domingo, 4 de março de 2012

LIÇÃO 9 – SALMOS FALAM DE SONHOS


COMENTARISTA: Regia Carvalho

Enfoque Bíblico:
“Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Pv 16.3)

OBJETIVOS:

Estabelecer diferença entre sonhos e planos.
Demonstrar através das experiências bíblicas que Deus está no controle de todas as coisas.
Explicar os passos que devemos seguir para realizar nossos sonhos.

INTRODUÇÃO: 

“Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais. (Thomas A. Edison). O autor dessa frase foi um grande inventor, disse ele que o maior elogio que recebeu ao longo de sua vida como inventor foi: “Nunca vai funcionar”, no entanto sua biografia é uma das mais engraçadas que já li, nem o professor pode suportá-lo na escola, coube a sua mãe lhe ensiná-lo em casa e ele aprendeu o que lhe convinha. Resumindo era um ateu confesso que sonhava, seus planos as vezes faziam tremer a casa, no entanto ele tem 1300 patentes registradas em seu nome, sendo 1093 dele próprio. Dentre seus inventos estão hoje ai a lâmpada elétrica incandesceste, o telefone e tantos outros, ele é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX.


Um homem ateu consegue fazer uma revolução gigantesca como essa, sem ter ido à escola, analise você jovem, crente, servo de Deus, parado desanimado, talvez porque alguém disse que você é um fracasso. Você não é um fracasso a lâmpada esta brilhando hoje, mas foram milhares de tentativas para te-la funcionando. O apostolo Paulo mandou um moço ir embora de sua comitiva, discutiu com Barnabé, separou a comitiva, mas não levou o moço. Aquele moço tinha sonhos, queria ser um missionário, um obreiro aprovado, no entanto não deu certo, enganam-se quem pensa que ele tenha ido para casa, desanimado e triste, falando um monte de asneira sobre o apostolo Paulo. Ele tinha tudo para ficar ao lado de Barnabé, no entanto aquele jovem foi se preparar e ficar pronto para realizar seus sonhos. Imagine a alegria quando anos mais tarde João Marcos leu ou foi avisado; “Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério” (NVI)  (At 15.36-41; 2Tm 4.11)

DIFERENÇA ENTRE SONHOS E PLANOS.

O que é sonho? Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante o nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero tem sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham não se sabe com o quê. Na religião o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Uma aspiração, um desejo também é conhecido como sonho.

Uma das definições encontrada nos dicionários é que; sonho é uma aspiração que significa também anseio, pretensão, vontade, algo da imaginação. Há poucos dias o tema do discurso do Dr Martin Luther King Jr, veio à tona nos discursos do então presidente eleito nos EUA, Barack Hussein Obama Jr.

O discurso de Luther King tinha como tema: “I have a dream” (Eu tenho um sonho), seu sonho era ver o mundo sem discriminação racial ou social, defendia também os direitos das mulheres, um sonho de liberdade, sonhava em ver os direitos de todos iguais na constituição americana e que houvesse um futuro harmonioso entre brancos e negros. Esse discurso aconteceu no dia 28/08/1963, Dr Luther King era bacharel em Sociologia, Teólogo com especialização em Teologia Sistemática e pastor Batista. Era também político ativista e líder estadunidense em defesa aos direitos humanos, que munido de sonhos, liderava grandes marchas em torno daquilo que acreditava ou almejava, sua luta por tudo isso se encerrou no dia 4/4/1968, quando foi assassinado em Menphis enquanto se preparava para participar de mais uma marcha.

Recentemente o mundo lembrou-se da frase “eu tenho um sonho”, muito se discutiu sobre o sonho de Luther King, quando Barack Obama iniciou sua luta política para ser o presidente da nação mais poderosa do mundo. As pessoas que conhece Barack, dizem que ele é ardiloso quando tem sonhos, sendo eleito Senador, foi recebido com frieza por ser negro, embora todos respeitassem sua sabedoria, conta seus amigos que ele montou um jogo de cartas no inicio eram oito pessoas depois acabaram conquistando a todos e essa amizade o levou vencer as eleições dentro do partido democrata, vencendo assim as eleições para presidente, era um sonho que para ele se tornou realidade.

Nem todos os sonhos são bons, alguns se tornam verdadeiros pesadelos, no Brasil Collor de Mello, sonhava em ser Presidente, conseguiu, vencendo as eleições, como é uma historia recente, todos nós conhecemos e sabemos o pesadelo vivido por ele. Na Bíblia há uma historia interessante de um sonhador ambicioso que viveu um terrível pesadelo. É a historia de Sebna ele era tesoureiro e mordomo na casa real, tinha um sonho de ser sepultado em um tumulo cavado nos altos. Foi deposto do cargo e humilhado, um sonho que se tornou num verdadeiro pesadelo (Is 22. 15-25).

Sonho é uma ambição, que nem sempre da certo, quantos casamentos do sonho, desfeito, quantas conquistas que não são benéficas. Devemos ter muito cuidado com os sonhos, alguns vivem em um mundo esquizofrênico, não trabalham, não estudam, não se preparam para a vida. Às vezes eu vejo nos ônibus, nos meios de transporte geral, moços adolescentes entre 16 – 18 anos, que buscam suas namoradas nos colégios e não tem dinheiro, a garota entra no ônibus com sua carteira estudantil e o garotão fica lá tentando convencer o motorista a levá-lo gratuitamente. Que mundo vive esse garoto? E que sonho tem essa garota?

Na Bíblia também encontramos homens e mulheres que sonharam. Alguns eram servos de Deus e outros não, mas sonharam, falamos muito nos sonhos de Jacó, de Jose, mas vamos analisar dois homens que sonharam, um foi Faraó e o outro Nabucodonosor. Ambos sonharam com respeito ao futuro da humanidade, Faraó sonhou com uma tremenda fome em toda a terra (Gn 41).

O sonho de Nabucodonosor incluía todos os reinos do mundo a estatua tinha cabeça de ouro fino, peito e braços de prata, ventre e suas cochas de cobre, pernas de ferro e pés ferro misturado com barro (Dn 2). Tanto Faraó quanto Nabucodonosor o sonho veio em um período de sono, eles não estavam sentados em seus tronos ambicionando algo.

Os planos vêm na seqüência de cada sonho, citamos o presidente eleito dos EUA, antes era apenas um sonho, agora ele é o presidente, precisa executar os planos. O pacote econômico é um exemplo de realizações. Faraó para execução do plano precisou de Jose, já o sonho de Nabucodonosor não depende de homens para a execução, até hoje seu sonho se cumpre. A pedra ainda não veio para destruir a estatua. 

Os planos devem ser elaborados para a realização dos sonhos. Na orientação didática encontramos a seguinte orientação: pergunte a você mesmo e aos alunos – O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer e como fazer? Como avaliar o que foi alcançado?

DEUS ESTA NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS.

Como é bom servi-lo, quantas vezes nossos sonhos são tão reais no inicio e depois se torna em pesadelo, já imaginou se não houvesse controle divino? Tudo esta em suas mãos o sonho de Israel como nação era ter um rei (1Sm 8), não era essa a vontade Divina, mas Deus concedeu-lhes um rei para assim afagar o desejo da nação. Não demorou muito Saul o escolhido saiu da presença de Deus (1Sm15.11), o Soberano na sua infinita misericórdia o tirou de diante da nação não permitindo assim que sua descendência viesse ocupar tão importante cargo. É notável a presença de Deus na execução dos planos humanos, para impedi-los ou para ajudá-los na execução. No livro de Ester, encontramos a historia de Hamã, seu sonho era acabar como os Judeus, ele elaborou um plano que aparentemente estava dando certo. Deus que trabalha a favor dos seus, preparou Ester e desconchavou os planos de Hamã.

Alguns sonhos na Bíblia não dependiam de quem sonhou para que fosse cumprido, se cumpririam mesmo que os homens os desprezassem. O sonho de Faraó, caso ele não ouvisse a Jose, a fome viria com certeza e o de Nabucodonozor concernente aos governos do mundo, que ainda esta se cumprindo são sonhos controlados unicamente por Deus, no caso de Faraó cabia um conselho para que houvesse uma  municia, já o de Nabucodonozor se cumprira na integra como sonhou (Dn 2.31-47), não cabe ao homem nem uma decisão, que melhore ou venha a piorar as coisas. 

Nabucodonozor teve outro sonho (Dn 4), sonhou com uma arvore que teve um crescimento assustador, tocando a copa nos céus, as aves viviam em seus galhos e se alimentavam de seus frutos, quando um anjo desceu do céu gritando para cortar a arvore. Nesse caso a interpretação de Daniel abrange tanto o sonho da alma (imaginação), enquanto dormem como também as ambições o monarca era ambicioso e conseguiu conquistar a terra, aquele sonho de ser o maior rei estava realizado.

Mas Nabucodonozor se esqueceu que Deus esta no controle de todas as coisas, esse é o mal da maioria das pessoas que assumem cargos importantes, pensam que chegou ao posto por sua capacidade apenas e nem sequer lembra-se de Deus que o permitiu ocupar tão importante posto. Daniel já havia avisado-o sobre a soberba, mesmo tendo um sonho horrível que se cumpriria na integra, poderia se livrar (Dn 4.26). 

Nabucodonozor, não aceitou o conselho de Daniel e continuou sonhando e planejando, até que Deus o chamou para um momento de reflexão (Dn 4.31-34). Tanto é verdade que quem controla tudo é Deus que o capitulo quatro do livro de Daniel, foi Nabucodonozor quem escreveu (v2), um homem ímpio que reconhece depois de passar por um processo penoso, que Deus é maravilhoso.

As lutas que passamos são para melhorar nosso relacionamento com Deus, não podemos confundi-las com punição, que é um tipo de corretivo pelos nossos erros. Por exemplo; um jovem realiza seu sonho adquirindo seu primeiro carro e sai por ai em alta velocidade, passando em cruzamentos com o semáforo fechado, participando dos famosos rachas, seu pai e amigos os avisam e ele não ouve e em um dado momento é pego pela lei, multado e tem seu carro apreendido. Esse jovem não esta passando por uma luta para melhorar seu relacionamento com Deus ele esta sendo punido por um erro grave, o sonho virou pesadelo, o carro poderia ser uma benção desde que ele reconhecesse que Deus esta no controle de tudo; não temos o direito de sairmos por ai fazendo o que queremos. (Ec 11.9). Infelizmente há muitos crentes fervorosos que não possuem a hombridade de Nabucodonozor, que pode a tempo reconhecer que o homem tem o direito de sonhar, conseguir conquistar, mas não se esquecer que Deus é o soberano. Veja o que ele disse: “O rei Nabucodonozor, aos homens de todas as nações, povos e línguas, que vivem no mundo inteiro:

Paz e prosperidade!

Tenho a satisfação de falar-lhes a respeito dos sinais e das maravilhas que o Deus Altissimo realizou em meu favor.” (Dn 4.1,2 NVI) . Nossos sonhos podem ser sonhados realizados, nunca esquecendo que Deus esta no controle de tudo (Dn 4.34-37)

Para que se cumprissem os sonhos dos homens de Deus eles antes reconheceram a soberania divina. Jose deixou todos os seus sonhos nas mãos daquele que tudo pode, o processo foi longo, dolorido, momentos que poderiam gerar grandes magoas. No entanto Jose esperou em Deus e no tempo certo viu seus sonhos serem realizados, pois foram se cumprindo aos poucos até que tudo se esclareceu.

PASSOS QUE LEVAM A REALIZAÇÕES DE NOSSOS SONHOS.

Em primeiro lugar ser um leitor assíduo da Palavra de Deus, nela contém as promessas pelas quais almejamos. Não somente leitor, mas amante da Palavra. Quando falamos em sonhos a ser conquistados sempre aparecera alguém tentando nos desestabilizar, quantos têm fracassado por não conhecer a Palavra de Deus na integra, não tem o habito o de estudá-la. É preciso criar esse habito você sabia que algo repetido por seis semanas seguidas torna-se habito? Aprendemos isso quando estudamos relações humanas, faça isso com a Bíblia, tornando-se um habito nunca mais deixara de lê-la.

Em segundo lugar a realização de nossos sonhos depende muito do relacionamento que temos com Deus. Enoque  era tão sintonizado com Deus, que andando juntos  entraram no céu e nunca mais Enoque foi visto na terra, Abraão se tornou um amigo de Deus, com Moises Deus falara cara a cara, Elias Deus veio buscá-lo sem que provasse a morte física e tantos outros homens fizeram grandes feitos devido a sintonia com Deus. A Bíblia diz que Jose era cheio do Espírito Santo, quando seus sonhos entraram em evidencias. Deus algumas vezes mudou o curso da natureza por orações deles, eles tinham sonhos a realizarem, para execução de alguns planos encontraram barreiras, por eles Deus abriu o Mar, o Rio Jordão, mandou fogo do céu, fechou os céus para que não chovesse, parou o sistema solar ou o eixo da terra, ensinou logística para conter a fome por sete anos. E muitas outras coisas podiam ser citadas.

Mas perguntamos: como esta a sintonia da igreja com Deus, em nossos dias? Em pleno século XXI, quando o mundo está modernizado, quem precisa de Deus? Nessa globalização, nossos jovens têm facilidade de aprender vários idiomas, estudar em boas escolas. Vivemos uma facilidade, o ateísmo tem tomado conta da nossa juventude, dia desses olhando um site de relacionamento, vi o perfil de alguns jovens “cristãos” que nasceram praticamente na igreja, foram criados na escola dominical, participando de congressos, palestras para jovens. Mas pasmem em alguns deles no quesito religião escreveu o seguinte: “vou à igreja, mas sou independente, tenho um pensamento autônomo sobre tudo o que chamamos religião”, pelo que percebi trata-se de pessoas místicas. E a pergunta é: que intimidade tem com Deus? Nesses mesmos sites, procurei não encontrei muita coisa relacionada à Bíblia, mas sim ao clube de coração. A vontade é de sorrir, mas o que tem de “gaviões”, “porcos”, “peixe”, e outros bichos, sem contar às bandeiras que trazem seus padroeiros. Porque a Bíblia não tem primazia? Para realizarmos nossos sonhos precisamos conhecer a vontade de nosso Pai que esta no céu.

Em terceiro lugar confiar em Deus, mas como posso confiar em alguém que não conheço? Ouvir falar é uma coisa conhecer é outra e muito diferente. Na lição de domingo passado estudamos sobre a confiança, confiar entregar-se a Deus sem duvidar que ele possa fazer

Em quarto lugar devemos obedecer a Deus, num mundo liberal que vivemos falar em obediência é ser retrogrado e incapaz de viver a nova realidade de mundo. Existe um conceito que o homem não deve obediência a ninguém, Deus não existe, dizem. A Bíblia os chama de loucos, pois negar a existência de Deus é de fato loucura, sabemos por convicção que ele existe. Então porque tanta desobediência, assim nossos sonhos não serão realizados. A falta de obediência fez o rei Saul perder o trono e fazer com que toda a sua descendência fosse rejeitada como governo em Israel (1 Sm 13.8 – 14).

Quantos sonhos são interrompidos entre os 16 e 18 anos, o sonho da faculdade, do casamento feliz, da casa própria, do emprego, até mesmo ministério. Há algumas coisas que se feita erradamente nessa faze da vida refletira por toda a existência. Uma gravidez fora do casamento, um casamento fora dos propósitos de Deus, uma inversão de valores etc.., comprometera o futuro. Há alguns anos passados eu aconselhei uma jovem sobre seu namoro com um moço descrente, aquele moço possuía muitos bens e ela era pobre, ela tinha um talento maravilhoso, cantava e era professora da escola dominical. 

Eu era também jovem e não achava certo o que estava acontecendo, dias depois o pastor a disciplinou e posteriormente a desligou do rol de membros da igreja. A moça casou com aquele rapaz com quem vive até hoje, mas uns cinco anos depois de casada ela me mandou uma carta que guardo comigo até hoje. Ela dizia: “ore por mim, não tenho liberdade de ir à igreja, moro longe e meu marido não se importa de me levar, ele sai só vai a cidade, mas me deixa em casa. Não agüento mais viver essa solidão e alem do mais sem poder ir a igreja.” Ela estava arrependida, mas fazer o que? Isso já faz quase trinta anos e até hoje o marido dela não se converteu, aquele moço quase crente quando namorava, ainda hoje não quer saber de Deus. 

Obedecer é melhor que sacrificar.

CONCLUSÃO:

Existe uma diferença entre sonho e planos, você pode sonhar com algo impossível de acontecer, tenha cuidado para não planejar aquilo que você não poderá concluir. O nosso Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, sonhou em ser presidente em uma época de ditadura militar, era impossível imaginar que isso pudesse acontecer naquele momento. No entanto ele fundou um partido político, sonhou, planejou e lutou muito para chegar ao poder. Baseado nisto alguns outros tem procurado o mesmo caminho e não conseguem, por quê? Nem todo sonho por mais que bem planejado dará certo.

Agora estamos analisando sonhos do ponto de vista bíblico, ou seja, em uma classe de jovens salvos e que devem entender que os sonhos e planos devem ser traçados na orientação de Deus. Primeiro devemos perguntar qual a vontade de Deus para minha vida? E a partir daí planejar, tudo dará certo, isto é se seguirmos a orientação divina com oração, estando sintonizado ao Soberano, entregando-se a ele com confiança total e obedecendo-o sem oposição alguma. Só assim veremos os nossos sonhos realizados.

Obras consultadas: 
Wikipédia
Site Obama
Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...