domingo, 13 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 07 – DOENÇA? TÔ FORA


Comentaristas: Niedja de Mello

Introdução

Nas lições anteriores só tratemos da parte boa do trimestre, não me refiro à matéria, mas ao fato de até aqui mencionarmos apenas os aspectos bons de toda a criação de Deus, passamos pela criação do Universo, da Terra, do homem, e por ultimo a benção dos alimentos.

Mas a partir de agora estaremos estudando os aspectos ruins, embora tudo que Deus criou seja bom, o pecado desvirtuou a criação de Deus, as conseqüências da queda humana foram refletidas em todos os sentidos e aspectos.

As conseqüências foram trágicas, primeiramente em seu interior, sua imagem e semelhança foi corrompida, por conseguinte o seu exterior sofreu dano, a morte física tornou se uma realidade inevitável.

A vida do homem que seria eterna passou a ser limitada, de inicio os homens tinham uma longetividade, mas ao passar dos dias ao multiplicar se a violência, Deus estabeleceu que os dias de vida do homem seriam de 120 anos, esta determinação foi antes do dilúvio.

Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. (Gn 6.3)

Já no livro de Salmos, muitos séculos depois, estes dias foram abreviados ainda mais;

A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos. (Sl 90.10)

A longetividade humana variou também conforme os períodos da Historia, isto ocorria por diversas razões, mas sem duvida alguma a maior causa de mortes precoce chama se doença.

Este será o assunto de nossa aula, não estudaremos somente isto mas também a Medicina , que é fruto da Ciência.

I - A doença chegou

Primeiramente o que vem a ser Doença?
Segundo o dicionário é: denominação genérica de qualquer desvio do estado normal, conjunto de sinais e/ou sintomas que têm uma só causa; moléstia.

Mas para entendemos melhor é necessário uma descrição cientifica:

Doença (do latim dolencia = padecimento) é o estado resultante da consciência da perda da condição estável de um organismo vivo, total ou parcial, estado este que pode ocorrer devido a infecções, inflamações, isquémias (falta de oxigenação), modificações genéticas, seqüelas de trauma, hemorragias, neoplasias (alterações celulares) ou disfunções orgânicas.

Distingue se da enfermidade, que é a alteração danosa do organismo. O dano pode ser estrutural ou funcional.

A doença surge não apenas como uma alteração do corpo, que é um organismo vivo, mas vem também em decorrência de fatos externos; como a vida cotidiana, o clima, e a alimentação; alias na lição passada falamos sobre a obesidade; uma doença.

Estes são os termos técnicos que definem o que é doença, e suas prováveis causas, é claro que no âmbito material, mas nós sabemos que a causa original não esta apenas nas disfunções do corpo mas sim no pecado.

Lembre monos que ser humano foi criado para ser eterno, e até isto se constitui uma observação dos médicos; segundos eles o corpo humano tem todas as condições para viver eternamente, visto as células do corpo se renovarem. Mas a causa disto está na desobediência do homem.

A sentença foi que do Pó foi tomado e ao pó tornaria, (Gn 3.19) aqui vemos a ordem de Deus quanto a morte física, alias no livro de hebreus está escrito que ao homem está ordenado morrer uma vez, essa menção faz alusão a essa ordem de Deus dada no jardim do Éden á Adão.

Adão juntamente com seus posteriores descendentes sofreria as conseqüências naturais, ou seja, velhice, cansaço desgaste. Além disto estaria sujeito ao seu exterior, pois a Terra também foi amaldiçoada, tudo foi alterado.

Veremos isto mais precisamente na lição dez.

Nos dias atuais quantas doenças relacionadas ao clima, a contaminação de alimentos e da água estão atingindo o homem?

Muitíssimas certamente, mas em todas a presença do pecado é notável, porque as indústrias poluem rios e o ar? Pela cobiça e amor ao dinheiro, desobediência a ordem de administrar bem a criação de Deus, etc, em todos esses fatores vemos o pecado motivando essas atitudes, portanto a origem de tudo está simplesmente no pecado.

Retornando a questão cientifica:

A ciência que estuda a doença e procura entendê- la chama-se Patologia:

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quando a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

Pelo uso de técnicas microbiológicas, imunológicas e exames moleculares, a patologia tenta explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestos pelos doentes, enquanto fornece uma base para os cuidados clínicos e a tratamento.

Existem vários agentes causadores de doenças vejamos:

Doenças causadas por vírus Aids, Sarampo, Rubéola, Dengue, Febre Amarela e Gripe do Frango, Febre Tifóide.

Doenças causadas por bactérias:

Difteria, Febre Tifóide, Coqueluche, Tétano, Bronquite, Pneumonia, Cólera, Tuberculose, Hanseníase, Blenorragia, Sífilis, Meningite e Disenterias Bacterianas.

Doenças Causadas por protozoários:

Amebíase, doenças de chagas, Leishmaniose Tegumentar, Leishmaniose Visceral, Giardíase, Tricomoníase, Malária e Toxoplasmose.

Doenças causadas por vermes:

Teníase, Ascaridíase, Ancilostomose, Cisto Hidático, Oxiurose, Dermatose Serpiginosa e Tricocefalíase.

Doenças Causadas pelo Cigarro:

Câncer; Doenças coronarianas, cerebrovasculares, Pulmonares Obstrutivas Crônicas e Aneurismas arteriais; úlceras do trato digestivo; infecções respiratórias...

Doenças Psicológicas:

Anorexia, Bulimia, Depressão, Hipocondria, Histeria, Neurose, Síndromes Maníacas, Xenofobia.

Além destas existem muitas outras doenças, e ao passar dos dias algumas são identificadas, sendo que as doenças psicossomáticas (doenças causadas pela mente) têm surgido com mais freqüência.

Outro fato lastimável a relatar, é que embora a ciência médica tenha avançado muito, existem algumas doenças que ainda são incuráveis, e estas tem ser tornado verdadeiras epidemias, dizimando centenas de vida pelo mundo.

II- A doença fugiu

Estamos ao longo das lições anteriores mencionando a preocupação de Deus em prover ao ser humano todas as suas necessidades, de fato, o Senhor não esquece de nenhuma necessidade, pois quando por sua infinita bondade e misericórdia resolveu restaurar o homem por meio da salvação em Cristo, não apenas restaurou a vida espiritual do homem mas também a sua parte física.

Por esta razão lemos no livro do profeta Isaias:

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. (Is 53.4)

Este versículo relata que o Senhor Jesus não apenas proporcionava a salvação da alma humana, mas sanava as doenças e enfermidades, por esta razão vemos descritos nos evangelhos inúmeros milagres que o Senhor realizou; estabelecendo completamente a saúde de muitas pessoas.

Veja o quadro abaixo:




Jesus cura um leproso - Mateus 8.1-4; Marcos 1.40-45; Lucas 5.12-16; 17.11-19
Jesus cura paralíticos e aleijados - Mateus 12.9-14; Marcos 3.1-6; Lucas 6.6-11; João 5.1-8; Lucas 14.1-6; Mateus 91-8; Marcos 21-12; Lucas 5.17-26
Jesus expulsa demônios - Mateus 8.28-34; Marcos 51-20; Lucas 8.26-39; Mateus 12.22-37; Marcos 3.20-30; Lucas 11.14-23; Mt 17.14-21; Mc 9.14-29; Lc 9.37-43; Mc 1.21-28; Lc 4.3 1-37
Jesus cura a muitas mulheres - Mt 9.18-26; Mc 5.21-43; Lc 8.1-3; 8.40-56; Mt 15.21-28; Mc 7.24-30
Jesus ressuscita a filha de um oficial - Mt 9.18-19, 23-26; Mc 5.21-24, 35-42 Lc 8.40-42, 49-
Jesus cura o criado de um capitão romano - Mateus 8.5-13; Lucas 7.1-10
Jesus cura a sogra de Pedro - Mateus 8.14, 15; Marcos 1.29-31; Lucas 4.38, 39

Jesus cura o filho de um oficial - João 4.46-2

Jesus ressuscita mortos - Lucas 7.11-17; João 11.1-44


Sendo assim, ao enfrentarmos uma doença, devemos sim procurar um médico, mas sobre tudo confiar no Senhor e nos seus servos, pois a mesma virtude foi dada a Igreja para curar os doentes.

E curai os enfermos que nela houver e dizei lhes:

É chegado a vós o Reino de Deus. (Lc 10.9)

O apostolo Tiago recomenda:
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo o com azeite em nome do Senhor; (Tg 5.14)

Devemos sempre recorrer a Deus no caso de sermos acometidos de uma doença, ainda mais caso seja uma doença que não tenha cura. Outro fato pelo qual devemos buscar em Deus a solução é o fato que algumas doenças são de origem espiritual, essas geralmente a medicina não consegue chegar a um diagnostico satisfatório.

Biblicamente temos exemplos disto, muitas pessoas lunáticas e loucas na verdade eram endemoniadas, quando o Senhor expulsou o demônio do homem gadareno logo ele teve sua suade mental restabelecida.

A mulher encurvada possuía segundo o Senhor Jesus, um espírito de enfermidade que lhe causava a encurvadura. (Lc 13.11) logo o Senhor a curou ela se endireitou.

Portanto quer seja uma doença de causa espiritual ou natural, busquemos em Deus a solução do nosso problema.

III - A importância da medicina

Na nossa introdução mencionei o fato de que a duração de vida do homem, apos a determinação de Deus de 120 anos variou segundo os vários períodos da Historia, de fato ocorreu assim, houve um tempo em que um homem morria aos 25 anos ou menos, isto em decorrência das epidemias e doenças que surgia e se alastravam entre a população. Isto se deu principalmente na Idade média onde centenas de pessoas morriam precocemente porque não havia um conhecimento cientifico sobre as doenças, tanto suas causas como os possíveis tratamentos.

Nos dias atuais embora os anos de vida tenham aumentando significativamente, as doenças também tem acompanhado o mesmo ritmo, nos mais variados aspectos; orgânicos, psicológicos, espirituais.

Portanto se Deus por sua bondade não permitisse e concedesse sabedoria aos homens para desenvolver a medicina, a muito a raça humana estaria extinta; pela ação destrutiva do pecado, pela atuação maligna contra o homem como obra prima de Deus e por fim por meio das doenças.

A medicina é a área do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela é, num sentido amplo, a ciência da prática da prevenção e da cura das doenças humanas. É a área de atuação do profissional formado em uma faculdade de medicina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença. Consiste no completo bem estar físico, mental e social do indivíduo. Portanto, Deus usa os recursos humanos para abençoar não somente o seu povo, mas também a humanidade de modo geral, a Palavra de Deus afirma que o Senhor não faz acepção de pessoas, que a sua chuva cai sobre o justo e o injusto.

IV - Faça a sua parte

Muitas vezes oramos a Deus, pedimos para que Ele faça algo em nossa vida, mas a verdade é que Deus não faz aquilo que nós podemos fazer. Muitos milagres realizados pelo Senhor teve a participação humana, mesmo que seja para apenas crer. Quando o Senhor ressuscitou Lazaro foi ordenado aos homens que retirassem a pedra que estava na entrada do sepulcro, isto era possível aos homens fazer, mas a ressuscitar Lazaro não.

Assim é com nossa saúde, cabe a nós cuidar dela, é bem verdade que existem situações que esta fora do nosso controle, mas tudo que estiver ao nosso alcance devemos fazer, para que a nossa saúde esteja sempre perfeita.

Ainda mais nessa fase importante da vida, os pré-adolescentes estão em uma fase de crescimento, por essa razão manter a boa saúde é essencial, não somente para manter o bom estar, mas também afim de garantir um futuro melhor e tranqüilo. Nos dias atuais, principalmente os jovens, estão prejudicando sua saúde, com bebidas, cigarros, noites mal dormidas, etc.

Todas essas coisas irão desgastar o corpo, sujeita-lo a possíveis doenças que surgiram numa fase mais adulta. Quanto aos adolescentes precisa manter a saúde, não somente por que se não fizer estará pecando, mas deve pensar que num futuro próximo estará realizando a obra de Deus. Deus necessita de pessoas saudáveis e bem dispostas para realizar sua obra, isso não pode ser feito com um corpo cansado e delibitado, no que depender de nós, devemos estar atentos a isto,a final nosso corpo é templo do Espírito Santo, deve ser bem cuidado.

Conclusão

Terminamos nossa aula aqui, certamente há na classe alguém que padece por conseqüência de uma doença, ou que tem alguém doente na família, o professor deve falar sobre o poder maravilhoso do Senhor, que pode nos restaurar por completo, além dos exemplos bíblicos citados na lição, seria proveitoso relatar algum testemunho de cura.

Certamente na igreja há irmãos que já foram curados, cite eles como exemplos, para que assim os alunos que passam por essa situação tenham confiança e esperança no Senhor.

Colaboração para EBDnet – Jair César 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...