sábado, 7 de janeiro de 2012

LIÇÃO 11 - AS SUTILEZAS DO SATANISMO


Comentarista. Silas Daniel

 TEXTO BÍBLICO  (2Co 4.1-6)

ENFOQUE BÍBLICO
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia” (Jo 10.10)

OBJETIVOS

Explicar a sutileza do satanismo, não são claros em seus ensinos, usando livros, filmes, revistas e musicas.
Conscientizar os alunos que o satanismo é uma filosofia que despreza todos os princípios bíblicos
Procure desejar a vontade de Deus para suas vidas

AS SUTILESAS DO SATANISMO

É muito difícil historicamente definir quando começou a adoração ao Diabo. Geralmente se refere a um culto ao diabo (Gn 3.1-15; Is 14.12), quanto ao oficio religioso propriamente dito, poucos registros antes do século 17. Um dos motivos foram os movimentos de caças as bruxas, que confiscaram muitos documentos e relatos sobre o assunto. É importante não confundir Movimento Satanista com Bruxarias, embora ambos sejam praticas ocultas a um mesmo ser.

Tanto a bruxaria, quanto o satanismo são relacionados em alguns aspectos. A bruxaria pode ser considerada satanismo até onde este é compreendido como praticas contrarias ao Deus Todo Poderoso. A igreja do Diabo é uma antítese do Deus da Bíblia.

O satanismo cresceu a partir do momento em que houve reação contra o cristianismo. Por volta do século 17 e 18, se fez muitas acusações a cristãos, como e fossem satanistas. A Igreja Católica Romana se encarregou destas acusações, durante a inquisição, inúmeras acusações levaram centenas de cristãos às fogueiras e aos mais diversos tipos de torturas e mortes.

Naquele momento todos os que ultrapassassem os limites da “ortodoxia” católica, recebia a acusação de praticantes de bruxarias e satanistas. Por estas razões não é possível saber ao certo quem de fato eram os satanistas, embora o período fosse tão sombrio e religiosamente dominado por adoradores de demônios.  Lutero e Calvino, lideres da Reforma Protestantes,  atribuíssem tudo o que era feito na igreja Católica como procedente do Diabo.

Mas afinal que pratica é esta? Vemos e ouvimos muitas coisas sobre o assunto, mas será que é como de fato ouvimos? Na modernidade a impaciência tem levado o ser humano a depender do uso de entorpecentes para tentar conter a ansiedade. Tal procedimento tornou se pratica para o Samadhi – (meditação completa – yoga). As religiões Orientais adotaram tais praticas, para contactar com o infinito. Embora os místicos orientais sejam contra, pois acreditam que qualquer atalho para o nirvana é prejudicial.

Foi passando por um destes atalhos que jovens descobriram as obras de Aleister Crowley (1875 – 1947). Ele nunca se considerou um satanista, mas suas obras sobre o ocultismo influenciaram ao satanismo, numa contra cultura americana no século 20. Desde a infância Crowley tinha personalidade muito forte. Na igreja cristã onde fora criado, nunca aceitou os ensinamentos cristãos. Quando fazia uso da Bíblia sempre se apaixonava pelos personagens maus. Dizem que sua mãe o chamou de 666, e ele aceitou com muita alegria.

Em 1898, Crowley conheceu MacGregor Mathers, líder de um grupo ocultista, tornou seu discípulo por algum tempo. Assumiu o nome de Irmão Perdurabo, começou a usar drogas, tornou-se bissexual e cada vez mais aumentava seu interesse pelas forças ocultas. Odiava com toda sua força tudo aquilo que se dizia ser cristão e tinha maior admiração pelo mal e por Satanás.

No alvorecer dourado os ensinos derivavam da Cabala e do Rosacrucianismo e ainda tinha similaridades com a Maçonaria e a  Teosofia. Ao se aprofundar na magia, Crowley se convenceu que a magia mais potente e forte podia ser encontrada nas drogas e nas diversas praticas sexual. A perversão de Crowley o levou a expulsão da ordem.

Depois da expulsão Crowley, estava no Cairo (Egito) e diz ter recebido o anjo Aiwaz, que o inspirou a escrever “O Livro da Lei”. Que resume na famosa frase: “Fazer o que tu queres é a plenitude da lei”, depois ele escreveu outro livro com o titulo de: “Equinócio”, que é a base do Satanismo Moderno. O restante da vida de Crowley, foi de orgia e perversão sexual. Suas obras são:

- O 8º grau masturbatório ou auto-sexual
- O 9º grau da magia heterossexual
-  O 11º grau da magia homossexual
- O Intercurso anal

Como já vimos sua saliência pelas drogas e sexo, pois acreditava que qualquer moralidade ou autoridade, poderia ser destruída pelas drogas e sexo. Crowley faleceu em 1947, em Hstings, em situação inexplicável o que não poderia ser diferente.

Para que seja analisado o Satanismo Moderno, primeiro é preciso saber que há os que acreditam que Satanás é uma força poderosa que, quando cultuada, dará recompensas aos seus devotos, outro grupo não acreditam no Diabo, porém praticam suas artes. Os Satanistas 

Contemporâneos são divididos em três classes:
1 – Satanistas Solitários
2 – Praticantes de Cultos ilegais
3 – Igrejas Neosatanistas

A IGREJA SATANISTA

Reagem contra os ensinos do cristianismo de que a vontade da carne deve ser mortificada. A igreja satânica observa dois feriados: O Halloween (31 de Outubro – denominado dia das bruxas), e o Walpurgisnacht (1 de Maio, Festa em honra a santa Valbureja, nome ligado as festividades pagãs, segundo eles é o dia em que as bruxas se reúnem para celebrar o retorno da primavera). Também celebram com bastante entusiasmo o dia do aniversario (www.fragmentos.g.blogspot.com – acesso 11/12/2011)

O TEMPLO DE SET

Todas as religiões estão sujeitas as divisões, não seria Satanás o autor da maioria das divisões? Logo seria absurda a ideia de que ele não se interferisse no satanismo para piorar ainda mais. O Templo Set se originou em 1975, por Miguel Aquino, alegando ter tido uma revelação do próprio Satanás que o incentivava a criar uma organização onde seus adeptos adorassem os verdadeiros poderes das trevas.
As pessoas envolvidas com o Satanismo Moderno, quase sempre são influenciadas pelas drogas, musicas de estilo rock pesado e sexo ilícito. Alguns buscam no Satanismo uma forma de se rebelar contra tudo e todos que pregam moralidade e principalmente contra as autoridades.

CONTRASTES ENTRE SATANISMO E CRISTIANISMO
A igreja jamais comungará com as ideologias e filosofias satanistas (Lv 19.26-31; 20.6; Dt 13.1-5; 18.9-14; Is 8.19-22; Jr 29.8,9).
A Bíblia fala em Satanás como:
1.     O “deus deste século” (2Co 4.4)
2.     O enganador da raça humana (Gn 3.4-13)
3.     O arqui-inimigo de Deus (Mt 4.6; Jo 8.44; 2Co 2.11)
4.     O Diabo reina e tem domínio sobre aqueles que permanecem no pecado (At 26.18)
5.     Enganador e mentiroso (2Ts 2.9)

CATEGORIAS DE SATANISTAS
1.     Tradicional – grupos secretos odeiam o cristianismo, geralmente na comunhão tomam cálice cheio de sangue de sacrifício humano ou de animais, creem na existência de Satanás.
2.     Não-tradicional – secretos, são contra o cristianismo, adotam crenças não cristãs de fontes orientais, o sangue que tomam nas cerimonias e tem teor diferente da dos tradicionais, acreditam que o sangue da energia para a vida. Também creem na existência de Satanás.
3.     Públicos – não são secretos, seus cultos são abertos ao publico, usam a Bíblia Satânica de Anton LaVey, para eles Satanás é apenas uma força do mal.
4.     Gangues juvenis – jovens que não fazem votos satanistas, mas são dados ao Ocultismo e Satanismo, influenciados por drogas e bandas de rock pauleira. Usam o satanismo como símbolo da rebelião para afrontar as autoridades. Não sabem o que estão fazendo, por isto acreditam ou não no diabo.
5.     Individuais – não pertencem a nenhum grupo satânico, mantem um sistema eclético de crenças, são neuróticos/psicóticos.
6.     Os ilegais – violentos, criminosos, fazem uso de drogas e sexo ilegítimo.
7.     Igrejas neosatânistas – operam dentro dos limites da lei.
8.     Os solitários – são altamente independentes.
Não é fácil discutir o assunto por se tratar de algo muito complexo, sabemos que qualquer pratica oculta está entrelaçada a Satanás. Observe que o satanismo atrai pessoas de todas as classes sociais, mas não podemos atribuir o titulo de satanista a uma pessoa por desconfiança. A igreja vive em luta constante contra Satanás, ela obedece ao “Ide” de Jesus, enfrentando constantemente as hostes malinas, mas “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18)    

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DICIONÁRIO DE RELIGIÕES E CRENÇAS E OCULTISMO – PGS 394 -405 (Ed Vida 2ª Impressão 2000)


Colaboração para EBDnet – Pr. Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...