A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL Para o sucesso na implantação da EBD é necessário, acima de tudo, o apoio incondicional da liderança da Igreja local e das famílias representadas pelos membros. A Escola Bíblica Dominical deve ser vista como parte integrante da Igreja e alicerce para o crescimento sustentado da Igreja, em todos os seus aspectos, e não como uma organização independente e, muito menos, concorrente. É importante lembrar, que a reunião da EBD não é igual a um culto. Nela buscamos o aperfeiçoamento no estudo da Palavra de Deus através de um estudo sistemático, metódico e pedagógico sem deixar de ser, entretanto, espiritual. Objetivos da EBD 1º - Salvação Sl. 51:3 2º - Conhecimento bíblico Os. 6:3 3º - Crescimento cristão 1 Co 13:11, Ef. 4:14 4º - Preparar o aluno para o trabalho e propagação do reino de Deus 2 Tm. 2:15 A organização da EBD Ao implantar uma EBD é necessário: 1º elaborar um organograma funcional (organização pessoal) 2º elaborar a proposta curricular e avaliação periódica (organização pedagógica) 3º estabelecer o local físico, o mobiliário e o material didático a ser utilizado (organização material). 1º Organização pessoal Para elaborar o organograma da EBD é necessário ser criterioso na composição desta estrutura. Os integrantes devem ser bem escolhidos e preparados, fiéis, assíduos e pontuais, devem ter dedicação ao ensino, ser constantes. Definiremos uma estrutura que consideramos a ideal e que deverá, no entanto, ser adaptada à realidade da igreja local. Descreveremos as principais responsabilidades de cada função e os requisitos mínimos que devem ser observados aos postulantes a cada um dos órgãos que comporão a estrutura da EBD: Pastor: é o responsável e o real dirigente. Funções: 1º escolher ou indicar pessoas para os vários cargos de acordo com a direção de Deus e os requisitos mínimos exigidos para o bom desempenho; 2º preparar professores e oficiais para o ensino bíblico; 3º seu ministério de ensino é obrigatório e não optativo; 4º se possível, ensinar a classe dos ministros (pastores auxiliares, evangelistas, presbíteros, diáconos e cooperadores); 5º investir e destinar recursos financeiros para o desenvolvimento da EBD; 6º ser assíduo e pontual. Superintendente: é aquele que coordena, orienta e zela pela doutrina e pela organização da EBD, exercendo de modo eficaz a liderança que lhe foi outorgada pelo Pastor. Funções: 1º estabelecer objetivos: dizer aos seus liderados onde se quer chegar, como e quais os meios que serão utilizados; 2º motivar: estimular e incentivar os liderados na consecução dos objetivos; 3º administrar: é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, sejam humanos, materiais ou financeiros, a fim de atingir os objetivos estabelecidos; 4º orientar e coordenar as atividades do departamento da Escola Dominical; 5º orientar, acompanhar, assessorar a diretoria pedagógica na elaboração do conteúdo programático, proporcionar treinamento em instituições de ensino secular ou teológico; 6º estar permanentemente alerta cuidando para que as doutrinas e os princípios bíblicos sejam preservados de acordo com o credo da Igreja; 7º incentivar, entusiasmar e proporcionar o crescimento na fé; 8º coordenar e reunir regularmente o corpo docente e os administrativos da escola dominical para avaliar, receber sugestões e implementar ações que dêem mais qualidade à EBD; 9º prover recursos materiais e técnicos para o bom desempenho da escola dominical; 10º estar atento para prover substituições para as ausências de professores; 11º zelar pelo bom funcionamento da escola dominical privilegiando o tempo de estudo em classe; 12º supervisionar o funcionamento da escola dominical dentro de suas atribuições administrativas e espirituais; 13º manter a disciplina; 14º proporcionar um clima de fraternidade cristã; 15º promover a escola dominical; 16º conhecer e aplicar o sistema de avaliação do corpo docente, discente e da organização administrativa. Requisitos: 1º Ser um estudioso da Palavra de Deus; 2º Ter amor ao genuíno ensino da Palavra de Deus; 3º Ser servo; 4º Ser conciliador: ter a capacidade de transformar conflitos em oportunidades; 5º Ter bom testemunho: viver o que prega; 6º Ter preparo teológico, didático e de relações humanas; 7º Ser criativo, entusiasmado, sincero, humano, otimista, pontual (deve ser o 1º a chegar e o último a sair) e assíduo. Diretoria Administrativa: é a responsável pela organização e bom andamento da EBD. Secretário: Funções: 1º manter os registros de matrículas em ordem; 2º manter os diários de classe atualizados com novas matrículas, desistências ou transferência de classe; 3º enviar correspondência de incentivo e estímulo aos alunos faltantes; 4º orientar os secretários das classes no preenchimento do diário de classe; 5º distribuir os diários de classe aos secretários de classe; 6º preparar o relatório geral com o desempenho da EBD; 7º encaminhar à Biblioteca os relatórios do ano em curso para futuras pesquisas. Requisitos: 1º Ter habilidade de datilografia e computação; 2º Ter facilidade de falar em público e boa dicção; 3º Ter noções de administração; 4º Ter noções de cálculo para apresentar estatísticas do desempenho da EBD quanto aos objetivos estabelecidos; 5º Ter bom relacionamento interpessoal (fácil de se lidar); 6º Ser bem humorado, organizado, criativo, entusiasmado, sincero, otimista, pontual e assíduo. Recepção (introdutores ou “porteiros”): Funções: 1º conhecer a divisão de classe da EBD; 2º encaminhar os visitantes para a classe em que deve assistir a ministração do ensino; 3º orientar os novos alunos quanto à disposição física das classes. Requisitos: 1º Ter facilidade de comunicação e de se relacionar com as pessoas; 2º Ser bem humorado, gentil, prestativo, humano, pontual e assíduo. Biblioteca Funções: 1º manter os livros em boa conservação; 2º organizar os livros por assunto (teológicos, seculares, dicionários, atlas, educação cristã, biografias, etc); 3º controlar os empréstimos e as devoluções de livros; 4º acompanhar novos lançamentos para aquisição; 5º incentivar doações; 6º incentivar a leitura dos livros disponíveis por parte, principalmente, do corpo docente da EBD; 7º divulgar o acervo da biblioteca para toda a Igreja. Requisitos: 1º Ter noções de organização bibliotecária; 2º Conhecimento de informática para controle dos livros (entradas, retiradas, devoluções) 3º Ter facilidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal; 4º Ser bem humorado, gentil, prestativo, organizado, pontual e assíduo. Diretoria Financeira: é a responsável pelos recursos financeiros da EBD. Entendemos que os recursos (as ofertas, doações) que são fruto da EBD deveriam ser aplicados no desenvolvimento e crescimento da EBD com aquisição de livros didáticos e teológicos, materiais pedagógicos e no aperfeiçoamento dos professores e demais integrantes para que possam ser devidamente “preparados para toda boa obra”. Funções: 1º Registrar as entradas e saídas de dinheiro; 2º Prestar contas elaborando relatórios das entradas, saídas e do saldo em caixa; 3º Incentivar a formação de poupança da EBD através de trabalhos voluntários, doações; Requisitos: 1º Ter conhecimento na elaboração de orçamento; 2º Conhecer fluxo de caixa; 3º Ter noções de contabilidade; 4º Ter facilidades para cálculos (soma, adição, multiplicação, divisão, percentagem, etc); 5º Ser íntegro moral e espiritualmente, pontual e assíduo. Diretoria Pedagógica: responsável pela elaboração/aplicação do currículo de acordo com o definido, pelo treinamento aos professores das matérias a serem abordadas, pela aquisição de materiais didáticos apropriados para classe de alunos para atingir os objetivos estabelecidos pela superintendência no mês/trimestre/semestre ou ano. Coordenador Pedagógico: Funções: 1º atentar para o uso da literatura produzida e/ou recomendada pela igreja através do superintendente; 2º coordenar, orientar e assessorar os professores em sua tarefa docente (planejamento das aulas, utilização de recursos didáticos mais adequados, etc); 3º estar permanentemente alerta, cuidando para que as doutrinas, princípios, história e tradições da igreja sejam preservados; 4º treinar os professores no uso da didática e pedagogia a fim de obter a excelência no ensino; 5º zelar pelo material didático disponível; 6º incentivar os professores e demais participantes da EBD (principalmente os alunos) a produzirem material didático, inclusive com materiais recicláveis; 7º promover, pelo menos uma vez por ano, o “dia da restauração”. Neste dia, todos são convidados a consertar/ restaurar: as dependências da Igreja (reboco, pintura, troca de piso, conservação de janelas), os materiais didáticos, os mobiliários (consertar bancos, carteiras, mesas, etc); 8º colaborar com a diretoria de marketing nos eventos cujo cunho seja pedagógico ou cultural; 9º promover cursos e palestras voltadas às técnicas de ensino e aprendizagem para o aperfeiçoamento daqueles que se dispuseram a ensinar a Palavra; 10º Conhecer os sistemas de avaliação (qualidade e quantidade) Avaliação do corpo discente; Avaliação do corpo docente; Avaliação da organização administrativa e pedagógica. Requisitos: 1º Ter conhecimento da pedagogia e da didática, seja por formação secular, seja pelo conhecimento auto-didático; 2º Ter conhecimento da Palavra de Deus (“maneja bem a Palavra da Verdade”) e a unção do Espírito Santo; 3º Ser dedicado ao ensino e gostar de leitura seja de livros de estudos bíblicos seja seculares, jornais, revistas (estar sempre atualizado); Professor Requisitos fundamentais do professor da escola dominical I – Aptidões (atributos ou qualidades) naturais 1) saúde e equilíbrio emocional 2) boa apresentação 3) órgãos de fonação, visão e audição em boas condições 4) voz firme, agradável, convincente 5) linguagem fluente, clara e simples o tom de voz deve ser igual ao de uma conversa, diálogo não gritar linguagem deve ser simples e gramaticalmente correta evitar o uso de gírias e expressões ou palavras vulgares 6) confiança em si mesmo, com perfeito controle emocional 7) naturalidade e desembaraço 8) firmeza e perseverança 9) imaginação, iniciativa e liderança 10) habilidade de criar e manter boas relações humanas com seus alunos (sociabilidade) 11) vocação para o magistério 12) exemplaridade moral. II – Preparo pedagógico 1) entender o processo de ensino-aprendizagem 2) saber planejar bem suas aulas 2.1) Ao planejar, devemos responder às seguintes perguntas: O que pretendemos alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? Como avaliar o que foi alcançado? 2.2) porque planejar para evitar a rotina e a improvisação para contribuir para a realização dos objetivos visados promover a eficiência do ensino garantir a economia de tempo e energia 3) ter conhecimento de psicologia educacional entender que os alunos são diferentes dependendo do grupo de idade e também do próprio grupo de idade entender que os alunos variam conforme seu desenvolvimento físico, mental, social e espiritual 4) valorizar o processo de comunicação humana não se limitar a transmitir a mensagem apenas intelectualmente, mas valorizar os aspectos emocional e volitivo da comunicação as seguintes perguntas devem ser respondidas: O que sei que desejo que esses alunos saibam também? O que sinto e desejo que eles sintam também? O que faço e quero que eles façam? 5) Preparo didático (consiste na técnica de dirigir e orientar a aprendizagem, técnica de ensino) ü Definir objetivos ü Domínio dos métodos de ensino ü Preleção ü Perguntas e respostas ü De discussão ü Da narração ü Leitura ü Dinâmica de grupo ü Domínio dos meios auxiliares de ensino ü Multimídia ü Quadro de giz ü Flanelógrafo ü Flip-chart Conhecer os sistemas de avaliação (qualidade e quantidade) Avaliação do corpo discente Avaliação do corpo docente Avaliação da organização administrativa e pedagógica 6) precisa estar motivado (saber e dominar o que vai ensinar) III – Qualificação espiritual 1) Ser chamado por Deus para o ministério do ensino 2) Ter um relacionamento vital e real com Jesus Cristo 3) Ser aprovado No testemunho pessoal (1 Tm 4:16, 2 Tm 4:5) Na vida familiar (Sl 128:1) Na vida social (Mt. 5:16) Na igreja (Ec 5:1-2) 4) Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus (o Mestre por excelência) na utilização dos métodos de ensino público alvo eficácia no ensino 5) Disposição de aprender (humildade) 6) Liderança positiva Lealdade à igreja e ao pastor Ser eticamente correto Ser crente integrado à sua igreja Viver o que ensina Ter um lar cristão modelar Apoiar a missão e a visão da igreja local Ter como alvo a salvação dos alunos Ser pontual e assíduo 7) possuir conhecimentos bíblicos Ø Ser um leitor persistente e estudioso da Bíblia 1 Tm 4:13 Ø Ser dedicado ao ensino Rm 12:7b Ø Ser um leitor de bons livros de estudo bíblico 2 Tm 4:13 Ø Conhecer várias versões da Bíblia Ø Utilizar dicionários, concordâncias e enciclopédias bíblicas Ø Ser um leitor de revistas, jornais e periódicos (evangélicos e seculares) Ø Deve conhecer a história e a estrutura da Bíblia Ø A formação do cânon sagrado (como a Bíblia chegou até nós) Ø Manuscritos, traduções, versões e revisões Ø Unidade física – estrutura e classificação dos livros Ø Deve conhecer as doutrinas fundamentais da Bíblia (Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, a Trindade, Homem, Pecado, Salvação, Justificação, Regeneração, Igreja, as Últimas Coisas, etc) Deve conhecer as principais regras de interpretação da Bíblia, destacando: A Bíblia interpreta-se a si mesma: Mediante a lei do contexto (o que vem antes e depois do texto); Mediante os textos paralelos; Mediante o ensino geral do livro e de seu autor; Mediante o ensino geral da própria Bíblia; Deve conhecer antiguidades bíblicas, isto é, a vida, os costumes, as leis e as terras dos povos bíblicos; Precisa conhecer o Plano Global de Deus exposto nas Escrituras (dispensações e alianças); Precisa conhecer a linguagem figurada da Bíblia (tipos, símbolos, metáforas, palavras, etc); Precisa conhecer a história dos povos antigos mencionados na Bíblia (egípcios, babilônicos, gregos, romanos, cananeus, assírios, etc); Precisa conhecer a história da igreja; Precisa conhecer geografia bíblica; (Textos extraídos dos artigos publicados na revista Ensinador Cristão: Formação integral do Professor, Elinaldo Renovato, revista nº 6 de abr/jun 2001, págs. Idoneidade, fidelidade e graça, Marcos Tuler, revista nº 8 de out/dez 2001, págs. Compromisso nas escolhas, Jorge Augusto Martins, revista nº 17 de jan/mar 2004, págs. Diretoria de Música: responsável pela seleção dos hinos congregacionais e corais de acordo com o assunto da lição a ser estudada. Funções: 1º selecionar os hinos adequados ao estudo da lição; 2º zelar pelo genuíno louvor e adoração na Igreja; 3º incentivar a participação dos músicos da Igreja na EBD; 4º incentivar o surgimento de novos talentos; 5º zelar pelos instrumentos da igreja; 6º incentivar o louvor do hinário adotado pela Igreja; 7º coordenar a aquisição de materiais, partituras, instrumentos e uniformes; 8º assessorar os coros , conjuntos, solistas e instrumentistas no desempenho de suas funções; 9º colaborar com a diretoria de marketing em eventos ligados à música para crescimento e expansão da EBD. Requisitos: 1º conhecer teoria musical e dominar um instrumento musical; 2º ser conhecedor da Palavra de Deus; 3º ser preocupado com o conteúdo teológico das letras (quer queiram ou não o compositor também é um professor, sua mensagem será repetida dezenas/milhares de vezes) 4º ser servo, criativo, moderado, bem humorado, pontual e assíduo. Diretoria de Marketing: é a responsável pelos eventos realizados na Igreja (datas comemorativas, passeios, retiros, entre outros) e pela definição de estratégias para expansão e crescimento da EBD. Funções: 1º Divulgar os trabalhos da EBD junto à Igreja, à comunidade local através dos meios de comunicação; 2º estabelecer estratégias para expansão e crescimento da EBD; 3º promover ações sociais e espirituais para fixar o aluno na EBD e na igreja; 4º promover a comunhão e integração dos alunos e professores com a Igreja e a Comunidade; 5º envolver e motivar os integrantes da EBD em todas as atividades festivas (dia dos pais, das mães, das missões, da Bíblia, semana da escola dominical, escola bíblica de férias, etc); 6º instituir premiações e competições (na classe e inter classes) visando uma maior participação dos alunos e o crescimento espiritual; Requisitos: 1º Ter conhecimento das técnicas de propaganda e marketing; 2º Ser criativo, bem humorado, moderado, organizado, assíduo, pontual. 3º Ser conhecedor da Palavra de Deus. Os requisitos acima elencados são desejáveis, mas não impeditivos, para aqueles que desejam trabalhar com o ensino, pois não esqueçamos que o “Senhor capacita os chamados” (o Senhor utilizará cada vaso, conforme sua capacidade). O importante é que a obra do Senhor seja feita! Entretanto, para que a EBD seja eficiente e eficaz todos esses requisitos, mais a unção do Espírito Santo, contribuem para o crescimento e expansão do sadio ensino das escrituras. 2º Organização material Instalações físicas e mobiliário A maioria das igrejas não possui salas adequadas ao ensino. Entretanto, principalmente, para o ensino das classes das crianças, deve ser utilizado um espaço que tenha condições de ser adaptado para instalação do mobiliário, do ambiente, dos recursos didáticos, boa iluminação e ventilação. Para divisão das demais classes observar o espaço para que não haja interferência e dispersão da atenção dos alunos. Na ausência de condições de adaptação dos espaços, sugerimos que a liderança da EBD (Superintendente, Diretoria Pedagógica e Diretoria de Marketing), com a anuência do Pastor, procure instalações adequadas para este intento, como por exemplo a cessão de salas de aulas das escolas públicas ou escolas particulares. Material e recursos didáticos É importante, mas não indispensável, a EBD contar com os seguintes recursos: 1º quadros de giz ou flip chart; 2º flanelógrafos; 3º fantoches e outros recursos para contar histórias; 4º televisão, vídeo, DVD; 5º computador com acesso à Internet. 3º Organização pedagógica Currículo Consiste na definição da grade curricular a ser estudada. Existem várias editoras que possuem lições para o estudo sistemático das escrituras (Central Gospel, Editora Betel, entre outras), porém, recomendamos, para quem está iniciando, a utilização do currículo definido pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus – CPAD, pois entendemos mais abrangente no público a ser atingido, que contém as seguintes revistas:
Definição de local e horário Devem ser definidos os locais onde cada classe terá sua ministração do ensino, o dia da semana e os horários (manhã, tarde ou noite). É ideal um mínimo de 60 minutos para a duração da aula. Sistema de Avaliação Sistema de avaliação para os alunos consiste em auferir, em condições adequadas, aquilo que o aluno assimilou das aulas ministradas. A critério de cada professor, ou de acordo com a definição da coordenação pedagógica, essa avaliação pode ser feita ao final de cada aula, mensalmente ou no final do trimestre. Pode ser atividade em classe ou extra-classe. Sistema de avaliação da organização administrativa e dos docentes consiste em avaliar se os serviços de ensino estão sendo satisfatórios e atingindo o objetivo. Tem como objetivo conhecer a expectativa dos envolvidos seja docentes, discentes e administrativos com vistas ao aperfeiçoamento e à correção dos pontos falhos. BIBLIOGRAFIA: Gilberto, Antonio – Manual da Escola Dominical, Editora CPAD, págs. Gangel, Kenneth O. & Hendricks, Howard G., Manual de Ensino – para o educador cristão, Editora CPAD, págs.254 a 270Tuler, Marcos – Manual do Professor, Editora CPAD, págs. |
terça-feira, 26 de outubro de 2010
IMPLANTANDO UMA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
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Irmã a paz do Senhor! Que maravilha! Estava procurando alto tão organizado e interessante como a senhora expôs aqui! Parabéns e que Deus continue te abençoando!
ResponderExcluirA paz do Senhor Alisson! Fico imensamente feliz em ter lhe ajudado. Estou a sua disposição.
ExcluirQue Deus lhe abençoe!