terça-feira, 19 de março de 2013

LIÇÃO 3 - RAPTO RÁPIDO

Comentarista: Ciro Sanches Zibordi

TEXTO BIBLICO 1Co 15.51-58
 
ENFOQUE BIBLICO
 
“ Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ultima trombeta, porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1Co 15.52)
 
OBJETIVOS
 
Definir o arrebatamento da igreja e enfatizar que nenhuma pessoa sabe o dia ou à hora deste evento escatológico.
Explicar, com detalhes, quando e de que modo se darão, segundo a Bíblia, as duas ressurreições.
Conscientizar os alunos de que é mais importante estarem preparados para o arrebatamento do que curiosos quanto aos eventos futuros.
 
INTRODUÇÃO

Tim Lahaye mostra 15 diferenças entre o arrebatamento e o Glorioso Aparecimento.
Destacaremos algumas:

No arrebatamento: No evento glorioso

Cristo vem nos ares para os seus ------ Virá com o seus para a terra
Será arrebatado os cristãos salvos ------ Não há arrebatamento
Os salvos serão levados a casa do Pai ---Não verão a casa do Pai
Não há julgamento na terra ----------------Cristo Julgara os Habitantes da terra
A igreja levada ao céu ----------------------Cristo estabelece seu Reino na terra
Antes da Tribulação -------------------------Depois da Tribulação
Somente os seus O verão -------------------Todo o olho O verá
A Tribulação começa ------------------------O milênio começa
 
O ARREBATAMENTO DA IGREJA QUANDO SERÁ?
 
Já conhecemos pela historia que varias datas forma marcadas, os Adventistas marcaram mais de uma data, os Testemunhas de Jeová também já se arriscaram em varias datas, Miranda Leal, que eu o conheci pessoalmente, quando ele era líder da igreja “Só o Senhor é Deus”, havia previsto para 1999. A ex-missionária e agora Apostola Valnice Millomes, previu para qualquer sábado de 2007, e há ainda a profecia Maia, esta, marcado para 21/12/2012.
 
Este é de fato um evento surpresa, Jesus fará uma “parousia” (presença, chegada rápida, visita – 1Co 15.23), será tão rápida que só os crentes ligados com os céus perceberão e serão raptados. Somente participará desse evento glorioso: O Senhor Jesus Cristo (1Ts 4.16), O Arcanjo (1Ts 4.16), Os mortos em Cristo (1Co 15.51,52), Os vivos preparados (1Ts 4.17). 
 
Os elementos especiais do arrebatamento são:
 
Surpresa (Tt 2.13; Mt 24.35,36,42,44)
Inviabilidade (1Ts 4.17; 1Co 15.43,44,49,51,53)
Imaterialidade (1Co 15.42,52,53)
Velocidade (1Co 15.52)
 
Mas quando acontecerá isto? Eis a questão, sabemos que acontecera, pois a vinda de Cristo é mencionada 318 vezes na Bíblia, não há como dizer que ele não vem. Os textos sempre estão bem claros falando de uma vinda rápida e secreta e outros falando de uma vinda esplendorosa e triunfante. A s expressões “nos ares”, “todo olho o verá”, “vira como o ladrão”, numa vinda ele encontrará com a igreja nos ares (arrebatamento, rapto, secreto), na outra ele pisará na terra (vinda gloriosa, para salvar Israel e estabelecer o milênio – todo olho o vera)
 
E é exatamente esse arrebatamento que esperamos como igreja devemos nos preparar, devido às especulações sobre o fato. Não haverá quem possa desvendar esse mistério antes de seu acontecimento, é muito interessante que tocara a trombeta e somente os mortos em Cristo ouvirão e os vivos que forem fieis ao Senhor Deus. Muitos tem a preocupação em saber a hora, querem ao menos descobrir se estamos perto ou longe deste acontecimento. A única coisa que podemos saber é que o mundo ficara alheio a este acontecimento, assim como na ressurreição de Jesus, durante quarenta dias, a alegria se restringe apenas aos seus discípulos.
 
No arrebatamento a alegria se restringirá apenas àqueles que forem fieis a Cristo. Portanto vigiemos e nos preparemos, essa é a ordem de Jesus, não devemos nos preocupar se ainda falta muito ou se já estamos perto. Ambos os pensamentos são prejudiciais, alguns por acharem longe se afastaram de Cristo e morreram perdendo a salvação, outros se tornaram fanáticos por acharem que estava tão perto, tiveram “revelações”, marcaram datas, um dos videntes chegou a se comparar com um asno, por não ver sua profecia cumprida, mesmo assim não pediu perdão de seu erro.
 
AS RESSURREIÇÕES
 
Há na Bíblia, duas ressurreições: a primeira é a dos justos, aqueles que foram fieis a Cristo e mesmo nas lutas não desistiram de servi-lo e adorá-lo como Senhor de suas vidas. Essa ressurreição é destacada na Bíblia Sagrada como: “Ressurreição dentre os mortos”, somente os justos, enquanto que os ímpios permanecerão ainda em suas sepulturas (Dn 12.2).
 
A primeira ressurreição destaca três grupos:
 
As primícias – grupo formado por Cristo e os Santos que ressuscitaram após Sua morte na cruz (1Co 15.20,23; Mt 27.53; Cl 1.18), esta fase esta tipificada na festa das primícias, esta festa já previa a ressurreição de Jesus junto a um grupo (Lv 23.10-12). Portanto as primícias - já ressuscitou (At 26.23).
O grupo dos santos – será o momento da colheita geral (Lv 23.22), todos os mortos salvos desde o tempo de Adão (Dt 16.9,10; 1Ts 4.16)
Os mártires – salvos durante a Grande Tribulação deram suas vidas por amor a Cristo, após o arrebatamento, eles ressuscitarão antes do milênio (Ap 6.9-11; 7.9-14; 15.2; 20.4) – é o rabisco da colheita (Lv 23.22).
 
Todos os que ressuscitarem nessa primeira, terão seus corpos revestidos da incorruptibilidade e da imortabilidade, viverão a vida eterna com Cristo.
 
A segunda ressurreição, ou seja, a dos mortos ímpios se dará por ocasião da instalação do Grande Trono Branco, conhecido também como o Dia do Juízo Final (Ap 20.11,12). Falecidos de todas as épocas comparecerão diante de Deus, com corpos literalmente imortais, carregados de pecados, virão para receber as suas sentenças, pois condenados já estão, uma vez que rejeitaram a Jesus como Salvador e senhor de suas vidas. É importante notar que entre uma ressurreição e outra há um período de mil anos.
 
PREPARADOS PARA SUBIR?
 
Como é bom saber o futuro, pense numa curiosidade impar? Você vai a um determinado lugar sabendo o que vai acontecer, imagine que ninguém mais saiba. O que pode acontecer num caso desses: primeiro a ansiedade será insuportável, segundo pode perder a graça. No entanto Deus não quis revelar a ninguém o dia e nem à hora, então precisamos estar pronto? É como o amigo que marcou, mas não disse à hora, a gente toma banho, veste-se e fica esperando, ele pode demorar, mas ele vem, qualquer descuido perderemos a oportunidade de irmos com esse amigo.
 
Conhecimento sobre a escatologia se faz necessário a todos os crentes, agora, não vamos apenas sermos curiosos e saber de tudo se esquecer de se preparar para subir no arrebatamento da igreja. Quem perder o rapto da igreja enfrentará a Grande Tribulação, período esse que falaremos depois. Caso alguém esteja pensando deixar para depois verá a angustia que esse mundo vivera.
 
A vontade de saber, esse espanto que existe em nós não é novidade, os discípulos já questionaram a Jesus procurando saber quando seria o fim. A resposta de Jesus foi; “acautelai-vos que ninguém vos engane” e termina dizendo: “aquele que perseverar até o fim será salvo” . Agindo assim estaremos preparados para subir no arrebatamento da igreja. Amem
 
CONCLUSÃO

Ao longo dos tempos os falsos profetas têm feito com que muitos venham a desacreditar nos estudos da profecia. As especulações sobre a volta de Cristo, às conjecturas erradas tem enganado a muitos. Contudo esses e outros que levam ao engano não são o motivo de deixarmos o estudo legitimo dos sinais proféticos que mostra o tempo aproximado da volta de Jesus, quando interpelado pelos discípulos ele não disse o dia e nem à hora, mas traçou um esboço profético indicando os sinais que antecederiam a sua vinda.
 
OBRAS CONSULTADAS

· SILVA, Antonio Gilberto – Escatologia Bíblica – adaptado para o curso pela equipe redatorial EETAD – 2ª Ed – 1997 – Campinas – SP.
· LAHAYE, Tim – O final dos tempos – Press Abba Editora Ltda. – 1ª edição Brasil - 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...