domingo, 13 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 5 – DROGAS: UM CAMINHO PERIGOSO

Comentarista: Elaine Cruz

Ao Mestre 

Amado (a) o assunto de hoje é de suma importância. Quantos adolescentes e jovens hoje se encontram aprisionados às drogas?
Por essa razão quero enfatizar mais uma vez o seu papel – Mestre. Você tem uma missão sublime a cumprir. A EBD tem como objetivo ganhar almas para Jesus enquanto ensina, desenvolver a espiritualidade dos alunos e treiná-los para o serviço do Mestre.

Por isso sempre afirmo que, o professor (a) de EBD precisa conhecer a Palavra do Senhor e saber transmiti-la com segurança e unção do Espírito Santo, levando seus alunos à uma profunda experiência de transformação espiritual. Quando se estuda didática, aprendemos que aprendizagem é sinônimo de mudança de comportamento. Para que isso aconteça o  professor (a) precisa conhecer as doutrinas teológicas em que estão embasadas as lições bíblicas, sendo capaz de argumentar de forma convicta acerca dos temas abordados. 


O professor (a) deve conhecer cada aluno com profundidade e assim trabalhar de forma que promova motivação na classe e que seus alunos passem a se interessar pelo Estudo da Palavra de Deus, e com certeza passará a vir assiduamente a EBD.

A Palavra de Deus nos adverte: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7b). 


Professores que se limitam somente a ler diante da classe, acaso estão se dedicando?


A Obra do SENHOR está sendo prejudicada por esses que assim agem, não sejamos assim.


O SENHOR carece de servos e servas dedicados, que não se acomodam, não se intimidam, mas que reconheçam a necessidade da Obra de Deus e assim a execute, com humildade, sabedoria e desprendimento.

Professor (a) busque aprimorar-se na Presença do SENHOR, sabendo que a Obra é DELE, seus alunos é DELE, a Palavra que você ensina é DELE, e somente Ele pode nos dar a capacitação e a disposição que precisamos. Coloquemos-nos diante DELE como humildes instrumentos, para ser afinados e usados segundo a Sua Sábia Vontade. Amém.

Objetivo


Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa:
  • Saber diferenciar os tipos de drogas, conhecer os perigos da dependência química, e estar convicto acerca da liberdade que Cristo concede a todos quantos o aceitarem como SENHOR  e SALVADOR.
Para Refletir

“O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus”. (Rm 6.14-NTLH)
A Palavra de Deus nos diz que o pecado não tem mais domínio sobre nós, porque o poder da ressurreição de Cristo exercido em nós é maior do que o poder do pecado que possa vir tentar dominar as nossas vidas:

“Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com Ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. Pois, se fomos unidos com Ele por uma morte igual à Dele, assim também seremos unidos com Ele por uma ressurreição igual à Dele. Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus. 

Portanto, não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana.” (Rm 6.4,5,11,12 - NTLH).
“Estar debaixo da lei” é estar sob um sistema em que tentamos alcançar a salvação plo nosso próprio esforço, e quem assim age não conseguirá.


Pois a verdadeira liberdade está em Cristo:



“Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres”. (Jo 8.36 - NTLH)

“Estar debaixo da graça” é estar justificado e viver de acordo com o poder que está na ressurreição de Cristo. Morremos para o pecado não por nossos meios, mas através dos recursos que a graça fornece para rompermos o domínio do pecado e das concupiscências carnais.


Texto bíblico em estudo: Rm 7.14-25; Gl 5.19-21.

Introdução


A depravação residente na natureza humana se rebela contra Deus. De acordo com esses versículos, o apóstolo Paulo, declara que somos carnais, ou seja, somos constituídos de carne com todas as implicações que ela tem desde a queda do homem no Jardim do Éden, somos vendidos sob o pecado, em cativeiro no pecado (v. 14). Por isso durante toda a nossa vida acontece um conflito entre a nova e a antiga natureza.

Professor (a) enfatize aos adolescentes, que só existe um Caminho para a liberdade plena – Jesus Cristo. Somente Ele nos liberta do poder do pecado, das tendências humanas, dos desejos carnais, para vivermos no poder do Espírito Santo.


Ensine de forma a gerar em seus alunos o desejo de estarem em Cristo, de desejarem viver em novidade de vida, de terem uma vida vitoriosa no Poder do Espírito, vivendo segundo a Palavra de Deus. Se assim fizerem não haverá trevas que os vença, não haverá pecado que os domine, pois viverão em santidade, e serão participantes da natureza divina:

“Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo” (2 Pe 1.4 – ARC).

O Corpo Humano


Quando pensamos no Corpo Humano, com todas as suas implicações físicas, essa contemplação leva facilmente à percepção de que nada nele se faz por acaso, tudo parece ter uma finalidade. 


Basta observar o corpo humano, para percebermos que esta ordem de funcionamento e estes fins  não foram escolhidos por acaso, mas  inteligentemente. 


O nosso corpo se comporta tal qual uma obra de arte feita por uma Inteligência que soube combinar milhares de elementos na medida mais engenhosa possível. Os desenvolvimentos modernos da Física, da Química e da Biologia, longe de desmentir este fato, não fazem mais do que confirmá-lo mais profundamente. É assim, por exemplo, que lemos na introdução do tratado de Bioquímica de Lehninger, o mais famoso livro existente na atualidade sobre o assunto, onde ele diz:

"Cada parte componente de um organismo vivo parece ter um objetivo ou uma função específica. (...)



Além disso, os compostos químicos individualizados na célula, tais como os lipídeos, 
as proteínas e os ácidos nucleicos, também apresentam funções específicas. 

Nos organismos vivos é bastante válido perguntar qual seria a função de uma determinada molécula" (21).

Tudo o que Deus fez é em perfeito sincronismo de funcionamento. Mas quando ingerimos elementos químicos de forma descontrolada, os resultados nocivos são terrivelmente destrutivos. As células são infectadas, e o organismo ao absolver essas substâncias tem seu funcionamento comprometido, alterando todo o seu sistema. Trazendo conseqüências, quando nocivas ao corpo, muitas vezes irreversíveis.


Professor (a) enfatize ao adolescente que as Drogas são substâncias que introduzidas no organismo provocam modificações em uma ou mais de suas funções.

O que são drogas?


Droga é toda e qualquer substância natural ou sintética que, introduzida no organismo, modifica suas funções. O termo droga teve origem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca. Isto porque antigamente, quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. 
  
Atualmente, a Medicina define droga como sendo: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. 
  
Quanto à palavra psicotrópica, é composta de duas outras, psico e trópica. Psico significa nosso psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim, o que cada um é). Já a palavra trópica relaciona-se com o termo tropismo, que significa ter “atração por”. Então psicotrópico significa atração pelo psiquismo e drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso psiquismo.
  

Substâncias com potencial de abuso são aquelas que podem desencadear no indivíduo a auto-administração repetida que, geralmente, resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo. Temos as mais freqüentes: álcool, nicotina, cocaína, anfetaminas e êxtase, inalantes, opióides, ansiolíticos benzodiazepínicos e maconha. 
  
O tabaco foi o maior fator responsável pelas mortes no mundo, contribuindo substancialmente para as mortes relacionadas a neoplasias, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, baixo peso ao nascimento e queimaduras. O aumento do consumo de álcool está diretamente relacionado à ocorrência de cirrose hepática, transtornos mentais, síndrome alcoólica fetal, neoplasias e doenças cardiovasculares. 

Cada substância age no cérebro de uma maneira e são utilizadas pela humanidade com propósitos distintos, podendo estes serem lícitos ou ilícitos. Assim, surgiram classificações para organizar tais substâncias e seus modos de consumo.

Remédios são drogas?


Sim. Mas com prescrição médica, de forma regulamentada, e somente em períodos estabelecidos por um profissional da saúde responsável, é bom, pois auxilia aos casos de deficiências funcionais em nosso organismo.


Os remédios são drogas e nós os usamos para algo positivo...para curar, e, ou evitar doenças.

Se remédios são drogas que auxiliam, então por que ouvimos falar que


Professor (a) é bom que conduza seus alunos a essas reflexões, que por certo vão gerar muitas discussões, e esperamos que isso aconteça, pois só a partir delas poderão realmente entender o que é realmente a droga e porque povoa de forma tão diferente a cabeça das pessoas.


Uns a vêem com medo, angústia, como caminho sem volta...


Outros como adrenalina, prazer, vôo aberto...

Mas que poder é esse que consegue despertar sentimentos tão contraditórios?!

Vocês já ouviram falar de pessoas que morreram de over dose? (overdose - ingestão de quantidade de drogas além da quantidade suportada pelo organismo)


Algumas eram famosas como: JHIMMY HENDRIX... KURT COBAIN... RAUL SEIXAS... ELIS REGINA... etc.

E com certeza vocês sabem também de tantas outras pessoas anônimas – o vizinho da esquerda; o pai do tio do amigo; aquele motorista que, perdeu a direção, invadiu a pista contrária e pegou de cheio um ônibus, aquela... aquele... aquela..., e tantos outros... que morreram por causa do uso de drogas.


E aquela pessoa que errou, ou quis errar na dosagem do remédio de dormir?


Então podemos dizer sem dúvida: droga mata sim...

Droga causa dependência


Quando o uso de certa substância é feito constantemente, esse hábito torna-nos dependentes químicos dela, ou seja, nosso corpo sente necessidade de absolvê-la e a pessoa torna-se agitada e em certos casos, até desesperada até que possa consumir a substância que está sendo solicitada pelo organismo.


Tome cuidado, pois muitas vezes nem nos damos conta disso.

Tipos de Drogas Usadas


Café, bebidas alcoólicas (álcool), cigarro (tabaco), medicamentos, maconha, cocaína, heroína, êxtase, etc.


Você se surpreendeu com algum desses itens?


Por incrível que possa parecer, muitos não consideram, café, cigarro, e uma cervejinha (álcool), como substâncias que possam escravizá-los como dependentes químicos – mas  são.
Vamos identificá-las vendo como afetam nossos organismos. 

O que é SNC (Sistema Nervoso Central)?


O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente.

Veja a ilustração:
  

Com a denominação de sistema nervoso compreendemos aquele conjunto de órgãos que transmitem a todo o organismo os impulsos necessários aos movimentos e às diversas funções, e recebem do próprio organismo e do mundo externo as sensações.

Agora imagine nosso SNC, sendo afetado por substâncias que vão bloquear, ou mesmo acelerar os impulsos necessários às diversas funções de nosso organismo.


Essas drogas são também conhecidas como psicotrópicas? – poisatuam diretamente no Sistema Nervoso Central (SNC) - alterando seu funcionamento.

DROGAS DEPRESSORAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Depressores de ação central ou psicolépticos são substâncias capazes de diminuir as atividades cerebrais, possuindo também alguma propriedade analgésica.


Efeito sobre as pessoas: tornam-se sonolentas, lerdas, desatentas e desconcentradas. Nesse grupo temos: Álcool; Benzodiazepínicos (tranqüilizantes ou calmantes); Barbitúricos (soníferos); Opiáceos; Solventes.

O álcool


O alcoolismo é uma doença crônica e progressiva, que mina o organismo, atacando todos os órgãos. Mas o que também é importante: é controlável.

Professor (a) enfatize aos seus alunos que o Brasil detém o 1° lugar do mundo no consumo de destilados cachaça. E que segundo estatísticas os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo.

O organismo do dependente  e seu funcionamento 


O corpo do dependente do álcool, quando metaboliza o álcool, funciona de modo diferente se comparado ao dos não dependentes. Essa diferença faz com que o alcoólico sinta nos efeitos do álcool um prazer muito maior do que os que não são. 


Problemas clínicos do alcoolismo 



A ingestão contínua do álcool desgasta o organismo ao mesmo tempo em que altera a ente. Surgem, então, sintomas que comprometem a disposição para trabalhar e viver com bem estar. Essa indisposição prejudica o relacionamento com a família e diminui a produtividade no trabalho, podendo levar à desagregação familiar e ao desemprego. 



Os problemas mais comuns da doença são: 



No estômago e intestino 


Gases: Sensação de "estufamento", nem sempre valorizada pelo médico. Pode ser causada por gastrite, doenças do fígado, do pâncreas, etc.

Azia: Muito comum em alcoolistas devido a problemas no esôfago. 

Náuseas: São matinais e ás vezes estão associadas a tremores. Podem ser consideradas sinal precoce da dependência do álcool. 

Dores abdominais: Muito comum nos alcoolistas que têm lesões no pâncreas e no estômago. 

Diarréais: Nas intoxicações alcoólicas agudas (porre). Este sintoma é sinal de má absorção dos alimentos e causa desnutrição no indivíduo. 

Fígado grande: Lesões no fígado decorrentes do abuso do álcool. Podem causar doenças como hepatite, cirrose, fibrose, etc. 

No Sistema Cárdio Vascular 


O uso sistemático do álcool pode ser danoso ao tecido do coração e elevar a pressão sangüínea causando palpitações, falta de ar e dor no tórax. 

Glândulas 


As glândulas são muito sensíveis aos efeitos do álcool, causando sensíveis problemas no seu funcionamento. 

Impotência e perda da libido O indivíduo dependente pode ter atrofia dos testículos, queda de pêlos além de gincomastias (mamas crescidas). 

Sangue O álcool torna o individuo propicio às infecções, alterando o quadro de leucócitos e plaquetas, o que torna freqüente as hemorragias.

A anemia é bastante comum nos alcoólicos que têm alterações na série de glóbulos vermelhos, o que pode ser causado por desnutrição (carência de ácido fólico). 

Álcool e medicamentos 


A mistura álcool e tranqüilizantes gera depressão do sistema nervoso central e traz efeitos danosos na maioria dos casos.


O álcool é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito, porque altera a percepção do espaço, do tempo e a capacidade de enxergar bem. 


O índice de câncer entre os bebedores é alarmante, quer por ação tópica do próprio álcool sobre as mucosas, quer por conta dos aditivos químicos, de ação cancerígena,que entram no processo de fabricação das bebidas.

O que são calmantes e sedativos, e barbitúricos? 



Sedativo é o nome que se dá aos medicamentos capazes de diminuir a atividade de nosso cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal. O termo sedativo é sinônimo de calmante ou sedante.



As principais substâncias calmantes pertencem ao grupo dos barbitúricos. Este nome vem de Santa Barbara, pois o químico que fez a primeira síntese destas substâncias, no começo do século XX, no dia desta santa, deu o nome em homenagem a ela. Mas existem também outras substâncias como os brometos e plantas como a valeriana e o maracujá.

Com dosagens maiores do que as recomendadas pelos médicos, a pessoa começa a sentir-se como que embriagada (sensação mais ou menos semelhante a de tomar bebidas alcoólicas em excesso): a fala fica "pastosa", a pessoa pode sentir-se com dificuldade de andar, apresentar tonturas e sonolência.


Os efeitos acima descritos deixam claro que quem usa estes barbitúricos, mesmo que seja com prescrição médica,  tem a atenção e suas faculdades psicomotoras prejudicadas; assim sendo, fica perigoso operar máquinas, dirigir automóvel, etc.

Opiáceos  (droga derivada do ópio)



O que é o ópio? 



É um líquido leitoso que escorre de uma planta quando nela fazemos um corte. Esta planta chama-se Papaver somniferum, popularmente conhecida como papoula do oriente. No ópio existem muitas substâncias que dele podem ser extraídas, como a morfina e a codeína.

O que são opiáceos/opióides? 


Substâncias chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos são aquelas obtidas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína) ou opiáceos semi-sintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína que é obtida da morfina através de uma pequena modificação química).

Mas o ser humano foi capaz de imitar a natureza fabricando em laboratórios várias substâncias com ação semelhante à dos opiáceos: meperidina, o propoxifeno, a metadona são alguns exemplos. Estas substâncias totalmente sintéticas são chamadas de opióides (isto é, semelhante aos opiáceos). Todas elas têm um efeito analgésico (tiram a dor) e um efeito hipnótico (dão sono). Por ter estes dois efeitos estas drogas são também chamadas de narcóticas.


As pessoas sob ação dos narcóticos apresentam uma contração acentuada da pupila dos olhos ("menina dos olhos"): ela às vezes chega a ficar do tamanho da cabeça de um alfinete. Há também uma paralisia do estômago cheio como se não fosse capaz de fazer a digestão. Os intestinos também ficam paralisados e como conseqüência a pessoa que abusa destas substâncias geralmente apresenta forte prisão de ventre. É baseado neste efeito que os opiáceos são utilizados para combater as diarréias, ou seja, são usados terapeuticamente como antidiarréico. Com doses maiores ou em pessoas sensíveis poder ocorrer queda de pressão arterial, o coração fica mais lento, a freqüência respiratória diminui e a pele pode ficar meio azulada ("cianose").


Todas as drogas opiáceas ou opióides têm basicamente os mesmos efeitos no cérebro: diminuem a sua atividade. O uso por tempo prolongado pode provocar a dependência e, como conseqüência, toda a vida psíquica da pessoa fica dirigida para obter a droga. A mente da pessoa fica completamente obnubilada (a melhor tradução deste termo médico para linguagem popular é "abestalhada"), sem nenhum contato com a realidade.




O que são solventes? 



Solventes são substâncias capazes de dissolver coisas. Via de regra todo solvente é uma substância altamente volátil, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica da maioria dos solventes é a de serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente.

Solventes e inalantes são a mesma coisa? 


Normalmente as pessoas falam de solventes e inalantes como sendo sinônimos, porém nem todo solvente pode ser inalado. Por exemplo, a água é um solvente, entretanto não pode ser inalada, pois é pouco volátil (não se evapora facilmente) portanto não é um inalante.

O que é um inalante? 


Inalante é um solvente com características de ser uma substância facilmente volátil e que pode ser inalada, isto é, pode ser introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca.

Por que as pessoas usam os solvente


Não existe uma resposta única para esta pergunta, como aliás acontece para o uso de todas as drogas. Ao que parece os meninos de rua usam solventes para abrandar a difícil realidade que enfrentam. Outros afirmam que usam solventes para sentirem novas sensações psíquicas (ter um "barato").

Quem são as pessoas que mais usam os solventes? 


Os adolescentes são as pessoas que mais usam este tipo de drogas. Os solventes são as drogas mais consumidas entre os meninos de rua e estudantes da rede pública de ensino. Ao contrário do que se imaginava os uso de solventes não é característica exclusiva das camadas sociais mais pobres.

É fácil conseguir solventes. Existe um número enorme de produtos comerciais fabricados à base de solventes. Entre eles estão os esmaltes, tintas, thinners, propelentes, gasolina, querosene, removedores, vernizes, cola de sapateiro, corretor de escrita ("branquinho"), éter, acetona, benzina, lança – perfume, cheirinho da loló, etc.

O que é o lança-perfume? 


É um solvente à base de cloreto de etila, que vem em tubos metálicos ou de vidro e é usado em carnavais. No Brasil o lança – perfume é proibido e só entra através do tráfico de drogas. Muitas vezes o lança – perfume é confundido com o cheirinho da loló.

O que é o cheirinho da loló? 


O cheirinho da loló é também conhecido como loló ou apenas cheirinho.


É um preparado clandestino (fabricado ilegalmente), à base de éter mais clorofórmio e usado apenas para fins de abuso. Sabe-se que esses "fabricantes" quando não encontram uma daquelas substâncias eles a substituem por qualquer outro solvente; portanto há muita confusão quanto a composição do cheirinho da loló o que complica quando se tem um caso de intoxicação aguda por esta mistura.

Os efeitos de solventes na mente (efeitos psíquicos agudos). 


Após a inalação de um solvente a pessoa sente inicialmente uma estimulação que é seguida por uma depressão, sendo este efeito o mais importante. Mas pode também ter sensações estranhas, chegando até a alucinações.


As alucinações podem ser tanto auditivas (ouvir sons que na realidade não estão presentes) e visuais (ver coisas inexistentes, por exemplo fantasmas, bichos, estrelinhas, etc).

Os solventes também causam excitação. A pessoa fica eufórica, agitada, com tonturas e perturbações auditivas e visuais. Pode aparecer também náuseas, espirros, tosse, salivação intensa e o rosto fica vermelho.


Após a excitação inicial que o solvente provoca sobrevêm a depressão do cérebro e a pessoa vai ficando confusa, desorientada, voz meio pastosa, visão embaçada, dor de cabeça e palidez. Essa depressão tende a piorar se a pessoa continuar inalando o solvente, sobrevindo sonolência intensa, incoordenação motora podendo aparecer convulsões ("ataques") e em algumas intoxicações muito severas o solvente leva ao coma e a morte.

A inalação crônica de solventes, seja proposital como aquela involuntária, traz problemas sérios à saúde. Por exemplo trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura se não usarem equipamentos de proteção estarão fazendo uso crônico involuntariamente de solventes.


A inalação crônica pode levar a morte de neurônios (células do cérebro), causando lesões irreversíveis do cérebro. Além disso a pessoa que usa cronicamente solventes fica apática, com dificuldades de concentração e déficit de memória.

Sabe-se que o uso crônico de alguns solventes causam lesões no fígado, rins e degenerações progressivas de nervos periféricos como os da perna, levando a transtornos no andar, podendo chegar à paralisia. Além disso o solvente torna o músculo cardíaco (o coração) muito sensível a uma substância que aparece normalmente no sangue, quando a pessoa exerce um esforço extra como por exemplo correr ou quando toma um susto. Essa substância é a adrenalina. Assim, se uma pessoa inala um solvente e logo depois faz esforço físico, o seu coração pode sofrer danos, pois ele estará muito sensível à adrenalina liberada por causa do esforço. A literatura médica já descreveu vários casos de morte, por síncope cardíaca, principalmente ! de adolescentes.


Na realidade os solventes por serem potentes depressores do Sistema Nervoso Central, mascaram a vontade de comer, assim com as demais funções fisiológicas, mas não se pode dizer que seja uma droga anorexígena (que reduz o apetite).


Professor (a) prepare-se para essa aula, para que ao ministra-la alcance seu alunos, pois, infelizmente a dependência daqueles que abusam cronicamente de solventes é comum entre adolescentes.

Ensine-lhes de modo claro os perigos de se deixar escravizar por tais drogas, avisando-lhes que aqueles que usam quando querem deixar é muito difícil, e sofrido.


A síndrome de abstinência (reações do organismo quando a pessoa deixa de usar o solvente), aparecendo ansiedade agitação, tremores, câimbras nas pernas e insônia.


Avise-lhes que tais usos são proibidos por lei, ou seja, é ilegal. 


E se alguém for apanhado vendendo solvente na rua? Será considerado um traficante.


E se alguém estiver apenas levando o solvente para usar junto com os amigos? 


Será considerado traficante, do mesmo jeito como se estivesse vendendo.

DROGAS PERTUBADORAS DO SNC


Drogas que agem modificando qualitativamente a atividade do nosso cérebro. Não se trata, portanto, de mudanças quantitativas como aumentar ou diminuir a atividade cerebral. O cérebro passa a funcionar fora do seu normal, e a pessoa fica com a mente perturbada. São drogas que alteram o funcionamento do cérebro:


LSD; Êxtase; Maconha, etc. 


O que é o LSD? 



LSD25 (abreviação de dietilamida do ácido lisérgico) é uma substância que lembra outras substâncias presentes em um cogumelo aClaviceps purpurea. Embora tenha estrutura química semelhante ele não é produzido (sintetizado) pelo cogumelo e, sim, é fabricado em laboratórios. Portanto, o LSD25 é uma substância sintética (fabricada em laboratório) e não uma substância natural (fabricada ou sintetizada por uma planta). Ele produz profundas alterações mentais chamadas de alucinações (alucinação é uma percepção sem objeto, por exemplo ouvir uma trombeta sem que este som exista é uma alucinação; outro exemplo, ver coisas que não existem: bichos, objetos, etc.)

Em geral as pessoas usam alucinógenos como o LSD25, na intenção de ter visões e sensações novas e coloridas. O fato de tudo parecer colorido "tornaria", por exemplo, uma festa mais alegre e diferente. Outros usam o LSD25 porque acreditam que podem ter visões reveladoras, conhecer melhor a si e aos outros (o que não é verdade).


Os efeitos físicos do LSD25 incluem pupilas dilatadas, aumento da temperatura do corpo, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, suores, perda de apetite, falta de sono, boca seca e tremores.

O que é o Êxtase? 


Êxtase é uma substância que foi fabricada pela primeira vez em 1914 para ser usada como moderador de apetite (remédio para emagrecer). Hoje em dia, as pessoas costumam fazer uso dessa droga para sair a noite (sair na balada), seja em festas rave (festas geralmente em locais abertos e afastados onde se toca música eletrônica) ou em boates e clubes. Ela é uma substância chamada MDMA (sigla para um nome bem grande: 3,4 metilenodioximetanfetamina). Porém cada comprimido de êxtase possui quantidades variáveis de impurezas como MDA, MDEA, cafeína, efedrina, etc.

O êxtase é um comprimido redondo, de várias cores e tamanhos. Por ser um comprimido, precisa apenas ser ingerido para dar os seus efeitos. Existe, porém também o êxtase sob a forma de cápsulas gelatinosas e em pó, o qual é aspirado.

O que o Êxtase faz no corpo após uma dose


A temperatura corporal da pessoa que usou a droga sobe bastante (hipertermia), podendo ir acima de 400 centígrados, o que é muito perigoso. Ocorre também um aumento de batimentos cardíacos e da pressão arterial. Com frequência pode ocorrer também uma desidratação, pois a pessoa além de ter um aumento de temperatura transpira muito com a dança, o que traz grande perda de água.

O que o Êxtase faz no corpo após o uso continuado 


O uso crônico do êxtase pode trazer uma série de complicações. A pessoa pode ter problemas hepáticos tais como insuficiência e icterícia (mais um nome médico complicado que descreve o estado no qual o sujeito fica com uma coloração amarelada). Pode também vir a ter problemas cardíacos devido ao constante aumento de pressão do sangue e ao aumento dos batimentos do coração. A pessoa também emagrece.

O que o Êxtase faz com a mente após uma dose 


Esta droga junta efeitos alucinógenos (mudança na percepção da realidade) com efeitos estimulantes (aumento da atividade física e insônia). Mas o que mais chama a atenção seriam os seus efeitos "entactógenos" (é um nome médico que significa aumento do desejo de se comunicar com outras pessoas); mas até hoje é discutido a existência real deste efeito.

Maconha 


A maconha é o nome dado no Brasil ao vegetal Cannabis sativa, também conhecida popularmente como: marijuana, fumo, bagulho, manga rosa, liamba, mulatinho. Os primeiros relatos de sua presença no Brasil datam do século XVIII para a produção de fibras. No entanto acredita-se que a planta já existe há mais tempo utilizada pelos escravos. A planta Cannabis sativa produz mais de 400 substâncias químicas. Uma delas é o THC (tetrahidrocanabinol ) que é a principal responsável pelos efeitos da maconha.

Como a maconha é utilizada 


As flores e folhas secas da maconha podem ser fumadas ou ingeridas, sendo que a forma mais comum é a fumada. Nesse primeiro caso a maconha é absorvida por via pulmonar e atinge o Sistema Nervoso Central (cérebro) em apenas alguns segundos e, utilizada por via oral sua absorção é lenta, de 30 a 60 minutos.

O que é hashishe (ou hachiche)? e skank (skunk)? 


O hashishe é uma forma concentrada da maconha, com a forma de uma bolota. A pessoa pode engolir a bolota ou pode fuma-la. O hashishe é bem mais potente que as folhas e flores da maconha. O skunk nada mais é do que uma variedade da planta que foi selecionada para produzir uma quantidade bem maior de THC. É claro, portanto, que o skunk é mais potente que a maconha comum.

O que a maconha faz no corpo após uma dose  


Os efeitos físicos agudos não são muitos : os olhos ficam ligeiramente avermelhados (hiperemia das conjuntiva ), a boca fica seca (xerostomia) e o coração dispara (os batimentos, de 60 a 80 por minuto, podem chegar a mais de 120).

O que a maconha faz no corpo com o uso contínuo 


Os efeitos crônicos da maconha são mais graves. No homem o uso prolongado de maconha pode provocar uma diminuição da testosterona (hormônio que confere ao homem maior quantidade de músculos, a voz mais grossa, barba, também é responsável pela fabricação do espermatozóides). Na mulher pode trazer alterações hormonais chegando até a inibição da ovulação. O uso contínuo pode afetar também os pulmões (a fumaça é muito irritante), sendo comum os problemas respiratórios, principalmente a bronquite. Animais de laboratório expostos cronicamente à maconha passam a apresentar maior incidência de câncer do que animais controles.

O que a maconha faz com a mente após uma dose 


Os efeitos psíquicos agudos dependerão da qualidade da maconha fumada e da sensibilidade de quem fuma. Para uma parte das pessoas, os feitos correspondem a uma sensação de calma e relaxamento, menos cansaço e vontade de rir. Para outras, ao contrário, os efeitos são desagradáveis: tremor, sudorese, sensação de angústia, medo de perder o controle mental (bad trip/ má viagem, bode).

A percepção do tempo e do espaço ficam prejudicadas. Assim, uma pessoa ao dirigir após ter usado maconha, pode facilmente calcular errado na hora de fazer uma ultrapassagem, causando assim um acidente. Há também uma perda da memória que, iremos abordar em um outro tópico.


Os efeitos psíquicos crônicos da maconha, provocado pelo uso continuado, interferem na capacidade de aprendizagem e de memorização, podendo induzir a um estado de diminuição da motivação. Nesse caso, a pessoa não sente vontade de fazer mais nada, tudo parece ficar sem graça e sem importância. Há também provas científicas de que, se o usuário tem uma doença psíquica, mas que ainda está "sob controle", ou já se manifesta, mas está controlada por medicamento, a maconha piora o quadro, pois ela pode anular o efeito do medicamento ou ser o "estopim" que faria a doença se manifestar.

Imagine uma pessoa que fumou maconha e vai assistir uma aula de matemática. Pense na dificuldade que vai ser para essa pessoa organizar ás idéias de uma forma lógica já que, como vimos, a maconha afeta a atenção, concentração, motivação e memória. Com certeza o desempenho na escola ou em quaisquer outras atividades que exijam esses quesitos vão ser prejudicadas.


A maconha no Brasil é considerada um droga ilícita e, como tal, se uma pessoa estiver usando maconha e for surpreendida ( mesmo que não esteja causando nenhuma tipo de problema ou dano a alguém) ela vai ser punida de acordo com a lei.

DROGAS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Estimulantes centrais ou psicoanalépticos são substâncias capazes de aumentar a atividade cerebral. Efeitos: aumento da vigília, da atenção, aceleração do pensamento e euforia. Exemplos: Cocaína; Anfetaminas e seus derivados; Nicotina; Cafeína.

Cocaína? 


A cocaína é uma substância que estimula fortemente o sistema nervoso central e é extraída de uma planta chamada Erytroxylon coca ou simplesmente coca.



Todos estes nomes indicam diferentes preparações obtidas da planta coca; portanto todos estes produtos da coca contem cocaína. A pasta de coca e a merla, são produtos com muitas impurezas e a cocaína que neles existe está sob uma forma que chamamos de base (cocaína básica) insolúvel na água, mas que pode ser fumada. O mesmo ocorre com o crack que se apresenta em forma de pequenas pedras, que também tem a cocaína básica e é bastante fumada.

Já a farinha ou  é a cocaína sob a forma de um sal, cloridrato de cocaína que é solúvel na água. O uso do pó é por aspiração ("cafungar" ou cheirar, fazendo o pó entrar pelas narinas) ou por injeção endovenosa (injetar "pelos canos").


A cocaína em pó (ou "farinha") é, em geral, utilizada por via intranasal, ou seja, por aspiração nasal, ou ainda por via intravenosa, quando dissolvida na água. Não é muito comum, mas também pode ser usada oralmente. É possível, também, fumar (via pulmonar) a cocaína, mas não na forma de pó e sim de pedra, o crack. Ainda, a pasta de coca a merla, preparadas de forma diferente do crack, mas também contém cocaína sob forma de base, podem ser fumadas.



Os efeitos físicos do uso de cocaína envolvem aumento do número de batimentos do coração e da pressão arterial, aumento da temperatura corpórea e pupilas dilatadas.


Em casos agudos de intoxicação, a estimulação central profunda leva a convulsões e arritmias ventriculares (o coração bate descompassadamente) e com disfunção respiratória que podem levar à morte.



Existem inúmeras complicações físicas associadas ao uso crônico da cocaína. Os distúrbios mais freqüentes são os cardiovasculares, incluindo distúrbios no ritmo cardíaco e ataques do coração. A cocaína provoca ainda efeitos respiratórios como dor no peito e dificuldade respiratória, além de efeitos gastrointestinais como dores e náuseas. É importante ressaltar que o aparecimento de problemas pelo uso crônico irá depender da via de administração. Por exemplo, problemas nasais, como ruptura do septo nasal e perda do olfato, aparecem com aspiração crônica da cocaína. Distúrbios cardiovasculares aparecem em todas as vias de administração. No uso de crack há complicações respiratórias ainda! maiores envolvendo bronquite, tosse persistente e disfunções severas.


A via endovenosa, além de aumentar o risco de overdose, propicia disseminação de infecções tais como hepatite B e C e AIDS.


Além disso, o uso crônico de cocaína, sob qualquer forma de uso, leva a uma degeneração dos músculos esqueléticos, num processo irreversível chamado rabdomiólise.

O que a cocaína faz com a mente após uma dose 


A cocaína causa uma excitação geral do organismo. Ela melhora o estado de alerta, os movimentos, acelera os pensamentos, tira o sono e suprime o apetite. Isto ocorre por sua ação no Sistema Nervoso Central, interferindo com as reações químicas do cérebro.

O usuário tem uma sensação de poder, força e euforia. Mas a pessoa fica também irrequieta, tremula e impaciente. Devido à inquietação comete muitos erros mentais, como por exemplo, fazer cálculos. A duração destes efeitos depende da via de administração da droga. Quanto mais rápida a absorção, mais intensa é a sensação de prazer. Por outro lado, quanto mais rápida a absorção, menor é a duração dos efeitos. Além da sensação de prazer, a droga leva a temporária perda do apetite e do sono, torna a pessoa mais comunicativa.


O uso crônico e compulsivo da cocaína leva as conseqüências psicológicas, representadas por distúrbios psiquiátricos. Depressão, ansiedade, irritabilidade, distúrbios do humor e paranóia ("nóia"; sentir-se perseguido, vigiado, etc) são as queixas de ordem psicológica mais comuns. Entre outros problemas estão agressividade, delírios (principalmente os delírios persecutórios, onde a pessoa acredita que os outros estão tramando contra ela ou falando mal, etc) e alucinações (ver ou ouvir objetos e sons inexistentes). Quando a dependência se estabelece de forma significativa há perda do interesse por tudo que não estabeleça relação com uso da droga. O usuário vive para usar a droga.

Anfetaminas (drogas estimulantes)


Como sugere o termo, são de substâncias que aceleram (estimulam) a atividade do Sistema Nervoso Central (cérebro), que passa então a funcionar mais rapidamente. A pessoa então anda mais, corre mais, dorme menos, fala mais, come menos, etc.


A anfetamina é usada como comprimidos, por via oral; na forma injetável (usuários crônicos) e sob a forma de pó (aspiradas pelo nariz). É também comum os comprimidos serem dissolvidos em bebidas alcoólicas. Mais recentemente a metanfetamina ("ice") está sendo fumada a partir de cachimbos.


O consumo destas drogas no Brasil chega a ser alarmante, tanto que até a Organização das Nações Unidas vem alertando o Governo brasileiro. Por exemplo, em um estudo recente entre estudantes brasileiros do 1o e 2o graus das dez maiores capitais do país , 4,4% revelaram já ter experimentado pelo menos uma vez na vida uma droga do tipo anfetamina.

O que os estimulantes tipo anfetamina fazem no corpo após uma dose 


Causam leve euforia (alegria), aumentam a vigilância possibilitando a atenção continuada e tiram o sono; aumentam a atividade motora, o desempenho atlético e diminuem a sensação de fadiga, agem na pupila dos nossos olhos produzindo uma dilatação (midríase), aumentam o número de batimentos cardíacos (taquicardia) e aumentam a pressão arterial. Quando a dose tomada é muito grande ou a pessoa é muito sensível, a temperatura do corpo pode subir muito (até 40-41ºC) e que faz com que a pessoa possa ter convulsões.

A pessoa geralmente fica muito magra pois não come; sua pressão fica sempre elevada. Os usuários crônicos utilizam doses elevadas, freqüentemente injetadas na veia, que causam sensação de prazer intenso do tipo orgásmico. Há evidências em animais de que o uso continuado acaba por destruir células (neurônios) do nosso cérebro.


O que os estimulantes tipo anfetamina fazem com a mente após uma dose 


A pessoa tem insônia, inapetência (perde o apetite), sente-se cheia de energia e fala mais rápido ficando ligada; é capaz de executar uma atividade qualquer por mais tempo, sentindo menos cansaço. As anfetaminas produzem uma sensação de alerta, uma melhora do humor, e diminuição do cansaço. Faz com que o organismo funcione acima de sua capacidade e se submeta a esforços excessivos.

A pessoa fica mais agressiva , irritadiça, começa a suspeitar de que outros estão tramando contra ela: é o chamado delírio persecutório. Dependendo do excesso da dose e da sensibilidade da pessoa pode aparecer um verdadeiro estado de paranóia e até alucinações. Acompanham tremores, respiração rápida, confusão do pensamento e repetição compulsiva de atividades. Em doses muito elevadas pode produzir um estado que se assemelha muito a uma doença mental, a esquizofrenia.

Nicotina (tabagismo)



O que é tabaco? 



O Tabaco é uma planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande de outras substâncias algumas muito tóxicas, como por exemplo terebentina, formol, amônia, naftalina, entre outras.

As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar através de cigarro, charuto, cachimbo, rapé e mascar o assim chamado tabaco de mascar.
Até hoje não há certeza do porque o tabaco, aliás como qualquer outra droga, é utilizado pelas pessoas. Certamente a propaganda na mídia , apontando que fumar está intimamente ligado ao sucesso e à pessoas bonitas deve influenciar muitos, principalmente jovens. Outras alegam que o tabaco tem o poder de tranqüilizar-las e acalma-las. Há ainda aquelas que dizem gostar ou ter prazer de fumar. Mas a maior parte dos fumantes dizem que fumam porque não conseguem mais parar.

O que o tabaco faz no corpo após uma dose


O tabaco produz um pequeno aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial, na freqüência respiratória e na atividade motora. No sistema digestivo diminue as contrações do estômago, dificultando a digestão. É irritante para os brônquios (pulmões) e provoca insônia (tira o sono).

O uso intenso de cigarros aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças como, por exemplo, infarto do miocárdio, bronquite crônica, infisema pulmonar, derrame cerebral , úlcera digestiva, etc. O cigarro tem um potencial carcinogênico (isto é de provocar câncer) que é certamente, um dos mais importantes aspectos estudados. O fumo contém cerca de 80 substâncias cancerígenas, entre as quais se destacam o benzopireno e nitrosaminas. Há também estudos mostrando que as pessoas que fumam 1 – 2 maços de cigarros por dia vivem cerca de 8 anos menos do que aqueles que não fumam.

Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas morram precocemente devido ao tabagismo. Em outras palavras, cerca de 8 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, que é diretamente responsável por: 


• 30 % das mortes por câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero, estômago e fígado);
• 90 % das mortes por câncer de pulmão;
• 25 % das mortes por doenças coronarianas (angina e infarto);
• 85 % das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema);
• 25 % das mortes por doença cerebrovascular (derrame cerebral).

Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro:


• Aneurismas arteriais;
• Trombose vascular;
• Úlcera do trato digestivo;
• Infecções respiratórias;
• Impotência sexual no homem.

Cafeína


A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. 
É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.

A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238°C e sublimam a 178°C, em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo.


Entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central. Atua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico.


Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos.

Uma xícara média de café contém, em média, cem miligramas de cafeína. Já numa xícara de chá ou um copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância. 


Sua rápida ação estimulante faz dela poderoso antídoto à depressão respiratória em conseqüência de intoxicação por drogas como morfina e barbitúricos.

O que causa?


A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia.


Altas doses de cafeina excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas.

As principais plantas que contém o princípio ativo cafeína são:


Chá Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis. 
Café: sementes da Coffea arábica. 
Cacau: frutos da Theobraoma cacao. 
Guaraná: frutos da Paulinia cupana. 
Cola: Cola acuminata.

Outros Perigos envolvendo drogas


Quando falamos de drogas, muitas vezes só tratamos dos usuários, que por voluntariedade usam drogas. 


Mas há outros perigos, hoje muitas vezes é usado para roubo, seqüestro relâmpago e outros objetivos ainda piores e hediondos.

Acontece muito com pessoas freqüentadoras de barzinhos, boates, discotecas e até mesmo em festas “particulares”, que vezes por outras surgem tais relatos.


Colocam drogas na bebida (alcoólica ou não) da pessoa, e quando ela desperta já foi roubada, isso quando não está abandonado em uma estrada qualquer, ou em poder de seqüestradores ou ainda pior como este caso que postarei abaixo:

ATENÇÃO: ESTE AVISO FOI ENVIADO POR UM AGENTE FEDERAL Subject: NOVA DROGA EM BOATES, CUIDADO!!!!!!!!!



ESTÁ NA MODA (Droga do Estupro), por favor, leiam...................



Advertência sobre uma nova droga que está na moda!! Para quem costuma freqüentar discotecas ou lugares semelhantes. Tenham muito cuidado e estejam alerta quando alguém lhes oferecer uma bebida. 



Homens passem isto às suas amigas, namoradas, mulheres.

Pais alertem os seus filhos!



Há uma nova droga que está na moda e que se chama "Progesterex", que é uma pastilha para esterilizar. Esta droga está sendo utilizada por violadores em festas para abusar das suas vítimas. Já existem vários relatos envolvendo essa droga, principalmente com garotas, que no dia seguinte se lembram só de terem entrado na boate e depois disso mais nada.



Como o caso de uma jovem que foi a um bar com as amigas e depois de ter tomado uma bebida no copo errado sumiu sem avisar. E no outro dia amanheceu em um quarto de motel totalmente nua, entre quatro homens desconhecidos, apavorada e sem conseguir se mover (pois como a droga inibe o sistema nervoso central ela provoca a paralisia parcial nas pernas por até 8 horas após o fim da amnésia), ligou para que seu noivo fosse buscá-la, depois do exame de corpo delito, foi encontrado esperma de oito (8) Homens diferentes que abusaram 
dela naquela noite enquanto estava desacordada.



Progesterex é utilizada por veterinários para esterilizar animais grandes.


Diz-se que esta droga se usa em conjunto com Rophynol, uma droga que ao ser dissolvida em qualquer bebida, produz amnésia (a vítima não se recorda de nada do que se passou!!!).



Atenção!! Os efeitos do Progesterex não são temporários.


Qualquer mulher que tome isso, JAMAIS, entenda-se bem, JAMAIS PODERÁ TER FILHOS!! Estas pessoas sem escrúpulos conseguem obter este produto muito facilmente em qualquer Faculdade de Veterinária.



Também é utilizada para roubos, a homens ou mulheres, ou mesmo para tirar um órgão humano para tráfico de órgãos!



O Progesterex está sendo divulgado em muitos lugares havendo mesmo sites que ensinam a usá-lo. 



POR FAVOR, AVISEM A TODOS OS SEUS AMIGOS, EM ESPECIAL ÀS  MULHERES! Não custa nada e pode evitar problemas... Por favor, não poupem esforços, DIVULGUEM!!!!! TOMEM CUIDADO COM ISSO!!!


Amado (a) coloquei este relato na íntegra para que você sinta o quanto é imprescindível que alerte os adolescentes, que muitas vezes ao ser proibido pelos pais de ir à uma “festinha” acham ruim, respondem de forma malcriada,, não sabendo o perigo que os espera em muitos desses lugares. Pois muitas vezes, dizem aos pais que estão indo à festa de um amigo (a), quando na verdade seu destino é barzinhos e outros locais, que mesmo que seja proibida a entrada de menores sempre dão um “jeitinho” de entrarem.


Se possível alerte os pais de sua igreja quanto ao perigo constante que as drogas exercem em nosso cotidiano, por exemplo, até mesmo na internet, muitas vezes o jovem ou adolescente não sai de casa, mas vive no computador, e os pais não o monitoram para saber o que ele está fazendo e há casos de jovens que se tornam usuários de drogas pela internet.

Há um tempo atrás, a Polícia do Rio de Janeiro prendeu um grupo de dez jovens acusados de usar drogas e incentivar o consumo de entorpecentes em uma comunidade do Orkut. A quadrilha era formada por jovens de classe média. Segundo os policiais do Serviço de Repressão a Entorpecentes (SER) de Niterói, os integrantes além de vender tóxicos em festas e bares, faziam apologia ao uso de drogas no Orkut, criado pelo Google. 


O chefe de Polícia Civil, delegado Álvaro Lins, informou que a internet era usada pelo grupo para fazer a divulgação de drogas e orientar os compradores. Ao longo das investigações, a polícia monitorou o Orkut e outros sites e constatou a prática deste crime. 


Devemos estar alertas quanto aos nossos adolescentes e jovens. Instruí-los quanto às conseqüências que sofrerão.


Nosso maior erro é pensar que “essas coisas” só acontecem com os outros. E quando menos esperamos estamos no centro de um turbilhão com o qual jamais imaginamos nos deparar.

Kofi Annan (secretário-geral da ONU), certa vez disse:


“As drogas estão dilacerando as nossas sociedades, fomentando o crime, disseminando doenças como a Aids e matando os nossos jovens e o nosso futuro.”

E é isso que vemos em nosso cotidiano. Em muitos casos, pessoas envolvidas com drogas são responsáveis por crimes tais como narcotráfico e homicídios ligados a drogas. E por causa do abuso de drogas muitos se tornam vítimas da violência, são feridos ou se envolvem em arriscado sexo casual.

Muitos pais, porém, não enxergam o perigo antes de ser tarde demais. 
Veja o caso de uma garota brasileira:


“Ela tomava bebidas alcoólicas” (conta sua irmã) “A família achava isso divertido e inofensivo. Mas isso a levou a experimentar drogas com seus namorados. Visto que meus pais sempre a trataram como se os problemas que ela causava fossem inconseqüentes, a situação fugiu ao controle. Vez por outra ela sumia de casa. E, sempre que encontrava uma jovem morta, a polícia telefonava para meu pai perguntando se era ela. Minha família sofria muito com isso.”

A Organização Mundial da Saúde apresenta cinco razões básicas pelas quais os jovens podem ser atraídos às drogas:
  • Desejar sentirem-se adultos e tomar suas próprias decisões
  • Desejar ser “populares” entre os colegas ou num grupo
  • Desejar relaxar e sentir-se bem
  • Desejar correr riscos e rebelar-se
  • Desejar matar a curiosidade
A oferta de drogas e a pressão de colegas também aumentam a possibilidade de o jovem entrar nesse comportamento autodestrutivo.

Veja esse outro relato:


“Meus pais nunca me falaram sobre drogas. Na escola, os professores mencionavam o problema mas sem entrar em detalhes”, explica Luiz Antonio, um jovem brasileiro. Incentivado por colegas de escola, ele começou a usar drogas aos 14 anos de idade. Mais tarde, quando tentou parar, seus “amigos” fornecedores de droga pressionaram-no à ponta de faca a continuar o hábito!

E se você pensa que sua família, seus conhecidos, seus alunos é imune a tudo isso, pense duas vezes!


Professor (a) é imprescindível que você alerte sua família, classe, sua igreja, sua comunidade acerca desses perigos que envolvem o mundo das drogas.



Seja livre!



Quando lemos os textos em estudo, vemos que Deus não nos criou para sermos escravos dos desejos ou de nenhuma outra coisa. Ele nos criou para sermos livres, para dominar-mos a terra, somos seus administradores, mas a humanidade caiu de sua posição que foi criada.
Para administrarmos as coisas, primeiramente devemos administrar nós mesmos, nossas tendências, nosso comportamento, enfim, nossa vida de forma geral.


Mas somente conseguimos isso quando aceitamos à Jesus e deixamos o Espírito Santo nos moldar. E ao desenvolver o Fruto do Espírito equilibramos nossa vida, pois as obras da carne que são produzidos pela própria força humana, contrasta com o Fruto do Espírito que só existe em nós pelo Poder de Deus.

Quando não nos submetemos à Deus, ficamos em luta desigual com o pecado, e terminamos cativos. O pecado nos vence, somos atraídos e engodados por nossas próprias concupiscências (Tg 1.14). 


Que miserável condição esta. E como disse o apóstolo Paulo: “Quem poderá livrar-nos?” (Rm 7.24) - A resposta é simples: JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR (Rm 7.25). ELE é o único que pode libertar-nos da lei do pecado e da morte (Rm 8.2).

Conclusão


“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.” 1 Co 6.12 - NTLH)


Neste versículo, o apóstolo Paulo enfatizou para os cristão a importância de se evitar comportamento controladores e viciosos.
O vicio não é apenas um mau habito: é a necessidade de uma substância externa (drogas, álcool, comida, compras, relacionamentos doentios, etc.)
O vicio é uma necessidade excessiva, dominadora, repetitiva e insistente. Podemos dizer que esse processo se dá em duas fases:
  1. A primeira fase de um vicio, em geral se traduz por uma preocupação mental com o sentimento, a substância ou o ato;
  2. A segunda fase se caracteriza por fazer qualquer coisa para obter o elemento capaz de satisfazer o vicio. 
Uma pessoa viciada fica a tal ponto entregue a essa disposição de procurar “aquilo” que aparentemente lhe dá prazer, que a razão e a lógica são incapaz de liberta-la – o objeto do vicio torna-se prioridade em sua vida, e irá destruí-la.
Os vícios mascaram a dor emocional oferecendo um escape da realidade. O desejo de Deus para nós é que não apenas enxergamos a realidade, mas que honestamente encaremos a nós mesmo, e aos outros, e estejamos Nele firmados – assim venceremos toda e qualquer circunstância.

Para crescermos e nos desenvolvermos em Cristo é preciso disciplina espiritual, que é resultante da fé e da obediência a Deus. Disciplina espiritual é um processo continuo na vida do cristão que o ajuda a conhecer a vontade de Deus, e buscar a santificação.
É através da disciplina espiritual que,  nos treinamos, ou seja,  nos educamos para o estudo da Bíblia, oração, adoração a Deus, culto, comunhão com nossos irmãos, e serviço ao Reino de Deus. Isso deve ser buscado e cultivado ao longo de nossa caminhada cristã.

Se em nós houver isso não seremos atraídos, ou escravizados por nenhum vicio, seja ele de ordem física ou psicológica. Pois estaremos andando com Cristo, crescendo na fé, e LEVANDO OUTRAS  VIDAS  A  CRISTO.

Professor (a) enfatize isso aos alunos, e conte-lhes seu testemunho pessoal. Nada é mais eficiente para levar alguém a Jesus do que compartilhar o testemunho pessoal. O seu testemunho pessoal é uma oportunidade para de mostrar-lhes o que Cristo pode e faz em nossas vidas, e despertá-los a viver uma vida cristã verdadeira e dedicada a Deus. 
Deus abençoe grandemente a sua vida, auxiliando-te em tão gloriosa missão – o ensino da Palavra de Deus.

 Fonte consultada:

  • Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas -http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/opiaceos.htm#2

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva – www.ebdnet.com.br – jaciara.dasilva@ebdnet.com.br

Um comentário:

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...