sexta-feira, 5 de abril de 2013

LIÇÃO 6 - QUE TRIBULAÇÃO HEIN!

Comentarista: Ciro Sanches Zibordi .

TEXTO BÍBLICO (Ap 7.9-17)
 
ENFOQUE BIBLICO
 
“Porque, naqueles dias, haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o principio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.” (Mc 13.19)
 
OBJETIVOS
 
Definir a Grande Tribulação e relatar os acontecimentos deste período.
 
Enfatizar que a Igreja do Senhor não passará pela Grande Tribulação, posto que será arrebatada antes.
 
Enfatizar que o Diabo, imitador de Deus, formará uma tríade do mal, juntamente com a primeira Besta (o anticristo) e a segunda Besta (o Falso Profeta), e terá permissão divina para atuar com liberdade na Terra durante a Grande Tribulação.
 
 
O QUE É TRIBULAÇÃO?
 
No texto de Marcos 13.19, se dará logo após o arrebatamento da igreja, quando se desencadeará um período sombrio de intenso sofrimento, sobre a humanidade. Esse período é chamado pelo s escritores das Escrituras Sagradas de: “O dia do Senhor”, que é traduzido por Tribulação ou Grande Tribulação. No Antigo Testamento o vocábulo ocorre por diversas vezes, mas é no Novo Testamento que o termo fica mais bem esclarecido e entende-se de que trata de um período sombrio dividido em duas partes como explica ainda no Antigo Testamento. Os primeiros três anos e meio pode ser chamado apenas de Tribulação e os outros três anos e meio de Grande Tribulação.
 
Os escritores do Novo Testamento usam o termo “thilipsis”, que pode ser traduzido por aflição ou angústia, trazendo a ideia de uma pressão, como se houvesse uma grande carga sobre o espirito. Já no português, o termo é derivado do latim “tribulum”, dando a ideia da maquina usada para descascar o trigo. Ela esfola o grão de trigo separando-o da palha, através de instrumentos próprios. Os acontecimentos que ocorrerá nesta época sombria, estão registrados no livro do Apocalipse capitulo 6 até o capitulo 19. Segundo o livro do Profeta Daniel esse período será de sete anos. (Dn 9.24-27).
 
A TRIBULAÇÃO E A IGREJA
 
É importante frisar que existem pelo menos três correntes de pensamento: Os Pós-tribulacionistas que acreditam que a igreja passará pela Tribulação. Os midi-tribulacionistas ou meso-tribulacionismo, que acreditam que a igreja será levada no meio do período tribulacional e os Pré-tribulacionistas que é conforme a doutrina assembléiana, que creem no arrebatamento da igreja antes do período tribulacional.
 
No livro do Apocalipse capitulo 3.10, fica claro que, a igreja sairá antes do período sombrio, embora possam surgir muitas lutas, tribulações, como a igreja já passou e em alguns lugares ainda sofrem, mas nada é comparado ao período da Tribulação. A Bíblia chama a Tribulação de “Angustia de Jacó” (Is16.5; 26,20), pela ênfase dos textos Israel ainda não viu nada igual, nem mesmo o período Hitleriano. A igreja desaparecerá de modo silencioso (1Ts 4.14-17), Jesus usa como figura a igreja de Filadélfia, para deixar claro que a igreja, não passará pela Tribulação (“Eu te guardarei da hora da tentação” e não na hora da tentação), e o Apostolo Paulo, deixa claro escrevendo à igreja da Tessalonica que os crentes sairão antes da Tribulação (“Jesus, nos livra da ira futura” e não na ira futura).
 
MAS O QUE DE FATO ESTARÁ ACONTECENDO NESSE PERÍODO DE TRIBULAÇÃO?
 
Na verdade Deus estará tratando com Israel. Será como uma maquina que recebe o trigo com sua palha e através de instrumentos esfoladores, separará um do outro. No primeiro período, surgirá alguém que se simpatizará com os judeus, será aceto como líder, o Messias. A terra se orgulhará de seus feitos, talvez suade, educação, segurança e principalmente a paz mundial, que a humanidade espera o governo do anticristo trará, claro que por certo tempo. Na segunda metade da semana ele se revelará, quando modificará ou tentará mudar o sistema de culto, ai os judeus abrirão os olhos, embora tarde, mas verão que foram enganados. O homem em que eles depositaram fé e esperança se revelará o anticristo. A esta altura dos fatos, Satanás já estará com tudo sob o seu domínio e entrará em atividade com grande ira (Ap 12.12 e ss). Uma angustia repentina tomará conta dos habitantes da terra, será algo inesperado. No momento em que estiverem pensando que a paz está estabelecida no mundo, virá a repentina destruição (1Ts 5.3). Você já imaginou um momento muito pior que o holocausto? Pois é! (Ap 6.15 – 17.6). As pessoas poderosas gostariam de ter esconderijos, não desejariam ter nascidos nos dias de ação da trindade Satânica, que será composto de o Anti-Deus, o Anti-Cristo e o Anti-Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...