terça-feira, 14 de dezembro de 2010

LIÇÃO 11- O LOUVOR E ADORAÇÃO NA IGREJA

Comentaristas: Damaris  Ferreira da Costa
                            Verônica Araujo
                            Telma Bueno




Texto bíblico    Salmos 149.1-9

Louvai ao SENHOR! Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos. Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei. Louvem o seu nome com flauta, cantem-lhe o seu louvor com adufe e harpa. Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ele adornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória, cantem de alegria no seu leito. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus e espada de dois fios, nas suas mãos,  para tomarem vingança das nações e darem repreensões aos povos, para prenderem os seus reis com cadeias e os seus nobres, com grilhões de ferro; para fazerem neles o juízo escrito; esta honra, tê-la-ão todos os santos. Louvai ao SENHOR!

Objetivos

 Após a aula seu aluno devera  saber enumerar as muitas razões que nos levam a adorar a Deus.

Introdução

Estamos estudando nesta aula o tema “louvor e adoração” tema este que já esta bem colocado no comentário da revista, por esta razão jugo não fazer maiores comentários sobre este tema.

I - O que é adoração

O que é adoração? Poderíamos dizer que é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que significa para os que O adoram. A palavra hebraica que mas se usa para “adoração” no velho testamento significa “inclinar-se”. É o caso, por exemplo, em Gn 18.2. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento é “proskuneo”, e significa “prestar honra”, tanto a Deus como aos homens.

Está claro que é dever de cada criatura inteligente adora a Deus. Os anjos O adoram (Ne 9.6). Os Seus santos O adoram. No Evangelho eterno os homens são chamados a dar glória a Deus e a adorá-Lo (Ap 14.7). E dentro em breve tudo que há sobre a terra O adorará (Sf 2.11;   Zc 14.16; Sl 86.9) 

Porém, enquanto os anjos honram a Deus segundo a verdade, porque sabem quem Ele é, os homens também deve procurar conhecê-lo e adorá-Lo, não apenas exteriormente, mas sim com o coração, uma honra que procede dos sentimentos de amor do homem para com Deus. O ser humano adora a Deus desde o ínicio da história. Adão e Eva tinham comunhão regular com Deus no jardim do Éden (cf. Gn 3.8). Caim e Abel trouxeram a Deus oferendas (hb. minhah, termo também traduzido por “tributo” ou dádiva”) de vegetais e de animais (Gn 4.3,4). Os descendentes de Sete invocavam “o nome do SENHOR” (Gn 4.26). Noé construiu um altar ao Senhor para oferecer holocaustos depois do dilúvio (Gn 8.20). Abraão assinalou a paisagem da terra prometida com altares para oferecer holocaustos ao Senhor (Gn 12.7,8; 13.4, 18; 22.9) e falou intimamente com Ele (Gn 18.23-33; 22.11-18).

Somente depois do êxodo, quando o Tabernáculo foi construído, é que a adoração pública tornou-se formal. A partir de então, sacrifícios regulares passaram a ser oferecidos diariamente, e especialmente no sábado, e Deus estabeleceu várias festas sagradas anuais como ocasiões de culto público dos israelitas (Êx 23.14-17; Lv 1—7; Dt 12; 16). 

O culto a Deus foi posteriormente centralizado no templo de Jerusalém (cf. os planos de Davi, segundo relata 1Cr 22—26). Quando o templo foi destruído, em 586 a.C., os judeus construíram sinagogas como locais de ensino da lei e adoração a Deus enquanto no exílio, e aonde quer que viessem a morar.

As sinagogas continuaram em uso para o culto, mesmo depois de construído o segundo templo por Zorobabel (Ed 3—6). Nos tempos do NT havia sinagogas na Palestina e em todas as partes do mundo romano (e.g. Lc 4.16; Jo 6.59; At 6.9; 13.14; 14.1; 17.1, 10; 18.4; 19.8; 22.19).

A adoração na igreja primitiva era prestada tanto no templo de Jerusalém quanto em casas particulares (At 2.46,47). Fora de Jerusalém, os cristãos prestavam culto a Deus nas sinagogas, enquanto isso lhes foi permitido. Quando lhes foi proibido utilizá-las, passaram a cultuar a Deus noutros lugares, geralmente em casas particulares (cf. At 18.7; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm v. 2), mas, às vezes, em salões públicos (At 19.9,10).

Fonte : http://www.vivos.com.br/322.htm

II -  Como adorar?

Muitos pensam que para adorar a Deus é necessário estar em um templo cercado de pessoas em atitude reverente. Para elas é preciso um momento de concentração, reforçado com meditação, rezas e orações. É o que chamam de ambiente propício. Este ambiente geralmente surge de um envolvimento emocional promovido pela expectativa de milagres, profecias, manifestações, etc. ( Jo 4:24 )"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" ( Jo 4:24)

O QUE É A VERDADE?

- O que é a verdade? Do ponto de vista filosófico seria quase impossível dar uma resposta satisfatória a esta pergunta. Diante de Jesus Pilatos fez esta mesma pergunta com base em seu conhecimento filosófico de modo sarcástico (Jo 18:38).
Porém, deixemos os problemas filosóficos de lado, uma vez que Jesus anunciou que veio dar testemunho da verdade, e que todos quantos deram crédito à sua palavra pertenciam à Verdade (Jo 18:37).

O apóstolo Paulo, por sua vez, deixou registrado que Deus é verdadeiro e todo homem mentiroso "De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado" (Rm 3:4).

Sabemos que Deus é verdadeiro do mesmo modo que Ele é luz (1Jo 1:5  e 1Jo 5:20 ). Também sabemos que quem não está em Deus é trevas, ou seja, é mentiroso ( 1Jo 1:5). Através destes versículos percebemos que, quando Paulo disse que Deus é verdadeiro e todo homem mentiroso, ele estava fazendo referência à condição dos homens sem Deus (Rm 3:10 à Rm 3:18).

Assim como os pecadores foram destituídos da glória de Deus e passaram à condição de trevas, todos os homens alienados de Deus igualmente tornaram-se mentirosos. Ao dizer que todos os homens são mentirosos, Paulo não estava se referindo a um tipo específico de conduta reprovável pela moral humana. Paulo fez referência à natureza humana decaída herdada de Adão!

Deus é luz, e todos quantos não estão em Deus são trevas. Deus é verdadeiro, e todos quantos não são participantes da sua natureza são mentirosos. Do mesmo modo que a injustiça dos homens contrasta com a justiça de Deus, a mentira dos homens contrasta com a verdade de Deus. Paulo ao fazer referência ao seu antigo estado de alienação de Deus disse: Mas, se por causa da minha mentira sobressai a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?” ( Rm 3:7). Ora, percebe-se que a condição de pecador é o mesmo que mentira.

 “Em Verdade”

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1Jo 5:20)

O apóstolo João é claro ao demonstrar que Cristo é verdadeiro. Além dos cristãos terem ciência (saber) de que o Filho de Deus veio em carne, foi concedido também o entendimento (revelação) para que os cristãos passassem a estar unidos a Cristo (conhecermos). A idéia da palavra ‘conhecer’ empregada pelo apóstolo João neste versículo é ‘estar unido a...’, ‘em comunhão com...’, 'um só corpo'. Quando lemos que conhecemos a Deus, ou antes, que Ele nos conheceu, é o mesmo que dizer que estamos em plena comunhão com Ele ( Gl 4:9  ). Ex: Quando a bíblia diz que ‘conheceu’ o homem a mulher, ela aponta comunhão íntima, um só corpo.

 “Em espírito”

“O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito” ( Jo 3:6  )

Pelo fato de os homens serem descendentes de Adão são designados carnais. Além de possuirem um corpo constituído de carne, a natureza dos homens sem Deus é designada ‘carnal’.

O que é ser carnal? 'Carnal' refere-se à natureza decaída, alienada de Deus, que foi herdada de Adão. Quem é carnal, ou seja, descendente na carne de Adão não pode agradar a Deus. Esta é uma condição intrínseca a natureza herdada de Adão. Por mais que uma pessoa tenha intenção e vontade de adorar a Deus, e não é nascida de novo, conforme o que propõe a mensagem do evangelho, não poderá agradar a Deus (Rm 8:8).

Por ser gerada de Adão a tendência nata da carne é a morte. Quando falamos da tendência da carne como sendo morte, não nos referimos à morte física do homem, antes à alienação (separação) de Deus ( Rm 8:7  ).

Porém, do mesmo modo que os nascidos de Adão são carnais, os nascidos segundo o último Adão são espirituais. Como? Ora, do mesmo modo que o Espírito Eterno, que fez ressurgir o Cristo dentre os mortos, ele fez ressurgir os que crêem e habita neles (Rm 8:9).

Pelo fato de os cristãos terem o Espírito de Cristo, isto indica que também são filhos de Deus, portanto, espirituais. Todos quantos são nascidos de Deus (Espírito) são filhos de Deus (espírito).

Adorar em espírito e em verdade

Muitos pensam que para adorar a Deus é necessário estar em um templo cercado de pessoas em atitude reverente. Para elas é preciso um momento de concentração, reforçado com meditação, rezas e orações. É o que chamam de ambiente propício. Este ambiente geralmente surge de um envolvimento emocional promovido pela expectativa de milagres, profecias, manifestações, etc.

Consideram que adorar a Deus em espírito e em verdade é fruto da emoção, da vontade e do intelecto do homem. Para Eles adoração sem emoção, ou sem intelecto não é adoração, e é possível adorar em verdade sem ter nascido do Espírito, ou adorar em espírito sem ter nascido da Verdade.

Porém, a Bíblia demonstra que, se o homem adora em espírito, concomitantemente ele está na Verdade, e se adora 'em verdade' é porque vive em Espírito! Adoração não é um estilo de vida como apregoam. Adorar em espírito e em verdade só é possível quando se conhece a Deus, ou seja, quando Deus passa a habitar no homem "O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós" ( Jo 14:17  ).

Os verdadeiros adoradores adoram em todo tempo e em todos os lugares.

•  Um verdadeiro adorador não está vinculado a templos, pois é templo e morada do Espírito Santo (1Co 3:16 );
•  Um verdadeiro adorador não necessita de sacrifícios, pois é sacrifício vivo, santo e agradável a Deus ( Rm 12:1  );
• Um verdadeiro adorador oferta a Deus sacrifício de louvor, ou seja, o fruto dos lábios que professam a Cristo (Hb 13:15);
• Um verdadeiro adorador não precisa de intermediário, pois exerce sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus (1Pe 2:5);
• Um verdadeiro adorador não precisa de tempo específico, pois o momento da adoração foi estabelecido quando Cristo chegou entre os homens, em que os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade (Jo 4:23).

Em suma: para adorar em espírito e em verdade é preciso crer no que anunciou os profetas: “Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós um coração novo e um espírito novo (...) Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ez 18:31  ; Ez 36:25  -27).

O verdadeiro louvor e adoração são provenientes da obra criativa de Deus (nova criatura), pois quem dentre as suas criaturas poderá acrescentar honra, glória e louvor a Deus? É por isso que Deus faz todas as coisas para e em louvor de sua glória!

Fonte : Dr. Pb Caramuru Afonso Francisco

III - Os cânticos de adoração no culto

“Bendize, ó minha alma,ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu
santo Nome.”

Bendizer é:

1.Dizer bem de; elogiar; gabar, louvar. 2.Glorificar; louvar; abendiçoar.

E no Dicionário Michaelis: ben.di.zer vtd (bem+dizer)
1. Dizer bem de; louvar. 2 Abençoar. 3 Glorificar.

Louvor, cântico. A música sempre constituiu uma importante parte na adoração de Israel à Deus, e em suas celebrações.Cantar era uma expressão de amor e gratidão, mas também uma forma criativa de passar adiante as tradições orais.

O cântico é uma prática antiga entre o povo de Israel. Alguns estudiosos dizem que o cântico mais antigo é o de Moisés, por ocasião da Travessia do Mar Vermelho. Os cânticos são formidáveis para expressar alivio, louvor e gratidão quando estamos passando por dificuldades.

A Bíblia relata vários cânticos:

Ex 15.1-21.....Cântico de Moisés após Deus ter repartido as águas do Mar Vermelho.
Nm 21.17...... Cântico de Israel em louvor a Deus por terem recebido água no deserto.
Dt 32.1-43......Cântico de Moisés em ações de graças e louvor a Deus pela história de Israel, e por eles estarem prestes a entrar na Terra Prometida.
Jz 5.21-31.......Cântico de Débora e Baraque em louvor a Deus pela vitória de Israel sobre o exército do rei Jabim.
2 Sm 22.5-51...Cântico de Davi em gratidão e louvor a Deus por livrá-lo de Saul e seus inimigos.
Cantares...........Cântico de amor de Salomão celebrando a união entre esposo e esposa.
Is 26.1..............Cântico profético de Isaias sobre como os remidos cantarão na Nova Jerusalém.
Esdras 3.11......Cântico de Israel em louvor a Deus pelo término da construção do Templo.
Lc 1.46-55.......Cântico de Maria em louvor a Deus pela concepção de Jesus.
Lc 1.68-78.......Cântico de Zacarias em louvor a Deus pelo nascimento de João Batista.
At 16.25...........Paulo e Silas louvam a Deus, mesmo em meio a açoites na prisão.

Os louvores ou cânticos de Davi, contam os gloriosos feitos de Deus, sempre nos é mais fácil reclamar da vida, mas Davi nos mostra que há muitas razões para louvarmos a Deus.

Ele perdoa todos nossos pecados, cura as nossas enfermidades, redime-nos da morte, coroa-nos com seu amor e compaixão, satisfaz o nosso ser, e ensina-nos a retidão e a justiça – e nós recebemos tudo isso sem merecermos! – Louvemos pois ao Senhor!

Fonte : Jaciara da Silva

Conclusão

Não importa quão difícil seja a jornada de sua vida, você sempre pode contar as bençãos de Deus, tanto as passadas, como as do presentes e também as futuras – quando você se sentir como se não tivesse motivo para louvar a Deus – leia um Salmo e deixe o Espírito Santo te acalentar a alma – e com certeza te lembrarás de muitos motivos pelo qual Deus deve ser louvado.

Amém!
(Profª Jaciara da Silva)

Colaboração para EBdnet- Jair César

Um comentário:

  1. Deus abençoe querida grandemente, irei lecionar esta aula amanhã para os meus pequenos,gostei muito de ver este "resumão"...Deus abençoe!
    Gostaria de saber se tem algo sobre minha próxima lição que será "A Igreja e a Ação Social", se tiver algo, gostaria que postasse por favor, é de muita ajuda para mim, desde já agradeço e fica na Paz!!!

    ResponderExcluir

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...