quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LIÇÃO 10 - AS MENSAGENS SUBLIMINARES

COMENTARISTA: Jamiel de Oliveira Lopes


TEXTO BÍBLICO  Ef 5; Hb 5.13,14; Tg 1.5,6; 2Co 10.4

ENFOQUE BIBLICO
“Aconselho-te... que unjas os teus olhos com colírio para que vejas”. (AP 3.18b)

OBJETIVOS

Saber o que são mensagens subliminares.
Descobrir onde estão presentes as mensagens subliminares.
Aprender  os meios de se defender das mensagens subliminares.

INTRODUÇÃO

Quem não procura obter conhecimento é como alguém que anda sempre na escuridão, não consegue ver as armadilhas. É andar sem rumo e sem direção, alguns em situações assim, andam pelos ecos da vida de outros. Viver sem a graça de Deus é não querer Deus no domínio de todas as coisas, deixa de compreender a profundidade do amor divino.

O QUE SÃO MENSAGENS SUBLIMINARES?

Você sabe o que é mensagem subliminar? “É uma mensagem dotada de uma arte conhecida como persuasão inconsciente. A mensagem subliminar age no inconsciente das pessoas. É transmitida em um nível baixo da percepção, da auditiva e do visual. A mensagem subliminar não pode se absorvida ou identificada da informação. É o nosso subconsciente que a assimila sem que haja barreira para o nosso consciente, como se fossemos hipnotizados.

As mensagens subliminares nos são enviadas dissimuladamente, de forma oculta, abaixo dos limites da nossa percepção consciente, mas que vai influenciar nossas escolhas, nossas atitudes, podendo motivar nossas decisões a serem tomadas posteriormente. A mensagem subliminar entra em nossa mente como que de contrabando, fica inerte, só é ativada na hora certa.

A mensagem subliminar surgiu em Nova - Jersey,  EUA, em 1956. Jim Vicary instalou no cinema de Nova – Jersey, um segundo projetor especial, o qual projetava intermitentemente na tela frases como: “Drink Coke e Eat Pop Corn”, enquanto o filme era visto, numa velocidade maior que a do próprio olhar, frases eram vista. (Beba coca-cola e coma pipoca). No Brasil tal pratica no filme (Férias de Amor), um segundo projetor emitia um slide com a frase “Drink Coke”, numa velocidade de 1/3000, de segundos, muito rápido para ser percebido conscientemente. Mas o sinal subliminar agindo no consciente do publico, aumentou a venda de coca-cola em 57,7%.

Mais tarde Ronie Cuperfain e Keith Clark, perceberam que se colocando imagens em lugar de textos seriam mais interessantes. Entenderam que um pequeno ícone projetado no campo visual esquerdo seria mais eficaz (As imagens nesta proporção são direcionadas ao hemisfério direito do cérebro). O cérebro reage às imagens projetadas a uma velocidade de exposição de até 1/3000 de segundos. Há nele dois hemisférios  - o direito que capta a imagem em tempo real e concretas. E o esquerdo – abstração e estruturas lógicas (partes).

Hoje com a tecnologia existente o experimento de Jim Vicary torna-se uma brincadeira de criança. Mensagens subliminares são usadas para ensinar idiomas enquanto o aluno dorme na venda de produtos, programações em campanhas eleitorais (Nos anos oitenta, na campanha do presidente Collor, ele não comparecia nos debates, mas nos intervalos era possível ver um comercial de um produto chamado biocolor, era chamado com freqüência), não prejudicava o debate, mas o nome de Collor estava em todos os debates globais. Existem grandes empresas que coloca mensagens nos computadores que fazem piscar na tela (são vários anúncios de trabalhos, vendas de produtos). É bom Ana lizar que nem todas as mensagens subliminares são danosas (WWW.musicaeadoração.com.br – acesso 28/11/2010)  


ONDE IDENTIFICAR AS MENSAGENS SUBLIMINARES

Existem poucas informações confiáveis, pouca literatura que apóie a teoria. Sobre este tipo de publicidade Wilson Bryan Key, diz ter descoberto um grande numero de mensagens ocultas em vários anúncios publicitários, principalmente associados com sexo e morte (Wikipédia.org).

Na musica há diversas mensagens subliminares, principalmente nas capas dos CDs, estão presentes o incentivo ao consumo de drogas, o ocultismo, todos os tipos de violência, necrofilia e varias coisas do gênero. Os que mais colocaram mensagens subliminares foram os Beatles com a suposta defesa de paz e amor, nada tinham de inocentes. Exemplo: “Lucy in the Sky With Diamonds” – “Lucy no céu com diamantes”, a mensagem subliminar levava a uma droga que arrasou a juventude naquela época o (LSD), um similar do acido, usado nos anos 60.

Caetano Veloso rebate os Beatles, com a música “Sem Lenço e sem Documento”, (sem LSD), além do incentivo as drogas também estavam presentes nas músicas dos Beatles, a necrofília, uma citação estúpida é citada na musica “Revolution 9”, há sons de sirenes, gemidos de crianças, gruídos de porcos, rajadas de metralhadoras, segundo os especialistas no assunto é possível ouvir “Tum me on dead man” – (excite-me homem morto).

Na musica “Hey Dude” (hei amigo), há uma frase que diz: “Lembre-se de deixá-la entrar debaixo de sua pele, e então começara a sentir se melhor”. Uma mensagem cruel que fala da agulha das seringas com drogas injetáveis, debaixo da pele e sentir se melhor.

As mensagens subliminares estão em vários lugares, não somente na musica na arte, por exemplo, é possível encontrá-la. Veja com atenção a estes quadros (deverá ser coloridas).
 Ao ver este quadro em tamanho pequeno é quase que impossível ver a mensagem subliminar é preciso olhar bem e com cuidado. Mas ao aumentá-lo é possível perceber que há varias outras imagens. Há uma taça ao meio, dois idosos com os rostos bem juntos, esta é a imagem principal e sem que haja dano algum na imagem principal é possível notar, no rosto do homem, um violeiro, e em seu ouvido uma porta com uma mulher saindo, seu cabelo torna-se uma casa. Já no rosto da senhora, há uma mulher sentada ao chão enquanto que seu cabelo se torna uma cabana.

Este outro quadro é de um senhor idoso, um duque, mas é possível ver na parte frontal de seu rosto um senhor e entre seu ouvido uma dama, sua mão se torna em um cachorrinho dormindo.

Já nesta montanha de gelo é possível ver vários cavalos.

Há varias outras mensagens que podem ser identificadas através da arte, algumas divulgam o ocultismo, o sexo, a necrofilia etc..  Os games as programações da televisão os filmes, estão recheados destas mensagens. A maioria das vezes o alvo é a criança e o adolescente, que não tem ainda discernimento deste mundo tão perigoso. É necessário que estejamos cobertos debaixo das poderosas mãos de Deus (Sl 91). Ter preparo intelectual e espiritual para encarar este problema, sem espiritualizar tudo, pois quando ouvimos sobre o assunto, muitas coisas discordantes são faladas.

POR QUAIS MEIOS PODE SE DEFENDER DAS MENSAGENS SUBLIMINARES

Não há no código do consumidor uma legislação que coíba de forma severa a utilização de mensagens subliminares. A legislação brasileira, não há lei que coíba então como escapar destas mensagens? Em 2002 a MTV foi condenada, em primeira instancia, a pagar uma indenização milionária, por dano moral ao consumidor, devido aos frames embutidas nos comerciais da emissora, mostrando mulheres em posições eróticas e sadomasoquista. (CECAP, 2007). 

No Brasil há poucos casos de mensagens subliminares em propagandas, veja bem, casos oficiais, além do MTV, o Close-up que fazia uso de palavras de baixo calão escrita em alguns quadros de propaganda. Quanto à Nova Skin, apelava para o “experimenta”, Zeca Pagodinho, relutava em aceitar, mas depois tomava da cerveja. Virava garçom e falava diversos palavrões, foram denunciados ao Ministério Publico, devido à mensagem subliminar que dizia pode experimentar, como se a pessoa estivesse perdendo algo muito bom.

Também vale lembrar que muitas mensagens subliminares não são entendidas como maléficas para o Ministério Publico. Mas são prejudiciais para a igreja, aqueles que têm compromisso com Deus, não pode ser engodado, por mensagens cujo teor seja pernicioso a fé cristã. Para fugir das mensagens subliminares é preciso que haja crescimento no conhecimento e na graça (2Pe 3.18). As destruições de um povo provem da falta de conhecimento (Os 4.6).

 Mesmo agindo abaixo do limiar da nossa consciência é possível nos defendermos. Antes de qualquer decisão crie o habito de orar a Deus, de ler pequenos trechos da Bíblia em seu devocional. Aos poucos você perceberá que os seus pensamentos serão dominados pelo Espírito Santo, “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda”. (Sl 91.10).

RESUMO

Quanto mais o crente cresce no conhecimento e na graça, mais ele alcança autoridade na palavra de Deus. Ao chegar à estatura espiritual mais madura, ele é capaz de discernir o mundo espiritual, o crente neste nível espiritual sabe compreender o quanto este mundo é tenebroso e cheio de armadilhas.

OBRAS CONSULTADAS

As imagens estão disponíveis (WWW.showdalua.com/subliminarcinema.html )

Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues


ALGUMAS IMAGENS CONTENDO MENSAGENS SUBLIMINARES - FONTE: WEB





















Um comentário:

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...