quinta-feira, 24 de março de 2011

LIÇÃO 13 – NO MEIO DO FOGO CRUZADO


Comentaristas: Niedja de Mello

Texto Biblico  1 Co  13.2,4-10

Objetivos: o aluno após a aula devem apontar as maneiras de lidar com as pessoas que discordam da nossa fé por meio do exemplo de Jesus. Bem como estar consciente do que foi estudado neste trimestre.

Introdução

Estaremos estudando a ultima lição do Trimestre, ocasião em que podemos fazer um analise de quanto a classe cresceu em conhecimento, avaliar os resultados e ver se os objetivos foram alcançados ou não, ocasião esta apropriada para fazer uma breve revisão das lições anteriores.

Depois de estudarmos as diferenças entre o relato bíblico e o cientifico acerca da vida, e criação de Deus, estaremos estudando a nossa posição e comportamento diante daqueles que não crêem no relato bíblico e nem professam a nossa fé.

Nós como cristãos devemos ser portadores da verdade bíblica na sociedade distanciada da verdade e envolvida por uma falsa ciência.

Esta situação não é atual, mas vem desde os tempos apostólicos:

Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; (1Tm 6.20)

Em outras palavras, estamos vendo a recomendação do apostolo Paulo a Timóteo, o incentivando para que guarda-se todas as palavras e ensinos que havia aprendido e não se deixar levar por acusações, ou alegações daqueles que dizem ter algum conhecimento.

I - Aprendendo com Jesus

Como cristão, no foi incumbido a responsabilidade de não só guardar a verdade, mas divulga-la,

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e serme-eis Testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (At 1.8)

E nessa tarefa encontramos alguns obstáculos, pois algumas pessoas não somente rejeitam a mensagem de Deus (evangelho), mas nos discriminam também, por essa razão, o cristão deve ser sábio para se aproximar das pessoas.

Mas nada melhor que tomar, por exemplo, aquele que anunciou a verdade, e como nós passamos pelas mesmas dificuldades, a rejeição e desprezo, mas ao mesmo tempo respeito e admiração por parte de alguns. Estamos falando do mestre Jesus.

Certa ocasião os Senhor afirmou:

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. (Mt 11.29)

Nesta passagem fica bem claro, que devemos aprender com o Mestre, Jesus é a medida de todas as coisas. E é somente Nele que conseguiremos viver “No meio do fogo cruzado” em pleno exercício do amor ao próximo.

O jugo de Jesus implica, claramente, que mesmo que individualmente sejamos livres (pois ELE nos libertou), não podemos fazer nossas próprias regras, agindo a nosso belprazer.
Ao invés disso, devemos estar sujeitos à ELE, vivendo a vida de modo à agradá-LO.

O ensino de Jesus era claro: o amor. O amor é a essência de todas as virtudes morais de Cristo originadas pelo Espírito Santo, por essa razão devemos aprender com o Senhor Jesus, esse amor como parte do Fruto do Espírito, deve ser implantado em nossas vidas, somente assim poderemos viver ensinando aos que nos cercam a Palavra de Deus, em atitude eticamente cristã e em amor.

II – Caridade, o amor em ação

A tarefa de cada cristão é dupla: proclamar o Evangelho e amar ao o seu próximo. Mas amar, não é somente falar que ama, é demonstrar, ou seja, deve ser acompanhado de ação.

Quando há em nós, o amor descrito em 1 Corintios 13, esse amor não apenas nos faz sentir bem, mas também nos motiva a sermos verdadeiramente semelhantes a Deus em sua Bondade.

Viver e demonstrar o amor exige atitudes práticas que nem sempre são fáceis de fazermos.
Porém, se nosso objetivo é estar em Cristo e vencermos essa batalha na qual no encontramos em nossa vida espiritual, devemos atentar em fazer.

Vejamos:
  •  O amor não é opcional – é mandamento – somos orientados a servir uns aos outros ( 1 Jo 3.11,23;4.11).
  • O amor é demonstrável, ou seja, nosso amor a Deus é demonstrado no mesmo grau em que demonstramos amor aos outros (1 Jo 3.14; 4.7,20).
  • O amor ativo é uma ação da vontade. Somos orientados a realizar ações de amor. Se fecharmos os olhos às necessidades dos outros, nosso amor a Deus será questionado (1Jo 3.17).
  • O amor é responsivo, ou seja, nós somos capazes de amar, porque fomos e somos amados por Deus e esse Amor nos motiva a responder amorosamente aos outros (1 Jo 4.21).
Como vemos é através do amor que expressamos o caráter de Cristo e demonstramos Deus através de nossas vidas, ou seja, passamos a refletir Deus, de forma que o mundo O veja em nós, em nossas ações. E dessa forma abençoar as pessoas através dessa evidencia em nosso agir, e automaticamente estaremos glorificando à Deus, e levando outros também a faze-lo.

III – Atrair ao invés de distanciar

Se vivermos segundo os ensinos de nosso Senhor Jesus Cristo, com certeza nosso relacionamento social será muito mais frutifico, tanto com os crentes como com os que ainda não são.

Só podemos viver unidos se amarmos uns aos outros, por essa razão a Bíblia é enfática a nos dizer que devemos amar nosso próximo, e isso é de grande profundidade espiritual, é pena que muitos crentes não conheçam e muito menos exercem este mandamento. Pois é de tal importância que se não amarmos nossos irmãos... estamos em trevas, ou seja, ainda está morto espiritual. Já pensou nisso??

Veja o que nos diz o apostolo João:

“Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; quem não ama a seu irmão permanece na morte.” (1 Jo 3.14)

Vê quão grande é este mandamento? Por essa razão nosso viver cotidiano deve ser orientado e pautado pela Palavra de Deus, é nos necessário desenvolver o Fruto do Espírito, pois dessa forma teremos condição de amara nossos inimigos, fazer bem e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem, evitar conflitos desnecessários, e com toda certeza teremos um bom testemunho onde quer que formos, seja em casa, na igreja, na escola, no trabalho, etc.

Conclusão

Alguns cristãos acreditam que a fé seja um assunto pessoal que deve ser mantido particularmente.

Porém a Bíblia nos diz em 1 Pedro 3.15:

“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”

É verdade que não devemos fazer alarde, ou nos exibirmos ao compartilhar a nossa fé. Mas devemos santificar-nos, Entregando nos a Deus, de forma que o Senhor Jesus seja Senhor de
nossas vidas, e então estaremos sempre prontos para dar uma resposta branda e respeitosa quando formos inquiridos a respeito de nossa fé, nosso estilo de vida e perspectiva cristã.

Com a graça de Deus e a virtude do Espírito não precisaremos temer, nem ao menos confrontar-nos severamente, pois com Deus controlando nossos pensamentos e emoções não seremos abalados, antes testificaremos com graça e unção acerca do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Colaboração para EBDnet  - Jair César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...