quarta-feira, 9 de março de 2011

LIÇÃO 8 – ANTENADOS


Comentarista: Elaine Cruz

Ao Mestre

Professor (a) nesta lição abordaremos temas relevantes em nossos dias: moda, gírias e “comportamentos” (lazer, leituras, etc.).

A Bíblia nos ensina que o cristão deve ser um complemento do reino de Deus em todos os aspectos da vida. 

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” (2 Co 3.2,3).

Quando se diz “conhecida e lida por todos os homens” está falando da aparência que devemos ter diante das pessoas, geralmente quando falamos em aparências pensamos somente em roupas, cabelos arrumados, etc., mas a aparência vai, além disso, abrangendo também nosso falar, nosso proceder, com quem e por onde andamos.

Manter uma aparência limpa, bonita e apropriada com a fé que professamos, é uma responsabilidade, e o adolescente precisa conscientizar-se disso.

Negligenciar sua aparência, higienicamente falando, ou mesmo vestindo certos tipos de roupas que mais parece um atestado de insanidade, como vemos em certos grupos (tribos), com certeza diminui nossa eficácia na Obra de Deus, visto que as Sagradas Escrituras nos falam  que nosso corpo é templo de Deus e morada do Espírito Santo (1 Co 3.16,17), e como tal deve ser conservado no temor e reverencia a Deus.

Uma postura adequada é essencial para todos que representam Cristo, um espírito cristão é preferível a qualquer grife de moda, ou valor que possamos ostentar, isso não quer dizer que temos de nos vestir de qualquer forma ou relaxadamente, mas com modéstia e decência.
Boas maneiras também faz parte dessa imagem. Certas gírias e comportamentos ferem as pessoas e nos deixa com péssima aparência.

Nós cristãos somos observados em tudo e por todos. E a maneira como eles interpretam nossas palavras e nossas ações, em grande extensão resultará em como eles vêem Cristo e a vida cristã nas igrejas.

O amor de Deus deve brilhar em nossa vida, somos seus representantes na terra, a verdadeira beleza não consiste em mera aparência exterior, mas é alcançada com o equilíbrio da personificação do amor de Cristo em nós, e com o zelo e a dedicação com o trabalho que Deus nos confiou – anunciar a Sua Palavra, anunciar a Jesus Cristo como Salvador. Amém.

Objetivo 

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa:
  • Reconhecer as imposições da moda e que muitas vezes é inconveniente para os filhos de Deus, pensar e refletir sobre certas tendências, modismos e gírias aprendendo a discernir o bom do mau, o que convém e o que não convém à servos de Deus.
Para refletir
“Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus”. (Tt 2.12 – NTLH).

Neste texto Paulo nos adverte que para ser um bom exemplo para os que estão a nossa volta, devemos viver de forma que estes possam ver nossas ações e imitá-las. Se queremos que nossa família, amigos, conhecidos se cheguem a Cristo, devemos viver uma vida prudente, correta diante de Deus, isso reforçara o que dizemos ser – filhos de Deus.

Texto Bíblico em estudo: Sl 15.1-5; Tt 2.6-15.

Introdução

Para ser cristão autentico, um verdadeiro cidadão dos céus, como mencionado no Salmo 15, é necessário alguns requisitos que demonstram estarmos em comunhão com Deus, cumprindo com exatidão a constituição da nossa pátria celestial – a Bíblia Sagrada.

O culto que Deus quer que prestemos a Ele, não é aquele de duas horas dentro de um recinto, cantando ou falando, este é apenas uma extensão do verdadeiramente aceitável por Ele.

O culto aceitável procede de um viver puro, da prática da justiça, de um coração que fala a verdade.

O cristão que vive em integridade, concentra-se em Deus tanto em relação as suas atitudes quanto em relação as suas palavras, e no relacionamento com os outros, sendo integro, prudente, com procedimento correto em toda a sua vida diária.

Moda

Concordo que não devemos viver em uma vida afastada da mídia e noticias, e alienados das transformações tecnológicas, culturais e, etc. Contudo devemos estar alertas quanto ao fato de que muitos hoje estão confundindo modernidade com mundanismo, e com isso vemos várias distorções das Doutrinas Bíblicas, devemos estar vigilantes quanto à preservação dos princípios bíblicos.

A Palavra de Deus é imutável, porque seu Autor é imutável, Nele “não há mudanças, nem sombra de variação” (Tg 1.17 - ARC).  O Senhor Jesus durante seu ministério terreno não se mostrou alienado das transformações “daquele tempo”, pelo contrário, mostrava uma mentalidade aberta, porém com conceitos sadios, revolucionou o mundo com seus ensinos, e isso exatamente porque sua postura era voltada aos princípios das Escrituras, as quais mencionava:  “Está escrito”, e, “Como dizem as Escrituras”,  e aconselhava: “Examinai as Escrituras”. O Senhor Jesus ensinava a conservação da fé genuína em obediência aos preceitos de Deus.  E não é diferente hoje.

Devemos viver de forma a mostrar Cristo em nós, que ELE viva através de nossas vidas, e que o Evangelho seja proclamado de forma genuína, sem alteração, sem distorções.

Hoje muitas tendências de moda e inovações, nada têm de cristã, e muitas vezes são indecentemente contrárias à ética de vida cristã, e muitos têm ingressado nisso, e dizendo-se cristãs, dizendo-se crentes, “evangélicos”, professando que servem a Deus – será?!

O Cristianismo é muito mais do que um nome. A Bíblia fala sobre algumas pessoas que reivindicam serem cristãs e pertencer a uma igreja, mas que não possuem uma vida cristã verdadeira. Lamentavelmente, existem muitas pessoas que professam ser seguidoras do Senhor Jesus Cristo, mas não demonstram isso através de seu comportamento, pois se deixam influenciar pelo “não tem nada a ver”, esquecendo-se de que “nem todas as coisas nos convêm fazer”, e que não podemos nos deixar dominar por nenhuma. ( 1 Co 6.12 – ARC).

Todos nós tomamos diariamente dezenas de decisões. Fazemos escolhas, optamos, resolvemos e determinamos aquilo que tem a ver com nossa vida individual; a vida na escola, no trabalho, na igreja, a vida da nossa família... Enfim, a vida de nossos semelhantes. Por isso devemos estar conscientes de por que decidimos assim, isso tem de ser feito de forma coerente e embasado nos princípios bíblicos, e da fé que professamos.

Se fizermos de acordo com a tendência da moda ou por sugestão da mídia (que nos bombardeia segundos após segundos com esta ou aquela opção), será que será a decisão correta?

Como cristãos, não devemos nos deixar influenciar pelo relativismo e pelo pluralismo de nossos dias. 

Temos de nos lembrar que temos um manual de valores internos e corretos que podemos consultar nesse processo de fazer escolhas – a Palavra de Deus. Pois nem sempre estamos conscientes dos valores que compõem esse sistema que o mundo nos apresenta, mas eles estão lá, influenciando decisivamente nossas opções, por essa razão devemos ser criteriosos quanto a nossas decisões, somos cidadãos dos céus.

Inegavelmente, o homem moderno vive cercado de ilusões por todos os lados. Não estou referindo a ilusão como erro de percepção entre o falso ou o verdadeiro. Falo, especificamente, da ilusão resultado da ganância e do poder que escraviza e individualiza o homem, fechando-o para as possibilidades de aperfeiçoamento e aprendizado pessoais, indispensáveis ao nosso crescimento espiritual e comunhão com nossos semelhantes. 
Vivemos hoje num mundo cercado pelo imediatismo e a pontualidade do tempo onde o homem ignora, quase sempre, aquilo que o cerca, ou seja, num mundo em que os valores morais são colocados em segundo plano pela necessidade exacerbada de conquista e sucesso do próprio eu, o homem parece perder a noção de solidariedade e se esquece da máxima que Jesus nos ensinou sobre o “amai-vos uns aos outros”.

É necessário, contudo, não confundirmos quanto às aquisições e os bens que porventura precisamos nas labutas diárias, com aquelas aquisições oriundas da sede e da luta insaciável pelo poder que leva o homem, na maioria das vezes, a ignorar as Leis e os fundamentos de sua responsabilidade ética e moral com Deus. Entregue a esta disputa arrebatadora pelas aquisições passageiras, o homem, pelo livre arbítrio, vai “atropelando” seu semelhante e se tornando um indivíduo capaz de atos desleais e até mesmo inferiores com o próximo para conquistar prazer e gozos materiais que podem lhes ser muito prejudiciais a sua vida espiritual.

Lembremos-nos que para Deus, o nosso valor não pelo que vestimos (usamos), mas sim pelo que somos. Não é o Ter e sim o Ser.

Vivemos no meio de um “mundo que jaz no maligno”, portanto há pessoas más, cujos padrões de vida e de moralidade estão desgastados. Os nossos não devem estar baseados nos dessa sociedade “sem Deus”, mas nos nossos que Deus estabeleceu em Sua Palavra – a Bíblia.

As Gírias

Segundo o Dicionário Aurélio XXI, gíria é:

[De origem obscura.] S.f. 1.E. Ling.  Linguagem de malfeitores, malandros, etc., com a qual procuram não ser entendidos pelas outras pessoas. 2. E. Ling.  Linguagem peculiar àqueles que exercem a mesma profissão ou arte; jargão. Ex: a gíria dos artistas.  3.E. Ling.  Linguagem que, nascida num determinado grupo social, termina estendendo-se, por sua expressividade, à linguagem familiar de todas as camadas sociais. 4.Palavra ou expressão de gíria: Usa muitas vezes na conversa. Ex: “Tá ligado”.

A Bíblia nos ensina que o cristão deve ter uma linguagem sã e irrepreensível (Tt 2.8).

O mundo tem um conceito parcial de certo e errado. Nós como servos de Deus, precisamos entender que o mundo como sistema social jamais fará algo para obedecer a Deus como seu Senhor. Então por que achar que certas gírias são inocentes em nada nos prejudica espiritualmente?

As palavras que falamos têm grande peso e o modo como às usamos interfere em nosso relacionamento com Deus. Por isso sejamos prudentes.

Points e leitura

Todo nosso viver deve ser pautado segundo a Vontade de Deus.

Não é pecado termos períodos de lazer, ler livros, revistas etc., mas devemos fazê-lo conscientes, conduzindo-nos prudentemente, discernindo o que é bom e separando o que ruim e prejudicial a nossa vida cristã.

Ser cidadão do céu, ao mesmo tempo em que se é cidadão da terra, não é coisa fácil.

Contudo, conhecendo as qualidades do verdadeiro cidadão do céu devemos esforçar-nos pedindo ao Senhor nosso Deus que nos ajude e Ele o fará.

Temos a Palavra de Deus para nos orientar, e o Espírito Santo que nos fortalece auxiliando-nos em nossas fraquezas.

Caminhamos para a nossa meta: o Céu. Não temos aqui cidade permanente, mas não somos alienados: ao contrário, nossa vida cristã, o Evangelho pregado por nós, transforma vidas, por causa da grande comissão “Ide pregar o Evangelho”, somos mais que comprometidos para que ninguém se perca nas estradas deste mundo. E porque temos uma meta, e porque somos cidadãos do céu, temos uma linguagem nova, atitudes e gestos diferentes, não somos “maria-vai-com-as-outras” - Somos diferentes porque sabemos o que somos e o que queremos.

Conclusão

Um crente de mau testemunho é uma contradição perante o mundo, pelo fato de confessar que é de Cristo, e ser uma pedra de tropeço para os que o rodeiam. Quando o testemunho do crente chega ao ponto que não há diferença de comportamento, de atitudes ou procedimento a sós ou em grupo, entre ele e o mundo, tal crente desceu ao nível espiritual mais baixo, ficando cada vez mais longe de Deus.

Esse tipo de religião mista é abominável aos olhos de Deus destrói nossa vida espiritual.

Essas formas atuais de mundanismo e inúmeras outras divulgadas pela mídia, são armadilhas e ciladas disfarçadas por Satanás para prender-nos e levar-nos ao desvio espiritual.

Algumas dessas armadilhas são: diversões ímpias, passatempos pecaminosos, linguagem mundanizada, imoralidade, vícios, vestes imodestas, companhias impróprias, conceitos humanistas, egoísmos, corrupção de todas as formas, etc. Não  nos deixemos influenciar.

O cristão como servo do Senhor, deve procurar viver aqui na terra, neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus como um verdadeiro cidadão do céu.

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva –

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...