sábado, 22 de outubro de 2011

LIÇÃO 2 - ETICA É SEMPRE BEM VINDA?


Comentarista: Telma Bueno e Marcelo Oliveira


TEXTO BÍBLICO  (Mt 5.17-21)

ENFOQUE BÍBLICO

“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples.” (Sl 19.7)

OBJETIVOS

Definir o termo ética.
Conscientizar os alunos que devemos viver de modo ético.
Compreender que a Bíblia é o nosso manual de ética.


INTRODUÇÃO

“Ética cristã é um somatório de princípios que formam e dão sentido a vida cristã normal” (OLIVEIRA, Raimundo Ferreira)

DEFINIR O TERMO ÉTICA

Ética como área filosófica – Ética é um dos campos tradicionais da Filosofia, desde a Antiguidade pré-socrática e consolidada como área própria, muito provavelmente, a partir de Aristóteles. O dicionário de Ferrater Mora afirma: “O termo ‘ética’ deriva de ethos, que significa ‘costume’ e, por isto a ética foi definida com freqüência como doutrina dos costumes” Já o dicionário de Nicola Abbangnano, afirma de forma mais direta: “ética em geral é a ciência da conduta”  

Em toda forma podemos definir ética como estudo critico da moralidade, ela vai fazer uma analise da humanidade. Verificará seus padrões e a questão do certo e errado, tendo como resultado aquilo que o ser humano faz ou naquilo que ele pensa. A ética tem ocupação dupla, primeiramente ela se ocupa com as escolhas morais e pratica do ser humano e em segundo lugar ela se preocupa com os objetivos, com os princípios, com os ideais que se impõe sobre nós. Ética é um somatório de princípios que nos capacita a fazer escolhas e a transformá-la em ação vital.

Sobre a ética repousa a crença de que o homem é um ser livre que tem responsabilidades pelos seus atos. O homem pode tomar decisões, escolher trabalho, seu cônjuge, seus amigos e etc., não há como fugir de escolher, ele foi criado um ser livre e por essa razão é forçado a escolher. Querendo ou não todos nós temos que tomar decisões, isto é inevitável. Por ser livre o menino ou a menina tem o direito de liberdade, liberdade moral significa capacidade de autodeterminação, o homem é livre para escolher os fins, os alvos e os valores que ele quer buscar, está no próprio ser o querer ou o rejeitar.

A ética não fala apenas de liberdade, mas também de responsabilidades. Não podemos confundir liberdade com libertinagem, liberdade sem responsabilidade leva a libertinagem. Embora a sociedade moderna tenha atribuído a libertinagem também a um principio ético. No entanto ética diz respeito a tudo o que o homem faz certo ou errado. Há algumas perguntas que são próprias da ética: “Porque isto está sendo feito?” “Que beneficio esta ação trará a quem está sendo feito e à quem se destina?” 

DEVEMOS VIVER DE MODO ÉTICO

Que tipo de ética? Social, que abrange a família e a sociedade como um todo ou a ética política que procura os princípios da administração dos bens públicos, tanto na esfera municipal, estadual ou federal. Há ainda a ética religiosa que rege o comportamento espiritual do cidadão. Todos nós somos sabedores de nossos deveres com nossa família, com a sociedade e com os erários  públicos. Mas vamos analisar um pouquinho a ética cristã.

Trata-se de uma ética particularizada para aqueles que querem servir a Deus. Ela se encontra no contexto evangélico, um somatório de princípios que formam e dão sentido a uma vida cristã normal. A ética cristã nos leva primeiramente cuidar de nós mesmos, na liberdade temos a responsabilidade de representar o Reino dos céus aqui na terra (Jo 3.3), uma vez que aceitamos o evangelho de Cristo, nascemos de novo e temos a responsabilidade de andar em novidade de vida.

Jesus disse: “Vós sois o sal da terra” (Mt 5.13), fala de um viver de acordo com a vocação divina. O sal é preservador, também produz sede e age invisivelmente, uma  quantidade de sal na água, faz objetos flutuar. É interessante que a carne enquanto viva não necessita de sal, mas estando morta, sem o sal perece. Enquanto ético o cristão é como o sal, mas quando ele deixa a ética cristã é como sal sem sabor. Dizem que o pouco vento, a pouca luz e o pouco calor fazem o sal se tornar insípido. Tornando se insípido ele perde o sabor, o valor e o lugar (Mt 5.13).

O sal representa o crente que sabe agir no seu falar, no andar em toda a maneira de ser na sociedade e em casa (Sl 38.1-5; 101). Jesus ainda falou: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14), a luz é o oposto das trevas. O mundo vive a libertinagem como se fossem éticos, os valores que antes existiam hoje não se pode nem falar. A juventude evangélica, assim como toda a Igreja de Cristo, precisa ser luz. Luz é o elemento visível, pouca gente entende como a luz funciona, porém, mesmo não a entendo precisam dela.

A luz não tem preconceitos ela brilha para a criança inocente e também para o bandido da alta periculosidade. Ela tanto brilha para a lama como para uma flor, a luz não se mistura, ela consegue brilhar para todos ao mesmo tempo. Assim também deve o jovem cristão, sem fazer acepção de pessoas como a luz brilhar para todos sem se contaminar (Mt 5.16) e progredir assim como a luz teve e continua tendo progressão.

Uma pessoa que diz que é de Cristo, mas dá maus testemunhos é uma luz apagada para o mundo, um elemento que deveria estar ali para resolver, mas não pode por ser uma contradição. Ele confessa a Cristo, mas é uma pedra de tropeço, não há nele o brilho do Espírito Santo. Alguns chegam a dizer que não aceita imposições da igreja, a igreja não impõe, algumas tem seus usos e costumes, mas a ética cristã é diferente da do governo, por exemplo, que age com a lei. Que ética cristã, tem um jovem crente que suas atitudes em nada se diferem da dos seus amigos não cristãos? 

Algumas pinceladas a concernente a ética cristã.


1.     Quanto à aparência pessoal – vestir-se muito bem (Lv 8.7-13), o crente deve ser referencia e zeloso quanto ao vestir. Também deve cuidar com a higiene pessoal, escovar os dentes, cuidar com o mau hálito. Enfim deve se apresentar bem em todos os aspectos que envolvem a aparência.
2.     Concernente a linguagem – jovem gosta de falar um vocabulário diferenciado, cuidado! O movimento Emo (Emotional), trás uma linguagem que tem envolvido muitos jovens. É muita gíria, palavras obscenas, e a ética cristã? Nossos jovens evangélicos, devido à escola dominical têm facilidades sobejas para falar bem e muito bem, não há necessidade de importar um linguajar tão chulo como temos ouvido.
3.     Amor e respeito – devemos ser exemplos, amar nossos colegas, respeitar os professores, pais, pastores e professores da escola dominical. Respeitar a igreja onde se serve a Deus, você sabia que jogar papel higiênico no teto, riscar os bancos da igreja ou da escola, escrever em portas dos banheiros, principalmente da igreja é falta de ética?          

BÍBLIA: NOSSO MANUAL DE ÉTICA

Na concepção de alguns filósofos, Deus é algo da imaginação de alguns homens e mulheres que o criaram e conseqüentemente criaram leis e procuram pautar suas vidas por elas. Em Descarte, por exemplo, há um pensamento:  como é que posso crer que exista Deus se nem eu mesmo sei se existo? Existo enquanto penso logo se penso em um Deus ele passa a existir. Rousseau tem muita dificuldade de explicar como é que pode, o homem nascer livre, ter seus próprios objetivos e deixá-los para aderir à sociedade com suas leis? Logo é muito mais difícil neste pensador acreditar que há em Deus um Manuel de ética, chamado Bíblia ou Escrituras Sagradas.

Bem se ficarmos analisando o manual de ética do cristão do ponto de vista filosófico, não haverá consenso entre a maioria deles. Não dependemos de pensadores para crer se a Palavra de Deus é verdadeira e pura, precisamos de fé. E, ai não importa a posição social, a raça, o lugar que estamos a Bíblia é o manual de ética. Um manual que abrange todas as áreas de nossa vida: família, área profissional, econômica, política, religiosa, enfim quem anda pela Bíblia, não comete erros. A vontade de Deus é exclusiva, o cristianismo não é um mero programa social, como querem os esquerdistas da Teologia Liberal americana. O cristão como individuo tem sede de Deus (Sl 42.2).

Na Bíblia encontramos as exigências para uma vida santa, para que se tenha uma religião verdadeira e ética, uma moral ilibada, fidelidade e conhecemos também os castigos provindos de Deus para os que desobedecem a suas leis. É  na Bíblia que encontramos o maior dos mandamentos, o amor e como viver uma vida frutuosa e santa também está explicito nas Escrituras Sagradas. Também encontramos na Bíblia Sagrada a ética aplicada, leis que regula o casamento e o divorcio,  como usar os bens materiais, as questões dos tributos do governo terreno, as relações familiares e etc...

Ainda encontramos nas Escrituras Sagradas as éticas gerais e básicas, conhecidas como liberdade, vontade de Deus. Relação entre o individuo e a comunidade, quanto ao individuo e seu valor, corpo e saúde, sexo e ética sexual, crime e punição, racismo e etc... Na ética filosófica o dizer é: “tu deves” na Ética Cristã “eu farei” o que é certo (Fp 2.13). 

Deveres para com Deus;

- “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3)
- “Não farás para ti imagem de esculpida” (Ex 20.4)
- “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Ex 20.7)
- “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Ex 20.8) – no AT, o sábado era o ultimo dia da semana para o descanso, no NT, o domingo, Jesus ressuscitou no domingo. E domingo é conhecido no NT, como o dia do Senhor. 


Deveres para com o próximo:

- “Honra teu pai e tua mãe, para que prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex 20.12).
- “Não matarás” (Ex 20.13)
- “Não adulterarás” (Ex 20.14)
- “Não furtarás” (Ex 20.15)
- “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20.16)

Dever para consigo mesmo:
- “Não cobiçarás” (Ex 20.17)  


CONCLUSÃO

A ética se divide em vários tipos: 

- Ética Imediatista – nesta a ação não está ligado a nenhum tipo de premeditação, quando piscamos, por exemplo, é resultado de algum estimulo, quando nos esquivamos de um objeto que é jogado em nossa direção, é a mesma coisa. 

- Ética da Tradição – neste caso não se pergunta se está certo ou errado faz-se pelo habito de todos, é a continuidade.

- Ética Hedonista – o valor de uma ação é medida pela quantidade de prazer.

- Ética naturalista – o homem é produto da natureza evolutiva. 

- Ética Relativista – o homem é a medida de todas as coisas.

- Ética Estética – principio que age por meio de sentimentos ou da emoção humana, com objetivo de se transformar em beleza. 

Há ainda muitos outros tipos de éticas.


OBRAS CONSULTADAS

OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de – Ética Cristã – EETAD, Campinas - SP
COUTO, Geremias do – A Transparência da Vida Cristã -  2001, CPAD, RJ
RIBEIRO, Edmar – Ética Cristã – Apostila - SETAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...