domingo, 13 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 3 – DIZ-ME COM QUEM ANDAS

Comentarista: Elaine Cruz

Ao Mestre


Amado (a) como já mencionei em comentários anteriores, o adolescente está em fase intermediária da vida, com seu rápido crescimento físico, mental e espiritual. Essa é a época em que, na maioria das vezes, o jovem começa a querer tomar suas próprias decisões. A Bíblia nos dá exemplos de algumas dessas decisões, que vão das mais sábias opções às mais infelizes escolhas, por exemplo, a do filho pródigo, que pegando sua herança a gastou com más companhias.

O adolescente neste processo de transição é imprescindível que receba orientação sadia quanto às amizades que devem conservar. Nesta aula cite exemplos que você tem conhecimento acerca de más companhias. 


Professor (a) você através do Espírito Santo, pode e deve, ensinar de forma a desenvolver a personalidade cristã, os talentos, os dons em seus alunos. Dê exemplo de uma vida cristã fiel ee constante.Ensine com firmeza, aconselhando-os com sabedoria e santidade, sem esquecer-se de orar por cada um individualmente.


Objetivo 


Professor (a) ministre sua aula de forma a:

  • Ensinar os parâmetros da amizade, que devem ser criteriosos na escolha de amigos, mostrando à eles que a Bíblia é nosso manual em tudo, e nela encontramos instruções acerca das amizades.
Para Refletir


“Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Pv. 18.24-NTLH).

“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Pv. 18.24 – ARC).

Confesso aos amados, gostar mais da versão Almeida Revista e Corrigida, pois as colocações da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, parece-me perder a beleza literária que as Escrituras Sagradas possui.

O texto nos fala de amizade, porém amizade verdadeira, sincera.


Todos nós precisamos de amigos que estejam por perto para escuta-nos, preocupar-se, oferecer ajuda quando necessário. Alguém que está compartilhando de nossos bons e maus momentos, com certeza é melhor ter um amigo assim do que dúzias de conhecidos – o amigo que assim procede nos é mais chegado do que um irmão.


Mas vejamos o outro lado: será que nós (eu, você) temos sido bons amigos? – reflita nisso. 


Em vez de somente desejarmos ter um bom amigo, tornemos-nos um bom amigo. Muitas pessoas precisam de uma amizade sincera, seja um verdadeiro amigo, assim sua amizade será a palavra que Deus usará para demonstrar o Seu Amor a muitos. Pois uma amizade profunda e verdadeira é expressão do Amor de Deus. 

Deus nos abençoe a fazer assim!


Texto bíblico em estudo:  1 Co 15.33; Pv 17.17.
  

Introdução

O ser humano é um sociável. Fomos criados com a necessidade de relacionarmos com outros. Quando isso não ocorre, sentimo-nos sozinhos, vem a solidão e, muitas vezes sentimo-nos excluídos e separados dos outros. Por essa razão desejamos tanto ter um (a) amigo (a).

O adolescente sente a necessidade de integrar-se com outros, isso é bom – porém, também perigoso. Se nós adultos, às vezes, não discernirmos bem os tipos de pessoas que se aproxima de nós, o que dizer dos adolescentes que não têm experiência de vida?

Vemos hoje determinados indivíduos e grupos que podem “arrastar” nossos adolescentes para um abismo. Por essa razão, é necessário ensinar-lhes a saberem escolher suas amizades, para que escolham pessoas boas, íntegras, para que a influência (que de uma forma ou de outra sofremos) venha a ser para o bem. 


Professor (a) ensine-lhes que um bom amigo, tem hábitos bons, bom comportamento, boa moral, pois um bom amigo é alguém leal, senão não é amigo.


O que é Amizade?


É sentimento de quem é amigo; é afeição recíproca que liga duas pessoas; é simpatia; é estima; é dedicação; é benevolência (benevolência possui quem é bondoso, bem intencionado, favorável).


Isso descreve o que é uma Amizade. Vê como deve ser um amigo? – dedicado, bondoso, bem intencionado, ou seja, alguém que quer o seu bem. 


Se você tem um (a) “amigo (a)” que não é assim... cuidado, não é amigo (a).


Um amigo de verdade, não te apóia quando você vai fazer algo que irá te prejudicar – ele (a) irá te dizer para não fazer. Já aquele que te incentiva para cometer um erro – não gosta de você, pois, não é bem intencionado, não quer o seu bem – logo não é seu amigo (a).

A Bíblia nos fala de amizades sinceras, vejamos dois exemplos:

Rute e Noemi – Rt 1.1-19.


Em meio aos distúrbios que pelos quais Noemi passou, ela e Rute desenvolveram uma amizade profunda e verdadeira. Suas culturas, seus históricos familiares, e idades eram muito diferentes. Como sogra e nora, provavelmente elas tiveram mais oportunidades para tensões do que para ternura e afeto. Mas a Bíblia nos diz que, “Rute se apegou a sua sogra.” (Rt 1.14 – ARC).

Elas compartilharam grandes tristezas, e um grande compromisso com Deus, e Rute nutria por Noemi um grande afeto, podemos ver isso em suas palavras:

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” (Rt 1.16,17 - ARC).


Você fala de Jesus aos seus amigos? Sabia que falar abertamente de nossa comunhão com Deus pode trazer profundidade e intimidade para nossa comunhão com outras pessoas? 


Desde a minha infância, tenho falado de minha fé e bênçãos que Deus me concede para meus amigos, e isso sempre aproximou mais as pessoas de mim. Gerando neles respeito e confiança, e sempre pedem orações. 

Criamos laços mais fortes se formos verdadeiros com nossos amigos.



Foi isso que aconteceu com Rute e Noemi. Elas criaram uma amizade onde o maior laço era a fé em Deus, tinham um compromisso mútuo em que cada uma procurava fazer o melhor para a outra.


A amizade de Rute e Noemi estava baseada na benevolência, por essa razão vemos entre elas afeto, lealdade e compromisso, e vemos isso nitidamente em suas vidas:

  • Noemi pede a Deus que use de benevolência com sua nora (Rt 1.8);
  • Noemi louvou a Deus por sua benção sobre Rute (Rt 2.20);
  • Rute foi elogiada por sua benevolência (Rt 3.10).
Nós como servos de Deus temos a missão de construir amizades sólidas, que durem a vida inteira, e se estendam pela eternidade, estou falando de discípular nossos amigos (as), tornando-os servos de Deus, como Noemi fez com sua nora Rute.

Davi e Jônatas (1 Sm 18.1-4; 20.1-43)



Quando Davi e Jônatas se conheceram, logo se tornaram grandes amigos. Essa é uma das mais profundas e legitimas amizade registrada na Bíblia.

Eles fizeram um pacto de amizade, este pacto os unia em lealdade e em responsabilidades recíprocas, era um pacto em que prometiam que ambos cuidariam do bem-estar um do outro. Vejamos mais detalhadamente:

  • Eles basearam este pacto de amizade não somente em si, mas para com Deus;
  • Não permitiram que qualquer coisa se colocasse entre eles, nem mesmo interesses próprios;
  • Aproximaram-se ainda mais quando a amizade foi testada;
  • Permaneceram amigos até o fim.
Jônatas é um exemplo de lealdade. Apesar de o pacto ser um compromisso de ambas as partes, as circunstancias colocaram um peso maior sobre Jônatas, a amizade deles foi ainda mais fortalecida quando Saul atentou em tirar a vida de Davi. Jônatas permaneceu leal ao amigo, ajudando-o. E ainda o abençoou e juntos novamente renovaram o pacto de amizade, comprometendo-se a estendê-lo aos seus descendentes.

Amigo é aquele com quem podemos ser nós mesmos. Ser nós mesmos implica uma apresentação sem reservas e espontânea de si mesmo. Li certa vez que amigo é aquele com quem se pode pensar alto. Assim eram Davi e Jônatas.

As más companhias


Acima descrevemos amizades sinceras e leais. Isso não ocorre quando procuramos integrar-nos à pessoas de índole e comportamento mau, as quais são denominadas de “má companhia”.

O apóstolo Paulo nos faz uma advertência: “Não vos enganeis: as más conversações (más companhias) corrompem os bons costumes”. (1Co 15.33).


Conversações no original quer dizer, associação, amizades e quando “certas amizades” corrompem os bons costumes, quer dizer que o relaxamento moral resulta em perdermos nossa educação, nossa formação, causando deficiências em nosso comportamento moral e doutrinário.

Professor (a) enfatize aos adolescentes que as más companhias influenciam sua conduta em direção ao mal, que eles não deixem que esse tipo de pessoa o afaste de Cristo, e o faça  entristecer seus pais, pois, nossos pais são nossos melhores amigos aqui da terra. Não devemos entristecê-los por causa de más companhias.

Na revista há vários exemplos de más companhias: os viciados, os homossexuais, as lésbicas, os agressivos, os imorais, etc., use como exemplo de pessoas com quem eles devem evitar apegar-se. Enfatizando a eles que, algumas amizades podem nos fazer sentir vontade de fazer coisas que desagradam a Deus, e às vezes, fazemos porque queremos conservar essas amizades. E que não devem jamais agir assim, pois, isso sempre trará tristezas aos seus pais e sofrimento a eles mesmos.

Conversas de sentido malicioso aparentemente inocente são nocivas e muitas vezes destroem nossa comunhão com Deus. Seja firme e preserve-se naquilo em que a Palavra de Deus nos ensina. 


Não podemos nos enganar e achar que somos fortes o suficiente para não nos contaminarmos, pois se fosse assim a Palavra não nos alertaria sobre essa questão. O melhor a fazer é realmente vigiar. E não deixar-nos corromper em nossa fé e consequentemente em nossa conduta cristã, pois o resultado será muito triste. 


Deus é seu melhor amigo


Como é UM VERDADEIRO AMIGO? 

Deus É UM AMIGO INFALÍVEL

1. Ele nos consola quando estamos tristes.
2. Nos cura quando estamos doentes.
3. É o nosso companheiro quando estamos sozinhos.
4. Ele é, e quer o melhor para nós. Tudo que encontramos escrito em sua Palavra é para o nosso bem, pois ninguém tem amor amor por nós do que Quem entrega o próprio filho para morrer em nosso lugar. (Jo 3.16).
5. Nós é que necessitamos de sua companhia. Em nós há um sopro divino, e somente nos sentimos felizes quando O temos em nossas vidas, quando não, há um vazio, o qual nada preenche, nem dinheiro, nem fama, nada... somente Deus pode fazer-nos felizes e realizados.. 

João era amigo íntimo de Jesus, encostava-se ao seu peito, ouvia seus conselhos, sabia de seus segredos. Já pensou que maravilha?

Você também pode ter esse privilégio... tenha o SENHOR como seu amigo. Você poderá ter grandes amigos, mas nenhum é semelhante a Jesus, que está conosco 24 horas do dia. Sabe do seu coração, conhece seus pensamentos e sempre diz: “Não temas, eu estou contigo”.


“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos” (Jo 15.13-15).

Conclusão 


Existe uma grande diferença entre conhecer alguém, e ter um verdadeiro amigo. A maior evidência da verdadeira amizade é a lealdade e a benevolência. O verdadeiro “amigo que é mais chegado que um irmão” é aquele que em todo o tempo é o mesmo com você, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, mesmo quando a comunicação fica difícil ele (a) não te esquece.

Mas lembre-se o verdadeiro amigo quer o seu bem, jamais te aconselhará ou te induzirá a praticar coisas erradas e as escondidas. Tome cuidado!

Os cristãos precisam aprendem a disciplinar os comportamento externos e os sentimentos internos para se tornarem santos. Devemos relacionar-nos, porém, lembrando que somos “sal”, e como sal da terra, temos de “conservar” os bons hábitos, a fé, a moral. 


Nossos pensamentos, palavras e ações, devem ser agradáveis à Deus, e como “sal”, devemos influenciar e não sermos influenciados. Lembrando que Noemi não se influenciou pela idolatria que Rute conhecia, mas levou sua nora a conhecer o Deus Vivo – façamos também assim.

A vida cristã envolve um compromisso genuíno e pessoal de obedecer a Palavra de Deus, e isso em toda e qualquer circunstancia.


As amizades, devem ser pautadas pela Palavra de Deus, a própria Bíblia nos adverte:

“Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Am 3.3 – ARC)

O próprio título de nossa lição diz: DIZ-ME COM QUEM ANDAS... e direi quem tu és.

Se você anda com quem age errado, é porque concorda com os atos dele.

“...que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” ( 2 Co 6.14 – ARC)


Nosso comportamento deve ser de tal forma que, nossas vidas possam efetuar mudanças nas outras pessoas. E como mencionado acima: “Em vez de somente desejarmos ter um bom amigo, tornemos-nos um bom amigo”. Vivemos, pois de forma que possamos agradar o Senhor, que nos salvou. Amém.

Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...