quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

LIÇÃO 13 - A MÍDIA EM PROL DO REINO DE DEUS


COMENTARISTA: Jamiel de Oliveira Lopes


TEXTO BÍBLICO  Rm 10.13-15; Mt 28.19,20; Mc 16.15,16


ENFOQUE BÍBLICO


“Salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne”. (Jd v.23)


Objetivos

Saber que os meios de comunicação podem interferir no relacionamento familiar. 
Compreender que o lar precisa estar sujeito ao comando de Cristo.
Aprender como os meios de comunicação podem ser usados para o beneficio do lar.


A MÍDIA EM PROL DO REINO DE DEUS


Ao longo do trimestre estudamos sobre a influência dos meios de comunicação, falamos dos perigos da mídia eletrônica e da sua abrangência, tanto ajudando colaborando com as pesquisas como também prejudicando a muita gente. A mídia tem causado grande impacto na vida cristã, consideráveis mudanças têm sido observadas com o avanço da mídia eletrônica, por exemplo.


A mídia tem influenciado ao consumo, a moda, culto ao corpo é na verdade uma fabrica de ilusões. Alem dos males que só farão efeito no futuro, como a dependência e as causas trazidas pelas mensagens subliminares, as desavenças nos lares e muito mais. Durante o trimestre, certamente este assunto fora bem discutido.

Em todas as lições procuramos mostrar o lado negativo, mas sempre fazendo ressalva, pois há o lado positivo da mídia. Principalmente quando falamos em evangelização. Você já pensou no poder que tem a Internet?  Nos desafios que temos pela frente? Como o crescimento das religiões pagãs tem sido assustador e o que estamos fazendo?

Toda evolução requer mudanças, algo novo sempre acontece diante dos desafios. Alguns obtêm êxito, outros nada conseguem e há pessoas que se perdem diante das mudanças e dos desafios proposto. A igreja de Cristo foi convocada para desafios, Jesus disse: “Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio dos lobos.” (Lc 10.3). Portanto não podemos perder o foco, como igreja, temos que testemunhar de Cristo.

As situações adversas trazem novas expectativas, se abrem para o novo diante do desafio. O ser humano é movido por novas descobertas, o tempo vai passando e a vontade de fazer algo para ampliar a condição social, política ou da própria existência vai sempre surgir como uma necessidade urgente. Estes desafios vão estar em constantes mudanças, quando surge algo, parece estarmos diante do imaginável até que aquilo é modificado ou entra em desuso com o tempo.

É inegável a correria da humanidade em busca de um futuro promissor, a busca da prosperidade, das novas visões de mundo, das novas estratégias. Tudo na busca de melhora da vida profissional e espiritual, enfim o homem de certa forma quer um viver confortável sem aborrecimentos em suas necessidades.

Esta busca tem levado a favoráveis descobertas, o interessante é que a cada nova descoberta, surgem novas exigências, novos problemas e varias maneiras de encontrar novas soluções. O ser humano é movido por resultados, que devem nesta pós- modernidade vir cada vez mais rápido. Tornar se competente é transformar o esforço em resultado positivo. E o tempo para Deus? O materialismo tem encontrado guarida no coração da humanidade.

Diante destes desafios o que a igreja tem feito como o Ide? Somos atalaias? Ou estamos perdidos diante dos desafios como se não tivéssemos a oportunidade de pensar agir enquanto é tempo? Será que a mídia vai servir apenas para mudar nosso comportamento profissional, comercial, entreter-nos, informar-nos, e etc.

Luisa J. Walker, em seu livro “Evangelização Dinâmica” pg10, diz: “os métodos de evangelização são formas pelas quais apresentamos a Cristo com propósito de persuadir as pessoas a aceitá-lo com Salvador e a servi-lo como Senhor.”  Acreditamos de acordo com a citação acima que temos que orar a Deus e procurar a maneira de introduzir o evangelho nas mais variadas camadas da sociedade. A autora ainda diz que Jesus ao pregar adaptava seus métodos a circunstancias.

Caso existisse naqueles dias os meios que temos hoje Jesus teria usado e afirmo com toda certeza. Tenho visto evangelização de mendigos, comunidades pobres, onde se coloca altos sons, evangelismo de casa em casa. Mas quanto à classe média-alta, já se torna um grande desafio. Uma das maneiras de alcançá-los é fazendo bom uso da mídia.

Certa vez ouvi de um senhor de classe media, um testemunho interessante, segundo ele ao chegar a sua casa, já de madrugada, cansado, passando por adversidades, ligou a TV e ouviu um pastor pregando sobre Daniel na cova dos leões. Aquele homem estava tão maravilhado, pois, segundo ele o pastor havia dito todos os aborrecimentos que ele estava passando e o que ele deveria fazer. Não sei se ele se converteu nunca mais o vi, mas tenho certeza que por toda a sua vida jamais se esquecerá daquela mensagem.

Portanto, vamos ao desafio,  de cabeça erguida como a igreja de Cristo deve estar, sempre se abrindo para a criatividade espiritual. Usando o Orkut, o Youtube, NetTube, Facebook, Twiter, Blogger e etc. Para a evangelização, na época da política minha caixa postal foi infestada por mensagens de vários candidatos, estas mensagens vieram de jovens, adultos interessados na política. Porque não fazer o mesmo com versículos bíblicos, testemunhos, mensagens evangélicas? “A noite vem quando ninguém pode mais trabalhar” 

Consultas:
  • ROMÃO, Cesar – texto Vencendo Desafios, (profissionaldesucesso.com.br – acesso 24/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...