domingo, 16 de janeiro de 2011

LIÇÃO 2 – O UNIVERSO CRIADO POR DEUS

Comentaristas: Niedja de Mello


 Introdução 


O assunto da nossa aula é o universo criado por Deus, um tema importante para ser ministrado aos pré-adolescentes, principalmente porque muitos estão em fase escolar, e na escola recebem informações e ensino que não estão de acordo com a Bíblia Sagrada.

Especialmente no que diz respeito a origem da vida, e do universo, bem como todas as coisas, o professor deve ser eficaz e convencer seus alunos mediante a explanação da Palavra de Deus.

Para que assim, mesmo recebendo um ensino diferente na escola secular; eles saibam perfeitamente a verdade dos fatos.

Nessa lição estaremos falando acerca da origem do universo, uma oportunidade para esclarecer e demonstrar que Deus é a origem de todas coisas, e que embora exista uma aparente briga entre a Bíblia e a ciência ambas se completam, quando são devidamente expostas.

Para inicio de aula, seria importante o professor ter em mãos algum recurso visual; bem como um conhecimento básico de Astronomia, e o que a ciência diz acerca da origem do universo. 

De posse desses recursos, então poderia lançar algumas perguntas e esclarecimentos sobre o universo, é uma forma de chamar a atenção dos alunos para o assunto. 

Exponha aos alunos a grandeza do universo o seu perfeito funcionamento e questione sobre a sua origem: após a resposta dos alunos, exponha o parecer cientifico, juntamente com a afirmação bíblica acerca da criação do universo.

I- Como tudo começou...

Desde a antiguidade, quando o conhecimento humano dava os primeiros passos, a verdade contida nas Escrituras Sagradas era alvo de inúmeros ataques, uns silenciosos e outros abertamente.

Aristóteles (384-322 Ac) um sábio da culta Grécia ao dizer que “nada é nada” contribuiu para opinião de seus contemporâneos, desde então os homens de ciência não cessão de dizer e repetir a frase de Aristóteles, até que o químico e físico Lavoisier (1743-1794) ampliou a frase dizendo:

Do nada não se tira nada.

As palavras do sábio grego não constituía mais uma opinião, através de Lavoisier representava agora a base de uma “lei”. Na linguagem cientifica Lei quer dizer o quer não existe mais duvidas; que já tenha sido cabalmente demonstrado e provado.

Assim parecia que as Escrituras por afirmarem que Deus fez o universo do nada, estavam erradas, uma vez que a ciência ensinava categoricamente e eternidade da matéria, se a matéria é eterna, já não foi criada.

Nesse caso é bom lembrar que esses homens materialistas se empenhavam em desacreditar as verdades bíblicas quanto à origem do universo, através de meras suposições e teorias, usam da ciência para promover tais questionamentos e não se voltam para a mais simples explicação, Deus criou tudo. 

Como já disse na aula anterior a ciência em si não se confronta com a Bíblia, mas colabora com a prova de sua veracidade. Pois muitos cientistas sérios testemunharam acerca da veracidade bíblica, e afirmaram que só um cientista louco não crer que exista um Deus Criador.

Segundo o relato bíblico, Deus é o criador de todo o universo, nós vemos isto claramente em Gênesis 1.1: No principio, criou Deus, os céus e a terra (Gn 1.1) 

No hebraico o termo “barah” indica de forma direta que Deus é o criador, um Deus onipotente. Entre os seus atributos de sua onipotência revela-se o poder de criar, no livro de gênesis Deus se revela a Abraão como o Deus todo poderoso (Gn 17.1) há outras passagens onde a Bíblia confirma o poder criativo de Deus.

Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus. ( Jr 10.12)

Deus criou tudo a partir do “nada” mediante o poder de sua Palavra, em Hebreus temos essa confirmação:

Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hb 11.3)

II- Uma Grande explosão

Ao longo da historia o homem distanciado de Deus tentou dar explicação cientifica da origem do universo, mas não alcançou êxito em nenhuma, ao contrario se distanciou da verdade.
Nessa tentativa surgiram muitas teorias, vejamos algumas:

a) teoria da nebulosa original

A idéia desta teoria é que a matéria foi criada por Deus e espalhada pelo universo, em vários sistemas planetários, os cientistas ensinam que o nosso planeta teria surgido em estado gasoso de hidrogênio e como os gases ocupam mais espaço que os sólidos, essa matéria original tomaria todo espaço conhecido e desconhecido


b) teoria da substancia original

No principio de tudo havia uma  substancia original indefinida e desconhecida, da qual surgiram os quatros elementos básicos: água, terra, fogo e o ar, de um desses componentes teria surgido a vida.

c) teoria do panteísmo

Essa teoria declarava que Deus e a natureza são a mesma coisa e estão inseparavelmente ligados, a idéia é que Deus não cria nada, mas tudo emana e faz parte dele, mas as Escrituras não aceitam esse ensino, pois o Criador não é parte do universo, e sim este foi criado por ele.

d) teoria da evolução

Ensina que a matéria é eterna, preexistente, a partir daí mediante processos naturais e por  transformação gradual, os seres passaram a existir, entretanto a Bíblia declara que Deus criou todas as coisas, que tudo teve um começo.


e) teoria da grande explosão (mais conhecida como Big Bang)

A partir do estudo de Einstein, sobre a teoria da relatividade, outros cientistas acreditam que o universo era uma bola imensa de hidrogênio que se expandiria indefinidamente e alcançaria distancias infinitas. Eles imaginaram que em algum tempo indecifrável houve uma grande explosão dessa imensa bola, dando assim origem as galáxias e os mundos. Na tentativa de definir as origens do Universo, procuram determinar sua idade sugerindo a cifra de 12 bilhões de anos.

Todas essas teorias não passam de meras especulações humanas, algo que nem mesmo eles podem provar, é lamentável que algumas dessas teorias são acreditadas, tanto na sociedade através das escolas, como também no meio religioso.

Esses cientistas não tem preocupação em dar explicação nem mesmo por suas embaraçosas Teorias: se há esta lei que nada vem do nada, de onde teria surgido suposta bola de hidrogênio, ou ovo cósmico como diz o comentarista da revista?

A grandeza do universo

Nós vivemos no planeta Terra, um dos vários planetas que giram em torno do sol, a qual formamos o sistema solar, que por sua vez é um dos vários sistemas estelares da Via Láctea; nossa galáxia, que também é uma das milhares de galáxias existente no universo, que segundo a ciência continua se expandindo.

É admirável a grandeza do universo, a astronomia moderna adotou um padrão de medida para registrar a distancias que separam os astros; o ano-luz. O ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz durante um ano, a uma velocidade constante de trezentos mil quilômetros por segundo.

O que se multiplicando chegamos a astronômica soma de 9.460.800.000.000 (nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões de quilômetros).

A partir desta medida fica mais fácil medir a Via Láctea, a galáxia onde nos encontramos, ela cabe num imaginário retângulo de cem mil anos-luz e que a distancia é de quarenta mil de largura, ou seja, a luz gasta cem mil anos para percorrer a distancia desse retângulo e quarenta mil a sua largura.

Isto se torna mais incrível quando sabemos que essa mesma luz precisa de oito minutos e 15 segundos para cobrir os cento e cinqüenta milhões de quilômetros que nos separam do sol e de apenas um segundo para dar sete voltas e meia em torno da Terra.

Segundo observações de laboratório existem objetos distantes da Terra acerca de 10 bilhões de ano-luz, a sua luz pode ofuscar o brilho de até cem galáxias iguais a nossa, a qual se compõem de duzentos bilhões de astros, com uns trezentos e cinqüenta milhões de sistemas solares.

Isto representa apenas o que os poderosos telescópios podem alcançar, por estar em expansão o universo é considerado como infinito.

Essas proporções são mencionadas na Bíblia, quando Jeremias escreve no seu livro esta verdade:

Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim. (Jr 33.22)

A Bíblia se refere também a criação dos corpos celestiais quando diz “exércitos dos céus”

Veja o significado de alguns nomes:

Astronomia: Ciência que trata da constituição, da posição relativa e dos movimentos dos astros.

Universo: O conjunto de tudo quanto existe (incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço), tomado como um todo; o cosmo.

Planeta: Astro sem luz própria, relativamente frio, e que gravita em torno de uma estrela, particularmente o Sol, que é a única com a qual são observáveis diretamente os planetas. Os planetas que giram em torno do Sol constituem com outros astros (asteróides, cometas, meteoritos, satélites e poeira interplanetária) o sistema solar, e são, pela ordem de afastamento do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. (recentemente Plutão foi destituído como planeta)

Astros: Designação comum a todos os objetos celestes.

Galáxia: Sistema estelar aparentemente isolado no espaço cósmico, e que contém milhões ou bilhões de estrelas, poeira e gás, mantidas agrupadas pela gravidade;

Sol: Estrela em torno da qual giram a Terra e os outros planetas do sistema solar

Lua: Satélite da Terra, cuja evolução em torno desta dura cerca de 27 dias e 8 horas, tempo que igualmente gasta para girar em torno de seu próprio eixo. Não tem luz própria, mas reflete a do Sol, de forma diferente, conforme a posição onde se encontra. Tais variações se denominam fases, e podem ser: lua cheia, lua crescente, lua minguante e lua nova.

Estrelas: Denominação comum aos astros luminosos que mantêm praticamente as mesmas posições relativas na esfera celeste, e que, observados à vista desarmada, apresentam cintilação, o que os distingue dos planetas. Dispõem-se segundo grupos localizados em regiões convencionalmente delimitadas do céu, as constelações. Constituem o elemento fundamental da formação do Universo, grupando-se em aglomerados, associações, 
correntes, grupos, galáxias.

Constelação: Uma das 88 regiões convencionais da esfera celeste estabelecidas pela União Astronômica Internacional, Grupo, conjunto de estrelas.

Meteoros: Os meteoros são conhecidos popularmente como estrelas cadentes, eles são pontos luminosos parecidos com estrelas que, se movimentam rapidamente no céu, onde o seu brilho pode variar muito de magnitude. Trata-se de minúsculos corpos celestes, resíduos de cometas e outros corpos celestes, pesam cerca de gramas e são do  tamanho de grãos de feijões. A variação do seu brilho, é causada devido ao atrito que este corpo sofre ao atingir a atmosfera da Terra, ao encontrar-se com ela o meteoro acabam se inflamando, causando um belo espetáculo no céu.

III- O porque das coisas

Segundo a teoria mais conhecida, a do big bang, o surgimento do universo foi mera obra do acaso, sem o mínimo propósito.

Creio que os propósitos expostos no comentário da revista seja suficiente, desde modo não acrescentarei nada ao tópico.

Contudo é bom lembrar que há um falso ensino, de que a criação de Deus foi por uma  necessidade de Deus, uma espécie de auto - genese divina para fazer valer o seu ser, como se ele precisasse de auto-afirmar-se.

Mas Deus não criou o universo por acaso, ou por necessidade. O universo existe porque o Criador quer, a criação partiu dele como uma graça especial, o Senhor não depende de nada absolutamente, por isso pode criar livremente o que deseja, quando e como quer.

Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz. (Sl 115.3)

Tudo o que o SENHOR quis, ele o fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. (Gn 135.6)

IV-  Isto é religião. Eu ensino ciências

Afirmei acima que as teorias sobre a origem do universo são ensinadas nas escolas, em especial a teoria da evolução, bem como o big bang. Instruía seus alunos, a não aceitarem essas teorias contraria a Palavra de Deus, mas expor aos professores os devidos questionamentos.

Isto me faz lembrar de uma historia:

Havia numa universidade um aluno de engenharia habilidoso, resolveu construir uma maquete para demonstrar o sistema solar a seus colegas de escola.

Quando o fez, deixou sobre a mesa, e todos quantos viam ficaram admirados, pasmados, pela perfeição do equipamento. Todos ficaram admirados com a habilidade do estudante.

Quando seu professor chegou, também ficou admirado, e procurou saber quem havia feito aquela obra maravilhosa, pois estava perfeito, o posicionamento dos planetas, as suas órbitas, o sol. Saiu a perguntar quem fez?

O aluno se aproximou de disse: Ninguém professor.
Como ninguém? Disse o professor
Tudo se fez sozinho, e esta ai ! Responde o aluno:
Claro que não, nada se faz sozinho, alguém deve ter feito, quero parabenizá-lo! Disse o professor
O senhor prestou atenção no que disse professor? Afirmou que algo assim não poderia ter se formado sem alguém o fazer, se o senhor se admirou com uma simples obra, como não haveria de admirar com a grande obra do universo;  respondeu o aluno.
Uma pequena historia que nos serve de incentivo, não que o aluno brigue acerca do ensino de ciências na escola, mas apresente as afirmações das escrituras acerca da origem, questionar a ciência nesse ponto mostrando a resposta bíblica é saudável, desde que não promova discussões intermináveis.

Conclusão

Por mais que a falsa ciência tente procurar outra resposta além da bíblica, todos os seus questionamentos caem por terra mediante o testemunho poderoso das Escrituras, e o reconhecimentos de cientistas sinceros.

Algo importante é que as Escrituras devem ser bem interpretadas para não dar indícios de aparente erro. Um exemplo disto, se encontra no livro de gênesis. Alguém que não interpreta corretamente pensará ter um erro grave na Bíblia, logo que lê o 3º versículo, vê que Deus criou a luz no primeiro dia, mas somente no quarto dia teriam sido criados os sol, a lua, e as estrelas. Como poderia haver luz, se o sol não havia sido criado?

Tais questionamentos foram resolvidos pelo sábio abade Moreux, diretor do observatório astronômico de Bruges, que viveu no século XX. Segundo ele o primeiro versículo concorda com os dados da ciência, mas convém salientar que os seis dias da criação não correspondem a seis dias atuais, mas sim a seis períodos. Quando a Bíblia diz “no principio criou céus”... Estar se referindo ao céu astromico e ao que nele contem: sol e estrelas, pois sem isso o céu não passaria de mero espaço vazio, portanto no primeiro dia existiram o sol e as estrelas e, portanto já havia luz, a luz já havia sido feita mas não atingia a terra, envolta em gases escuros , quando as camadas de gás tornaram menos densas houve calor e luz suficiente para que pudessem surgir os vegetais. Ainda hoje temos dias nublados nos quais a pesar de haver luz, o sol são invisíveis, as nuvens escuras carregadas de chuva não permitem a passagem de a luz solar. Assim este astrônomo deu uma simples explicação acerca da luz no gênesis.

Terminamos nossa aula afirmando o Senhor é o Criador de todas as coisas, instrua seus alunos de forma a formar neles uma convicção plena de que em Deus está a origem de tudo.

Que Deus os abençoe.


Colaboração para  EBDnet- Jair César

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