segunda-feira, 19 de julho de 2010

LIÇÃO 3 - CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO


O objetivo do nosso estudo é a terceira pessoa do Deus Trino. Pode ser útil se começarmos vendo os títulos atribuídos a esta Pessoa Divina.

A. O Espírito - Romanos 8:23

A palavra "espírito" é a tradução, no Velho Testamento, da palavra Hebraica ruach e, no Novo Testamento, da palavra Grega pneuma. Estas palavras também são traduzidas como "vento" (Salmos 1:4; João 3:8). Estas palavras podem referir-se também ao espírito humano (I Tessalonicenses 5:23), aos anjos (Hebreus 1:7), ou a natureza de Deus (João 4:24). A idéia central é a do poder invisível. 

O Espírito Santo, todavia, é uma Pessoa Divina e nunca deve ser visto como um espírito criado (que nega a sua divindade) ou, como a mera presença ou poder de Deus (que nega a sua personalidade).

O Espírito Santo - Lucas 11:13


Ele é chamado Espírito Santo porquê:

1. A Sua natureza é eterna e essencialmente santa.
2. Ele é o autor de toda a santidade no homem.
C. O Consolador - João 14:16

Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Pai:

Espírito de Deus (Mateus 3:16), Espírito do Senhor (Lucas 4:18), Espírito do SENHOR (Jeová, Juízes 3:10) e Espírito do vosso Pai (Mateus 10:20).
E. Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Filho: Espírito de Cristo (Romanos 8:9), Espírito de Jesus Cristo (Filipenses 1:19) e Espírito de Seu Filho (Gálatas 4:6).

Títulos que revelam os Seus atributos: 

Espírito eterno (Hebreus 9:14), Espírito de santificação (Romanos 1:4) e os Sete Espíritos (Apocalipse 3:1). [Isto mostra a Sua perfeição].

Títulos que revelam a Sua obra:
Espírito da verdade (João 14:17), Espírito de vida (Romanos 8:2), Espírito de graça (Hebreus 10:29) e Espírito de adoção (Romanos 8:15).
Há, aproximadamente, cinqüenta títulos atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia e cada um deles nos revela um aspecto da Sua pessoa ou obra.

O estudo do Espírito Santo de Deus é importante devido a Quem Ele é, o que Ele fez e ainda fará.

A. Sua Pessoa - O Espírito Santo é Deus e aquilo que se conhece verdadeiramente de Deus é o alicerce da religião.

B. Sua Obra - Enquanto o mundo parece somente associar o Espírito Santo ao fanatismo religioso, Ele se mantém ativo em todas as áreas da vida. Ele é o Criador, também trabalha na providência, na natureza, na política, nos talentos humanos, na salvação e no crescimento espiritual. Ele inspirou a Bíblia e agora ilumina as nossas mentes para que possamos entendê-la.

Sua vinda ao mundo era tão necessária para a nossa salvação quanto a vinda de Cristo. Sem o Espírito nossa religião é vazia e não temos prova de nossa salvação (Romanos 8:9). O Espírito Santo nos dá vida física, espiritual e ressurrecta (Jó 33:4; João 3:5; Romanos 8:11) O Espírito Santo é o autor de tudo que é bom e agradável em nossa existência (Gálatas 5:19-22).
A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
Estudando a divindade do Espírito Santo encontramos uma tendência moderna que procura minimizar a importância das doutrinas. Em nenhum lugar essa apatia em relação as doutrinas é tão perigosa, a não ser quando tem em vista o conhecimento de Deus. Errar em relação à doutrina acerca de qualquer Pessoa de Deus é o mesmo que perverter a doutrina da Trindade, perdendo assim a pureza do real conhecimento que é proveniente do Deus verdadeiro. Não há salvação ou serviço quando não existe um conhecimento puro a respeito da Pessoa de Deus (Jer 9:23,24; João 17:3; Daniel 11:32; Oséias 6:6).

Estudar a pessoa de Deus é a atividade de maior proveito na qual o Seu povo pode se ocupar (Fil 3:8). Nada mais expande a nossa mente enquanto nos humilha. Quando aprendemos de Deus fica fortalecida a nossa comunhão com Ele e nossos corações ficam tranqüilizam-se (Jó 22:21). Sabendo que temos o Espírito Santo habitando em nós recebemos gozo e confiança de Deus. Estas verdades devem animar a nossa fé ( I João 4:4) e provocar repúdio do pecado (I Cor 6:18,19). Que Deus use essa lição para confirmar essa grande verdade da divindade do Espírito Santo.
I A TRINDADE
A Bíblia nos ensina que enquanto há um só Deus (Deuteronômio 6:4), há três personalidades na divindade (Mateus 28:19; I João 5:7). Neste estudo da divindade do Espírito Santo seria ajudador se relembrássemos do relacionamento entre as Pessoas do Deus Trino.

A. Deus, o Espírito Santo - Teologicamente falamos do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Trindade e é Ele quem Procede do Pai e do Filho (João 15:26; Salmos 104:30; Gálatas 4:6; Filipenses 1:19). "Processão Eterna" esta frase é usada para descrever o relacionamento do Espírito Santo com o Pai e o Filho.

B. Deus, o Filho - Jesus Cristo é o Filho unigênito do Pai. Cristo tem sido sempre o Filho do pai (Gálatas 4:4; João 3:16; Isaías 9:6). "Geração Eterna" esta frase é usada para descrever o relacionamento do Filho entre o pai. Teologicamente falamos de Cristo como a Segunda Pessoa da Trindade.

C. Deus, o Pai - O pai nem "procede" e nem é "gerado" por ninguém e assim falamos dEle como a Primeira Pessoa da Trindade. Devemos lembrar-nos que estes termos nunca podem implicar inferioridade às Pessoas Divinas. Mesmo que estes relacionamentos a nos não sejam compreendidos mentalmente, eles devem ser aceitos ou logo nos afastaremos da doutrina do Trinitarianismo para o Unitarianismo. Talvez fosse bom concluirmos esta parte do estudo com uma citação da velha Confissão da Fé Batista da Filadélfia:

"Neste Ser divino e infinito há três Pessoas, o Pai, a Palavra (Filho), e o Espírito Santo, de uma só substância, poder e eternidade, cada uma tendo toda a essência divina, sem dividir a tal: O pai não é gerado nem procedido de; o Filho é gerado eternamente pelo Pai; o Espírito Santo procede do Pai e do Filho; completamente infinito, sem começo, portanto, só um Deus, Que não é dividido em natureza nem ser, mas distingüido por propriedades peculiares e relativas, e por relações pessoais; qual doutrina senão a da Trindade é o alicerce de toda e qualquer comunhão com Deus, e dependência confortável nEle."
II. A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
As provas da divindade do Espírito Santo podem ser divididas em cinco categorias.

A. O Espírito Santo é chamado Deus - (Atos 5:3-4, 9; I Coríntios 3:16; Efésios 2:22; II Coríntios 3:17). O Espírito é chamado Adonai (Compare Atos 28:25 com Isaías 6:8-9). O Espírito é chamado Jeová (Compare Hebreus 10:15-16 com Jeremias 31:31-34).1

B. O Espírito Santo está associado ao Pai e ao Filho num mesmo nível de igualdade - (Mateus 28:19) [Observe que a palavra "nome" está no singular significado assim que o poder, a glória e a autoridade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo é uma só] (I João 5:7; II Coríntios 13:14).

C. Os atributos de Deus são dados ao Espírito Santo.
1. Eternidade - Hebreus 9:14.
2. Vida - Romanos 8:2.

3. Onipresença - Salmos 139:7-8.

4. Santidade - Mateus 28:19.

5. Onisciência - I Coríntios 2:10.

6. Soberania - João 3:8; I Coríntios 12:11.

7. Onipotência - Gênesis 1:1-2; João 3:5

D. As obras de Deus são dadas ao Espírito Santo.
1. A criação - Jó 33:4.
2. A incarnação - Mateus 1:18

3. A Regeneração - (Compare João 3:8 com I João 4:7).

4. A Ressurreição - Romanos 8:11

5. A inspiração da Palavra de Deus - (Compare II Pedro 1:21 com II Reis 21:10).

E. A natureza do pecado !sem perdão? revela a dignidade do Espírito Santo - Mateus 12:31-32.

A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
A personalidade (quer dizer, a qualidade ou fato de ser uma pessoa) do Espírito Santo é um fato descrito na Bíblia tanto quanto a personalidade do Pai e do Filho. Quando o homem nega essa verdade fica evidente uma cegueira Satânica. Satã, quem ataca toda a verdade, tem atuado em duas frentes contra a doutrina da personalidade do Espírito Santo:

1. Negação doutrinária
O herege antigo, Arius, falou do Espírito como a "energia exercida por Deus". Isso reduz o Espírito de Deus à uma mera amostra do poder do Pai. Este erro ainda é divulgado por várias seitas.

2. Negação prática
Há muitos religiosos que, mesmo não negado a doutrina da personalidade do Espírito em suas confissões de fé, na prática vêem a Ele como um simples poder. Devido a obra do Espírito ser invisível eles o confundem com as suas obras e dons. Este povo freqüentemente refere-se ao Espírito como se fosse possível ter "muito" dEle. O autor lembre se de uma ocasião quando um Pastor Batista disse, "o Espírito esteve aí com grande poder". Este homem piedoso então corrigiu a si mesmo dizendo, "O Espirito esteve aí com infinito poder e manifestou grande poder." Que sejamos cuidadosos quando falamos do Espírito bendito de Deus.

As igrejas primitivas conheciam o Espírito Santo como uma Pessoa Divina que poderia ser seguida (Atos 13:2) e com Quem poderiam ter comunhão (II Coríntios 13:14).
Devemos estar alertas para notarmos quando perdemos o reconhecimento da Sua presença e Pessoa.
I. O ESPÍRITO SANTO ESTÁ ASSOCIADO AO PAI E AO FILHO.
É impossível entender como alguém pode negar a personalidade do Espírito e ainda ter bom senso com as Escrituras (Mateus 28:19; II Coríntios 13:14; I João 5:7). Alguém mencionaria um mero "exercício de esforço" em uma lista de personalidades.
II. O ESPÍRITO SANTO TEM TODOS OS ATRIBUTOS DE UMA PESSOA
A. Ele pensa - I Coríntios 2:10-11; Atos 15:28.


B. Ele sente
1. Ele pode ser entristecido - Efésios 4:30
2. Ele pode ser contristado - Isaías 63:10

3. Ele ama - Romanos 15:30 (podemos mencionar aqui que é impossível entristecermos a uma pessoa que não nos ama).

C. Ele exercita volição (poder de escolha) - I Coríntios 12:11.


D. Ele age
1. Ele inspirou as Escrituras - II Pedro 1:21
2. Ele ensina - João 14:26

3. Ele guia - Romanos 8:4

4. Ele fala - Atos 8:29; 13:2

5. Ele convence - João 16:8-11

6. Ele regenera - João 3:5

7. Ele conforta - João 14:16

8. Ele testifica - João 15:26

9. Ele intercede - Romanos 8:26

10. Ele chama para o ministério - Atos 13:2; 20:28

11. Ele cria - Jó 33:4

E. O Espírito Santo nunca deve ser confundido com os Seus dons - (I Coríntios 12:4, 7-11; Atos 2:38). Todos os Cristãos têm o "dom do Espírito Santo," mas ninguém tem toda a "diversidade de dons".

F. Cristo confortou os Apóstolos com a promessa da presença de uma outra pessoa divina em sua ausência - João 14:16.
A palavra 'parakletos', traduzida como "Consolador" em João 14:16, é traduzida como "Advogado" em I João 2:1 e neste versículo refere-se a Jesus Cristo. Jesus Cristo é nosso Consolador e assim segue o Espírito, "outro Consolador" que deve ser igualmente uma pessoa divina. A palavra grega usada em João 14:16 para "outro" é allos que significa "um outro do mesmo tipo" ao invés de heteros que Significa "um outro de um tipo diferente."

G. As ações do homem para com o Espírito provam que Ele é uma pessoa

1. O homem blasfema contra o Espírito - Mateus 12:31. A natureza do pecado que não tem perdão prova a personalidade do Espírito. A blasfema contra uma pessoa e não contra um poder é que não tem perdão.
2. O homem mente ao Espírito Santo - Atos 5:3.

3. O homem tenta o Espírito Santo - Atos 5:9.

4. O homem resiste o Espírito Santo - Atos 7:51.

5. O homem obedece o Espírito Santo Atos 13:2,3.

H. São pronomes pessoais usados em referência ao Espírito Santo.
Em Atos 13:2 é usado o pronome !me? e o verbo na primeira pessoa !tenho? ; em João 15:26 o pronome !ele? é usado, também, em João 16:8,13.
A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO
O valor da obra do Espírito Santo acentua-se se observarmos sua atividade no Velho Testamento. Mesmo sendo cristãos do Novo Testamento, a nossa dependência no Espírito Santo aumenta quando contemplamos suas várias obras nas vidas dos heróis da fé do Velho Testamento.

Uma outra vantagem de vermos a doutrina do Espírito Santo nos dois Testamentos é a revelação da maravilhosa unidade da Palavra de Deus. Mesmo a Bíblia nos dando uma "revelação progressiva" Paulo, em nenhum momento, contradiz a Moisés, mas refere-se a ele para que se confirme a doutrina. Tanto os escritores do Velho Testamento quanto os do Novo revelam que o Espírito de Deus é o autor de qualquer bondade que possa existir no homem.
I. A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO.
Existem vários referências ao Espírito de Deus distribuídas pelo Velho Testamento. Mesmo a doutrina da Trindade, as vezes, não estando muito clara no Velho Testamento, a personalidade e a divindade do Espirito são reveladas. No primeiro versículo da Bíblia (Gênesis 1:1), a palavra hebraica para "Deus" é usada no plural. Em Gênesis 1:2, o Espírito é expressivamente mencionado. Deus também refere-se a si mesmo no plural (Gênesis 1:26; 11:7) e, pelo menos, em um lugar as três pessoas da Trindade são mencionadas juntas (Isaías 48:16). Muitos dos títulos atribuídos ao Espirito podem ser encontrados no Velho Testamento (Salmos 51:11; Zacarias 12:10; e Jó 33:4).
II. O ESPÍRITO SANTO NA CRIAÇÃO
Muitas das obras divinas são atribuídas às três pessoas da Trindade. Este fato também é verdadeiro na criação. Enquanto o Pai e o Filho são reconhecidos pela obra (Atos 4:24; João 1:3), o Espírito Santo não fica excluído.

A. Ele foi ativo na criação do universo - Gênesis 1:2; Isaías 40:12-13; Jó 26:13
B. Ele foi ativo na criação do homem - Jó 33:4

C. Ele está ativo na preservação da natureza - Salmos 104:10-30; Isaías 40:7.

III. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA SALVAÇÃO
Desde a queda de Adão, o homem tem permanecido num estado contínuo de depravação. Sem a influência graciosa do Espírito de Deus nunca houve um tempo em que o homem natural pudesse amar, confiar ou vir a Deus. Em todas as épocas o Espírito deve convencer (Gênesis 6:3), vivificar (Salmos 119:25), iluminar (Salmos 119:27) e conduzir a alma a Deus (Salmos 65:3-4). O Espírito Santo tem sido, sempre, o guia e o instrutor do povo de Deus (Neemias 9:20).

A crença que alguns dos crentes do Velho Testamento não tinham o Espírito Santo deve ser rejeitada. Ninguém pode negar que o dia de Pentecostes trouxe uma nova época do Espírito (João 7:37-39; 14:16-17; Atos 1:8), mesmo assim deve ser assegurado que nunca existiu um filho de Deus que fosse destituído do Espírito. A carne nunca pode produzir um Cristão (João 3:3-6; Romanos 8:7,8). Em Provérbios 1:23,2 A sabedoria promete derramar Seu Espírito sobre aqueles que atentam a sua repreensão. Enquanto Cristo estava dando ênfase a futura descida do Espírito Ele foi cauteloso dizendo que o Espírito Santo já estava com os discípulos (João 14:16-17).

2. A sabedoria como é personificada em Provérbios, na sua maneira mais sublime, não parece ser nenhum outro senão Jesus Cristo. Compare Provérbios 1:23 com João 7:37-39. Estude especialmente a última metade de Provérbios 8. Compare também cuidadosamente Lucas 11:49 com Mateus 23:34.

Outro erro ouvido as vezes é o ensinamento que os crentes do Velho Testamento podiam perder o Espírito. Alguns usaram o caso de Saul (I Samuel 16:14) para provar esse ensinamento, mas estes estão confundindo a obra do Espírito Santo na salvação com a Sua obra ao equipar os homens para o serviço de Deus. O Espírito Santo vem aos homens e sai dos homens de várias maneiras, mas nunca em relação à salvação. Sugerir isso é o mesmo que negar a segurança tida pelo povo de Deus (Salmos 37:24).
IV. A OBRA DO ESPÍRITO NA REVELAÇÃO
Da mesma maneira que Cristo prometeu que o Espírito Santo seria nosso professor, o Espírito Santo ensinou os crentes do Velho Testamento.
A. Ele inspirou os profetas - II Samuel 23:2; Ezequiel 2:1-2; Miquéias 3:8
B. Ele inspirou as Escrituras do Velho Testamento - II Pedro 1:21; Atos 1:16
C. Ele instruiu o povo de Deus - Neemias 9:20

V. OS DONS ESPECIAIS DO ESPÍRITO FORAM MANIFESTADOS NO VELHO TESTAMENTO.
A. Dons Políticos - Gênesis 41:38; Números 11:25; 27:18. Foi o Espírito de Deus quem deu a Israel Seus lideres


B. Dons Morais.
1. Coragem - Juízes 6:34; 11:29
2. Indignação - I Samuel 11:6

C. Dons Físicos.
1. Força - juizes 14:6; 15:14
2. Capacidade mecânica - Êxodo 31:2-5
Tudo isso deve nos ensinar o significado de Zacarias 4:6. Sem o Espírito de Deus não podemos oferecer nenhum serviço a Deus.
VI AS PROFECIAS SOBRE O ESPÍRITO NO VELHO TESTAMENTO
São frequentemente estudadas as profecias que referem-se a Cristo no Velho Testamento, mas não devemos esquecer aquelas que predizem a vinda e a obra do Espírito de Deus.
A. Profecias sobre a obra do Espírito durante o ministério terrestre de Cristo - Isaías 61:1-3.
B. Profecias sobre a obra do Espírito durante o reino de Cristo - Isaías 11:1-9.
C. A profecia da descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes - Joel 2:28. [O autor deve mencionar que ele não considera o Pentecostes uma completa cumulação deste versículo.]
D. Profecias sobre a futura obra do Espírito Santo com os judeus - Isaías 44:2-3; Ezequiel 37:1-14; 39:28-29; Zacarias 12:10.

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO EM RELAÇÃO A CRISTO
INTRODUÇÃO
Mesmo que a interação entre as pessoas da Trindade seja sempre incompreensível, ainda mais misteriosa é a relação entre o Espírito de Deus e o Nosso Senhor incarnado. O Salvador era tão Deus quanto homem, cansado mas onipotente, ignorante mas onisciente, capaz de crescer perfeitamente. Cristo era auto-suficiente como Deus, mas na sua humilhação precisava ser ungido pelo Espírito. Não devemos murmurar, então, que todas as coisas são incompreensíveis mas estarmos alegres pelo mistério da piedade (I Timóteo 3:16).
I. A IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO
A obra do Espirito na vida de Cristo é muito importante tornando-se evidente quando consideramos que ambos os títulos "Cristo" e "Messias" significam "ungido." Jesus é o "Cristo" porque foi ungido com o óleo do Espírito de maneira preeminente (Hebreus 1:9; João 3:34; Atos 10:38).

O Velho Testamento tem muito a dizer sobre Cristo como O ungido que deveria vir:

A. Na profecia - Por favor, note os seguintes versículos: Salmos 45:7; 2:6 (Um rei Judeu não foi "coroado" mas "ungido" para rei.), Isaías 10:27; Lucas 4:16-21; Provérbios 8:23 (Antes da criação nosso Senhor foi pré-ordenado a ser o "Cristo").

B. Em Tipo:

1. Flor de farinha (um tipo da carne imaculada de Cristo) deveria ser oferecida com azeite (um tipo do Espírito) segundo o livro de Levítico (Levítico 2:1 e outros).


2. Os casos de unção no Velho Testamento. No Velho Testamento, os homens eram ungidos para o ofício de profeta, sacerdote ou rei. Estes tipos se cumpriram em nosso Salvador, o ungido de Deus.
a. Profeta - Isaías 61:1-3
b. Sacerdote - Hebreus 9:14,15

c. Rei - Isaías 11:1-4; 42:1-4

II A NECESSIDADE DE SER UNGIDO
A pergunta o porquê o Filho de Deus necessitava ser ungido pelo Espírito é parte do grande mistério da incarnação. Devemos considerar exatamente o que atualmente diz as Escrituras, para não afastarmos em vãs especulações.
A. O Senhor sendo ungido igualou-se aos Seus irmãos.

A aliança da graça requer de Cristo a representação do Seu povo, tornando-se um servo e, tomando sobre si a natureza deles (Filipenses 2:5-11; Hebreus 2:14, 17). Dessa maneira Cristo tornou-se o último Adão. Como os filhos de Deus são dependentes do Espírito para servir, Cristo também serviu a Deus pelo poder do Espírito (Atos 10:38; Isaías 61:1-3). Marcos, que mostra Cristo como um servo, diz que Ele foi dirigido pelo Espírito (Marcos 1:12).

B. Cristo tinha duas naturezas
Como homem, Cristo foi capaz de crescer e assim foi instruído pelo Espírito de Deus (Lucas 2:40; Isaías 11:1-4). Como homem Cristo foi levado pelo Espirito (Lucas 4:1). Até mesmo as obras de Cristo foram atribuídas ao Espírito Santo (Mateus 12:28). Em tudo isso, Cristo nunca deixou de ser Deus mesmo tendo suas reais características humanas sendo verdadeiramente manifestadas.
III. OS ESTÁGIOS DA ATIVIDADE DO ESPÍRITO EM RELAÇÃO A CRISTO
A. O precursor de Cristo. O Espírito Santo capacitou João Batista a fazer a sua obra como precursor de Cristo (Lucas 1:15). Até mesmo os pais de João Batista estavam cheios do Espírito Santo (Lucas 1:41, 67).

B. A conceição de Cristo. O Espírito de Deus preparou o corpo humano do Salvador no ventre de Maria (Mateus 1:18-20).

C. O batismo de Cristo. Cristo foi ungido novamente no Seu batismo (Mateus 3:13-17). O propósito era:


1. Dar um sinal da completa satisfação do Pai através do Filho (Mateus 3:17; Salmos 45:7)


2. Dar um sinal para as pessoas (João 1:32-34; 6:27). João reconheceu que Cristo tinha o poder do Espírito Santo (João 3:34)

3. Equipar a Cristo para o serviço (Isaías 61:1-4).

D. A tentação de Cristo. Foi o Espírito Santo quem conduziu Jesus a ser tentado (Mateus 4:1; Marcos 1:12).

E. O serviço de Cristo. As palavras e as obras maravilhosas de Cristo foram produzidas pelo poder do Espírito (Atos 10:38; Lucas 4:16-21; Mateus 12:28).

F. A morte de Cristo - Hebreus 9:14

G. A ressurreição de Cristo - Romanos 1:4; 8:11; I Pedro 3:18.

Nota: Essa obra, como as outras, também é atribuída ao Pai e ao Filho. Isso ajuda-nos para que lembremos que Cristo nunca deixou de ser Deus ou exercer Seu poder Divino.

H. A glorificação de Cristo.

João Batista ensinou que somente Cristo podia batizar com o Espírito (Mateus 3:11). Isso não podia acontecer depois da ascensão de Cristo (João 7:39; Atos 2:33). O direito de doar o Espirito de vida e poder sobre o Seu povo foi dado a Cristo com a condição de ele fazer a sua obra redentora (Gálatas 3:13-14). [Quando a Bíblia fala de Cristo enviando Seu Espírito não devemos entender que o Espírito não estava presente antes daquele tempo. Essas referências apontam à vinda do Espírito no Novo Testamento com poder e benção. Note que em João 14:16,17 nosso Senhor fala do Espírito que está presente e da Sua vinda futura].

I. O reino de Cristo vindo sobre a Terra. A Bíblia liga a glória do futuro reinado de Cristo ao poder do Espírito (Isaías 11:1-4; 42:1-4).

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA INSPIRAÇÃO

INTRODUÇÃO
Hoje em dia, qualquer a menção ao Espírito Santo leva muitos a pensarem sobre aqueles que profetizam e falam em línguas entre os Pentecostais. Há multidões que atestam ter novas revelações e dons especiais de sabedoria e conhecimento. O autor regozija-se em contrapartida a tudo que nós temos: " mui firme, a palavra dos profetas" (II Pedro 1:19-21), que é a Bíblia. O Espírito Santo tem nos dado uma revelação tão completa nas Escrituras que Seu trabalho agora é a "iluminação" e não mais a "inspiração."
O autor fica entristecido ao ver homens tão consumidos pela asserção de profetas modernos enquanto a Palavra é O guia da verdade. A Bíblia parece uma !letra morta? para aqueles que não têm orado sobre o Seu conteúdo, mas têm fome por algo !novo?. A Bíblia como um grandioso trabalho de revelação pelo Espírito é em todas as maneiras superior à :

A. Tradição - Mat. 15:1-9


B. Ciência - I Timóteo 6:20 (Mesmo a ciência verdadeira, que trata só de fatos, não pode aprofundar-se em áreas nas quais as Escrituras têm sido claras).

C. Fábulas - II Timóteo 4:4 (O Livro de Mormon dá nos um exemplo de fábulas modernas).

D. Ocultismo - Isaías 8:19-20


E. Operadores de sinais - Deuteronômio 13:1-3 (em Hebreus 2:3-4, vemos que os Sinais foram usados para confirmar a Palavra de Deus, Sinais mentirosos e maravilhas também são permitidos para enganar aqueles que não amam a verdade).

F. Falsos Profetas


G. Opinião - Provérbios 14:12

A obra do Espírito Santo na inspiração pode ser resumida na declaração que "cremos na inspiração verbal e plenária das Escrituras Sagradas." A continuação deste estudo examinará esta declaração.
I. INSPIRAÇÃO
Em II Timóteo 3:16, descobrimos que a Bíblia é um livro inspirado. A palavra "inspirada" é tradução da palavra grega theopneustic que Significa "sopro divino." Em II Pedro 1:21 aprendemos que os homens de Deus eram movidos pelo Espírito assim como o vento move um barco. Mesmo que as porções variadas da Palavra de Deus viessem por ditado (Êxodo 20:1), visão (Apocalipse 1:11), ou direção intima (Lucas 1:1-3), fica claro que tudo deve ser visto como A Palavra de Deus (Hebreus 4:12).

A inspiração nunca deve ser entendida como uma mera capacidade da inteligência humana. A inspiração assegura-nos que cada palavra na Bíblia representa os pensamentos do Espírito. Isto é provado pelas declarações feitas na Bíblia (II Samuel 23:2-3; Jeremias 1:9), e também pelo fato de os próprios profetas terem estudado seus próprios escritos, para saberem o que relatavam (I Pedro 1:10-12). A palavra "inspiração" enfatiza que as Escrituras vieram de Deus. Muitos falam de "homens inspirados" mas, a Bíblia foi inspirada e não os escritores humanos.

II INSPIRAÇÃO VERBAL
Quando a palavra "verbal" é usada em conexão a palavra "inspiração", isso implica em as próprias palavras usadas nas Escrituras serem inspiradas. Ensinar que os escritores eram meramente ajudados por Deus ou que só as suas doutrinas eram inspiradas é o mesmo que não entender por completo a doutrina da inspiração.

As provas da inspiração verbal são muitas. Somos assegurados que o Espírito Santo ensinou "palavras" (I Coríntios 2:13). Nosso Senhor ensinou que todo jota e til nas Escrituras estão corretos (Mateus 5:18). Davi ensinou que as "palavras" do SENHOR são puras e seriam guardadas (Salmos 12:6-7). Outros testificaram que a inspiração recebida foi verbal (Jeremias 1:9; II Samuel 23:2). Paulo cria que cada palavra da Escritura era inspirada e isso fica entendido pelo fato de ele construir doutrinas sobre uma única letra da Escritura (Gálatas 3:16).

Nota do tradutor: Usamos o termo "Pentecostal" como adjetivo para nos referir não à uma igreja em particular mas à uma crença que tem em comum os dons. Em relação a igreja Católica, esse termo seria "Carismático". Outros grupos religiosos usariam o termo "renovação" para se referir ao que queremos nomear como "Pentecostal".
III. INSPIRAÇÃO VERBAL PLENÁRIA
O adjetivo "plenário" quer dizer !completo? e deduz que a Bíblia é toda inspirada. A Bíblia não contém a Palavra de Deus em alguns lugares, mas ela é a Palavra de Deus na sua totalidade. Isto é declarado em II Timóteo 3:16, "Toda a Escritura é divinamente inspirada".

A Bíblia é inspirada verbalmente e plenamente vista pela posição do Senhor Jesus e Seus Apóstolos. Cristo usou todas as partes do Velho Testamento em Seus ensinamentos (Lucas 24:27), e citou livros tais como Jonas e Daniel que hoje em dia são atacados pelos críticos.. Em Atos 1:16 e 4:24-25 o Livro de Salmos é referido como a Palavra de Deus. O Apostolo Paulo cita tanto Moisés quanto Lucas como autoridades (I Timóteo 5:18).3 Em II Pedro 3:15-16, achamos que Pedro vê as escrituras de Paulo como "Escritura". A igreja primitiva não sabia da "inspiração por grau" ou porções !não inspiradas? da Bíblia. A Bíblia, toda, deveria ser crida como "soprada por Deus."
IV. A LIMITAÇÃO DA INSPIRAÇÃO
Tão importante quanto a inspiração verbal das Escrituras, é assegurar-se que somente as Escrituras são inspiradas. Expandir a inspiração além da Bíblia, para os dias de hoje, Significa minar as verdades da Bíblia como uma revelação completa. Temos o aviso para não aumentarmos nada na Palavra de Deus (Apocalipse 22:18). As afirmações de cada profeta moderno são ataques contra a própria Palavra de Deus.
AS FIGURAS SIMBÓLICAS DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
Alguém disse uma vez que o ensino adequado "torna os ouvidos dos homens em olhos". Isto é exemplificado na Bíblia por tipos, parábolas, comparações e metáforas. As verdades espirituais são apresentadas numa multiplicidade de figuras terrestres.
A pessoa e a obra do Espírito Santo são ilustradas nas Escrituras por várias figuras simbólicas. Essas figuras simbólicas podem ser objetos, pessoas ou evento, que prefiguram um outro objeto, pessoa ou evento. Nessa lição queremos examinar algumas destas figuras simbólicas do Espírito Santo. Deve ser lembrado que há figuras que podem especificar mais de uma pessoa ou evento.
I. POMBA
Em João 1:32, encontramos o Espírito tomando a forma de uma pomba. As caraterísticas da pomba fazem dela um tipo apto do Espírito que são a sua beleza, suavidade, limpeza e a característica de ela ser facilmente incomodada (Efésios 4:30). A pomba também é inofensiva (Mateus 10:16) e calma. Outras referências nas Escrituras onde este tipo é usado são as seguintes:
A. Gênesis 1:2, pois o Espírito é visto afagando a criação como um pássaro sobre o seu ninho.


B. Gênesis 8:6-12, uma pomba é solta da arca por Noé. Aqui encontramos pelo menos duas figuras do Espírito Santo.

1. A pomba, não como o corvo, recusou-se a continuar do lado de fora da arca, onde nenhum lugar limpo podia ser encontrado. O Espírito, obviamente, só habita naqueles que têm sido lavados pelo sangue de Cristo.
2. A pomba trouxe de volta uma folha de oliveira como um sinal de esperança para aqueles que estavam na arca. Isso prefigura o Espirito que traz a segurança da salvação para os que estão em Cristo.
Observação: É interessante notar que o corvo era um pássaro abominável (Levítico 11:15). Aves também são usadas na Escritura como figuras de espíritos demoníacos (Mateus 13:4, 19; Apocalipse 18:2).
II. ÓLEO / AZEITE
O óleo de oliveira (azeite) foi um artigo de grande importância na Palestina, sendo usado como comida, remédio, iluminação e unção. É um tipo constante do Espírito Santo tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento.

A. Em Êxodo 40:9-11, aprendemos que o tabernáculo e os móveis deveriam ser ungidos com azeite. Como o tabernáculo era uma figura de Cristo, o azeite figurou Cristo sendo ungido pelo Espírito.
B. Em Êxodo 27:20-21, notamos que o interior do tabernáculo era iluminado pelo uso de óleo de oliveira. Como os pertences eram figuras de Cristo, a interpretação é fácil. Sem a iluminação do Espírito de Deus ninguém poderia ver as glorias do nosso Salvador.
C. Em Levítico 14:14-18, aprendemos que na purificação de uma lepra, foram usados tanto o sangue quanto o azeite. Isto revela que: quando alguém é convertido e curado do pecado, operam tanto o sangue de Cristo quanto a pessoa do Espírito Santo.
D. Os profetas, sacerdotes e reis sendo ungidos prefiguravam a Cristo como nosso profeta, sacerdote e rei.
E. Em Levítico 2:1, encontramos a flor de farinha (um tipo da carne imaculada de Cristo) que foi ungida com azeite (um tipo do Espírito Santo).
F. O óleo é freqüentemente associado, na Bíblia, a curas (Isaías 1:6; Lucas 10:34; Marcos 6:12-13). O Espírito Santo sara espiritualmente.
III. ÁGUA
A água é um tipo comum do Espírito Santo na salvação. O espaço proíbe-nos de nos aprofundarmos neste tipo como gostaríamos:
A. A água é a fonte da vida. Sem água este mundo seria um cemitério desolado e ressecado. Da mesma forma é a presença do Espírito que traz vida e fruto espiritual para as nossas vidas (Galátas 5:22; Isaías 44:3; Atos 2:17).
B. A terra tem abundância de água. Os remidos também têm uma fonte abundante do poder do Espirito (João 7:38).
C. É necessária água para a limpeza. É o Espírito quem limpa nossos corações na regeneração e, continua nos purificando quando diariamente nos aproximamos de nosso Pai celestial (Tito 3:5; Êxodo 29:4).
D.O Espírito Santo é comparado à água viva vinda de um córrego constante. Ele é de todas as formas superior aos poços e às poças estagnadas deste mundo. Enquanto os prazeres desta vida desaparecem e acabam, o Espirito de Deus continua sendo uma fonte interior de vida e gozo (João 4:14; 7:37-39).
IV. VENTO
O vento é um tipo especial do Espírito porque a palavra "espirito" também pode ser traduzida como "vento" (veja capítulo 1). Nosso Senhor usa vento como um tipo do Espirito (João 3:8).
A. O vento é invisível na sua obra (João 3:8). Cristo assim revelou a insensatez de conectar a regeneração com sinais visíveis como o batismo.
B. O vento não é controlado pelos homens (João 3:8). O Espírito Santo é soberano em Suas operações.
C. A presença do vento é percebida pela sua influência (João 3:8). Da mesma forma a presença do Espírito Santo é conhecida pela Sua influência nos corações.
D. O vento é poderoso (Atos 2:1-2). O Espírito Santo pode quebrar o coração mais duro.
E. Assim como que o vento move um barco a velas, o Espírito de Deus moveu aqueles que escreveram as Escrituras (II Pedro 1:21).
F. Da mesma maneira que o vento seco pode murchar a beleza da natureza, o Espírito Santo pode secar o coração orgulhoso através da Sua obra de convicção (Isaías 40:6-7).
V. FOGO
A. Em Atos 2:3, vemos que o fogo era um sinal da presença do Espírito. Vemos no Velho Testamento que o fogo é uma evidência da presença do Senhor (Êxodo 3:2), da aprovação do Senhor (Levítico 9:24) e da proteção do Senhor {Êxodo 13:21}. Talvez, todas essas idéias estejam incluídas em Atos 2:3.
B. Em Apocalipse 4:5, o Espírito é simbolizado por sete lâmpadas de fogo. O número sete tem confundido algumas pessoas, mas parece referir-se ao perfeito conhecimento dado a Cristo, o ungido de Deus (Isaías 11:1-4; Apocalipse 5:6).

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