Texto
Bíblico:
Gênesis1.28;
Eclesiastes 5.12-19; 2 Tessalonicenses 3.6-12
CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
“Uma vez não é suficiente” — O Princípio da
Repetição
O ensino eficiente depende da repetição constante
da verdade que está sendo ensinada
Retemos
aquilo que ouvimos com freqüência. Ao ensinar uma criança, não é suficiente
lidar com algo apenas uma vez. É necessário voltar ao assunto — novamente — e
novamente — e novamente — especialmente com crianças mais novas. Lições
estudadas apenas uma vez logo serão esquecidas. Mas o que for visto
repetidamente, se tornará parte do conhecimento de alguém, e será
permanentemente relembrado e utilizado. O homem que circula por todo país
arrumado letreiros de outdoors, que mostram em letras garrafais o nome de um
produto, não está perdendo tempo ou dinheiro. A propaganda da televisão que
repete a mesma figura e vinheta vez após vez, sabe o que está fazendo. Ele sabe
que quanto maior o número de vezes que o nome do produto for visto pelas
pessoas, maior será a simpatia do nome por parte das pessoas, maior será a
simpatia do nome por parte das pessoas da próxima vez que forem a uma loja para
comprar este tipo de artigo.
Charles
Spurgeon contou a história de uma visita que ele fez quando menino ao seu avô
fazendeiro. Ele olhava seu avô trabalhar nos campos e estava especialmente
interessado em ver seu método de plantar ervilhas. Em cada buraco cavado na
terra, o avô colocava três ervilhas. Isso deixou o jovem Charles curioso, e
perguntou ao seu avô porque ele devia colocar três ervilhas em cada buraco, e
perguntou ao seu avô porque ele devia colocar três ervilhas em cada buraco,
quando esperava que apenas uma delas crescesse! Não era desperdício?
Seu avô
respondeu: — Uma ervilha é para os pássaros; uma é para as minhocas e a
terceira irá crescer.
Quando
Charles Spurgeon falou aos seus professores de Escola Bíblia, ele aplicou esta
história a eles. Ele disse que eles precisavam semear verdades inúmeras vezes.
Uma “semente” pode ser removida “pelos pássaros do céu”. Satanás atrapalha constantemente
as crianças de ouvirem e compreenderem a verdade de Deu. Uma semente pode ser
devorada por “minhocas”. A fragilidade da mente humana faz com que ela vagueie
e não aprenda o que acaba de ser apresentado. A terceira semente é a verdade
que é recebida, compreendida e que crescerá.” (Os princípios do ensino. APEC.
p.108)
ATRAINDO OS ALUNOS
Para esta
semana, sugiro uma dinâmica de grupo que vai trabalhar a capacidade de
memorização dos alunos.
Peça aos
alunos para formarem um círculo. Pergunte se há um voluntário para iniciar a
atividade e solicite que ele ou ela cite uma profissão, a próxima pessoa ao seu
lado esquerdo deverá repetir a profissão mencionada e citar outra profissão
diferente. O terceiro na seqüência deverá citar as profissões anteriores e
acrescentar mais uma e assim por diante. Aquele que falar na seqüência errada
ou repetir uma profissão já citada deve sair do círculo. Prossiga até que haja
um campeão da memória.
Explique aos alunos que é mais fácil memorizar
palavras que são mais fáceis de serem vizualizadas, tais como: casa, igreja,
rua etc.
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