Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza
Texto Bíblico: Atos 3.1-26;4.1-31
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que a mensagem do Evangelho cura e liberta as pessoas, e mesmo que muitas vezes somos perseguidos ou desprezados, por falar a Palavra de Deus, devemos estar firmes em nossa fé em Jesus Cristo.
Exercitando a memória
“Aos que crerem será dado o poder de fazer milagres: expulsar demônios pelo poder do meu Nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofreram nenhum mal; e quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados” (Mc 16.17,18 – NTLH).
Todos os que aceitam a Jesus como seu Salvador e obedece a Sua Palavra tem poder para curar os enfermos, expulsar os demônios e fazer maravilhas. A fonte desse poder é o Nome de Jesus – “pelo poder do meu Nome” – quem serve ao SENHOR como fiel despenseiro (1 Co 4.1) fará estas obras.
Crescendo no conhecimento
Na nossa historia de hoje, veremos que o modo como um homem coxo foi curado, mostrou-se ideal para que o evangelho se espalhasse.
Pedro e João foi durante a hora de oração pública: a hora nona, ou melhor, três da tarde (esta foi a mesma hora em que Jesus morreu na cruz - Lc. 23.44). Os apóstolos tinham acabado de sair do templo. O mendigo tinha um canto onde ficava sempre, à porta do templo. Era bem conhecido, ao menos de vista. Era mais conhecido pelos habitantes locais do que os apóstolos eram. Assim, após ter sido curado, a notícia rapidamente se espalhou.
Aquele homem não sabia quem eram aqueles apóstolos. “E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa”.
Ele não os associou a Jesus, que havia operado diversos atos milagrosos de cura. Ele não era um membro da igreja. Pedro, então, proclama:“Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”.
O nome de Jesus era bem conhecido. Pedro se associa ao Nome de Jesus através dessa invocação. A cura subseqüente exaltou o Nome de Cristo. Esse acontecimento rapidamente se fez conhecido. “E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera” (At. 3.8-10).
Isso foi o ponto de partida para o segundo sermão público de Pedro.
E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto. Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida. E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. E agora, irmãos, eu sei que fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer (At. 3:12-18).
Pedro tinha apenas curado um mendigo que obviamente não lhe poderia pagar em retribuição. Fazendo assim, ele imitou a Cristo, que curou diversas pessoas pobres em nome de Deus o Pai, e que não aceitou pagamento mesmo daqueles que poderiam lhe oferecer. Em resposta a essa pregação, outros 5000 homens creram em Cristo (At. 4:4). Dessa forma, com apenas duas pregações, a igreja cresceu em 8000 pessoas.
A cura e a pregação de Pedro despertaram a ira dos saduceus, que tinham relação próxima com os que mandavam no templo. Eles forçaram Pedro e João a comparecerem ali. Pedro, então, lhes trouxe um julgamento. “Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro Nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At. 4:9-12).
Pedro tinha curado um homem à vista de todos. Ele tinha, então, pregado um sermão acerca dos meios para a salvação pessoal. Ele utilizou uma restauração física para levar muitos homens à salvação. Quando foi confrontado pelas autoridades religiosas, ele utilizou a oportunidade para pregar-lhes também.
Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos que nesta historia de Pedro e João aprendemos que a igreja é formada de pessoas que com orações ajudam uns aos outros, e ao partilharem o evangelho com o mundo. Quando as pessoas se juntam para estudar a Palavra de Deus e orar fielmente pelo poder e coragem para partilhá-la com os outros, elas ficam cheias do Espírito Santo. Só assim, elas são capazes de trabalhar fiel e poderosamente por Deus, conduzindo vidas a Ele.
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Fontes Consultadas:
- Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
- Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
- Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
- Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
- Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
- Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
- 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
- Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009
Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva
A paz irmãos o Espírito Santo me repreendeu após eu ler essa passagem da cura do coxo da porta formosa do templo. A igreja de Jesus inverteu os papéis e está na contramão de Deus nos dias de hoje, quando vemos um coxo entrar numa igreja evangélica necessitando de cura, quem pede esmolas é o líder religioso dizendo que se o doente não sacrificar seus bens materiais e finanças e não os entregar naquela denominação, então ele não receberá nada da parte do Criador, veja a que ponto chegamos irmãos, sendo que o ministério de Jesus deve ser continuado por amor onde se anuncia o evangelho da graça redentora, salvadora e curadora de graça sem barganhar com homens e muito menos com Deus, o Espírito do Senhor está entristecido com a igreja cristã no Brasil e no mundo por terem a transformado numa empresa... pense nisso!!! Voltemos ao primeiro amor, que Deus lhe abençoe.
ResponderExcluir