sábado, 7 de janeiro de 2012

LIÇÃO 10 - IOGA PRÁTICA RELIGIOSA DISFARÇADA

Comentarista. Silas Daniel
TEXTO BÍBLICO  (Mt 11.28-30)

ENFOQUE BÍBLICO
“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7)

OBJETIVOS
Revelar o disfarce usado pela Ioga.
Mostrar que na comunhão com Deus já temos alivio.
Explicar alguns enganos da Ioga a luz da Bíblia

IOGA PRÁTICA RELIGIOSA DISFARÇADA

“Yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originarias da Índia.  A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do Budismo quanto do Hindusmo. Trata-se de uma escola ortodoxa da filosofia hindu.” (Wikipédia.com)

Trata-se de uma austeridade ascética, que procura a contemplação, a meditação e através da completa abstração mental unir-se a Deus. A palavra vem da raiz “Yuf” que significa união de dois objetos, mistura, ou transformação de uma coisa em outra. Os praticantes da ioga são levados a pensar que toda criatura é uma partícula do Todo. O desenvolvimento da Ioga se deu no Extremo-Oriente, devido aos habitantes daquela região se adaptar melhor ao sistema. Os estudiosos do assunto dizem não tratar de uma religião, mas de uma filosofia especulativa, embora mística. Existem diversos tipos de Ioga.

a) Hatha Ioga – é uma forma de ioga pré-classico (há = sol), (tha = lua). O objetivo é a busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina.
b) Karma Ioga – é a integração pela dedicação de todas as ações e seus frutos à divindade. É o que ajuda a manter o equilíbrio face ao sucesso ou do fracasso.
c) Raja Ioga – se utiliza do domínio interno das atividades mentais, se adequa a pessoas que tem tendências a auto-análise mental, predomina a natureza emocional.
d) Bhakti Ioga – é a real e genuína procura de Deus, uma procura que começa e termina no amor. É quando se chega a auto-realização.
e) Jnâna Ioga – é o caminho do conhecimento, discernimento intelectual, mais especificamente da sabedoria encontrada dentro de um ser.

São diversos ramos com o mesmo objetivo: buscar a raiz, para isto ensina que para atingir a plenitude da Ioga é necessário passar por sete degraus e atingir o oitavo, o “Samadhi” – que é o ser em contemplação. É interessante que mesmo não tratando de uma religião suas praticas inegavelmente são religiosas. E isso não podem negar.
Ao analisar os degraus percebemos que até mesmo alguns arraiais evangélicos fazem uso de práticas semelhantes. O que é perigoso, principalmente se souberem que estas são praticas da Ioga.

a) Yama – abstenção ou refreamento – (violência, falsidade, roubo, dissipação da sexualidade, cobiça)
b) Niyama – auto observações ou ação – (pureza mental e física, contentamento, austeridade e conhecimento. É o degrau onde se supera através do esforço do corpo e da mente)
c) Asana – são as posições psicofísicas
d) Pranayama – procura forças através de exercícios respiratórios.
e) Pratyahara – abstração dos sentidos externos. Este assunto não é tão simples assim, pois abstrair neste caso é a redução do conteúdo da informação de um conceito ou fenômeno observável. A pessoa é treina a observar um fenômeno e enxugar as informações das propriedades, ver apenas o que lhe interessa.
f) Dharma – concentração profunda
g) Dhyana – meditação
h) Samadhi – integração total

É uma pratica enganosa, pois ensinam a relaxar usando todos estes subterfúgios, usados nas religiões orientais. Não é uma religião, mas suas praticas são religiosas, logo um crente fiel a Deus tem por dever a se abster de tal pratica. É uma pratica que está em toda a parte do globo terrestre. No Brasil desde 1947, e por incrível que pareça vem crescendo a cada dia com seminários e inúmeras associações, pois já há mais de 30 linhas diferentes no país, com aproximadamente 5 milhões de praticantes.
É notório entre as celebridades a pratica da Ioga, em Hollywood é uma febre. Já no Brasil a mais famosa é a modelo Gisele Bündchen, que teve seu filho em casa de uma maneira bastante natural. E há outros como a apresentadora; Fernanda lima que disse ter melhorado muito sua respiração e o sair para a vida. Todavia há uma resistência no Brasil segundo os seguidores que é a carne consumida por maioria dos brasileiros.

O grande perigo da Ioga é que ela leva ao despertamento do “deus-consciência” como escreveu M. Basilea Schlink. Quando eu disse que em muitos lugares denominados evangélicos trás em seus ensinos tais praticas, eis aqui uma. Você pensa e acontece, ou o pregador leva a pessoa a pensar positivo, limpar os demais pensamentos e através de repetições como: “vai acontecer eu creio” repetidas varias vezes resolve o problema. Será?

A Ioga contraria a Palavra de Deus, todos nós sabemos que o homem caiu e tornou-se um ser caído, precisando da graça de Deus para se reabilitar (Gn 3; Rm 5.12-21). Mas na Ioga o homem não é um ser decaído, não há distorção da imagem de Deus, ele é o próprio Deus, como vimos no oitavo degrau. Resumindo a Ioga em todos os seus aspectos revela sua nocividade. Como pode alguém através da meditação se desvincular do mundano, do profano e atingir pureza? Só há um caminho para purificação de todo o pecado – Jesus Cristo (Jo 3.17; 2Co 10.3,4,5; Jo 14.6)   

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.wikipedia.com
www.ammabrasil.org – acesso 02/12/2011
BASE – Biblioteca de Auxilio ao Sistema educacional.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...