COMENTARISTA:
Silas Daniel
TEXTO
BÍBLICO
Efésios 5.1421.
ENFOQUE
BÍBLICO
“E se o meu povo que se
chama pelo meu nome se humilhar e orar, e buscar a minha face e se converter
dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados,
e sararei a sua terra” (2 Crônicas
7.14).
OBJETIVOS
Destacar a importância do
Evangelho para a sociedade como um todo.
Afirmar que o poder do
Evangelho pode influenciar positivamente a vida social das pessoas e de um país
inteiro, como ocorreu durante o Avivamento Wesleyano.
Salientar a necessidade de
se clamar a Deus por um avivamento a começar em suas próprias vidas.
Sugestão
No tópico Reforma Social
permitir que alunos possam expor a vida das personagens. Ao final da aula,
falar da importância da entrega da vida a Deus. Orar com os alunos.
INTRODUÇÃO
Estudaremos, com a graça de
Deus, sobre o avivamentos na Inglaterra no século 18 e a profunda transformação
ocorrida na igreja e na sociedade.
Após
a Reforma
Na lição passada estudamos
sobre a Reforma ocorrida no século 16. Precisamos destacar que a Reforma trouxe
muitos benefícios, sendo o principal, a Bíblia na língua na maioria dos povos.
Devido à sua posição
centrada nos ensinos de Cristo, também houve inúmeras perseguições e mortes. Os
cristãos também de lutar por sua sobrevivência como na Guerra dos Trinta Anos
(16181648).
Essa guerra foi o resultado
da união dos governos católicos na Alemanha contra o protestantismo.
Finalmente, chegou se à paz.
Na França, os protestantes
sofreram um terrível massacre na “Noite de S. Bartolomeu”, 24 de agosto de
1572.
Com o correr do tempo,
embora a Reforme triunfasse em muitos países, o movimento perdeu aquela ênfase
a uma vida prática. Com as descobertas científicas apelava se para a razão em
prejuízo da fé. Os europeus devido às descobertas entraram em contato com outros
povos e religiões. Muitas disputas teológicas e pouco destaque eram dados a uma
vida de frutos, um cristianismo vivo: “Eu sou a videira, vós, as varas; quem
está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis
fazer” (Jo 15.6).
A
Inglaterra antes do avivamento
Nos cinqüenta anos iniciais
do século 18, as condições da Inglaterra eram deprimentes. A pregação era
voltada ao intelecto; não produzia mudança na vida das pessoas. Havia um conformismo
com a situação vigente. Observemos o que afirmam as Sagradas Escrituras: “E não
vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento,
para que experimenteis qual seja a boa,
agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
Os
deveres dos ministros eram deixados de lado.
A vida espiritual era
dominada pela frieza.
A embriaguez era freqüente.
Os crimes eram comuns e as
pessoas de posses ignoravam os necessitados.
O aspecto missionário também
era negligenciado.
Muitas pessoas perdiam seu dinheiro, jogando.
As brigas de animais touros,
raposas e galos eram objeto de divertimento.
Além disso, não havia
segurança para andar se à noite; muitas pessoas morriam em virtude dos tiros.
OBS: Será que conhecemos
algum lugar, com as condições dominantes da Inglaterra do século 18?
Felizmente, Deus não fica
sem suas testemunhas. Pessoas que intercedam a Deus para que Ele aja, busquem
ardentemente por mudanças no clima espiritual. A busca do batismo do Espírito
Santo, do poder prometido é fundamental.
Entre outros fiéis podemos
destacar um grupo de estudantes que intercedia, para que algo acontecesse.
Necessitamos clamar a Deus,
para que haja um avivamento. Tal como sucedeu na Inglaterra, muitos países e
situações poderão ser mudados pelo clamor dos cristãos (2 Cr 7.14).
OBS: Observemos as
condições: “(1) ‘Humilhar-se’. O povo de Deus deve reconhecer as suas faltas,
manifestar tristeza pelo seu pecado e renovar seu compromisso de fazer a
vontade de Deus. Humilhar mo nos diante de Deus e da Sua Palavra, importa em
reconhecer nossa pobreza espiritual (2 Cr 11.16; 15.12, 13, 15; 34.1519; Sl 51.17; Mt 5.3); (2) ‘Orar’. O povo de Deus deve clamar
agonizante, pedindo lhe misericórdia, deve depender totalmente dEle e confiar
Nele para a sua intervenção. A oração deve ser fervente e perseverante até Deus
responder do céu (Cf. Lc 11.113; 18.18; Tg 5.1718). (3) ‘Buscar a minha face’. O povo de Deus
deve, com dedicação, buscar a Deus de todo o coração e ansiar pela sua presença
— e não simplesmente tentar fugir da adversidade (2 Cr 11.16; 19.3; 1 Cr 16.11;
22.19; Is 55.67). (4) ‘E se desviar dos
seus maus caminhos’. O povo de Deus deve se arrepender com sinceridade,
abandonar pecados específicos e todas as formas de idolatria, renunciar o
mundanismo e chegar se a Deus; pedindo
misericórdia, perdão e purificação
(29.611; 2Rs 17.13; Jr 25.5; Zc 1.4; Hb 4.16)”. (Bíblia de Estudo
Pentecostal, p. 670 – nota a 2 Cr 7.14).
O
AVIVAMENTO DESPERTOU AS IGREJAS
Quando as pessoas afastam se
das realidades espirituais, a oração, o estudo da Bíblia tornam se escassos, é
necessário o avivamento, ou seja, uma porção do Espírito Santo em nossa vida,
para que o nosso relacionamento com Deus não seja apenas de lábios, mas de
coração. Também devemos ser frutíferos em obras, para que o Senhor seja
reconhecido em muitas vidas. Com o avivamento, as pessoas compreendem que
necessitam buscar a Deus; as igrejas se enchem com a fome da Palavra. Existe um
desejo intenso de convicção de pecados, de ser salvo e de tornar se uma testemunha
dEle aqui na terra.
É necessário desejar o
avivamento. Devemos orar como o profeta:
“Ouvi, Senhor, a tua palavra
e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos” (Hc 3.2a). É necessário ouvir
a Palavra de Deus com atenção, obedecer aos mandamentos, temer a Deus. Muitos
ouvem os ensinos bíblicos não desejam praticá los. Parece que a Palavra de Deus
não surte o efeito, porque as pessoas simplesmente ouvem, mas não seguem seus
ensinos: “Portanto, convém nos atentar com mais diligência, para as coisas que
já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas” (Hb 2.1).
As igrejas passaram a
valorizar ainda mais a pregação e a evangelização As pessoas ouviam a mensagem
da Palavra de Deus, arrependiam se eram salvas e passaram a viver uma vida de
santificação. As multidões acorriam para ouvir a mensagem da Bíblia. Se ensinarmos
a Palavra de Deus, acompanhada da oração, as pessoas serão despertadas. O que
acontece em certas ocasiões, é o pouco tempo dado à exposição bíblica. As
multidões se formam para ouvir a pregação, pois a Bíblia dá resposta ao coração
do homem.
OBS.
Quando Wesley pregou na Geórgia, “a população inteira afluía para ouvir a sua
pregação.
A influência de seus sermões
foi tal que, depois de dez dias, uma sala de baile ficou quase inteiramente
abandonada, enquanto a igreja se
enchia de pessoas
que oravam e eram
salvas” (Orlando Boyer. Heróis da Fé, p. 66).
NÃO
FOI DIFERENTE COM GEORGE WHITEFIELD.
OBS: Os relatos mostram o
desejo de ouvir se a mensagem divina: “Aos domingos era comum verem se as ruas
desde cedo apinhadas de gente indo para o local da pregação para garantirem os seus
lugares, com faróis nas mãos e
conversando sobre as coisas da eternidade”. O próprio Whitefield testemunha:
“Nunca vi uma coisa destas antes; alguns supunham que havia entre 30 e 40 mil
pessoas presentes e perto de oitenta carruagens, além de muitos a cavalo; houve
um silêncio profundo entre eles e preguei durante uma hora e meia” (Harold
Fischer. Avivamentos que avivam, p. 103104).
Entretanto, o avivamento não
estava limitado a permanecer apenas dentro da igreja ou de se ouvirem as mensagens.
O avivamento refletiu se na evangelização, missões e na sociedade em geral.
O grande resultado do
avivamento foi o moderno movimento missionário.
Guilherme (Wiliam) Carey
(1761 1834). Sem o avivamento, as
Missões não teriam o impulso extraordinário ocorrido no século 18.
Carey era um menino amante
da natureza. Aprendeu línguas e lia a Bíblia. Era sapateiro. Aos dezoito anos converteu
se. A leitura do livro “As Viagens do Capitão Cook” permitiu que refletisse
sobre a vida doa pagãos. A partir desse momento, fez um mapa múndi, onde
colocava a características de cada país.
Continuava a trabalhar como sapateiro e, ao olhar para o mapa, pensava
na necessidade dos povos serem evangelizados. Um dia, pregou sobre Is 54.23. Enfatizou: “Espere grandes coisas de Deus!”
“Realize grandes coisas para Deus!”. Os ouvintes, comovidos, criaram a primeira
sociedade missionária para a pregação do Evangelho. Casou se e teve
filhos. Mais tarde, Carey foi enviado à
Índia, onde realizou um importante trabalho. Além disso, traduziu a Bíblia para
a língua indiana e em vários dialetos. Escreveu várias gramáticas e
organizou vários dicionários. Um jovem que possuía um coração
ardente por Missões.
Não foi fácil sua missão,
mas Ele foi incansável, morrendo em 1834 com 73 anos.
A
VIDA DE WESLEY
Wesley procedia de uma
família de dezenove filhos; ele era o décimo quinto filho. Seus pais eram
Samuel e Susana Wesley. Aos cinco anos,
teve uma experiência marcante. A casa dos Wesley se incendiou; toda a família
conseguiu sair da casa, exceto João, que estava dormindo. Várias tentativas
frustradas realizaram se para tentar salvar João. A família do lado de fora
permanecia orando. A criança acordou e subiu em uma mala que estava junto à
janela. Então, resolveram fazer uma rede humana. Cada pessoa subiu no ombro de
outra e, assim, retiraram João da casa, momentos antes que esta ruísse. A casa
oi perdida. Ele recordava a experiência dizendo que era “um tição tirado do
meio do ogo” (Zc 3.2).
SUA
EDUCAÇÃO
A mãe Susana preocupava se
com a educação dos filhos.
OBS: “Susana marcava o
quinto aniversário de cada filho como o dia em que deviam aprender o alfabeto;
e todos, a não ser dois, cumpriram a tarefa no tempo marcado. No dia seguinte,
a criança que completava cinco anos e aprendia o alfabeto, começava estudo da
leitura, iniciando o com o primeiro versículo da Bíblia” (Heróis da Fé, p.62).
As crianças eram orientadas
a dar graças pelos alimentos; antes de saber fala, faziam no com gestos. Com
tantos filhos, Susana separava um dia na semana para conversar sobre suas
dúvidas. Ela não descuidava da educação espiritual dos filhos.
OBS: Quando criança, João
perguntou à mãe, o que era pecado. A resposta foi: — Meu filho, se você quiser
julgar da legalidade ou ilegalidade de um prazer, adote esta regra: Qualquer
coisa que debilite a sua razão, que diminua a sensibilidade de sua consciência,
obscureça a sua concepção de Deus, ou enfraqueça o seu gosto pelas coisas
espirituais, qualquer coisa que aumente o domínio do corpo sobre a mente, isso
é pecado, por mais inocente que pareça” (Natanael de Barros ALMEIDA. Tesouro de
Ilustrações, v.2,p.37).
Depois do incêndio, a mãe
compreendeu que Deus tinha grandes planos na vida de João e resolveu prepará lo
para essa missão.
OBS: Susana assim escreveu
com referência a João: ‘Senhor, esforçar-me ei mais definitivamente em prol
desta criança, a qual alvaste tão misericordiosamente. Procurarei transmitir
lhe fielmente ao coração os princípios da tua religião e virtude. Senhor, dá me
graça necessária para fazer isso sincera e sabiamente, e abençoa os meus
esforços com grande êxito!’ (Heróis da Fé, p.6263).
Uma das atividades diárias
era a realização do culto doméstico. Embora tivessem muito trabalho, familiares
e empregados reuniam se para adorar a Deus.
Quando o marido não podia estar presente, Susana dirigia o culto. Muitas
pessoas também participavam do culto doméstico.
Podemos verificar que o
ambiente espiritual era fervente na casa dos Wesley, apesar das atividades
normais de uma família. Havia estudo da Bíblia, aconselhamento e oração. As
perguntas dos filhos eram respondidas.
João estudou em escola
pública e mais tarde, cursou a universidade de Oxford. Tinha o hábito de
levantar se às quatro horas da manhã, costume que conservou o resto da vida.
João integrante de um grupo
de estudantes de Oxford: que eram rigorosos em suas práticas religiosas e
estudantis : era o “Clube Santo”. Deste clube eram integrantes João e Carlos
Wesley e Jorge Whitefield. Também foram denominados “metodistas”, isto é que
tinham método devido a seu estudo bíblico, hábitos de oração constantes e também por sua ação social nas prisões e
entre as pessoas desfavorecidas. O clube
santo era um grupo de estudantes que se reuniam para orar, estudar a Bíblia
diariamente, jejuavam dias vezes por semana, visitavam os doentes e presos. Que
maravilha, quando os estudantes de uma universidade também somam suas forças
para oração e meditação nas Escrituras!
WESLEY NA GEÓRGIA E SUA
EXPERIÊNCIA DE CONVERSÃO
Ele atendeu a um chamado e
foi ministrar aos índios na Geórgia na América. Entretanto, João ainda tinha
uma dúvida. OBS: “Faz dois anos e quase quatro meses que deixei a minha terra
natal para pregar aos índios da Geórgia, entretanto, o que cheguei eu, a saber?
Ora, vim a saber o que eu menos esperava:
fui à América para converter
outros, mas nunca fora
realmente convertido a Deus”. (Heróis da Fé, p.66). Na viagem tomou
contato com os morávios. Houve um grave perigo, quando o mastro maior do navio quebrou
se assustando a todos. Entretanto, o grupo morávio permaneceu cantando hinos e
puderam acalmar a todos. Wesley ficou impressionado com a atitude dos morávios,
pois ele temera perder a vida.
OBS: O fundador da
comunidade moraviana foi o Conde Nicolau von Zinzendorf (17001760).
Recebeu em seu território na
Saxônia, cristãos expulsos da Morávia. A comunidade tornou se um grande centro
missionário.
Em 24 de maio de 1738,
ouvindo o prefácio do Comentário aos Romanos, de Lutero, algo extraordinário
aconteceu, quando ouviu que a fé é a operação de Deus em nós.
OBS: João Wesley “sentiu que
‘fé é Deus falando em mim é Deus apelando para Si mesmo, através de mim. É Deus
levantando a minha mão para receber
aquilo que Ele quer me dar’. E
naquele instante ele caiu de joelhos e empolgou toda aquela reunião com a
declaração de que agora sim, ele entendia o que era fé” (Russell SHEDD. Tão
Grande Salvação, p.39).
Dezoito dias após a sua
conversão, Wesley iniciou a pregar sobre a salvação e contra o formalismo, uma
religião apenas de lábios. A convite de Jorge Whitefield pregou ao ar livre em
Bristol; na noite seguinte já eram três mil pessoas. Visitando Epworth, ofereceu
se para ajudar o pastor, mas foi recusado. Uma pessoa disse a Wesley que, tendo
sido impedido de
pregar, deveria fazêlo no dia seguinte às seis horas. No horário
marcado, Wesley pregou na parte do templo, onde estava localizado o túmulo de seu pai. Sobre o túmulo, pregou.
A sua mensagem foi: “O reino dos céus não é comida nem bebida, mas justiça e
paz e grande alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). Durante uma semana, ele
pregou no mesmo lugar com bons resultados... Wesley foi severamente perseguido.
Touros eram conduzidos para seus auditórios e homens viciados eram pagos para
realizarem distúrbios. João Wesley foi incansável no seu trabalho de conduzir
pessoas a Cristo
OBS: Durante a sua vida,
“percorreu 401 mil quilômetros, na sua maioria a cavalo, e pregou mais de 40
mil sermões, sendo, às vezes, a mais de 20 mil pessoas. Quando morreu aos 88
anos, ele deixou alguns 300 pregadores itinerantes e mil pregadores para
aumentar a sociedade que ele havia
formado de 120 mil membros reconhecidos” (Harold. A. FISCHER. Avivamentos que
avivam, p.101, tr.Messias Freire).
Wesley passava duas horas ou
mais por dia em oração. Realizava culto de vigílias, uma vez por mês. Também
era um homem que estudava a Bíblia.
OBS: Alguém se referiu a
Wesley: “Explicase o poder de Wesley pelo fato de ele ser ‘homo
unius libri’, isto é um homem de um livro, e esse Livro é a Bíblia” (Heróis da Fé, p.71).
Como era impedido de pregar,
muitas vezes, nas igrejas, ele fez muitas pregações ao arlivre. Em 7 de
outubro de 1790, fez sua última pregação, sobre o texto: “O reino de Deus está
próximo, arrependeivos, e crede no Evangelho”
(Mc1.15b). A morte de Wesley ocorreu em 2 de março de 1791. . Duas
vezes, assim se expressou: “O melhor de tudo é que Deus está conosco”. Às dez
horas, declarou: “Adeus!” e assim partiu para o Senhor.
COOPERADORES DE WESLEY
Nós não podemos fazer
sozinhos a obra de Deus.
Precisamos de cooperadores,
pessoas que tenham o mesmo ideal: trabalhara para Cristo.
ß Carlos (17071788) Era irmão de Wesley.
Também foi grande pregador, porém a sua contribuição maior deuse na parte musical. Foi compositor de cerca de
seis mil hinos. Os filhos Charles e Samuel, também tornaram se compositores e
músicos importantes.
ß Jorge Whitefield (17141770). Apesar de sofrer dos pulmões sua vos era
ouvida a mais de um quilômetro (não
havia microfone). O dia de sua consagração ao ministério,
passou o em jejum e oração: “No domingo,
levantei me de madrugada e orei sobre o assunto da epístola de Paulo a
Timóteo, especialmente sobre o preceito:
‘Ninguém despreze a tua
mocidade’. Quando o ancião me impôs as suas mãos, se meu vil
coração não me engana,
ofereci todo o meu
espírito, alma e
corpo para o serviço no santuário de Deus ... Posso
testificar, perante os céus e a terra, que deime a mim mesmo, quando o ancião
me impôs as mãos, para ser um mártir por aquele que foi pregado na cruz em meu
lugar ...” (Heróis da Fé, p.75).
Este servo
de Deus teve a
cooperação da condessa
de Huntingdon que construiu salões a
fim de que
o evangelho fosse
pregado e também
sustentou ministros.
Pessoas as aristocracia converteram
se inclusive Lady Chesterfield,
filha do rei George I.
Foi grande evangelista itinerante. Foi pregador ao ar livre. Sofreu
muita oposição.
OBS: “Calcula se que tenha
pregado dezoito mil sermões, dos quais somente noventa sobrevivem em forma
impressa. Somos informados de que sua presença física não era imponente. O
sarampo, que o afetara na meninice, deixara o com um olhar meio desviado. Seus
gestos eram dramáticos e impressionantes, embora sem exageros. Sua voz era
agradável e atrativa. Acima de tudo, expressava se de forma a demonstrar grande
zelo e intensidade, tornando se uma espécie de protótipo dos grandes
evangelistas que se seguiram” (Russell Norman CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia
Teologia e Filosofia, p.696).
Podemos também dizer aos
Juvenis: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê o exemplo dos fiéis, na
palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza” (1 Tm 4.13).
Entretanto, qualquer serviço que
for colocado para
ser feito, faça o
com dedicação, amor, oração e zelo de Deus. Busque o poder do Espírito
Santo. Deus fará a sua obra em cada Juvenil que deseje abrir o seu coração para
Deus!
A Inglaterra experimentou
reformas sociais profundas, que influenciaram até outras nações A maioria das
reformas sociais entre 1787 a 1850 foram decorrentes do avivamento que ocorreu
na Inglaterra. O Evangelho provocou mudanças de vida e houve o desejo de agirem
na sociedade para mudar situações. Surgiu um partido chamado de “Evangélicos” composto
de ministros e de leigos. O avivamento se refletia não apenas na pregação, como
também no desejo de fazer algo pela sociedade, atuar para que esta seguisse
padrões cristãos O Evangelho deve ser um agente de transformação, influenciando
o relacionamento social.
Pessoas
que fizeram a diferença:
ß William Wilberforce (17591833).
Antes
levara uma vida dissoluta.
Converteu se em 1784 e
dedicou sua vida a uma causa nobre: abolição da escravatura no Império
Britânico. Tornou se líder do movimento abolicionista. Um jovem dedicado à causa cristã. Ele poderia
ter pensado: “O que eu tenho com isso?” Mas, ele resolveu agir e usar seus
conhecimentos para o serviço cristão. Em 1807, os ingleses foram proibidos de
participarem do comércio de escravos. A escravidão foi erradicada Império
britânico por uma ato aprovado antes da morte de Wilberforce em 1833.
OBS: A lei de 1833
“destinava cerca de 100 milhões de dólares para compensar os proprietários que
libertaram cerca de 700 mil escravos” (Earle E. CAIRNS. O Cristianismo através
dos séculos, p. 381).
Outros países também
aboliram a escravatura graças ao esforço da Inglaterra, indenizando também
países.
OBS: “Espanha e Portugal só
aprovaram a medida depois que lhe foram prometidas 700 mil libras do tesouro
inglês” (História do Cristianismo, p.381)
ß Lord Shaftesbury (1801 1885). Filho de pais influentes, foi
conduzido a Cristo por sua babá. Ocupou sua vida, trabalhando a favor das
pessoas carentes. Observamos algumas realizações de Shaftesbury: em 1840,
obteve aprovação de uma lei que proibia
que menores de dezesseis anos trabalhassem no arriscado serviço de limpeza de
chaminés; 2) Em 1842, graças à sua atuação foi aprovada uma lei que impedia que
mulheres e meninos menores de dez anos trabalhassem nas minas.
ß John
H. Howard (17261790). Também influenciado pelo
avivamento de Wesley, dedicou sua vida para fazer reforma no sistema das
prisões. Investiu a quantia de 30 mil
libras de seu bolso para concretizar mudanças. Assim, os carcereiros eram
remunerados devidamente, não necessitando subtrair dinheiro dos presos. As sentenças tornaram se corretivas,
não punitivas.
ß Elizabeth G. Frry (1780 1845). Trabalhou para a melhoria das
condições das prisões femininas.
ß Robert
Raikes. Com o objetivo de retirar
as crianças da rua, o jornalista Robert Raikes em 1780, populariza a Escola
Dominical. Foi um movimento de ação social, pois Raikes que já participara de
trabalhos junto a presidiários, não desejava que as crianças tivessem o mesmo
destino. (No Portal, existe artigo, focalizando a história da Escola
Dominical).
CONCLUSÃO
Homens dedicados à obra,
zelosos cumpriram a sua missão no fervor do Espírito Santo.
A oposição declarada não fez
desistir os servos de Deus de sua missão.
Devemos buscar o avivamento;
não permitamos que diminua de intensidade nosso fervor a Deus, nossa disposição
de serviLo.
O avivamento começa em nós;
no nosso coração, no nosso clamor a Deus.
Estaremos dispostos a ser os
vasos de Deus e render LHE toda glória?
Oremos e cantemos com
fervor: “Derrama sobre nós o Teu Espírito,/E aos que sofrem dá Tua proteção;/A
orar ficamos em amor unidos,/Para obter a prometida unção,/A orar ficamos em
amor unidos,/Para obter a prometida unção”
(3 a estrofe do hino 387 da Harpa Cristã).
Muito bom esse estudo, enriquecedor !!!!!!
ResponderExcluirmuito bom esse estudo, enriquecedor !!!!!!!
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