quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LIÇÃO 12 – NA RETA FINAL




Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza

Texto Bíblico: Atos 21.17-40-26.1-32

Objetivo

 Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a todos somos chamados para fazer algo para Deus. Paulo foi incansável em seus trabalhos e nos deixou um grande exemplo de dedicação e perseverança.

Exercitando a memória 

Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.” (1 Co 9.25 – NTLH).

Crescendo no conhecimento

Professor, hoje estaremos tratando sobre a prisão do apóstolo Paulo. E gostaria de nessa oportunidade fazer uma síntese acerca da obra missionária realizada por ele.

·     Seu chamado para a obra missionária (At 13.1-4);
·    Paulo sempre fixou cidades importantes de sua época como alvo de evangelismo, como Salamina, Pafos, Antioquia, Icônio, Listra, Derbe, filipos, Atenas, Corintos, Éfesos, etc. Em cada lição que as mencionamos, vimos sua importância comercial, sua população, que eram centros comerciais bem estabelecidos.
·   Paulo sempre procurava adaptar-se aos seus ouvintes (1 Co 9.20-22).Podemos com isso nos lembrar de uma das regras da Lei do Ensino:”a linguagem do professor deve ser conhecida do aluno”.
·   Provocaram-se perseguições devido à pregação, mas o apostolo Paulo jamais tentou evitar a perseguição, mudando o aspecto de sua mensagem, conservou-se fiel as Escrituras.
·   Paulo formou igrejas independentes com seu próprio dirigente (At14.23)
·   Paulo não ficava muito tempo dirigindo as Igrejas que formava, mas seu ensino era consistente, as Igrejas ficavam edificadas na Palavra de Deus.E mesmo quando distante e em meio às perseguições, seu zelo e cuidado pelas vidas dos novos cristãos eram notórios, enviava cartas para solução de problemas, corrigir erros doutrinários e práticas não condizentes com o cristianismo;
·   Paulo também selecionou cooperadores para ajudá-lo, foram instruídos por ele para o ministério;
·   Outro cuidado de Paulo foi o de não evangelizar onde outros já haviam disseminado o evangelho (Rm 15.20,21).

Como podemos em cada lição constatar, o apóstolo Paulo foi incansável na obra de Deus – jamais deixou de cumprir o ministério a ele confiado, e quão grande obra realizou.

Amado (a), enfatize aos seus alunos, as qualidades de Paulo, e que Deus hoje necessita de servos assim em sua obra. De coragem, determinação perseverança e fidelidade a Palavra de Deus. Estimule seus alunos a desejarem servir ao Senhor com todo o coração.

Paulo chegou a Jerusalém e mais uma vez, houve um grande debate sobre a doutrina que ele ensinava aos cristãos gentios (v. 21). Assim a liderança apostólica em Jerusalém, pediu a Paulo, como gesto de cortesia (e pra evitar debates), àqueles que suspeitavam dele, para purificar-se cerimonialmente. Os apóstolos, entretanto, sabiam que tais acusações a Paulo eram infundadas (v.24). Além disso, o decreto do Concílio de Jerusalém (At cap. 15), foi escrito e por todos foi achado por bem (v. 25).

Paulo de boa vontade submeteu-se (At 21.26), creio que era pra não agir contrário com a decisão dos apóstolos, como também para assegurar aos opositores a sua identidade de judeu, e com certeza Paulo nos deixa uma lição: às vezes devemos andar a “segunda milha” (Mt 5.41) para não ofendermos os outros, especialmente quando há perigo de prejudicar a obra de Deus.

Mas, a recomendação dos apóstolos para evitar tumultos não funcionou. Provavelmente, estes judeus asiáticos que peregrinaram até Jerusalém para a festa, eram os mesmos que se opuseram e perseguiram Paulo em suas respectivas regiões, e enfureceram-se quando viram Paulo no Templo, erroneamente, eles acharam que Paulo havia levado um gentio (Trófimo) para dentro do Templo. Isso para os judeus era uma ofensa tão grande, que nem mesmo os romanos estavam isentos de pena de morte. Esses judeus sabiam como trabalho de Paulo foi eficiente por onde ele anunciou o Evangelho, e a estratégia que usavam agora era desacreditar Paulo de maneira que seu trabalho fosse enfraquecido.

O tumulto foi imenso, e assim se cumpriu a profecia de Agabo e as advertências reveladas a Paulo por onde passava. Paulo foi preso (At 21.30-33). O tribuno era Cláudio Lísias (At 23.26).

Quarenta judeus juraram matar Paulo O juramento desses quarenta judeus, é do mesmo tipo do assumido pelos judeus por ocasião da morte de Jesus. Eles estavam prontos para planejar e executar mais um assassinato. Mas o Senhor da história estava no comando de tudo (At 23.11). Um menino teve um papel muito importante nas mãos de Deus, no tocante a proteção da vida de Paulo. Deus pode usar qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que esteja disposta à uma entrega a Ele (At 23.12-16).

É muito comum em nossas igrejas, esquecer-se das crianças e adolescentes, esquecendo se que eles serão a Igreja de amanhã, e ignorando que eles também podem ser usados pelo Senhor. Oremos para que o Senhor nos conceda sabedoria e graça, para não mais nos deixarmos levar por tais sentimentos. E nós professores, esforcemo-nos para instruir nossas crianças para a Obra do Senhor.

Com o aviso de que Paulo corria perigo,  o tribuno romano decidiu transferir Paulo para outro local, e assim o fez as “três horas da noite” isso equivale ás 21:00h. As três distintas classes de forças que compunham o Exército Romano – aqui vemos as precauções tomadas pelo tribuno para garantir a segurança de Paulo, isso demonstra a seriedade com que o tribuno agia. E vemos Deus trabalhando em prol de seu servo.

Mandar um acusado para um tribunal superior exigia um “elogium” para esclarecer o caso às autoridades, e foi isso que o tribuno fez (At 23.25) O tribuno ordenou que Paulo fosse enviado a Cesaréia (Jerusalém era a séde do Governo Judaico, e Cesaréia era a séde Romana da região). O Senhor Deus trabalha em favor daqueles que o temem e o obedecem.

Deus usou um menino e toda uma Força Tática para preservar a vida de seu servo. Os meios de Deus são ilimitados. Confiemos, pois em seu cuidado.

Aplicação da lição 

Amado (a) ore ao Senhor, e peça que lê te conceda unção pra que você possa transmitir aos seus alunos, a confiança que devemos ter no cuidado de Deus. Ele é um Pai amoroso, e é Fiel para conosco. Seus meios são ilimitados para nos guardar e ajudar. Procure despertar neles fé, fé em toda e qualquer situação, pois temos um Deus que trabalha por aqueles que Nele espera (Is 64.4).

Que o Senhor abençoe grandemente seu ministério.

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...