segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LIÇÃO 7 - A INFLUÊNCIA ESCRAVIZADORA DA SUPERSTIÇÃO


Comentarista. Silas Daniel

TEXTO BÍBLICO  (Jo 8. 31 -36)

ENFOQUE BÍBLICO
“Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus cristo seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade” (2 Pe 1.16)

OBJETIVOS

Despertar os alunos a serem mais críticos em relação às criticas religiosas ditas espirituais que surgem em nossos dias.
Conscientizar-lhes que o crivo deles deve ser sempre a Palavra de Deus.
Mostrar os perigos da superstição religiosa e como a Bíblia a condena.

A INFLUÊNCIA ESCRAVIZADORA DA SUPERSTIÇÃO

A Bíblia não é um livro mitológico, é um livro baseado em fatos reais.

Qual a diferença entre fato histórico e algo mitológico?

O fato histórico leva a compreender e explicar o passado. O historiador toma como ponto de partida os acontecimentos reais ligados à natureza politica, física, fisiológica e psicológica, uma vez que sua influencia social repercutem no campo da história. Um fato histórico tem poder irreversível, individualizado, não repeticional, localizável no tempo e no espaço. É diferente do fenômeno, porque este pode repetir-se de modo continuo, sempre que o cientista o deseje. Ao contrario do fato histórico que tem caráter único, tem necessidade de uma “presença” que o integre e valorize no ambiente social em que despertou.

Mitologia é uma narrativa de caráter simbólico, relacionado a uma da cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Na mitologia conta-se uma historia, para explicar algo, sendo que, a história contada neste caso não é verdadeira, mas acaba explicando o que deseja. Embora seja apenas lenda, uma história falsa, mas com objetivo de passar uma mensagem, geralmente explicando a origem das coisas.

Fabulas – é uma narrativa, um conto, uma ilustração. Geralmente os personagens da fabula, são animais, ou objetos, que apresentam características humanas.

A Bíblia não é um livro de superstições. O que é superstições? É a crença sobre as relações de causa e efeito que não adquirem a logica formal. Não aceitam a racionalidade; como crença comum. Bem próximo da magia, que não deve ser confundida com mágica ou truque. Magia é uma ciência oculta, que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem. Tem características ritualísticas e cerimoniais que visam entrar em contato com os aspectos ocultos do Universo e da divindade.

Os que praticam  práticas ocultas, geralmente são pessoas ligadas a feitiçaria. Feitiçaria é o nome dado aos que praticam rituais geralmente usando mandigas (feitiço), ou amuletos e talismã, para endossar suas crenças (os objetos têm poderes mágicos).

O meio evangélico não se tem desvencilhado totalmente das superstições religiosas. Bíblias abertas em textos específicos, como se fosse amuletos, para trazer sorte ou bênçãos. Ouvimos constantemente frases de efeitos como se isso fosse trazer soluções momentâneas. Alguns casos têm chegado ao extremo: sabonete ungido, água ungida, toalhinha que resolve tudo, paga contas e etc, até o uso de imagens de pequenos animais, são usados como amuletos de “bênçãos”.

Será que é necessário orar sete dias, para algumas soluções? Precisa ser na sexta-feira? Por que não no sábado? Ou em outro dia qualquer? Deus não precisa de mandiga, para operar, Abraão, Isaque, Jacó, Elias e outros, por vezes se dirigiram a Deus com pequenas orações e grandes milagres foram realizados. É  muito comum campanhas de orações com temas como: “Sete mergulhos de Naamã”, “Sete voltas de Josué em Jericó” , campanha das “Sete sexta-feira”. Por que sete? Em Jericó foi treze voltas, a Naamã, a ordem foi de Elizeu e não de Deus.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REVISAN, Maria auxiliadora – Izabel A. Costa Mendes – A pesquisa histórica como necessidade –
texto disponível www.gepecopen.usp.br/artigos/artigo acesso 09/11/2011
www.wikipédia.          

Colaboração para EBDnet  – Pr Jair Rodrigues

Complemento:

O QUE É SUPERSTIÇÃO?

Do latim. superstitione. O Dicionário Aurélio define superstição da seguinte maneira:

1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice.
2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos.
3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa:

O Brasil, devido a mistura de raças (o índio, o negro e o europeu) é um campo fértil para as mais variadas e aberrantes superstições.

A religião que deveria ser a sanadora deste problema, na verdade é a que mais o fermenta. (Gl 5.9)

A religião indígena animista, o espiritismo africano misturado com práticas supersticiosas católicas, formaram e moldaram durante estes 500 anos as crendices do povo brasileiro.

VOCÊ ACREDITA NISSO?

Não se sabe ao certo a origem exata de como a superstição começou influenciar na vida do homem.

Mas com certeza essas práticas que existem hoje tem sua origem nas antiqüíssimas religiões da Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. São práticas idólatras já há muito tempo condenadas pela Bíblia.

O homem apartado de seu criador procura subjugar o reino das trevas através de amuletos, encantamentos, rezas portáteis e esconjuros aos quais atribuem poderes mágicos.

São rituais pagãos

Existem superstições para todas as ocasiões e pessoas. Há aquelas que são ligadas a avisos tais como:

1. Borboletas negras = sinal de morte.
2. Caiu um talher = visitas chegando.
3. Viajar com padres = desgraça na certa.
4. Vestir roupa ao avesso = recebimento de dinheiro.
5. Sentir a orelha quente = alguém está falando da pessoa.
6. Morto de olho aberto = haverá outro morto.
7. Colocar vassoura virada atrás da porta faz a visita ir embora.
8. Passar debaixo de escadas traz azar.
9. Dormir com os pés voltados para a porta traz a morte.

Tem ainda as superstições ligadas à medicina natural como simpatias para curar bronquite úlcera, dores e inflamações. Por exemplo:

1.Banhar os olhos em urina de recém nascido do sexo masculino cura conjuntivite;
2.Passar no pescoço o sangue de galinha preta cura inflamação na garganta;
3.Comer formigas para recuperar a visão;
4.A mulher deve beber um copo de água em que o marido tenha lavado o rosto para evitar aborto.

OUTRAS SUPERSTIÇÕES

A sexta feira 13 é considerada o dia do azar.
O costume de bater na madeira para afugentar o azar.
O gato preto é considerado mau agouro. Porque?

A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham parte com o demônio – e se o bichano era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior ainda para ele. Assim, no imaginário medieval, o gato preto tornou-se tão inseparável da mística figura da feiticeira quanto a vassoura voadora.

A ferradura é símbolo de boa sorte.
Quebrar espelho traz azar?

Liberte-se:
Muitos Cristãos precisam urgentemente serem libertos das crendices que assolam a sua vida espiritual. A única pessoa que leva vantagem em tudo isto é o inimigo de nossas almas: o diabo, nosso adversário. A Bíblia diz que ele cegou o entendimento dos incrédulos (II Co. 4:4). Por outro lado, Jesus, veio para nos libertar das crendices e superstições. O diabo prende as pessoas debaixo do medo desses espíritos, mas a Bíblia nos diz que o Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo (I Jo. 3:8). O único poder que pode libertar verdadeiramente o ser humano é a verdade através do evangelho de Cristo, pois ele mesmo disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8:32). Se estamos em Deus, o maligno não lhe poderá tocar ( I Jo. 5:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...