sábado, 28 de julho de 2012

LIÇÃO 3 - ALEGRIA, MUITO MAIS QUE FELICIDADE!

COMENTARISTA: Verônica Araujo

TEXTO BIBLICO: (1Ts  1.6; 2Co 8.2; Fp 4.4)

ENFOQUE BIBLICO
“Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós; e a vossa alegria seja completa” (Jo 15.11)

OBJETIVOS:

Explicar o significado da alegria cristã
Descrever os resultados da alegria
Identificar as fontes da alegria
INTRODUÇÃO

O que significa alegria para seus alunos e para você professor? Caso as repostas venham ser dinheiro, fama, namorada (o), essa alegria é passageira. A verdadeira alegria culmina em louvores a Deus, Paulo e Silas, estavam em uma prisão, lugar inóspito e de tristeza, porem cantavam. Nesse caso a alegria provinha do resultado da pregação do evangelho de Cristo, Paulo acredita que vale a pena sofrer pela causa do Mestre.

A lógica vai dizer que não, mas temos outro episodio de grande alegria da carne, Belsazar, realizou uma grande festa, bebidas e comidas a vontade, porem num determinado momento tudo acabou, até o reino da Babilônia passou. Paulo viu Deus agir derrubando o cárcere devido a sua alegria de servi-lo com dedicação e empenho, houve salvação do carcereiro e sua família. Na outra festa citada que pela lógica a alegria era verdadeira, houve morte, perda e desespero total, a tristeza reinou por muitos dias, enquanto a alegria de Paulo era constante, principalmente quando se lembrava da igreja em Filipos.

QUAL O SIGNIFICADO DA ALEGRIA CRISTÃ?


O que é alegria? Varias respostas podemos ouvir, como: alegria é ganhar uma alta quantia de dinheiro ou saber que algo de bom vai acontecer, o nascimento de um filho, uma promoção. Tudo isso pode sim promover certo gozo, porem passageiro, mas afinal como entender os versículos no texto citado como: (1Ts 1.6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo; 2Co 8.2 - Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade; Fp 4.4 - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos – M.B). Que alegria é essa que o Apostolo Paulo se refere? Alegria provinda de muita tribulação? (At 17.1-14; 1Ts 3.4).

Pela lógica os escritos paulino estão cheios de ficções, uma vez que filosoficamente, humanamente falando ou fazendo qualquer raciocínio lógico é impossível ser alegre passando por tribulações e perseguições. Paulo quando fala em alegria não está à procura de seu significado universal, mas algo que ele já conhece tal conhecimento não é psicológico e nem filosófico como ele mesmo disse: “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhes parece loucura” (1Co 2.14). Pode alguém ser alegre sendo perseguido, atribulado a resposta é: “não”, pelo contrario só será alegre quem for bem tratado e ganhar alguma coisa como já dissemos. Agora que já sabemos que há alegria na tribulação ou no sofrimento é bom sabermos que tipo de alegria é essa e de onde vem.

Paulo esta falando de uma alegria que emana do Espírito de Deus, no grego, “chara” – alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus (BEP). A alegria do Espírito não depende de nada que seja natural como saúde, dinheiro, promoção etc., basta ao crente ser cheio do Espírito Santo. Portanto nem sempre as expressões corporais significam alegria do Espírito sendo assim pular, dançar ou qualquer outro movimento não significa estar cheio do Espírito Santo. O apostolo Paulo fala de alegria em momentos de tribulação e tristeza e o motivo é: a alegria do Espírito não depende de ações circunstanciais, sim da obediência ao Senhor Nosso Deus.

OS RESULTADOS DA ALEGRIA

Há muita gente nas igrejas, crentes com cartões de membros, ministros, ala jovens e adolescentes, crianças etc. são pessoas alegres, mas que alegria é essa? Será que apenas um gozo passageiro, ou uma alegria proveniente do Espírito Santo que independe das circunstancias. Bem se uma pessoa canta, e se alegra na congregação somente quando é beneficiada por alguma coisa, logo essa alegria é passageira e circunstancial, mas se com lutas e dificuldades essa alegria é do Espírito Santo.

Um rosto radiante em momentos de tristezas, não depende de algo engraçado “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espírito se abate” (Pv 15.13). É uma alegria que vem de dentro, a comunicação do Espírito de Deus, vêm em forma de conforto e tira todos os ressentimentos. É impossível imaginar alguém cantando estando muito triste, Paulo e Silas cantavam e com certeza não estavam tristes. Tinham sidos açoitados de forma cruel, a lógica diz que tal circunstancia trás sérios aborrecimentos, no entanto a alegria era tamanha que ambos cantavam.

Cantar louvores nuns momentos desses é só para quem tem Deus e é cheio de seu Espírito (Sl 149). Louvar com um cântico novo, não é louvar como dizem por ai: “eu faço parte dos que louvam”, “sou levita”, mas se alguém falar algo que lhe entristeça, tal pessoa chega a se transferir de igreja e em alguns casos nem se quer concerta-se com o irmão. Ficam com caras feias, carrancudos e escondidos entre os bancos da igreja nem se quer cantam com a congregação, ficam chateados. O verdadeiro louvor é o que sai do coração, poesias vindas do céu, que são cantadas em qualquer situação sem depender de circunstancia.

De onde provem tal força? “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si, porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.” (Ne 8.10). Somente andando na plenitude do Espírito Santo, o crente poderá vencer todas as barreiras que certamente virão. Jesus disse que no mundo as coisas não seriam fáceis, e como poderemos ser alegres? Ele nos dará alegria que é a motivação do crente continuar nas horas de dificuldades.

AS FONTES DA ALEGRIA
Como as pessoas querem ser felizes? Devido a esse desejo há uma procura de felicidade em diversões, nas loterias, pessoas querem dinheiro, fama etc., e já existem igrejas que promovem cultos procurando alegrar o povo com músicas típicas, mensagens apelando para tal. Na verdade a igreja é a promotora do reino de Deus na terra e uma das coisas que é produzida pelo crente é a alegria é o ser feliz, mas não felicidade que alegra apenas o corpo, sim a que sai do coração.

Mas o fruto do Espírito é: “amor, gozo...” (Gl 5.22), fruto é a essência da arvore, Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira”, logo os cristãos verdadeiros são as varas da videira e produzem os frutos. Não é errado buscar felicidade por meio de dinheiro, lazer, porém, não se pode iludir, pois essa alegria é passageira. A alegria duradoura prove de Deus ele é a fonte, dele vem à salvação, somente em saber que nossos pecados foram perdoados e que herdaremos o céu, não há motivos para tristezas.

O crente ao saber da ação poderosa de Deus ao seu favor, a alegria em ter o Espírito Santo habitando em seu interior. A maravilhosa presença de Deus habitando em nós, as copiosas bênçãos de Deus vindo em direção ao crente, não há motivo para se ter um crente somente que possa dizer-se triste. Porem não pode fechar os olhos para os obstáculos que com certeza aparecerão para impedir a nossa alegria no Espírito. Dentre eles a amargura, o ressentimento, a falta de amor, o desanimo, a duvida, etc., na verdade tudo aquilo que nos afasta de Deus (Gl 5.19-21).

Portanto é imprescindível que abramos o coração para uma ação total do Espírito Santo, para que haja mudanças em nosso caráter. E que os resultados dessas mudanças sejam vistos na expressão do rosto, no culto que apresentamos a Deus, no nosso animo enfim que a alegria do Espírito Santo contagie-nos em todos os sentidos independentes das circunstancias.  

CONCLUSÃO

Devemos servir a Deus com toda a nossa força e com entendimento, apresentarmos a ele um culto alegre. O salmista convida ao povo a ser alegre independente das circunstancias; “grandes coisas fez o Senhor por nós”, veja que não há motivos para tristezas. A fonte da alegria do cristão é Deus.

OBRAS CONSULTADAS
STAMPS, Donald C. – Anotações - Bíblia de Estudos Pentecostal – CPAD _ 1995


Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...