por algum problema a procurar um centro espírita. Assim são envolvidos com a doutrina espírita e em alguns casos a pessoa tem medo de sair.

Outra coisa é a saudade dos mortos, de forma hábil o espiritismo sabe explorar essa “possibilidade” de comunicação. Ouvimos diversos relatos de pessoas em todas as camadas da sociedade, sobre sua estada com alguém que já tenha morrido. Alguns são informados sobre como foi à morte daquela pessoa, que segundo eles são acalentados e se satisfazem com a informação.
Hoje vários desenhos que passam na TV, são grandes divulgadores do espiritismo, não há barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos. Há filmes que são puramente espírita, como “Nosso Lar”, novelas como: “Alma Gêmea”, “Alem da Vida” “A viagem”, alem das novelas, musicas também ajudam na disseminação do espiritismo.

“Mauricio de Souza tem abordado o tema reencarnação nos quadrinhos da turma da Monica,  dessa forma as crianças vão se familiarizando, naturalmente, com os temas como reencarnação” “Um selo comemorativo ao centenário do nascimento de Xico Xavier. A efígie do Chico estará em milhares de correspondências – Uma divulgação enorme para o Espiritismo” (Informações obtidas no site WWW.adde.com.br acesso 27/10/2010, site de divulgação espírita)

A BÍBLIA E O ESPIRITISMO

A Bíblia condena qualquer tipo de culto aos mortos e afirma ser impossível uma pessoa viva a se relacionar com alguém que esteja morto. (Lc 16.27-29; 2Sm 12.23). O espiritismo tem por objetivo a negar varias doutrinas bíblicas, citaremos algumas.
  • Nega a existência dos demônios – a Bíblia fala deles, foram criados por Deus como anjos bons, porém, assim a como o querubim ungido desobedeceram a Deus e foram expulsos do céu (Jó 1.6-12; 2.1-7; 1Pe 5.8)
  • Nega a existência do pecado – a Bíblia diz que por um homem entrou o pecado no mundo (Rm 5.12), afirma que o pecado distancia o homem de Deus (Is 59.2); o pecado atingiu a toda a raça humana (Ec 7.20; Rm 3.23)
  • Nega a ressurreição do corpo – a Bíblia da por certa duas ressurreições, primeiro a dos justos, daqueles que servem a Deus (1Ts 4.16,17; Ap 20.5,6), virão num corpo glorioso, igual ao de Cristo (1Co 15.48-54) – A outra ressurreição se dará no Juízo Final (Ap 20.11,12)
  • Nega a existência de céu e inferno – a refutação se encontra em (Lc 23.43; 1Ts 4.16,17; Mt 18.9; Mc 9.47, Ap 20.15).
  • Acreditam na reencarnação – o homem morrerá apenas uma vez (Hb 9.27; 1Co 15.51,52) .

Estas e outras doutrinas são ensinadas pelo espiritismo e são mostradas pela TV, internet, ouvidas pelo radio ou em forma de musicas. Mas não se pode ir para os extremos, nem ignorá-la e também não se pode sair por ai orando por motores de carros, animais ou ungindo cantos de casas. Mas conhecer as doutrinas e uma vez que somos seguidores da Palavra de Deus, poder detectar suas formas e ajudar aos nossos filhos, não somente dizendo a eles “NÃO PODEM ASSISTIR”, devemos mostrar a eles o porquê não devem assistir.  

CONCLUSÃO

Devemos agir com sabedoria, primeiro apresentando aos adolescentes e jovens de nossas igrejas, as verdades bíblicas. Fazendo assim eles terão uma fé posicional, não demoverão facilmente da verdade. Em segundo lugar ensiná-los a rejeitar os valores contrários à vontade de Deus, buscando conhecimento bíblico, revestindo de toda a armadura de Deus, para vencer os dias maus (Ef 6. 10,11, 13) 

OBRAS CONSULTADAS
  • Serie apologética – Volume II  - ICP
  • SILVA, Jose Apolônio – Hersiologia, CPAD, 1983, 2ª Edição.

2 comentários:

  1. Gostei muito. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, QUE CONTINUE TE ILUMINANDO E DANDO SABEDORIA. UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...