domingo, 23 de outubro de 2011

LIÇÃO 07 – PUREZA TOTAL


Comentarista: Telma Bueno e Marcelo Oliveira

Texto bíblico   1Co   13.13; 6.9,10

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.

Enfoque bíblico
“ E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo,  como também ele é puro”1Jo 3.3
 Objetivos:
  • Saber que Deus criou o homem perfeito e com desejos pessoais
  • Enfatizar que o jovem deve manter-se puro, mesmo vivendo em uma sociedade corrompida pelo pecado.
  • Demonstrar  biblicamente que Deus não aceita os padrões mundanos de sexualidade.
 Introdução

Amado (a) a lição de hoje é de suma importância, estamos vivendo dias em a imoralidade tem imperado em todas as camadas da sociedade e promovida pela mídia, tem alvo certo – crianças e adolescente. Devemos estar vigilantes quanto à preservação dos princípios bíblicos, e como professores foi-nos confiada a sublime missão de transmitir conhecimento, “fazer discípulos” para o Reino, treina-los para Servir à Deus.

E como faremos se deixarmos os princípios bíblicos? 

Amado (a) princípios não mudam... são princípios, são bases, fundamentos. Pense nisso.

O Senhor Jesus durante seu ministério terreno não se mostrou alienado das transformações “daquele tempo”, pelo contrario, mostrava uma mentalidade aberta, porém com conceitos sadios, revolucionou o mundo com seus ensinos, e isso exatamente porque sua postura era voltada aos princípios das Escrituras, as quais mencionava:  “Está escrito”, e, “Como dizem as Escrituras”,  e aconselhava: “Examinai as Escrituras”. O Senhor Jesus ensinava a conservação da fé genuína em obediência aos preceitos de Deus.  E não é diferente hoje.

Devemos viver de forma a mostrar Cristo em nós, que ELE viva através de nossas vidas, e que o Evangelho seja proclamado de forma genuína, sem alteração, sem distorções.

Amado (a) transmita a Palavra de Deus como ela é, lembre-se que ela é a única ferramenta que o Espírito Santo usa – é através da Palavra que somos salvos, é através dela que somos lapidados, alimentados, edificados, instruídos em justiça, e andamos em santidade. Use-a e mude a vida de seus adolescentes.

Quero sugerir aos professores que preparem suas lições com zelo e temor, rogando ao SENHOR que vos conceda unção do Espírito Santo, a fim de realizar está tão sublime tarefa, de forma a agradar o SENHOR que vos tem chamado.

Parte I- Visão bíblica do sexo

Estamos vivendo dias em que o sexo é explorado de uma maneira incontrolável, e o resultado disso tem sido a corrupção moral, a degradação da sociedade, a degradação do ser humano que deveria expressar a imagem de um Deus  amoroso, puro e fiel.

Estamos sendo bombardeados por uma apelação sexual incontrolável.  Os filmes que são apresentados na TV,  mesmo que apresentem uma história, familiar, dramática, natalina ou qualquer que seja o tema central, acabam introduzindo cenas de apelação sexual, até mesmo fora de contexto.  Das novelas nem temos o que comentar, elas são a expressão exata da degradação moral do homem e do sexo.  Os programas de TV, sejam de documentários, entrevistas, comédia etc. apresentam e exploram o tema do sexo de uma maneira vulgar.  Até mesmo os desenhos hoje em dia fazem apelação sexual e o propósito é despertar nas crianças o desejo pelo sexo fora de época.

Texto: Pastor Sergio R. de MouraA inversão de valores atinge todos os campos de nossa sociedade. Hoje, as pessoas confundem conceito com pre-conceito, liberdade com libertinagem.

Para muitos, quanto pior, melhor. Há quem pense que a mentalidade evangélica sobre a prática do sexo seja ingênua ou suja.

Pelo contrário, a Bíblia fala do sexo de forma direta. Deus é o criador do sexo, ele é bom. Na verdade, é um dos melhores prazeres que podemos usufruir nesta vida, e a Bíblia não esconde isso. O livro bíblico de Provérbios diz:

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. (Pv 5.18-19).

A Bíblia ainda diz que marido e esposa devem satisfazerem-se sexualmente, que o corpo da mulher é de seu marido e da mesma forma o corpo do marido é de sua mulher.

Que um não deve recusar-se ao outro, exceto por mútuo consentimento e apenas durante certo tempo, para que Satanás não os tente por ficarem mais vulneráveis pelo desejo durante a abstinência.

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência. (1 Co 7.3-5).

Texto fonte: Antonio Francisco

É evidente que a benção do sexo deve ser realizada dentro do plano de Deus, que é justamente dentro do casamento. Qualquer relação  fora do casamento, ou fora dos padrões bíblicos  é pecaminoso, e deve ser rejeitado.

Pois antes de tudo a relação homem mulher, é uma relação  espiritual.

1 Pedro 3:7  Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Parte II- Advertências bíblicas

A parte 2 já esta bem detalhada na revista, em complemento a revista  descrevi o seguinte texto:

O crente não deve praticar a imoralidade sexual

“Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Co 6:13, 18-20)

O nosso corpo é o templo de Deus e a morada do Espírito Santo. Devemos conservá-lo imaculado, pois se faz imperioso conserva-lo puro para que o SENHOR nele habite.

O apostolo Paulo ressalta nos versículos acima citados que o que fazemos com nosso corpo na intimidade, afeta nosso estado espiritual.

Esse é em particular o caso do pecado sexual, pois o sexo, só é considerado bom e puro, quando dentro do matrimonio, quando Deus afirma que se tornarão “uma só carne” (Mt. 19:15).

A atividade sexual fora desse contexto viola a imagem que Deus tem estampada em nossa consciência concernente ao nosso corpo, isso para ambos os sexos, tanto feminino quanto masculino. Todos devem manter-se limpos, longe da imoralidade.

O que é imoralidade?

Vejamos o que o Dicionário nos diz:

1. Falta de moralidade; indecência. 
2. Prática de maus costumes; desregramento (Falta de regularidade ou de regra; descomedimento. Abuso, desordem. Devassidão, libertinagem).

O Espírito de Deus, sendo santo, não pode morar em santuário poluído, indecente, desregrado, desordenado, devasso e libertino.

Deus comprou o crente individual e a Igreja toda (Corpo de Cristo) para sua habitação pelo Espírito. Portanto, não temos o direito de agir segundo como queremos, mas segundo a Vontade Daquele que nos comprou para Sua Glória.

Professor (a) enfatize aos seus alunos... que Deus quer o nosso bem, por essa razão suas diretrizes para a nossa vida, quando observadas somente resultará em benção, por outro lado, a não observância, resultará em lágrimas e muitas conseqüências.

Parte III- Caminho estreito

Pureza sexual

A vida sentimental do cristão é um campo de batalha (seja ele (a) maduro, ou adolescente).

Cada cristão precisa considerar a Autoridade de Cristo sobre as paixões humanas e sossegar o coração na pureza, abstendo-se da atividade sexual desregrada e imoral, tão divulgada na Mídia. A Pureza é obrigação do cristão. Essa é a regra: abstenção total do sexo antes do casamento e fidelidade total no casamento (1 Co. 7:1-9)

O cristão deve dar valor à santificação. Aprender a disciplinar, nosso compromisso como Deus requer, independente da paixão que possamos estar sentindo – total pureza.

A pureza sexual se opõe a qualquer ato, ou pensamento que não seja adequado ao compromisso que temos com Deus. Devemos entender que o sexo é natural, saudável e dado por Deus, no entanto, lembremo-nos que agir de forma descontrolada, não provem de Deus, tudo o que está fora dos princípios de santidade, integridade e pureza contidos na Palavra de Deus, devem ser evitados.

Pureza significa estar livre de impurezas de qualquer espécie que venha estragar nossos princípios de gosto, que estorcem o que é ser feliz e o que é ser promiscuo, que adultera as coisas de sua forma que deveria ser.

Segundo ordenança de Deus, dentro do casamento a união sexual é natural, saudável, prazerosa, e não somente por um momento (vindo depois a vergonha, quando feita antes do casamento), mas duradoura, por toda a vida conjunta.

A intimidade sexual é natural no sentido o qual o Criador originalmente a designou para ser.

Quando virgindade e pureza não são mais protegidas nem prezadas, não há mais graça. 

Passa-se a viver as amarguras da desobediência, não há satisfação – há vergonha; há uma procura por algo que preencha o coração, mas o vazio persiste, pois o que está faltando é a Presença de Deus.

Conclusão

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Sl 119.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.  Jo 1.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...