domingo, 4 de março de 2012

LIÇÃO 10 – SALMOS FALAM DE SOLIDÃO

COMENTARISTA: Regia Carvalho

 ENFOQUE BÍBLICO

“Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.” Is 49.15

OBJETIVOS

Conceituar e exemplificar a solidão.
Explicar as causas da solidão
Apresentar maneiras de resolver o problema da solidão      

INTRODUÇÃO

Quem gostaria de viver na solidão? Incrível mas já percebeu que às vezes queremos ficar só, não sabemos o porquê disso, se o ser humano foi feito para a vida gregária. Mas temos necessidades de ficarmos momentos isolados, principalmente quando há uma sobre carga de trabalho, problemas a serem resolvidos. Existe algo complicado para entender aquilo que faz mal para uma pessoa pode ser alegria do outro, numa separação, por exemplo, um pode sofrer tanto enquanto o outro pode pensar que esta se escapando de algo ruim e se alegrar com tudo isso.


Não somos todos iguais, o professor (a), deve notar que na classe tem alunos com todos os tipos de temperamentos, uns suportam certas dificuldades e não sofrem tantos outros já necessitam de ajuda para sair de situações difíceis e se não forem ajudados ficarão depressivos e podem até serem acometidos com doenças físicas alem da solidão. Mas afinal que mal é esse tão debatido na filosofia, na psicologia, pelos analistas enfim um assunto bem presente “solidão”, não é mais tema de poesia, é a doença do século XXI.

CONCEITUANDO E EXEMPLIFICANDO A SOLIDÃO

O dicionário define como estado de quem vive só; isolamento. Uma pessoa desamparada, solitário. Segundo dados da organização mundial da saúde, solidão é um dos mais graves problemas nesta virada de milênio é um dos fenômenos psicossociais que mais tem levado pacientes a escritório de psicólogos e analistas. 

Existem algumas razões que levam a esses indicadores alarmantes. A primeira razão é que todo ser humano tem a necessidade de pertencer a grupo cujas regras sejam claras e que lhe permitam transitar por ele e de modo confiante e seguro. É importante que haja afinidades e que o grupo desperte um estado de pertencimento.

A família é o primeiro contexto responsável por transmitir ao jovem esse sentimento de acolhimento e de pertencimento. Para que o jovem estabeleça uma aliança fora de casa em um processo natural de sua busca de independência, ele necessita de modelos e nada melhor que a família. 

O problema é que no avanço de hoje o jovem não se sente parte integrada da família, as famílias em geral se sente perdidas no relacionamento enquanto os filhos crescem. Por essa razão não podem passar os valores éticos e morais que incluam solidariedade, honestidade, cooperação, bem como estabelecer regras claras para a sobrevivência. A perda dessa bússola, trás solidão profunda.

Outra razão é a sociedade exigente no que tange a competitividade, com isso as pessoas mais tímidas e as sensíveis sofrem vários distúrbios ao ter que interagir-se. Essas dificuldades os levam a sentir solitários, isolados de uma competitividade que muitas vezes é desonesta.

A impressão é que não há em quem confiar isso é muito complicado. Veja um exemplo bem simples: Foi-se o tempo em que duas amigas eram cúmplices quando uma delas estava apaixonada por um rapaz, mas, agora existe o risco de que a amiga fique com ele também. Não há como evitar a angustia, a traição, a ferida que contaminam os veículos, que geram solidão.

A solidão atinge a homens e mulheres de todas as idades, um dos grandes flagelos da humanidade. Não da para imaginar um mundo em que as pessoas vivem quase que empilhadas um mal dessa natureza possa atingir milhares de pessoas. Vivemos em um mundo plugado em questões de segundos podemos dar uma volta ao mundo, através dos meios de comunicações estamos conectados com pessoas que jamais vamos conhecê-las, nem sabemos quem são. Reuniões, palestras, informações de modo geral são realizadas sem que todos estejam em um mesmo lugar, até mesmo julgamentos já estão sendo realizados com o réu em outra cidade ou distante do magistrado.

No entanto estamos desligados das pessoas que nos amam, filhos não falam mais com seus pais, passam a maior parte de seu tempo ligado nas parafernálias eletrônicas. A própria TV, um instrumento de entretenimento, já é instrumento que causa separação familiar, não há mais dialogo entre os seres. Essa corrida para compreender e aprender lidar com todo esse amarfanhado de coisas, trás distanciamento das pessoas. Não há como escapar da solidão, mesmo dentro da casa, onde deveria ser o local de aprendizado, de preparação para enfrentamento na sociedade, as pessoas vivem solitárias. Uma nova modalidade de família se forma; aquele “sim” do altar agora é “por enquanto sim”(folha universal 871), aquela educação dada aos filhos no sentido de orientá-los para a vida futura não temos mais tempo, então cada um por si. Suzana Wesley, quando perguntaram a ela: “qual a razão de todos os seus filhos serem pastores? A resposta foi: Cheguei antes do diabo e lhes ensinei.”

Muito diferente hoje para se livrar dos filhos os pais adquirem celulares, computadores, games e presenteiam-lhes ainda na pré-adolescência. Boa parte deles a partir daí não participa mais dos cultos, ajoelham nas igrejas e ficam enviando torpedos, alguns estão conectados na internet, entram no mundo da pornografia e depois ficam sofrendo uma solidão infinda, pois quer namorar moças parecidas com aquelas produzidas pela tecnologia, diferente do mundo real.

1- A solidão natural

Todo ser humano necessita de companhia, amizades, enfim viver em sociedade. É natural viver uma solidão quando apartado de seus familiares, amigos mais próximos. Em um divorcio, por exemplo, os filhos sentirão a ausência de um dos progenitores, não poderão mais estar com os dois e isto trás uma solidão natural. 

Esse tipo de solidão pode ser solucionado com a amizade dos cônjuges separados, facilitando assim a situação dos filhos enquanto menor. Outra coisa é quando um filho vai embora do lar, deixando ele a casa é normal a mãe por mais que tenha outros filhos sentir solidão. O rompimento de um namoro pode trazer solidão a um dos nubentes. Ainda que não podemo-nos esquecer dos melancólicos que sempre reclamam que ninguém gosta deles que são sozinhos e não tem amigos.

2- A solidão voluntaria

Essa em alguns momentos pode ser benéfica, há momentos que sentimos a necessidade de estar a sós. Esse tipo de solidão faz com que nos encontramos a nós mesmos, analisamos e fazemos uma retrospectiva de nossas ações e fazemos uma introspecção também. Ficar sozinho em uma floresta ou numa praia deserta faz muito bem a nossa saúde. 

O ponto mais importante é manter momentos a sós com Deus, sentir nitidamente a sua presença em nossas vidas isso fará com que despojamos de toda carnalidade possível.

A solidão voluntaria tem também o seu lado pernicioso, por meio dela se chega facilmente à exacerbação do EU. Podemo-nos julgar superiores aos demais seres humanos. Alguns chegam ao cumulo de se igualar ao próprio Deus (Lc 18.13)

3- A solidão involuntária

Nesse caso não é a nossa vontade, mas às vezes nos sentimos solitários, solidão involuntária é a pior de todas, você não quer estar só, mas esta. Jesus sofreu essa solidão a partir Getsêmani e foi até a cruz. Houve um momento que ele gritou “Meu Deus porque me desamparaste”. Em (Mt 26.40), Jesus sente a agonia de abandono pelos discípulos e na cruz agonizante não sente a presença do Pai (Mt 27.46).

AS CAUSAS DA SOLIDÃO

O pastor Jaime Kemp apresenta em sua coluna no Bíblia Word Net, as seguintes causas:

Obsessão  pela eficiência - quando não atingido causa sentimento de inutilidade e falta de significado para a vida.
A ruptura de relacionamentos - principalmente os adolescentes com a separação dos pais.
Baixa estima - cuidado ao depreciar uma pessoa colocada para realizar algo que não é a sua especialidade. Ele se sentira um incompetente e pode nunca mais querer fazer nada. Alguns olham nos espelhos e se entristece por não ter o corpo que desejaria ter. É uma das causas da baixa estima.
Relacionamentos inadequados – jugo desigual, uma criança até os nove anos de idade precisa muito de um relacionamento bem adequado para enfrentar a adolescência.
Medo – as pessoas lutam e se escondem para viver uma solidão profunda, ela se escondem com medo de cair a mascara e revelar-lhes.
Desejo de dependência – anseio por autonomia, adolescentes são os mais atingidos nesse quesito.
Circunstancias – abandono do namorado (a), reprovação no vestibular, mudanças de bairro ou cidade.
Indisposição para comunicar-se – é uma das raízes da solidão pessoal.
Repercussão espiritual – solidão é o resultado do distanciamento de Deus. A rebelião humana foi à causa parcial da solidão.

O Pr Kemp ainda cita outras causas como a timidez, rejeição, doença física, sentimento de não pertenço, conflito não resolvido, morte de ente querido, desejo de namorar alguém que nunca se interessa e muitas atividades.

Solidão não se trata de algo banal que deve ser deixado para lá, a pessoa pode correr sérios riscos, pois outros problemas poderão acompaha-la. Problemas como: extrema aflição, a pessoa pode ficar fora da realidade, achar que a vida não vale a pena, desesperançado com uma situação. Estes problemas são as causas da maioria dos suicídios, nos EUA, trinta mil pessoas se suicidam entre os 15 e 44 anos. Esse tipo de morte lá ocupa a 8ª posição entre as causas gerais de morte . (site ABC da saúde).

A Bíblia fala de alguns homens que se desesperançaram da vida, dentre eles Elias, pediu para morrer (1Rs 19.4), Jonas também pediu para morrer e alias ele quando jogado no mar teve seu consentimento, ninguém jamais conseguira sair ileso sendo jogado nas águas em distancias impossíveis de alcançar as margens , Deus o livrou. Mas no final da historia missão cumprida, Jonas esta vivendo uma profunda solidão e desejando a morte (Jn 4.1-3).

MANEIRAS DE RESOLVER O PROBLEMA DA SOLIDÃO

Eu diria que companheirismo é uma das maneiras de ajudar na solidão, aquele companheirismo que não ambiciona nada para si. Pois a casos em que pessoas mal intencionadas aparecem para ajudar no sentido de aproveitar de uma situação. Por exemplo, lucrar alguns valores, humilhar a pessoa porque em outra ocasião ele (a) se sentiu ofendido com alguma coisa então esse é o momento de se vingar? Pelo contrario a vingança não pertence a nós devemos ajudar com palavras de animo, lendo passagens bíblicas, testemunhando para que a pessoa se anime outra vez.

O profeta Elias estava deitado debaixo de um zimbro, facilmente seria encontrado e morto. Deus mandou-lhe comida e água por duas vezes, houve ali uma insistência, pois Elias estava muito abatido. Quarenta dias depois ele esta enfiado numa caverna com os mesmos problemas e Deus torna lhe falar e desperta-lo. O companheirismo divino foi muito importante na vida de Elias, ele tinha credito com Deus, mesmo que ele não quisesse mais falar com Deus e nem servi-lo mais como profeta, não foi deixado morrer depressivo e Deus que tudo pode fazer por sua soberania, pensou o seguinte: Elias não vai morrer de jeito nenhum, vou trazê-lo para o céu sem provar essa morte que ele tanto deseja. (conjectura minha)

Deus é quem cuida dos seus, principalmente os que ele chamou e enviou a algum trabalho especifico. Jonas quando entrou em depressão Deus estava lá juntinho dele, falando e orientando aquele grande homem, que muitas vezes o chamamos de fujão e de tantas outras coisas. Deus nunca pensou assim de Jonas, quem dera todos pudéssemos ter a amizade de Deus como esse profeta. Não da para avaliar o valor desse profeta perante Deus, até no ventre do grande peixe, Deus cuidou e ficou esperando a decisão, parece que Deus entrou com ele no peixe (Jn 2.1). Na hora que o sol esquentou devido ao vento enviado especialmente por Deus, Jonas desfaleceu a alegria foi embora e ele quis de novo morrer. Quem estava lá? O Soberano com voz poderosa e firme. Vamos aqui conjecturar Jonas repousava esperando a derrocada da cidade, Deus mandou o sol escaldante aquecer a cabeça dele e ficou ali ao seu lado. O profeta acordou irado, cheio de impropérios, ouviu quando Deus lhe perguntou:

“É razoável essa tua ira por causa da planta? (Jn 4.9 – ARA)

Poderíamos falar de outros tais qual profeta Jeremias, porem gostaria deixar aqui algumas maneiras de resolver o problema da solidão. Já vimos no inicio que existem médicos que tratam do assunto que são os psicólogos, porém nunca devemos nos esquecer de dois fatores fundamentais para nós os cristãos que é a Palavra de Deus e a oração. A Palavra pode ser lida ou ouvida, através dela vem à fé, que faz transpor as barreiras da solidão. Quanto à vida de oração nos coloca frente a frente com o Criador, ele nos ouve, entende tudo, é nosso melhor amigo, tudo que você falar com Ele, jamais alguém vai saber nossos segredos são guardados. Ele é fiel.

CONCLUSÃO

Podemos ver uma pessoa andando só e ela não esta passando por nenhuma solidão, embora solidão signifique desacompanhado, isolado, solitário etc., ela é um estado de espírito. Eis a razão do porque mesmo estando em meio às multidões é possível estar passando por uma terrível angustia e se sentindo só. As muitas causas que levam a solidão afetam a todas as famílias, razão de homens e mulheres em todas as idades ser atingidas com esse terrível mal, conhecido como a doença do século. A igreja deve estar atenta, exatamente nesse momento que o mundo passa por uma crise, muitas empresas falindo, outras diminuindo seus quadros de funcionários. Já estamos tendo desempregados, empresários endividados, falindo, tudo isso reflete na vida espiritual.  Eis o momento de agirmos com companheirismo, cordialidade oração, jejum e pregação da Genuína Palavra de Deus, que gerará fé nos corações e fará que esse mal terrível chamado solidão fique bem longe de nossas igrejas (At 2.42-47).

OBRAS CONSULTADAS
Soma .com.br
Blog Elizabeth salgado
Bíblia Word Net – espaço jovem com Pr Jaime Kemp
ABC da saúde.com

Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues
l",/ � s s З � olor:black'>Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...