sábado, 7 de janeiro de 2012

LIÇÃO 12 – OS DISFARCES DO ESPIRITISMO


Comentarista. Silas Daniel


Texto bíblico:
Isaías 8:19,20; Apocalipse 21:6-8

Enfoque bíblico: 
“Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27)

O que é o espiritismo?

Combinando as definições de alguns dicionários, pode se dizer que "É uma doutrina filosófico-religiosa baseada na crença da comunicação entre os vivos e os mortos, por meio da mediunidade". A tentativa de comunicar-se com os mortos não é recente, mas faz parte da tradição de vários povos: egípcios, caldeus, hindus, assírios, etc. O espiritismo moderno apenas dá uma continuidade das práticas ocultistas desse povos.

Em 1848, em Hydesville, Nova York, houve uma ascendência do espiritismo, promovido pelas irmãs Kate e Margaret Fox. Na casa onde morava a família Fox estavam acontecendo coisas estranhas: golpes em portas, objetos mudavam de lugar; tudo isso assustava as crianças. Nessa data, Margaret tinha 14 anos e Kate 11. No dia 21 de março de 1948, Kate resolveu desafiar o poder invisível: estalava os dedos e era repetido, fazia perguntas e com batidas era respondida — afirmativo: dois toques; negativo: um toque.

Essas meninas tornaram-se médiuns e ficaram conhecidas em várias partes do mundo. Porém, trinta anos depois, Margaret denunciou publicamente o espiritismo e seu  conjunto de truques. Mostrou a falsidade de tudo quanto fizeram — ela e a irmã. Kate estava presente e confirmou o que a irmã falou. Entretanto, o espiritismo moderno já havia se espalhado por vários continentes.

A religião espírita

O espiritismo, inicialmente, não se declara como religião. "O espiritismo é antes de tudo, uma ciência, e não cuida de questões dogmáticas", dizem eles. Pode-se entender tal afirmação observando-se que quem tem uma religião não migrará para outra tão facilmente. Portanto, é um meio de ganhar simpatizantes.

Quando já existe um envolvimento com suas crenças, logo declaram: "Aproxima-se a hora em que terás de declarar abertamente o que é o espiritismo e mostrar a todos onde está a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo. A hora em que, à face do Céu e da Terra, deverás proclamar o espiritismo como única tradição realmente cristã, a única instituição verdadeiramente divina e humana" (Obras Póstumas, Obras Completas. Editora Opus, 2º edição especial, p. 1210). Esta declaração não só toma o espiritismo como religião, como também o verdadeiro cristianismo.

Será que o espiritismo pode se declarar como sendo o verdadeiro cristianismo? O verdadeiro cristianismo é conforme a Bíblia. O espiritismo é baseado na Bíblia? Vejamos suas doutrinas fundamentais:

Doutrinas fundamentais do espiritismo

Podemos chamar de doutrina espírita o conjunto de princípios básicos, codificados por Allan Kardec, que constituem o espiritismo.

a) Comunicação com os mortos — 1 Samuel 28 mostra que é possível conversar com os mortos? Certamente não: o versículo 6 diz que Saul consultou ao Senhor, mas o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos (revelação pessoal), nem por Urim (revelação sacerdotal), nem por profetas (revelação inspiracional da parte de Deus). Portanto, não poderia ser o Senhor falando através de Samuel. A palavra médium (heb ob), também é traduzida por "espírito adivinhador" ou "espírito adivinhador"; invocar e consultar os mortos é um pecado abominável: no Antigo Testamento, quem tivesse essas práticas mereciam a pena de morte (Lv 20.27). Além disso, as profecias do suposto Samuel foram ambíguas e não se cumpriram: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus, mas apenas passou pelos filisteus, se suicidou (1 Sm 31.4) e caiu nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (1 Sm 31.11-13). Nem todos os filhos de Samuel morreram ("tu e teus filhos", 1 Sm 28.19), pelo menos três ficaram vivos: Isbosete, Armoni e Mefibosete (2 Sm 2.8-10; 21.8). Além de outras ambiguidades e não cumprimentos.

Então, se não foi Deus, quem respondeu a Saul? Os mesmos que respondem as invocações mediúnicas atuais: espíritos enganadores: demônios! Por isso a consulta aos mortos é proibida por Deus. "Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" (1 Co 10.21).

b) Reencarnação, Carma, Sofrimento humano — Allan Kardec define a reencarnação, dizendo: "A doutrina da reencarnação, que consiste em admitir para o homem muitas existências sucessivas, é a única que corresponde à ideia de justiça de Deus..." (O Livro dos Espíritos). Ele diz isso pois acredita que todo mal praticado deve ser pago com sofrimento e com boas obras. O espiritismo também diz: quando sofremos é porque merecemos; quando fazemos sofrer é porque aquele que sofreu mereceu. Assim, segundo eles, podemos praticar o mal, pois assim só estamos "dando o que merecem". Porém, conforme a Bíblia, todo aquele que praticar obras de impiedade será julgado segundo elas (Jd 15).

c) Salvação por boas obras — "Fora da caridade não há salvação", diz o espiritismo. Não são boas obras, boas ações que garantem a salvação do homem. O homem não pode salvar-se sozinho, com seus próprios esforços. Está escrito: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.8,9). O homem será salvo quando se arrepender de seus pecados e crer em Jesus Cristo e em sua obra redentora (At 16.31; Rm 10.9).

A Bíblia e a reencarnação

Reencarnação, pode-se dizer que é tornar a tomar corpo. É a doutrina central do espiritismo. Na Bíblia, não vemos, em qualquer ocasião, alguma reencarnação. O que acontece é que muitos espíritas tentam distorcer as Escrituras. Por exemplo: João 9.2: "Quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?". Os espíritas dizem: "isso prova que os discípulos criam na reencarnação". Qualquer que foram as ideias dos discípulos acerca da reencarnação, Jesus não compartilhou essa ideia, Ele disse: "Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus" (Jo 9.3). Essa declaração de Cristo também refute a ideia de que todo sofrimento e infelicidade decorrem do pecado pessoal.

Nascer de novo não é reencarnar

Os espíritas dizem que o novo nascimento que Jesus falou em João 3.3-5 se refere a reencarnação. Veja o que os autores do livro "Desmascarando as Seitas" escreveram acerca desta declaração espírita sobre o novo nascimento: "A expressão 'nascer de novo' (do gregoanotheum) significa nascer do alto, nascer de cima, por obra e graça do Espírito Santo, mediante a Palavra (cf. Jo 15.3; Ef 5.26). A Bíblia afirma que Deus 'nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo' (Tt 3.5). Jesus estava falando da regeneração, uma mudança interior que diz respeito às disposições íntimas da alma; nunca se referiu ao corpo. Ora, daí o equívoco de Nicodemos: ele pensava que o homem depois de velho viesse a renascer fisicamente, no que foi logo dissiduado pelo Senhor (1 Co 6.11; Ef 4.23,24; Cl 3.9,10; Tt 3.3-6)".

Aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (Hebreus 9.27).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...