(Palestra proferida no II Encontro dos Amigos do Portal Escola Dominical) 1. Adolescência: Procurando a identidade social. - os jovens gostam de se mostrar, de ver e de ser vistos pelos seus semelhantes. Adoram ir a lugares onde nem conseguem entrar. - a alteração psíquica supervalorizando o relacionamento com os outros adolescentes pode alterar o quadro de valores, e não está ligada a agentes químicos. - a religiosidade entra em ebulição, adquire força das paixões, a fidelidade da melhor amizade, o fanatismo das torcidas, a adrenalina dos desafios, o prazer da aventura, a intensidade do amor. É a energia gregária na sua máxima vibração. Se veste, fala e age como os membros do grupo. Quanto mais influenciado estiver pela turma, menos aparece o que aprendeu em casa. Colocar limites nos desejos instintivos é educar. As regras e disciplinas existem para melhorar a convivência e a qualidade de vida de todos. A liberdade traz implícita a responsabilidade. Tolher vontades inadequadas faz parte da boa educação, que visa à saúde social. A criança desde pequena deve conhecer limites para não ferir, magoar ou prejudicar outras crianças ou pessoas. ... e os filhos são como navios... A segurança do navio está no porto, mas foram construídos para singrar os mares. Os filhos sentem segurança, preservação e manutenção nos pais, mas devem ser educados para singrarem os mares da vida com seus riscos, aventuras, terras, culturas e pessoas diferentes, levando e trazendo conhecimentos, fazendo suas paradas, como os pit-stop da fórmula 1. FELICIDADE não é fazer tudo o que se tem vontade, mas ficar feliz com o que se está fazendo. 2. Ansiedade, solidão e baixa-estima. Ansiedade – é uma experiência que gera apreensão, medo, receio antecipado. Causas: a) Pessimismo, negativismo em relação a si mesmo: sofre com a auto-estima baixa, teme ser rejeitado ou humilhado; b) Ameaças – tais como a reprovação escolar, a separação dos pais, a desconsideração dos amigos, tendem a causar a ansiedade e a insegurança do adolescente; c) Necessidades não supridas; O LEITE ALIMENTA O CORPO. O AFETO ALIMENTA A ALMA. Seis necessidades fundamentais no ser humano: - Sobrevivência – necessidade de continuar existindo; - Segurança – física, emocional e econômica; - Sexo - ser sexual; - Significado – sentir-se valorizado; - Auto-realização – atingir um alvo almejado; - Identidade – saber quem a pessoa é e suas potencialidades. d) Incoerência – adultos incoerentes (pais, professores, líderes religiosos) tornam-os confusos, inseguros e ansiosos; e) Falsos conceitos embutidos nos jovens:
f) Críticas legalistas – críticas duras e intransigentes, severidade implacável produzem um sentimento de dolorosa insegurança, auto-estima baixa e intolerância no adolescente reprimido; g) Expectativas irreais – esperar a perfeição do adolescente é desumano, pois sabemos que perfeito só Deus. Conseqüências da ansiedade no adolescente: - Vida espiritual: a frustração quanto ao imediatismo desmotiva seu hábito de orar, de meditar na Palavra de Deus e de prestar-lhe culto (indo à igreja) porque passa a desconfiar de Deus. - Comportamento: busca o alívio “dormindo” (álcool, drogas) – negando a realidade de sua ansiedade profunda. Conselhos desleais e desonestos servem para isolar e afundar ainda mais o adolescente: - seu problema é de fácil solução, - você precisa orar mais, - você deve ler mais a bíblia, - você precisa confiar em Deus, - é necessário que você confesse seu pecado, - isso é uma oportunidade de você exercitar sua fé. Receita de sucesso:
Elabore um plano de ação: Ouvir músicas cristãs, * fazer exercícios físicos, * dormir adequadamente, * esforçar-se para resolver por si mesmo os problemas de medo e ansiedade, * conversar com um amigo íntimo, *praticar uma atividade esportiva e ter um hobby que seja agradável, * viver um dia de cada vez – Mt 6:34, * imaginar o que de pior a ansiedade poderia causar e concluir que não é tão ruim assim, *não deixar as coisas para depois, * colocar um limite de tempo à respeito de suas preocupações. Mt 6:25-34, Fl 4:6,7, I Pe 5:7, II Co 11:28. A solidão é o reconhecimento doloroso que inunda a vida de milhões de adolescentes, de que não possuem um relacionamento significativo com outros. Causas: O espírito da época; auto-estima baixa; relacionamentos familiares inadequados; medo; desejo de independência; circunstâncias e mudanças temporárias; inabilidade, incapacidade ou indisposição para comunicar-se; repercussão espiritual; outras causas (timidez, refjeição, doença física, sentimento de não pertencer, separação física de um ente querido, conflito não resolvido, incompreensão, crítica de alguém a quem admire e que exerça influência sobre ele, morte de um ente querido, desejo de possuir um relacionamento que nunca acontece, hiperatividade) A primeira dezena de anos de uma criança é o período que se solidifica a amizade, o companheirismo, a confiança, o respeito, a lealdade e o carinho entre pais e filhos. Conselhos ao conselheiro: Paulo
Auto-estima é um senso de auto-valor, auto-respeito. Não é orgulho, convencimento e vaidade. “O julgamento que seu filho faz de si mesmo influenciará o tipo de amigos que escolherá, como se relacionará com outras pessoas, o tipo de pessoa com quem se casará e, finalmente, seu grau de produtividade. A auto-estima afetará sua criatividade, integridade e até se ele será um líder ou um liderado. Seus sentimentos de autovalor formarão o centro de sua personalidade e determinarão a utilização de suas aptidões e habilidades. A sua atitude para consigo mesmo está diretamente relacionada a todas as outras esferas da vida. De fato, a auto-estima selará o fracasso ou o sucesso da criança como ser humano”. Três áreas de conflito: aparência, performance, status. Três áreas de trabalho para aumentar a auto-estima: Pertencer: eu sou aceito; Valor: eu sou alguém; Competência: eu sou capaz. Causas da auto-estima baixa no adolescente: expectativa irreal das pessoas; pais superprotetores; abuso; falta de respeito; comparações; rejeição; pensamentos incorretos; características físicas. Conseqüências: atitudes erradas, problemas interpessoais, problemas de intimidade conjugal, problema de limitação nas realizações. Conselho: autenticidade, procure identificar as causas, ajude o adolescente a compreender o porquê de seus sentimentos de inferioridade, ajude o adolescente a desenvolver declarações positivas, leve-o a ter uma visão de Deus correta – como ele vê o Senhor e como o Senhor o vê. A AUTO-ESTIMA É A PRINCIPAL BASE PARA ENCONTRAR UM BOM LUGAR NO MUNDO. 3 – Vida escolar, meio ambiente e as mudanças. O adolescente precisa ter a idéia real da escola: local onde irá usufruir do produto “Educação” e terá um convívio social saudável. A bagagem de informação se multiplicou . O ser humano é cobrado de maior conhecimento em menor tempo de vida. Na escola está a sua turma, os adultos que tanto quer agradar. Seu modo de falar, agir , pensar e vestir e seus valores ficam suscetíveis à influência deles. O meio-ambiente: o adolescente busca a auto-suficiência no próprio ambiente onde ganhou base, onde sua estrutura foi construída – família. A Igreja exerce grande influência no adolescente quando conquista credibilidade, quando os valores pregados são coerentes com a prática, quando o convívio é saudável, as atividades estimulam o desenvolvimento de seus talentos. A igreja influencia na formação da personalidade do adolescente. A sociedade deve encontrar no nosso adolescente um cidadão saudável física, psicológica, intelectual, sentimental e espiritualmente bem formado, capaz de influenciar positivamente, ser um agente de mudança no meio que vive. O adolescente só receberá o conselho se este for precedido de compreensão e solidariedade nas profundas questões de sua vida. O conselheiro deve apresentar um estilo de vida equilibrada entre realização pessoal, social e espiritual, bem como, sua felicidade deve ser autêntica e demonstrar conhecimento profundo no assunto, para que o adolescente sinta que acatando o conselho obterá sucesso em suas atitudes. Mudanças: Físicas: orgânicas (corpo, reprodução), glandulares (pele, espinhas). Intelectuais: capacidade crescente para pensar no abstrato; reflete o que lhe foi dito; quer investigar e descobrir coisas por si só. Emotivas: flutua entre a alegria e a tristeza. Tem choques e desapontamentos, busca aventura. Acha o mundo monótono. Começa a admirar as pessoas do sexo oposto e passa a ser mais seletivo gradativamente. Espirituais: reexamina as convicções herdadas da família e do grupo social. O prazer pelo abstrato o faz receptivo à presença de Jesus, à comunhão com Deus e ao mover do Espírito Santo. Os psicólogos crêem que a idade típica de conversão é pouco antes dos 16 anos. 4 – A interação social: é a troca de experiência no agir, pensar e sentir. Ex.: um diálogo, um jogo, a leitura de um livro. A interação social vista pela psicologia se apresenta em:
As formas básicas da interação social são:
5 – O que é a Ira do adolescente? É um meio de comunicação, porém, quanto mais forte for sua exteriorização, menos eficaz será sua mensagem. É a resposta que dá ao seu mundo; É a demonstração do conflito familiar que vive; São as necessidade insatisfeitas de afeição e reconhecimento; É a demonstração de seu egocentrismo. A ira pode se apresentar em gritos ou silêncio excessivo. Conselhos:
6 – Como ajudá-lo a estabelecer relacionamentos saudáveis Características da pessoas não confiáveis: Não reconhecem as próprias fraquezas “acham que não precisam de nada” São religiosas e não espirituais Não aceitam críticas construtivas São convencidas e não tem humildade Pedem desculpa, mas não mudam de comportamento Fogem dos problemas em vez de resolvê-los Exigem confiança em vez de merecê-la Julgam-se perfeitas e não reconhecem as próprias falhas Culpam os outros, em vez de assumir as responsabilidades Mentem São irredutíveis Relacionamento – é necessário amor e intimidade. As falsas soluções causam conflitos, mágoas e isolamento. 1 – Fazer o mesmo A tentativa frustrada de encontrarmos pessoas confiáveis deve no mínimo nos ensinar a não cair no mesmo erro. 2 – Fazer o oposto
Apaixonar-se de maneira reativa:
3 – Fazer demais Maria escolheu a boa parte – Lc 10:42 4 – Não fazer nada II Tm 4:7 5 – Fazer pelos outros II Co 9:7 – devemos doar, beneficiar com alegria. Não podemos usar a bem-aventurança do dar por: Nossa própria solidão Incapacidade de pedirmos consolo às pessoas Nosso desamparo Sentimento de “estar por baixo” 6 – Fazer uma cirurgia plática na personalidade Ef 4:16
7 – Fazer sozinho Deus fica triste com sua solidão. Sl 16:11 – Deus quer trilhar com você a vereda da vida. Não assimile os pensamentos: não tenho jeito com as pessoas; não tenho qualidades; não sou muito espiritual; estou muito mal para ter relacionamentos; não faço nada direito; estou exigindo muito. Muitas vezes nos isolamos quando não queremos mostrar nossas fraquezas, não queremos mostrar a nossa alma, não queremos dar e receber amor, pois, há alegria e tristeza nesse feed-back, não nos sentimos capazes por não valorizarmos o que somos em Cristo. Devemos procurar relacionamentos saudáveis porque eles nos proporcionam: aproximação de Deus aproximação das pessoas nos ajudam a ser pessoas verdadeiras, autênticas, segundo o propósito de Deus para o nosso ser, fazer e ter desde quando nos criou. A PARCERIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL com a família é fundamental da formação, na transformação e na renovação do caráter cristão, da personalidade saudável, do sucesso na vida do ADOLESCENTE. NA EBD está a 2ª. chance do adolescente de ser bem encaminhado pelos mares da vida, passar pela transição de forma segura, equilibrada e tranqüila. É a EBD que o fará segurar as velas de acordo com o vento, firmar a proa frente as tempestades e andar sobre as águas nos momentos em que para sobreviver é preciso fé para atingir o sobrenatural. Jesus é o porto seguro! Profa. Rosana Beda Francisco |
terça-feira, 26 de outubro de 2010
A INFLUÊNCIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL PARA UMA ADOLESCÊNCIA BEM SUCEDIDA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.