sábado, 7 de janeiro de 2012

LIÇÃO 2 – SALMOS FALAM DE CONSELHOS


INTRODUÇÃO:

Quem já não ouviu a famosa frase: “se conselho fosse bom venderia, não se oferecia gratuitamente”, garanto que todos já ouviram essa frase. Por outro lado alguns até já fez da frase um escudo, para não ouvir bons conselhos, existe outra que parece o máximo: “entrou pelo ouvido esquerdo e saiu pelo direito”. Mas afinal o que é conselho? Porque ouvi-los uma vez que o homem possui livre arbitro e isso lhe dá o direito de ter personalidade própria, tomando suas próprias decisões sem que haja orientação de outrem.  É o que veremos nessa importante lição.

Objetivos da lição

· Discutir a importância dos conselhos
· Demonstrar a influencia dos conselhos sobre nossos valores, princípios e atitudes
· Exemplificar as conseqüências positivas e negativas provenientes de bons e maus conselhos.

Enfoque Bíblico

“Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias” (Pv 19.20)

O QUE SÃO CONSELHOS?

A palavra em si significa parecer, juízo, sugestão, opinião, logo conselho é uma orientação de alguém que já conhece o assunto em pauta. O aconselhador precisa ser autoridade naquilo que ele vai emitir parecer, uma pessoa alheio ao assunto não serve para sugerir ou opinar.  Não podemos imaginar que uma pessoa pode ser orientada pela cor da roupa que usa, data de nascimento ou pelos horóscopos, muitos gostam de se orientar pelos signos, conheço pessoas de todas as idades que não faz nada sem antes ouvir o que diz seu signo para aquele dia. A adolescência é uma idade propicia a isso, deixa eu te dizer algo que a Bíblia diz: “entrega teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5). O Salmo 37 é uma das poesias orientadora do rei Davi, somente quem tem vasta experiência pode aconselhar “Descansa no Senhor e espera nele” ( v7).

A IMPORTANCIA DOS CONSELHOS

No livro de Provérbios Capitulo 2 e 3, encontramos muitas bênçãos aos que ouvem e guardam os bons conselhos. Não precisa ser idoso para ser um bom conselheiro precisa ser servo de Deus, Jose era bem jovem quando chamado para interpretar os sonhos de Faraó, a interpretação foi impressionante, mas o conselho que Jose deu a Faraó salvou o mundo da fome (Gn 41.33-37).  Portanto o conselho vindo de um servo de Deus, não pode ser desprezado, porque através de uma boa orientação podemos crescer na fé, a vida espiritual será fortificada e a material terá prosperidade em Cristo Jesus Nosso Senhor. Faraó poderia ter ignorado o conselho de um prisioneiro, ninguém lhe tiraria a razão, vez por outra desprezamos conselhos devido ao conselheiro não ser aquela pessoa que faz parte de nossa confraria. No caso de Faraó foi bom para o Monarca e também para José que saiu da prisão e tornou-se governador.  O rei Saul não teve a mesma sorte que o Faraó, diz a Bíblia que Samuel o profeta recebeu a orientação de Deus, para enviá-lo a Amaleque com a missão de destruir tudo pertencente aos amalequitas. Samuel o orientou, aconselhou como fazer, mas Saul não obedeceu por completo, agiu como aqueles que ouvem o conselho e não põe em pratica e o resultado foi à avaria do reino (1Sm 15.1-11). Os conselhos são de grande importância para os sábios, o tolo segundo a Bíblia não aceita conselho, andam pelas suas veredas e quase sempre estão em grandes dificuldades (Pv 12.15; Pv 19.20), pois o salmista disse que eles andam segundo o conselho dos ímpios. Não podemos deixar a orientação divina em todos os aspectos de nossas vidas, Josué não se importou em buscar conselho com o Senhor, caiu na armadilha dos gibionitas (Js 9.14). O homem guiado pelo conselho do Senhor estará sempre seguro (Sl 73.24; 33.11).

Portanto:

a) A importância de ouvir o conselho dos pais

Quantos jovens não ouvem o conselho de seus queridos pais, vão à baladas, chegam à casa altas horas da madrugada, deixam seus pais desesperados. Estou falando de jovens evangélicos, que vão à igreja no sábado a noite depois vão às baladas faltam às aulas, vão para outros lugares menos na escola. Jovens que namoram sem consentimentos de seus pais, trazendo grandes problemas familiares como: gravidez precoce, casamentos desajustados e as pressas, filhos bastardos, interrupção escolar etc. Alem de inimizades entre famílias na igreja desarranjo em corais, grupos de louvores, orquestras etc., há namoros que trazem grandes prejuízos, portanto é preciso ouvir conselhos dos pais e obedecê-los, isso aumentará seus dias na terra (Ex 20.12; Pv 1.8; 3.1,2). Pode ser que seu pai não conheça tudo de informática quanto você, talvez ele não tenha tido a oportunidade que você esta tendo para estudar, então ele não tem o conhecimento que você tem, mas tenha certeza ele quer o melhor para você, mesmo que ele tenha tido uma vida pregressa comprometida com algo errado, todavia sendo ele cristão ou não jamais um verdadeiro pai quer o mal para seus filhos. O rei Davi teve uma vida sofrida, cheia de altos e baixos, foi escolhido quando jovem para rei, todavia uma longa historia cerca sua vida antes do trono e depois do trono, sendo ele o homem segundo o coração de Deus, não era um anjo e sim um homem cheio de falhas como qualquer um de nós, mas veja o conselho que ele deu a Salomão (1Rs 2.1-10), Salomão teve tudo para ser o melhor rei de Israel, mas não colocou em pratica tudo o que ouviu de seu pai.

b) A importância de ouvir o conselho do pastor

O conselho pastoral não é posto em pratica, alias o pastor é procurado somente depois que tudo já aconteceu. E há jovens que ainda pensam numa solução rápida, lembro-me quando a figura do pastor era mais importante, os jovens procuravam-no em momentos como o namoro, por exemplo, era ele o primeiro a ser comunicado, agora com essa nova modalidade, o pastor não sabe bem quem namora quem, um moço fica hoje com uma moça, vai à casa de seus pais, como se fosse da família, logo no outro dia ele já esta ficando com a outra e assim vai. O pastor é apenas uma figura da igreja, não pode aconselhar, são meninos, são adolescentes, essas palavras são ouvidas quase sempre. Uma das funções pastorais é o aconselhamento, algo pouco exercido no século XXI, e a razão é a liberdade proposta, a mídia, por exemplo, esta tomando de modo errado esse papel que é do pastor, aconselhar o jovem não é tarefa de pessoas imaturas e descrentes como esta acontecendo. Os jovens de todos os seguimentos religiosos estão influenciados por conselhos de pessoas que participam de reality shows, de novelas imorais, pessoas ligadas ao ateísmo etc. Os assuntos tratados por esses programas são ligados a área do namoro (ficar), essa nova modalidade do vale tudo no sexo, sobre o aborto, ouvi uma apresentadora da televisão, apresentando uma senhorita para um debate sobre o assunto usando a seguinte expressão: “ninguém melhor que ela para aconselhar, essa mulher é demais, ela é dez tem vários namorados no ano”, a moça citada ai não é sexóloga, nem psicóloga, alias ela não possui capacitação acadêmica para tratar o assunto, ao menos de modo cientifico ela mesma disse ter apenas cursado o ensino médio. Não é por essa razão, ela não tem exemplo de vida, garanto que vários jovens de nossa igreja estavam com suas TVs ligadas e absorveram muitas, daquelas bobagens ditas por ela, ao que parece teve mais peso que a palavra dos profissionais da área. Enquanto que o pastor é um líder chamado por Deus, alguns são psicólogos, tem formação na área, porem a grande maioria não tem tal privilegio, mas a cultura do pastor é bíblica e com certeza se o jovem adolescente chegar com atitude de reverencia na igreja ouvira um bom conselho e procurando o pastor será feliz em todas as áreas de suas vidas (Hb 13. 7, 17)

c) A importância de ouvir conselhos de quem tem maturidade para tal.

Cuidado para não cair na atitude de Roboão, que ao invés de ouvir os conselhos dos anciãos procurou seus amigos de infância, o resultado foi desastroso (1Rs 12). Com já dissemos conselheiro precisa de exemplo, que exemplo tinha aqueles moços? Foi um desastre aqueles conselhos para vida de Roboão todo o reino entrou em crise e foi dividido, não se pode esperar nada diferente quando deixamos de ouvir pessoas responsáveis e com experiências de vida, para tal. O rei Acabe perdeu a vida por ouvir um homem desabilitado (1Rs 22.11-12), Zedequias um conselheiro mentiroso induziu aos outros pseudo profetas a mentir, Acabe gostava, porque o ser humano vive de modo hipócrita, falando bem não importa que seja mentira. De uma olhada na sociedade em que vivemos e você vera porque os bons e verdadeiros conselheiros estão confinados a exemplo de Micaias (1Rs 22.14), falava a verdade, o rei Acabe não gostava, nós também temos dificuldades em ouvi-los, principalmente na juventude. Quem confinamos a pão e água? Um obreiro da igreja, um tio, o avô? Na nossa adolescência sempre encontramos alguém que fala a verdade sobre nós, não gostamos disso, então temos aquela pessoa como figurinha carimbada. 

A INFLUÊNCIA DOS CONSELHOS SOBRE OS NOSSOS VALORES, PRINCIPIOS E ATITUDES.
Influenciar é alcançar alguém com a orientação dada, é conseguir que o apego a estimação de certos costumes, estilos, jeitos sejam mudados. Nesse caso um bom aconselhador pode exercer um papel importantíssimo na vida de uma pessoa, os Salmos didáticos têm essa função, embora seus autores vivessem a centenas de anos distante de nós, existe um abismo cultural, todavia quem pode negar a influencia do Salmo primeiro. A leitura deste Salmo é uma fonte aconselhadora, tenho certeza que milhares de servos de Deus estão firmes seguros de sua salvação por terem sido influenciados por este Salmo. O jovem em idade de formação precisa de muita orientação segura, não ser um marionete como afirma a autora da lição, mas procurar ouvir pessoas que possam lhe ajudar em sua formação (Pv 11.14). Tomar muito cuidado com aqueles que aparecem como formadores de opiniões que são, mas alguns são pervertidos, é dada a sensualidade, tem visões distorcidas quanto à ética e a moral e infelizmente tem um poder de persuasão muito forte, tem levado dezenas de jovens das igrejas à perdição. Felizmente há aqueles que dão bons conselhos, são pessoas dotadas de bom senso, bom caráter, pessoas de bons costumes, quanto a esses não podem deixar de ouvi-los, Timóteo era um jovem obreiro, já tinha passado da adolescência, mas foi nela que teve sua vida influenciada por sua mãe Eunice e por sua avó Loide (2Tm 1.5; 3.14,15), mais tarde serviu como missionário, se não fosse a influencia dessas mulheres, vocês acham que Timóteo estaria com seu nome na historia, como bom obreiro, missionário de grande valor? O homem mais importante na historia da igreja, a meu ver depois de Jesus é o Apostolo Paulo, veja o que ele disse de Timóteo (2Tm 1.1-5). Existem muitos até mesmo nas igrejas que são mal conselheiros, procurando persuadir os jovens ao pecado, levando-os a destruição, do desacerto espiritual.  Mas quero eu crer que existe muitas Eunices e Loides, para influenciar milhares de adolescentes para o santo ministério, para áreas importantes da sociedade como médicina, política, trabalhadores rurais, magistraturas, empresários enfim em todas as áreas. Quem dera hoje ou em um futuro bem próximo alguém possa falar desses jovens, o que aquela mulher dizia de Elizeu: “Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus” (2Rs 4.9 BEC). Que tipo de influência estamos passando a nossos amigos e vizinhos, quando influenciados por alguém, nossos valores e atitudes mudam para o bem ou pode também mudar para o mal. Influenciados muitos de nossos jovens estão hoje nas faculdades, em bons empregos, namorando inteligentemente, enquanto temos também jovens que são influenciados de modo negativo, enveredando para a bebida, cigarros, tatuagens, piercings  estão pensando em movimentos como o EMO, que esta bombardeando uma grande parcela de adolescentes pela internet, um veiculo de informação que quase todos os jovens e adolescentes estão conectados e a tribo esta crescendo, devido aos sites de relacionamentos. O professor (a) precisa orar e buscar a graça de Deus para exercer o poder de influenciar o máximo seus alunos mostrando-lhes o perigo de se deixar levar por aqueles que não têm compromisso com a Palavra de Deus.

AS CONSEQUENCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS PROVENIENTES DE BONS E MAUS CONSELHOS.

Como vimos em todos os pontos acima algo positivo e negativo sobre os conselhos, nesse ponto teremos a oportunidade de explorar, cada aluno que mesmo em sua tenra idade já pode testemunhar sobre algo de bom ou ruim que aconteceu devido a conselhos recebidos de alguém. É a oportunidade do (a) professor (a), ensiná-los e orientá-los a buscar conselhos em pessoas que de fato podem ajudá-los.  Aproveitar para ajudar aqueles que se saíram mal, porque receberam maus conselhos, se porventura alguém apresentar os pais, como culpados não se apavore, peça graça de Deus, pois ai pode estar alguém precisando de ajuda, pode ser alguém mal compreendido, presa fácil de traficantes ou de pessoas mal intencionadas. Um homem chamado Jonadabe ensinou seu primo como estuprar a própria irmã, seu primo era um moço de nome Amnom, filho do rei Davi, se apaixonou pela própria irmã, queria a virgindade daquela moça a qualquer custo, mas não havia por meios legais como isso acontecer, diz a Bíblia que Jonadabe era “amigo” de Amnom e aconselhou-o a fingir que estava doente a moça viria lhe visitar e ele então poderia estuprá-la sem “problemas”, ele assim o fez (2Sm 13. 1-22). O resultado disso foi terrível para a moça e também para Amnom, que foi morto em conseqüência de seu ato, o conselho de Jonadabe causou um grande desastre na família real, mas sabe onde ele estava quando Amnom morreu? Na casa de Davi dando uma de consolador (2Sm 13.22-36). Existem muitos Jonadabes por ai procurando persuadir os jovens ao pecado, depois ele dá uma de repórter de noticiários negativos, avisando da destruição, do desacerto espiritual do jovem a quem ele próprio persuadiu e aconselhou para o mal. Existem pessoas que receberam maus conselhos na adolescência e vivem hoje na idade avançada uma vida frustrada, conheci uma senhora que foi aconselhada por seus pais a se casar na adolescência com uma pessoa má, sua vida era um sofrimento terrível, não sabia o que era felicidade, embora fosse ela cristã. E tudo começou nos seus catorze anos de idade, o conselho de seus pais trouxe-lhe conseqüências negativas. Mas é certo que existe uma grande quantidade de pessoas que se salvaram de situações desagradáveis devido ao conselho de seus pais, como não conhecemos o futuro, não da para prever os grandes livramentos que tivemos, devido aqueles conselhos recebidos. O jovem nessa fase da vida gosta muito de tomar decisões baseados em historias de amigos ou da mídia, no entanto é preciso saber, muitas decisões da adolescência pode ser um tormento para toda a vida, quem abandona os estudos, por exemplo, pode nunca mais ter tempo para isso. E como voltar atrás quando perdemos alguns valores? Dina a única filha de Jacó foi dar uma volta, para ver as filhas da terra, foi deflorada por Siquem príncipe da terra (Gn34), o jovem Sansão foi dar uma volta em Gaza e dormiu na casa de uma prostituta, depois ele começa a fazer graça com o dom de Deus, até hoje fica-nos uma duvida para que e porque Sansão carregou aquele pesado portão? Depois foi a Soreque e encontrou Dalila, não foi falta de conselhos, Sansão não deu ouvido aos conselhos, findou no templo de Dagom (Jz 14-16). Fica aqui mais uma vez o alerta do Salmista: “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios” (Sl 1.1 BEC).

Resumo:

Mesmo recebendo os melhores conselhos vamos sempre estar errando, na verdade uns mais e outros menos vão depender de como agirmos. Hubbard, filósofo, escritor disse: “quer evitar criticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada”.  Creio que ninguém gostaria de passar por aqui sem deixar uma historia, então vamos errar e acertar, uma vez que há duas chances vamos procurar errar menos. Para isso dependemos buscar conselhos com aqueles que têm mais experiência que nós, não esquecermos jamais de Deus. Davi disse: “guia-me mansamente pelas águas tranqüilas e pelas veredas da justiça (Sl 23.2,3). Os Salmos são fontes importantes no aconselhamento, principalmente os didáticos.

Material de consulta:

Os versículos citados são da Bíblia Edição Contemporânea – BEC  

Dicionário;

EMO – abreviação de Emotional Hard Core – um gênero de musica.Meninos e meninas com franjas enormes que cobrem o rosto. Usam roupas pretas, saias, calças justas, pulseiras colorida nos braços. Grupo com ocupações e interesses comuns, ou ligados por laços das amizades. Gostos semelhantes por musicas, ideologias, jeito de vestir, comportamentos – por isso são conhecidos como tribo.

Movimento que surgiu nos anos oitenta, em Washington – DC, a musica EMO, um rock pesado com letras romântico e introspectiva, já nos anos 90, abandonou o punk distorcido por calmos violões e letras românticas.

Características da Tribo:

- Roupas pretas com estampas e desenhos coloridos
- Botas punks, tênis rosa, colares de bolas, camisas justas, meias arrastão, presilhas no cabelo, cintos com rebites, piercings no canto do lábio, longas franjas, pinturas fortes nos olhos.
- Falam sempre no diminutivo, exemplo: “amorzinho”, “lindinho”, “fofinho”
- Trocam algumas palavras e frases, exemplo: “amigas – maridas”, “você sabia que te amo? – xabia q ti amu?”

Eles não tem preconceitos tanto meninos quanto meninas se beijam e se abraçam em publico, ambos possuem diários e são altamente sentimental, todos podem chorar por uma decepção amorosa de alguém do grupo.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...