sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LIÇÃO 10 – A MAIOR HERANÇA QUE EXISTE

ADOLESCENTES – CPAD
3º Trimestre 2014
Tema: Vivendo em Família
Comentarista: César Moisés Carvalho
  
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se de que a maior herança que possuímos é o legado de Cristo, como a Bíblia nos afirma: “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gálatas 4:7) 
Para refletir
“Entrando-se apressadamente de posse de uma herança no princípio, o seu fim não será bendito.” (Pv. 20:21 – ARC).
Em tudo em nossa vida, precisamos de equilíbrio. Salomão nos adverte, não se apresse, não seja ansioso, aguarde no SENHOR, é DELE que procede todas as diretrizes da vida, é ELE que nos conduz a verdadeira satisfação interior.
Se deixarmo-nos conduzir por ELE, nada nos desanimará, em DEUS somos mais que vencedores em tudo o que fizermos.


Texto Bíblico: Mt. 6::19-21; Lc. 12:13-21.

Introdução
“Juntar tesouros no céu” é dia a dia irmos depositando obediência a Deus, através de Sua Palavra. Devemos em nosso cotidiano, preocupar-nos em agradar a Deus através de nossas ações e palavras.

Juntar Tesouros no Céu
Os tesouros na Terra são: Os bens materiais que permanecem, porque não podemos levá-los para a espiritualidade (casa, automóvel, jóias, terras, vestuários etc.). São enfim as coisas materiais, perecíveis, sujeitas a deterioração, a serem roubadas, invejadas, e destruídas.

Como o Senhor Jesus nos adverte " a ferrugem que destrui e danifica. A traça, um bichinho que se alimenta de nossas utilidades, tais como roupa, papéis, livros... E ainda os ladrões que também escavam, assaltam e roubam os pertences materiais de outras pessoas. Então se verificarmos bem, veremos que os tesouros materiais, são perecíveis, passageiros e de pouca duração.

·     Não são tesouros realmente.
·     Não podemos levá-los para a pátria espiritual.
·     São danificados por diversos agentes e indiscutivelmente são falsos tesouros.

Seriam então desprezíveis? Não, eles são de uso para a nossa vida material, portanto necessários. Jesus quis somente demonstrar que não são os verdadeiros tesouros. São necessários somente para nossa vida material.
Então nosso Mestre e Senhor, nos aconselha, a ajuntar, conquistar os verdadeiros tesouros.

Os tesouros imperecíveis são:
·     A BONDADE para com todos os viventes. Seja o nosso irmão do caminho, sejam as plantas, os animais, as coisas infinitamente pequenas ou as coisas infinitamente grandes com as do Céu.
·     A humildade a Paciência e as conquistas intelectuais, tais como as ciências e as filosofias.

Quando o Senhor Jesus vir nos arrebatar, o espírito leva consigo, somente as conquistas espirituais. Ser religioso é importante, Religião quer dizer RELIGAR. Então orar e vigiar torna-se nossa primeira necessidade.
         
Devemos amar nosso próximo e não esquecer de vigiar nossos pensamentos, para não cairmos em tentações. Como dissemos tudo o que é material aqui permanece. No Céu não há ladrões, não há ferrugens nem traças ou cupins. Disse Jesus, "Onde está o teu tesouro, ai está o teu coração".

Se nosso tesouro, são as coisas materiais, ali estará o nosso coração e por isso sofremos, quando as vemos danificadas ou roubadas. Não devemos nos preocupar demasiado com as coisas materiais. Deus vela por seus filhos e nada lhes faltará.

O Mestre nos ensina, observar as aves do céu, que não semeiam, não fiam, nem ajuntam em seleiros, contudo o Pai do Céu as sustenta. Veja um lindo passarinho. Faz sua casinha de gravetos secos busca sua alimentação entre os frutos das arvores e tem a água que precisa dos riachos e da chuva. Nada mais precisa para viver e para nos alegrar, oferece o seu gorjeio maravilhoso.

Olhai os lírios do campo, como são belos. Eles não trabalham e nem fiam. No entanto, nem Salomão em sua gloria se vestiu como qualquer deles. Portanto não vos inquieteis dizendo: que comeremos ou o que vestiremos, porque os gentios (ou seja, os que não conhecem a Deus) é que procuram todas essas coisas. Buscai em primeiro lugar o REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA E TODAS ESTAS COISAS TE SERÃO ACRESCENTADAS. Não vos inquieteis com o dia de amanha. O amanha trará os seus cuidados. Basta ao dia o seu próprio mal....

Escolhendo a Melhor Parte:A História de Lucia e Marina
Lúcia e Marina são duas irmãs muito diferentes uma da outra.
Lúcia é meiga, bondosa e estudiosa.
Marina ao contrario, não gosta de estudar. Só se preocupa com a vaidade. Só quer vestidos novos, sapatos, jóias. Tudo que vê cobiça. Tudo o que os outros têm Marina também quer.

Mamãe se preocupa muito com isso. Marina, diz ela: Tenha paciência, As coisas não são como você quer. Precisamos saber se Papai pode comprar, se o dinheiro que ganha dá para este gasto. Marina sempre teimosa, bate o pé, quero, quero e quero. Por isso é uma menina aflita, inquieta e na sua fisionomia reflete-se o seu estado de alma. Sempre carrancuda, nervosa com o olhar procurando ver o que os outros possuem. Vive atormentada, porque inveja as outras crianças.

Lúcia, ao contrario, se contenta com o que possui. Por isso vive feliz. Suas roupas estão sempre limpas, seus sapatos engraxados e os cabelos bem penteados. É amiga dos bichinhos, das plantas e dos passarinhos. Todos gostam dela e se sentem felizes em sua companhia. Não inveja as outras crianças. Por isso é bonita, seus cabelos e olhos têm o brilho da felicidade. Para que tanta roupa e agasalho. Tantos pares de sapato? Não pensa em tantas crianças que não tem nem um agasalho para o frio.Crianças que andam descalças e não tem às vezes nem o pão para alimentá-las. Isso que é triste.

Lucia sempre conversa com Marina sobre isso e lhe diz:
- Devemos visitar a casa dos pobrezinhos para levar-lhes alguma coisa de que necessitam.Vou com mamãe, fazer um visitas no hospital e lá vejo algumas crianças que vem, tratar-se no hospital porque estão doentes. Fico penalizada. Ajudo no que posso...É assim que sou, É assim que penso Jesus não diz em seu Evangelho as aves do céu não semeiam não colhem nem juntam em celeiros contudo elas se sustentam com a natureza.

Olhai os lírios do campo, olhai como crescem. eles não trabalham nem fiam contudo são lindos,alvos e puros como a neve. Estão vestidos com a natureza que Deus lhes dá. Quem se vestirá melhor que as flores lindas e perfumadas. Deus nosso Pai sabe de tudo o que necessitamos e desde que procuremos ser justos e bons nada nos faltará. Se formos calmos e caridosos, teremos Paz, saúde e harmonia no Lar.

Papai e Mamãe nos darão pelo trabalho diário, tudo o que precisamos e nossa vida decorrerá normal. O importante é saber disso: Estudar para aprender, ser bondoso e humilde para viver feliz. Não será essa a felicidade que todos procuramos?
Vamos juntar tesouros para a espiritualidade.
Conclusão
Você está juntando tesouros no céu ou na terra?
Se darmos lugar ao orgulho, à vaidade, à auto-suficiência, à ganância.... A quem estamos entronizando em nosso coração? Claro que ao príncipe deste mundo! É assim que ele entra. Se você vive em função de possuir mais e mais riquezas está fazendo o jogo do maligno, o príncipe deste mundo.

Temos de ser responsáveis e honestos, trabalhar, ganhar o pão de cada dia com o suor do rosto. O que não podemos é fazer o jogo do maligno e partir para o extremo: para a ambição. Pois Jesus nos ensina que não podemos servir a dois senhores.

"Ninguém pode servir a dois senhores. Com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro. Por isso vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida quanto ao que haveis de comer, nem com o vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta" (Mt 6:24-26ss).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...