segunda-feira, 21 de março de 2011

LIÇÃO 12 – A CIÊNCIA E A SABEDORIA


Comentaristas: Niedja de Mello


Texto bíblico  Isaias  44.6Daniel  2.20

Assim diz o SENHOR, Rei de Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: 
Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força;

Objetivos

Após a aula os alunos deveram distinguir as diferenças da ciência do homem e a sabedoria de Deus. Bem como priorizar a Palavra de Deus acima de todas as coisas.

Introdução

Neste trimestre nós já estudamos duas lições tendo a ciência como tema principal, mas em cada uma delas o foco era diferente. Na lição 1 (A Bíblia descobre a ciência) o foco era credibilidade que deveríamos dar a cada uma das partes, já na lição 9 (A multiplicação da ciência) o foco era o avanço que a ciência conseguiu ao longo do tempo, bem como as conseqüências desse avanço.

Agora na lição 12, estudaremos a ciência em contraste a sabedoria de Deus. Embora os termos aqui descritos “ciência e sabedoria” pareçam diferentes; representam na lição um único significado, pois ambos se definem por conhecimento. Mas para compreendermos melhor vamos consultar o dicionário:

Sabedoria: Grande conhecimento; erudição, saber, ciência segundo a concepção dos antigos conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas:

Ciência: Conhecimento, saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria.

A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto. Ao analisarmos os dois termos vemos que o “conhecimento” é o elemento comum entre ambos, mas quando confrontamos eles em relação à vida humana, vemos claramente a diferença entre a ciência do homem e a sabedoria de Deus. O analise desses dois tipos de conhecimento é o assunto desta lição.

I - A multiplicação da ciência.

Hoje muitos se admiram do desenvolvimento que o homem tem feito por meio da ciência, a tecnologia a cada dia é renovada, o que se faz hoje daqui a um mês ou menos, pode ser considerado como ultrapassado. Este desenvolvimento tem ocorrido em todos os ramos da ciência, contudo o mesmo já havia sido previsto, o livro do profeta Daniel declara que nos últimos dias a ciência se multiplicaria.

E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará (Dn 12.4).

Talvez Daniel não tinha idéia do que isto significava, mas para nós que já vivemos estes “últimos dias” entendemos; pois estamos presenciando a multiplicação da ciência. Não haveria problema algum nisto se não estivéssemos vendo também a destruição que a mesma ciência tem produzido.

Mas isto acontece porque a ciência do homem é limitada, Deus por sua bondade concedeu inteligência ao homem para que este pudesse melhorar as condições de vida; porem ela não é plena, é somente alguns conhecimentos limitados comparado a grande sabedoria de Deus. Além disto a ciência do homem é mediatista, ou seja, o homem planeja o seu desenvolvimento apenas no sentido imediato, ele não mede as conseqüências a longo prazo. É por esta razão, que a ciência moderna, embora cheia de inovações tecnológicas, não consegue resolver os problemas que ela mesmo criou.

II - Conseqüências...

Quando nós examinamos a historia da humanidade desde o Éden, compreendemos melhor a razão pela qual o suposto desenvolvimento que a ciência humana produz não trouxe o bem e nem a paz. No inicio, Deus capacitou o homem com uma inteligência superior, ele era naturalmente dotado de grande capacidade, tanto espiritual com material, a exemplo disto vemos Deus dando a Adão a tarefa de colocar o nome em todos os seres que Deus havia criado.

Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. (Gn 2.19,20)

Adão colocou os nomes conforme cada característica do animal, este fato é conhecido pela ciência, quando menciona os nomes científicos dos animais.

Após o pecado o homem foi destituído desta sabedoria, enquanto livre do pecado no jardim, tinha meios para viver feliz ao lado de Eva e de toda a criação que estava sob seu domínio, mas com a queda e expulso do jardim, se fez necessário criar meios de sobrevivência, para isto era necessário desenvolver meios para aquele novo modo de vida.

E assim tem ocorrido ate ao dia de hoje, porém devemos analisar um fato importante!

O ser humano não criou absolutamente nada, todas as leis, todo conhecimento, toda tecnologia podemos dizer que o homem apenas descobriu pelo estudo, as maravilhas criadas pela infinita sabedoria de Deus.

Quando ajuntamos este fato a natureza pecaminosa adquirida com a queda, entendemos porque a ciência do homem, que promete soluções de problemas, resulta em mais dificuldades.

Um importante escritor evangélico escreveu que a humanidade desses últimos dias, tem adquirido muito conhecimento, porém a sabedoria tem se extinguido. Hoje existem uma serie de maquinas que fazem tudo com apenas um toque em uma tecla, meios de comunicação como internet por vezes atrapalham os vínculos familiares e sociais, tudo isto são meios a qual homem procura comodidade contudo sem se preocupar com o fato de pensar, raciocinar. Pois a sabedoria é mais do que ter conhecimento, é saber usar este conhecimento.

III - Sabedoria de Deus

Já mencionei no tópico anterior que o homem nada criou mas descobriu através de estudo o que Deus havia criado, assim entendemos que a sabedoria de Deus é muito superior, pois o Senhor não apenas criou tudo, mas estabeleceu o Universo em plena harmonia. Isto é visto claramente através do estudo da química, da física, da matemática, da astronomia e etc. E a própria Bíblia declara que Deus é a fonte de toda sabedoria. Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver

Toda sabedoria é manifesta principalmente aos homens mediante o grande universo das letras, por isso não é sem propósito que o Senhor Jesus é identificado no livro de apocalipse como o Alfa e o Omega. Que são a primeira e a ultima letra do alfabeto grego. Foi com sua sabedoria, através de seus atributos, que o Senhor criou todas as coisas, e arquitetou o mais sublime e majestoso plano, a redenção da alma humana.

Hoje infelizmente não é bem vista essa sabedoria quando mencionamos Cristo, pois por sua própria capacidade o homem não consegue entender a pregação do evangelho e nem pode entender as coisas espirituais.

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. (1Co 1.21)

Em contraste a sabedoria do homem, vemos que a sabedoria divina é superior em todos os aspectos. Pois se Deus no inicio providenciou um meio sustentável para o homem naquele período, pode da mesma forma dar solução para todos os problemas da humanidade. A sociedade atual há um clamor pela paz, pela igualdade social e outras reivindicações humanas, contudo vemos planos humanos fracassando, um após o outro, isto simplesmente porque o homem não tem meios eficazes de solucionar seus problemas sem causar outros. Nós veremos a manifestação plena da sabedoria de Deus no milênio, onde o Senhor estabelecerá a paz, a igualdade social, e solução dos demais problemas.

Conclusão

Embora as inovações tecnológicas sejam bastante convidativas, não devemos confiar inteiramente na sabedoria humana, pois ela está desprovida da gloria de Deus.

Devemos buscar em Deus a solução de nossos problemas, pois sua sabedoria é superior a nossa. Nossa visão é curta e limitada, sujeita a erros e falhas, mas em Deus tudo é perfeito e harmonioso.

Caso nos falte da sua sabedoria, devemos pedir a Ele, a qual nos concederá:

Assim, trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem sábio de coração a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saberem como haviam de fazer toda obra para o serviço do santuário, conforme tudo o que o SENHOR tinha ordenado. (Ex 33.1)

Este versículo acima mostra isso claramente, estes homens tinham uma grande obra a realizar para Deus, mas eles não tinham condições de fazer, mas Deus lhes deu condição, enchendo eles com sua sabedoria.

Que o Senhor sempre nos conceda da sua sabedoria e graça. Amém

Colaboração para EBDnet-  Jair César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...