segunda-feira, 16 de abril de 2012

Por que trabalhar?


Texto Bíblico: 
Gênesis1.28; Eclesiastes 5.12-19; 2 Tessalonicenses 3.6-12

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“Uma vez não é suficiente” — O Princípio da Repetição

O ensino eficiente depende da repetição constante da verdade que está sendo ensinada

Retemos aquilo que ouvimos com freqüência. Ao ensinar uma criança, não é suficiente lidar com algo apenas uma vez. É necessário voltar ao assunto — novamente — e novamente — e novamente — especialmente com crianças mais novas. Lições estudadas apenas uma vez logo serão esquecidas. Mas o que for visto repetidamente, se tornará parte do conhecimento de alguém, e será permanentemente relembrado e utilizado. O homem que circula por todo país arrumado letreiros de outdoors, que mostram em letras garrafais o nome de um produto, não está perdendo tempo ou dinheiro. A propaganda da televisão que repete a mesma figura e vinheta vez após vez, sabe o que está fazendo. Ele sabe que quanto maior o número de vezes que o nome do produto for visto pelas pessoas, maior será a simpatia do nome por parte das pessoas, maior será a simpatia do nome por parte das pessoas da próxima vez que forem a uma loja para comprar este tipo de artigo.


Charles Spurgeon contou a história de uma visita que ele fez quando menino ao seu avô fazendeiro. Ele olhava seu avô trabalhar nos campos e estava especialmente interessado em ver seu método de plantar ervilhas. Em cada buraco cavado na terra, o avô colocava três ervilhas. Isso deixou o jovem Charles curioso, e perguntou ao seu avô porque ele devia colocar três ervilhas em cada buraco, e perguntou ao seu avô porque ele devia colocar três ervilhas em cada buraco, quando esperava que apenas uma delas crescesse! Não era desperdício?

Seu avô respondeu: — Uma ervilha é para os pássaros; uma é para as minhocas e a terceira irá crescer.

Quando Charles Spurgeon falou aos seus professores de Escola Bíblia, ele aplicou esta história a eles. Ele disse que eles precisavam semear verdades inúmeras vezes. Uma “semente” pode ser removida “pelos pássaros do céu”. Satanás atrapalha constantemente as crianças de ouvirem e compreenderem a verdade de Deu. Uma semente pode ser devorada por “minhocas”. A fragilidade da mente humana faz com que ela vagueie e não aprenda o que acaba de ser apresentado. A terceira semente é a verdade que é recebida, compreendida e que crescerá.” (Os princípios do ensino. APEC. p.108)

ATRAINDO OS ALUNOS
Para esta semana, sugiro uma dinâmica de grupo que vai trabalhar a capacidade de memorização dos alunos.

Peça aos alunos para formarem um círculo. Pergunte se há um voluntário para iniciar a atividade e solicite que ele ou ela cite uma profissão, a próxima pessoa ao seu lado esquerdo deverá repetir a profissão mencionada e citar outra profissão diferente. O terceiro na seqüência deverá citar as profissões anteriores e acrescentar mais uma e assim por diante. Aquele que falar na seqüência errada ou repetir uma profissão já citada deve sair do círculo. Prossiga até que haja um campeão da memória.
Explique aos alunos que é mais fácil memorizar palavras que são mais fáceis de serem vizualizadas, tais como: casa, igreja, rua etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...