sábado, 7 de janeiro de 2012

LIÇÃO 13 – A FEBRE DOS ANJOS


Texto Bíblico: “E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” (Apocalipse 22.9)

No Versículo antecessor a este nós vemos: “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mostrava para o adorar.” (Apocalipse 22.8)

Olhe Também: “E lancei-me a seus pés para adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm testemunho de Jesus (1); Adora a Deus; Porque o testemunho de Jesus é o espírito de Profecia.” (Apocalipse 19.10)

Testemunho de Jesus: 
São os ensinamentos de Jesus, seu modo de vida ao qual devemos seguir.

1 O que são Anjos:

A Palavra Anjo que deriva do Hebraico; Malak e do Grego: Angelos. Os Anjos são Mensageiros ou Servidores Celestiais. (Hebreus 1.13-14).
Nome de Entes celestiaiais mais elevados do que o homem em dignidade, (Salmos 8.6;Hebreus 2.7), que não se casam nem se dão em casamento (Mateus22.30). Pela sua natureza, são chamados filhos de Deus, pelo menos em poesia,(Jó 1.6;Salmos89.5-7). O seu oficio é determinado pela palavra anjo.[5]

2 Tipos de Anjos:

Existem dois tipos de Anjos. Existem os Bons e os Maus ou caídos.

3 Hierarquia Angelical:

Existem Três Classes de Anjos que são:

3.1 Serafins, (Isaias 6), que significa “Ardente”, “queimando” ou “Furioso”. Mencionado apenas por Isaias, os Serafins ao que parece são Supervisores do Louvor a Deus, Proclamando Sua santidade.

3.2  Querubim, que significa “Guardar” ou “Cobrir” tem varias referencias de querubins na bíblia a quais se destacam estas (Genesis 3.24; Ezequiel 28.14). Querubim era a classe de satanás antes de ser expulso do Céu (Ezequiel 28.14).

3.3     Arcanjos, identificados na bíblia como chefe (Significado de “Arqui”). Na bíblia a Apenas referencia de Arcanjo que é Miguel que significa “quem é como Deus”.

Os Arcanjos estão constantemente Lutando em prol do Povo de Deus assim como vemos em (Apocalipse 12. 7-8). Como relata Daniel Miguel é um grande príncipe o Defensor dos filhos de Deus. (Daniel 12.1).

4 Características dos Anjos caídos.

4.1  Opõe-se aos salvos.

Como já dantes Relatou Paulo que “a Nossa luta não é contra carne nem contra o Espírito e sim contra os Principados e potestades...” (Efésios 6.12)
Pelo que lemos notamos que os Anjos estão numa luta constante em nosso favor, porém nós estamos diretamente envolvidos nesta luta como cita o Apóstolo Paulo no texto acima. Mas você deve esta pensando de qual forma satanás se manifesta contra nós.

a)    Através de pessoas ímpias.
Leia “II Reis 6.13-17” Eliseu estava certo que os Sirios que o vinham prender não estavam só tinham o estimulo de Satanas. Porem o Senhor mandou os seus anjos para pelejar por Elizeu.

b)   Opõem-se as orações dos santos.
Leia “Daniel 10.13” A referencia alusiva a Príncipes e Reis da Pérsia faz menção aos anjos caídos. Que lutaram por 21 dias para impedir a passagem do mensageiro do Senhor a Daniel.

Obs. A oposição dos anjos caídos pode vir também através de provas, tribulações, tentações entre outras maneiras, Porem saiba que maior é o que esta com você.

5 características dos anjos Bons

5.1 Os anjos são santos e puros (Atos 10.22). Eles são cercados da glória de Deus (Lucas 9.26) e, quando se manifestam, aparecem com algo de glória celestial. São inteiramente sujeito a Deus e a Cristo (Efésios 1.22-23), dedicam-se a adorar a Deus e a cantar-lhe louvores (Apocalipse 5.9, Salmos 148.2) pois são reverentes (Isaias 6.3). [2]
5.2 Os anjos não aceitam para si nenhuma forma de louvor ou de adoração (Apocalipse 19.10), pois sabem que só Deus deve ser adorado (Apocalipse 22.10). Por isso, todo tipo de Culto a anjos é totalmente errado (Colossenses 2.18). [2]
5.3 Esses seres possuem autoconsciência, conhecem a autoridade que Deus lhe delegou (Lucas 1.19); Possuem autodeterminação, têm livre-arbítrio; São sábios (II Samuel 14.20), mais que os homens, porém não são oniscientes, não sabem o que está no coração do homem, o que só Deus conhece (I Reis 8.39) [2]
5.4 Os anjos ainda são poderosos, magníficos em poder (Salmos 103.20); têm emoções (Lucas 1.10) e têm sua habitação no céu. [2]

6 Anjos Eleitos

[Do Hebraico Malak, e do Grego Angelus; do Latim electu, escolhido, preferido] Denominam-se assim os anjos que, quando da rebelião de satanás, guardaram a sua fidelidade ao Senhor dos Exercitos. Foi exatamente nesta quadra da história celeste, que venceram eles a sua maior prova. A partir daí, passaram a ser tratados de “anjos eleitos”. Vê-se, pois que não foram criados para serem eleitos; mas tornaram-se eleitos por vencerem a tentação. Tinham eles, afinal, todos os intuitos que formavam o livre-arbítrio. [1]

7  Anjo do Senhor

[Do hebraico Malak lavé] Segundo alguns teólogos, o anjo do Senhor era uma automanifestação do Senhor Jesus. Para fortalecer este ponto de vista, alegam que, diferente de todos os outros seres angelicais, o anjo do Senhor aceitava adoração e falava em nome de Deus. Em virtude desses fatos, alinham os seguintes argumentos: 1) Somente um membro da Santíssima trindade poderia aceitar adoração; e: 2) Apenas o Filho, ou o Espírito Santo, poderia falar em nome do pai com tanta autoridade e com tamanha identificação.
Entretanto, devemos levar em consideração que, antes de sua encarnação, o Senhor Jesus estava no seio do Pai (João 1.18). ou seja: permaneceu escondido em Deus até o momento de sua miraculosa concepção no ventre de Maria. Sendo assim, todas as manifestações pré-encarnacionista do Verbo Divino não passam de desnecessárias e perigosas especulações. Levemos em consideração ainda que, entre a personalidade do anjo do Senhor e a de Cristo, há flagrantes contrastes.

Então, quem é realmente o anjo do Senhor?

É um anjo especialmente designado para representar o Senhor Deus em missões especiais. Em sua função de embaixador, possui algumas prerrogativas exclusivas. No que tange à adoração, observemos o seguinte: quando alguém, no antigo testamento, reverenciava-o, na verdade estava reverenciando a Jeová, pois ele (o anjo) era portador por excelência do nome divino. [1]

Bibliografia:
[1] Dicionário Andrade, Claudionor Corrêa de Andrade 1 ed. – Rio de Janeiro:Casa Publicadora das Assembléia de Deus.
[2] Juvenis Lições bíblicas – Fundamentos da nossa fé, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus
[3] www.escoladominical.com.br
[4] www.jesussite.com.br
[5] Novo Dicionário da Bíblia, John Davis; Confederação Evangélica do Brasil, Comissão central de literatura.
[6] Bíblia de Estudo Almeida.


Fonte: LiçõesEBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...