sábado, 22 de outubro de 2011

LIÇÃO 1 - O PERIGO DO OCULTISMO


Comentarista. Silas Daniel

TEXTO BÍBLICO  (Dt 18.10-13)

ENFOQUE BÍBLICO

“Não vos viraras para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminado-vos com eles; eu sou o Senhor vosso Deus.” (Lv 19.31 ).

OBJETIVOS

Identificar os princípios que caracterizam o ocultismo e como eles se chocam com a Palavra de Deus.
Rejeitar qualquer manifestação de ocultismo
Destacar a importância de se combater tal seita

O PERIGO DO OCULTISMO

“O ocultismo é um conjunto de teorias praticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza, do Universo e da própria humanidade. O ocultismo trata de um tipo de conhecimento que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é sobrenatural e secreto. Não aceito pela comunidade cientifica por não compartilhar de suas metodologias. O ocultismo está relacionado aos fenômenos sobrenaturais, ou seja, são conjecturas metafisicas, e teológicas, algumas das quais oriundas de povos da Antiguidade Clássica.” (Wikipédia. Org- acesso 28/09/2011).

O ocultismo tem origens nas tradições antigas, principalmente o hermetismo (estudo e pratica da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto), no antigo Egito, e envolve aspectos como magia, alquimia, e cabala. Ocultismo esta relacionado com o misticismo e o esoterismo e tem influencias das religiões e das filosofias orientais encontradas no Yoga, no Hinduísmo, no Budismo, e no Taoísmo, por exemplo.

A prática do ocultismo no mundo é cada vez mais crescente, desde a infância a criança assiste na TV, por exemplo, desenho infantil, dedicado a ensinar tais pratica. O desenho do “Arthur”, exibido na TV Cultura, segundo Gustavo Guerrear, editor do Tabenaculonet, foi possível detectar, no episodio 71:  “Prunella Ganha dois Presentes Iguais”, vários amuletos, usados no misticismo (www.tabernaculonet.com.br – acesso 28/09/2011).

As novelas que atingem  altos picos de audiência, alcançando uma enorme quantidade de adolescentes e jovens, como “Cordel Encantado”, uma mistura de nada com coisa alguma, porem, lá estava o misterioso “profeta”. As bruxas da novela Eterna Magia (18 horas, 14/05/2007), que seguiam preceitos da religião neo-pagã, que tem por objetivo celebrar a natureza, um tipo de bruxas modernas. O novo programa que atrai os adolescentes “Malhação” é diferente dos demais que tinham por objetivo: aventuras colegiais. A décima nona temporada que está no ar 2011/2012,  “Está tudo Conectado” a ênfase é dada a atividades paranormais e terá como esporte a pratica do kung-fu. (Wikipédia.org – 29/09/2011).  

A internet está cheia de sites que leva ao misticismo, são inúmeros links, milhões de acesso, tem feito com que paginas  e paginas sejam criadas. Musicas que divulgam o ocultismo, filmes e etc. O ocultismo moderno é sistematizado no século XIX, por Helena Petrovna Blavatsky (Escritora, Filosofa e Teologa, Russia 1831 – 1891), conhecido como Teosofia (sabedoria divina). Tantos outros  nomes poderiam ser citados como o de: “Webster Leadbeater” (Sacerdote da Igreja Anglicana e bispo da Igreja Católica Liberal 1847 – 1934, clarividente, escritor, maçom, uma das mais influentes personalidades da Sociedade Teosófica).

Desde o século XX, o ocultismo tem sido pratico e moderno, isto se deve a figura de Aleister Crowley (1875 – 1947, membro da Ordem da Aurora Dourada, influente ocultista e fundador da Thelema (vontade) = dependendo do ponto de vista pode ser religião ou filosofia, que carrega em si dois preceitos – 1 “Faze o que tu queres será o todo da lei” – 2 “Amor é a lei, amor sob vontade”. Crowley era mago, hedonista, usuário de drogas e contra os valores morais e religiosos em sua época. Um esotérico  que ganhou notoriedade da imprensa como o homem mais perverso do mundo. Suas filosofias influenciou vários cineastas, cantores, músicos. No Brasil  Raul Seixas foi o musico e filosofo,  mais influenciado pelo Thelema

O  principal  brasileiro ocultista foi o baiano, Henrique Jose de Souza, reconhecido Patrono de diversas Lojas Maçonicas (1883 – 1963), estudioso do ocultismo e fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose. Portanto o ocultismo traz em seu bojo a influencia das artes magicas, das religiões orientais (Budismo, Hinduísmo etc). Qualquer pratica de ocultismo têm ligações demoníacas e Deus as condena (Lc 16.22-31; Hb9.27), morto algum pode se manifestar no mundo dos vivos e nem os vivos podem se comunicar como os mortos. O ocultismo não tem apoio bíblico, nós somos cristãos e conhecemos a Bíblia, como regra de fé. A sabedoria do crente deve ser divina, mas vinda do céu (Tg 1.5,6).  

Portanto o cristão não pode viver metido em coisas secretas e ocultas. Em Éfeso a pregação do evangelho, libertou o povo da magia (At 19.19). Devemos deixar e combater os jogos ocultistas, os programas da TV que promovam o ocultismo, qualquer coisa que esteja ligado à magia, somos filhos de Deus. Amem!     

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Colaboração para o EBDnet – Pr. Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...